O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

"Nem 8, nem 80. Benfica dá prémio de 81%"

. 84 comentários

O ECO Online publica hoje um artigo sobre o "assalto" de mais de 30 milhões de euros que está a ser feito ao SL Benfica:


"A SAD liderada por Luís Filipe Vieira foi alvo de uma OPA por parte da SGPS liderada por Luís Filipe Vieira que vai comprar ações do acionista Luís Filipe Vieira com um prémio de 81%.

Foi em 2006 que a Sonae lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom. Belmiro de Azevedo propôs-se a pagar 9,50 euros por cada ação da PT, mas, no início de 2007, os títulos da operadora já negociavam em bolsa acima dos 10 euros, com os investidores a especularem que o patrão do grupo Sonae iria rever em alta o preço da OPA.

Na altura, confrontado com este facto, Belmiro de Azevedo disse uma daquelas frases que ficou para a história do mercado de capitais em Portugal: “Pago mais se descobrir um poço de petróleo debaixo da sede da Portugal Telecom”.

Esta história vem a propósito da OPA que a Sport Lisboa e Benfica SGPS lançou esta semana sobre o capital da SAD do próprio Benfica, oferecendo um prémio estrondoso e inaudito de 81%. Nem 8, nem 80, o prémio é de 81%.

Numa altura em que o Benfica está a mudar o relvado do estádio da Luz, é caso para perguntar se Luís Filipe Vieira encontrou algum poço de petróleo quando estava a mudar a relva?

Esta OPA da Benfica SGPS sobre a Benfica SAD levantas várias dúvidas.

A primeira é naturalmente o preço. As ações da SAD estavam a cotar em bolsa a 2,76 euros e a SGPS propõe-se na OPA a pagar 5 euros por cada título, ou seja, um prémio de 81%. É razoável do ponto de vista financeiro pagar um prémio tão elevado por uma OPA que é voluntária, não obrigatória? Faz sentido desembolsar 32 milhões de euros para comprar uma fatia de capital de uma SAD sobre a qual já se tem o controlo total e absoluto?

O capital da SAD do Benfica está completamente blindado. 40% das ações são da categoria A, têm direitos especiais e estão nas mãos do clube. Das ações da categoria B (cotadas em bolsa), a Benfica SGPS controla 23,65% e o presidente Luís Filipe Vieira 3,28%, ou seja, já são imputados ao Benfica dois terços do capital da SAD. Se a OPA parcial tiver sucesso, o Benfica ficará com 95%.


O parágrafo anterior creio que também deita por terra aquela outra tese de que o Benfica estará a lançar uma OPA para se defender preventivamente de algum eventual ataque de um fundo abutre que poderia querer entrar no capital da SAD de forma hostil. Com o controlo quase absoluto da SAD, a águia está completamente a salvo de qualquer ataque de um abutre ou de um outro passaroco qualquer.

Isto levanta uma segunda questão: se o Benfica com 67% da SAD tem basicamente o mesmo poder que terá com 95%, então porquê lançar a OPA?

A justificação oficial aparece no anúncio preliminar da OPA: afirma a sociedade que o preço visa “assegurar que os acionistas que adquiriram as suas ações na oferta pública de distribuição em 2001 possam vender a um preço semelhante ao preço nominal a que as mesmas foram então subscritas (1.000 escudos, ou seja, 5 euros), permitindo-se, reflexamente, nos termos legais, aos demais acionistas venderem ao mesmo preço”.
Benfica, uma SGPS ou uma IPSS?

Por que motivo o Benfica vai ressarcir os investidores que perderam dinheiro em bolsa? É uma SGPS ou uma IPSS? Quem perdeu o dinheiro achava que estava a fazer um depósito bancário no Benfica? Se é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SAD, tem de defender os interesses dos acionistas do clube, também é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SGPS, tem a obrigação de defender os interesses patrimoniais da sociedade e do clube do qual também é presidente da direção.

Mesmo que fizesse sentido esse argumento de ressarcir aqueles que perderam dinheiro a investir em bolsa, e não faz, se quisesse realmente compensar os investidores teria outras formas de o fazer, nomeadamente através da distribuição de dividendos. Ou não quer que os seus acionistas tenham de pagar impostos ao Estado?

O argumento de devolver o dinheiro que eles investiram em 2001 perde todo o sentido quando se olha para a estrutura acionista da SAD e se vê que muitos dos atuais acionistas nem sequer lá estavam em 2001, pelo menos com posições relevantes. É o caso da Olivedesportos, da empresa de produtos alimentares Quinta de Jugais ou de José António dos Santos. E de outros tantos milhares de acionistas que foram vendendo as suas ações ao longo dos últimos quase 20 anos.

Esta história tem abutres, águias e ainda mais aves. José António dos Santos é dono da Valouro, empresa que se dedica à produção e comercialização de aves, sendo atualmente o maior acionista do Benfica em nome individual, com 12,71% do capital. José António dos Santos é o exemplo de um investidor que não era acionista em 2001 e que agora vai encaixar 14 milhões de euros na OPA. Há dois anos comprou ações do Benfica a 1 euro e agora pode vendê-las a 5 euros. Jackpot.

A outra dúvida que levanta esta OPA é por que razão é uma oferta parcial e não total? Num cenário em que todos aceitem a oferta, não faria mais sentido baixar o valor do prémio da OPA e com o que se poupa alargar a oferta a todas as ações dispersas em bolsa? Se esta oferta tiver sucesso, e não levando em linha de conta os 3,28% detidos por Luís Filipe Vieira, o Benfica ficará com apenas 5% do seu capital disperso. Faz sentido continuar cotado com um free float tão reduzido?

Finalmente, a última dúvida que suscita esta OPA é um aparente conflito de interesses. Luís Filipe Vieira aparece do lado do comprador e do vendedor. Numa OPA parcial, está proibido de vender as suas ações, mas fez um acordo com o Benfica para que quando ele e os restantes membros dos órgãos sociais cessarem funções, terem direito a vender as suas ações pelos mesmos 5 euros da OPA.

Filipe Garcia, economista da IMF, dizia ontem ao Jornal de Negócios, que os “órgãos sociais estão a definir um preço para eles próprios saírem do capital” e que estão “a decidir em causa própria”. Numa OPA em que existe esta suspeita de “decidir em causa própria”, e com um prémio tão estapafúrdio de 81%, os benfiquistas deveriam confrontar o presidente com estas dúvidas e não fazer o papel de avestruzes. Numa história com tantos pássaros, enterrar a cabeça na areia não é a melhor estratégia.

No caso de Luís Filipe Vieira, quando sair do Benfica poderá vender as suas ações aos 5 euros da OPA e levar para casa 3,8 milhões de euros. Com esta OPA, ajuda-se a si próprio, ajudando os outros.

Em 2007, depois da estreia do Benfica em bolsa, Joe Berardo também chegou a lançar uma OPA sobre o Benfica com um prémio de 30% para, segundo ele, “ajudar o clube do coração”. Aparentemente os benfiquistas têm um coração grande — alguns ainda se lembrarão da “Operação Coração” — e são uns mãos-largas a pagar prémios nas OPA. Ao menos Berardo quis ajudar com dinheiro dele e não com dinheiro do próprio Benfica."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

84 comentários

  1. Eleições já!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e expulsem o lage tb....
      É lidar,é lidar.

      Eliminar
    2. Já e apenas porque para ontem não é possível! E a CMVM não tem nada a dizer sobre isto? Para que serve, então?

      Eliminar
  2. A mim pouco me interessam artigos de lagartos ressabiados quando o clube deles não têm dinheiro para dar de comer aos atletas, quanto mais para uma OPA!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Declaração de interesses: Em meu entender, Luís Filipe Vieira deve ser derrotado em favor de outro candidato de coração integralmente Benfiquista! Ponto. Vieira está inebriado com o poder já sem descernimento para o futuro. Obrigado Vieira por todo que fizeste - e foi muito, sem duvida- mas está na hora de partires e dar lugar a outro.

      Posto isto. Vieira fez bem ir ao encontro dos acionistas compensando_os de alguma maneira com o investimento que fizeram sabendo o risco que poderiam correr. Seeu fosse acionista com a grandeza dos demais também gostava de ser ressarcido minimamente com o capital investido até porque na altura, havia menos risco comprar acções da PT ou Cimpor ou outras, do que investir no Benfica, digo eu cá do alto da minha ignorância .

      Eliminar
    2. Só podes estar a gozar então o tipo explica que esta operação é ABSOLUTAMENTE ILÓGICA E TU VENS CoM ESSA CONVERSA? ....DAAA-SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

      Eliminar
    3. Está é nova fazem investimentos de risco(ações) e esteja o mercado bom ou mau eles teem que recuperar o capital investido,e nalguns casos com ganhos pornográficos e o comum sócio recebe um desconto da Repsol duns míseros cêntimos e ainda tem que ver nojentos anti benfiquistas a ganhar dinheiro á conta dos verdadeiros benfiquistas! CHEGA DESTA M*ERDA!

      Eliminar
    4. então que dizes dos lagartos ressabiados dentro do Benfica?????

      Eliminar
  3. Vai ser difícil a Direção e LFV explicar esta trapalhada, creio que vai deixar rasto, o excesso de confiança leva a lapsos, já não chegavam as confusões com compras de jogadores e vendas, obras, etc., agora temos mais habilidades nos mercados financeiros.LFV é refém da BANCA pelas suas dívidas pessoais e de favores de muitos anos a parceiros estratégicos, inclusive a OLIVEDESPORTOS e alguns dos nossos adversários, alguém com uma coluna vertebral ou melhor sem ela, ex sócio dos lagartixas e dos tripeiros, é o PRESIDENTE ideal para TODA esta GENTE, excepto para o BENFICA e para os BENFIQUISTAS que não merecem estar envolvidos em TODAS estas TRAPALHADAS...

    ResponderEliminar
  4. Zé Ninguém21/11/19 18:19

    Nota-se bem pela forma como este jornalista escreve e como fala dos benfiquistas que muito provavelmente é dragarto, mas de uma coisa tenho a certeza, não serão os benfiquistas a enterrar a cabeça na areia depois de se tornar publico as razões desta OPA, mas para desespero de muita gente desta vez o negócio está mesmo no segredo dos deuses, com o Rui Pinto preso não há hacker para espiar a comunicação interna do Benfica. Os dragartos estão ás escuras.
    Preparem-se porque quando a BOMBA sair cá para fora e as razões desta OPA passarem a ser conhecidas, algo que neste momento não pode acontecer porque o segredo é a alma do negócio, o Shadows e afins vão tem uma grande surpresa e depois sim, veremos quem enterrará a cabeça na areia.
    VIVA O BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes qual é a noticia bomba, é que o Vieira pela primeira vez está com medo de perder e ja garantiu 3,8 milhões para a reforma, esta é a clausula que o denuncia,

      Ja diziam os antigos, abre os olhos mula que a carroça vai cega.

      Eliminar
    2. "Nota-se bem pela forma como este jornalista escreve e como fala dos benfiquistas que muito provavelmente é dragarto"

      Isto sim é o importante, o conteúdo da análise é acessório.

      "Preparem-se porque quando a BOMBA sair cá para fora e as razões desta OPA passarem a ser conhecidas, algo que neste momento não pode acontecer porque o segredo é a alma do negócio, o Shadows e afins vão tem uma grande surpresa e depois sim, veremos quem enterrará a cabeça na areia."

      A bomba vai ser na conta do orelhas! Vai ser só notas a estourar!

      Eliminar
    3. Antiabutres21/11/19 20:27

      Perder para quem?

      Eliminar
    4. O jornalista até podia ser elemento da juventude hitleriana. Se o que disse é totalmente verdade o que é que a pessoa interessa?
      Mas percebo que para alguns seja mais facil atacar o mensageiro do que a mensagem, contra factos não há argumentos.

      Eliminar
    5. Não sei se é lagarto ou não. Mesmo que seja, levanta questões válidas que eu gostava de ver respondidas. Tu não?

      Eliminar
  5. À medida que o tempo vai passando mais dúvidas se levantam, muitas expressas neste texto.
    A única justificação racional é quererem vender uma parte significativa do capital a um investidor que possa catapultar o nosso futebol profissional e entrarmos na nova liga europeia. Mas isso deveria implicar aprovação em AG da SAD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, esse é na verdade é o problema principal.

      Se o Benfica clube passar a dominar 95% da SAD, deixa ser necessária a AG da SAD.

      Aqui a questão fundamental agora é saber se Vieira vai tomar essa decisão em AG do clube ou por vontade própria.

      Os benfiquistas vieristas ainda não perceberam isso... das duas uma, ou deixa a decisão aos sócios em AG do clube correndo o risco de ser chumbada... ou Vieira pode tomar as decisões que quiser na SAD sem consultar ninguém, porque sendo presidente de ambos fica com esse poder absoluto.

      Eliminar
    2. "é quererem vender uma parte significativa do capital a um investidor que possa catapultar o nosso futebol profissional e entrarmos na nova liga europeia."

      Exacto pá. Com tanto benfiquista doente na estrutura, a coisa que mais devem querer é essa...

      Eliminar
    3. "Mas isso deveria implicar aprovação em AG da SAD."

      Tudo se aprova nas AG, não te preocupes. Se vieira quiser aprovar uma figura sua a cagar em cima da águia, os sócios até farão uma vénia.

      Eliminar
    4. Pedro -guerra-avencado21/11/19 20:25

      deves ler a lei das sociedades. aconselho. jamais os sócios do SLB vão ter poder de alguma coisa. acredita

      Eliminar
    5. Antiabutres21/11/19 20:29

      Gus tas atento, se calhar não andas longe da verdade, tendo a maioria e não a perdendo pode ceder ações sem assembleia

      Eliminar
    6. Uma decisão dessa índole deveria obrigar sempre a escrutínio dos accionistas. E muitos accionistas são sócios do Clube.
      Até poderia passar. Mas teria de ser aprovado.
      Fazê-lo passando por cima, sem dar cavaco a ninguém, é cagar d'alto nos benfiquistas.

      Eliminar
    7. A Direcção não tem necessariamente de convocar uma AG do Clube para vender 49% da SAD a um investidor estrangeiro, mas se fizer uma opção estratégica dessa grandeza à revelia dos sócios nem vale a pena recandidatar-se em 2020 que a derrota eleitoral é certa. Há limites para a tolerância do eleitorado. Cada vez mais os eleitores, vê-se isso noutros países, votam num candidato não tanto pelos seus méritos mas para evitar a vitória de outro a que têm forte aversão.

      Benfiquista Beirão

      Eliminar
    8. Gus mas à quantos anos anda o Vieira a cagar para os benfiquistas??? Desde de sempre, ser presidente do Benfica é mais ambicioso que ser presidente da República...

      Eliminar
    9. Sim, não seria nada surpreendente.

      Mas esta é uma decisão muito importante. Se poderá ser reversivel, só conhecendo o hipotético contrato. Veremos....

      Mas pelo exemplo da NOS, não tenho grande esperança na capacidade de negociar.

      Eliminar
  6. "Se é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SAD, tem de defender os interesses dos acionistas do clube, também é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SGPS, tem a obrigação de defender os interesses patrimoniais da sociedade e do clube do qual também é presidente da direção."

    Grosso modo, o criminoso está-se a c@g@r para o Benfica e para o defender os interesse do clube. Está bem interessado é em defender a sua conta bancária que, desde que chegou ao Benfica, não pára de engordar.

    ResponderEliminar
  7. No post anterior existem duvidas infundadas lançadas por ti como outros, aguizinhas e demais quejandos! Importa esclarecer...e por isso aguardo! Como adquiriu Lfv as suas acções e a que preço? Eu dei a resposta que no entanto foi classificada como mentirosa pelo aguiazinha...aguardo esclarecimentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada21/11/19 22:34

      Tu é que deves ser um sociozinho bébé - pelo número de sócio... - ainda muito verdinho e inconsciente!
      Sabes, já cá ando há muito tempo, já vi e sofri muitas coisas! A vida já me ensinou a perceber "coisas" à distância! Lá chegarás... Oxalá que sim!
      Mas se aprendi muitas coisas há uma que estou a desaprender: A ter paciência para aturar cachopos imberbes e patetinhas!

      Eliminar
    2. Aguiazinha o tempo do apito dourado fez-te tão mal que agora vês marosca em tudo
      se já vais para velho então tb já devias ter aprendido a não emprenhar pelos ouvidos

      Eliminar
    3. Sócio essa resposta não te vão dar... n interessa para a narrativa esse facto, o de as acções terem sido compradas nem a qyanto, e mais giro ainda pq razão foi obrigado a compra-las, mas a história n se apaga.

      Eliminar
    4. Vais a ver, com esse numero de sócio e como opina, deve ser dos que já tem direito a 50 votos.

      Eliminar
  8. Ao menos Berardo quis ajudar com dinheiro dele e não com dinheiro do próprio Benfica."....dinheiro dele nao dos bancos= POVO!!!...ESTE PAIS É SO LADROES E JA PERCEBERAM KE SE CONHECEREM AS PESSOAS CERTAS NADA LHE ACONTECE POR ISSO ANDA TUDO A ROUBAR, KEM VAI PAGAR ISSO SOMOS TODOS NOS KE NADA FAZEMOS PR MUDAR ISSO!!!

    ResponderEliminar
  9. Por paradoxal que pareça, o controlo sobre o capital social da sad que esta operação tem implícita, é exatamente o mesmo que pode sonegar o controlo total dos sócios, no pós-operação. Pois deixar-nos-á cegos.

    Nisto, o prémio proposto, sendo um absurdo, é de somenos importância, quando o que realmente está em causa são as razões que subsistem à operação.

    O osso foi atirado e enquanto a maioria o vai roendo eles passeiam-se airosos e satisfeitos. Quais papalvos, senhores da mundividência do individualismo possessivo reinante no Benfica.

    "Pensem no preço, pensem... e não pensem em mais nada", dirão eles, por entre risos cúmplices.

    O Benfica, como o conhecemos, está a morrer. E o Benfiquismo... para lá caminha.

    HTF

    ResponderEliminar
  10. Espero que, como Vale e Azevedo (um menino, ao pé deste), também de vieira se crie um fantasma, mais que fundamentado, num muito breve futuro...

    ResponderEliminar
  11. As acções de LFV saíram na "Farinha Amparo". É um caso de polícia.

    ResponderEliminar
  12. advogado -diabo21/11/19 20:01

    Um burro é sempre um burro ... um tipo que nasceu para aldrabar em tudo que se meteu é e será sempre um vigarista. Mas mais burro que o próprio burro são os burrinhos que andam a circular
    pelos camarotes e recebem umas dezenas de euros afim de se prestar a comentários ignóbeis e patéticos .A derrota como alguém já o escreveu está a chegar a passos largos. ... já não sabem mais o que escrever agora o homem do jornal é do fcp... vocês são realmente cómicos. .

    ResponderEliminar
  13. Como escrevi na altura, porque é que esta OPA não foi lançada quando o Estádio e a BTV pertenciam à SAD, ficando assim o clube na posse destes activos pelos 30M de euros em lugar de criar uma dívida à SAD de 100M€?
    Mais um dado para esclarecer...

    ResponderEliminar
  14. Uma vez que o poder de voto em assembleia geral, só é concedido a sócios com participação superior ou igual a 5%, esta OPA confere ao clube a possibilidade de tomar decisões sem necessidade de realização de assembleias gerais“, acrescenta Pires, da XTB, apontando para a maior facilidade em eventuais emissões de obrigações. citei .este tipo também deve ser anti Vieira como eu. ou então não sabe nada de mercados. cousa que aqui os cartilheiros dominam.

    ResponderEliminar
  15. Na altura do R&C chumbado dizia-se na Comunicação Social que o passivo do Benfica era 170 milhões, de repente numa AG descobre-se que era 330, estive lá e chumbei o R&C.
    A quantidade de trapalhadas, casos Robertos, "mentiras", comissões, partilhas de passes, entulho e camionetas de jogadores, "era adepto do sporting", secou toda a oposição com cargos e croquetes, uma máquina de propaganda brutal, com todo o respeito pessoal se não forem da trupe do croquete e da propaganda e das casas, continuarem a apoiar esta figura é absolutamente estúpido revela uma incapacidade de análise ao nível de uma criança de colo, faz lembrar a malta que apoia o Bruno de Carvalho ou o Sócrates, parece que ainda há pessoal que diz que ele está a ser vítima de uma cabala.
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  16. As ações valem neste momento 4,63€.
    Se a oferta é de 5€, como podem dizer que são 81%??
    Mais: a OPA só será lançada após aprovação e autorização da CMVM, havendo a hipótese de as ações valerem mais de 5€ e o Benfica comprar as ações abaixo do valor.
    A sério... é pá... o vosso Blog é visto por milhares de olhos, OCS incluídos, não façam posts destes. Só fica mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Moralez até eu que tento ser sempre equilibrado e até costumo defender a direção de ataques excessivos e do bota abaixo tive de me rir com tão grande atirar de areia para os olhos e quase me deu vontade de te chamar avençado...

      As ações valem neste momento isso porque foi feita uma OPA a oferecer 5 euros. Percebes ou precisas de um desenho?

      Eliminar
    2. Ou pretende parecer inteligente, não o sendo, ou pretende atirar areia para os olhos dos Benfiquistas.

      Queira consultar a cotação à hora de fecho do mercado anterior ao anuncio da OPA e encontrará os 81% que finge esquecer.

      HTF

      Eliminar
    3. Não houvesse essa declaração de interesse por parte do Benfica e as ações ainda estavam onde estavam... €2.76. Obviamente que depois de o Benfica anunciar que ia comprar a €5 quem tem dinheiro disponível vai ao mercado comprar, pois tudo o que seja abaixo de €5 é lucro na certa!

      Eliminar
    4. Estavam a 2,8€.

      É o nível histórico. Às vezes e raramente chegavam aos 3€ e pouco, logo desciam para os 2 e tal.

      Eliminar
    5. Muda lá o nick para "imoralez" tal a areia que queres atirar aos olhos do pessoal!

      Eliminar
    6. Mas qual areia? Qual nível histórico?
      Claro que aumentou! Se a procura aumenta, o valor aumenta... Simples. E ainda pode aumentar mais, caso apareça mais procura de compra.
      Mas o tempo dará razão. Quanto mais não seja para alguns papalvos engolirem uns sapos. Mas a esses, só deixo uma dica: pesqueisem aí no Dr Google como é que o capital social de uma empresa sobe de valor.

      Eliminar
    7. Moralez tresanda a funcionário..

      Eliminar
  17. Parece me claro que existe uma estratégia para defender clube e administração de possíveis processos que possam surgir. Não havendo acionistas o risco de está administração poder ser condenada por pedidos de danos patrimoniais por parte de acionistas da sad é quase nulo. Já a passagem do estadio da sad para o clube foi um exemplo de proteção de ativos. Não vejo outra razão para se queimarem com um roubo tão flagrante e que até o mais cego dos apoiantes consegue ver

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com os agora 32M ficava o Estádio e a Btv na posse do SLB, a divida que ficou foi 100MILHÕES, QUERES EXPLICAR??????

      Eliminar
  18. Está operação foi unicamente para encher os bolsos do muchachos do LFV, enquanto isso a renovação do R.Dias continua parada porque o seu Vieira não quer pagar o merecido a um dos melhores jogadores do Benfica!

    ResponderEliminar
  19. Pior que isto só no crash bancário

    ResponderEliminar
  20. A bomba vai estourar...quero ver depois quem vai participar na operação coração! !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em 2019
      A operação coração foi no século passado

      Eliminar
  21. Como é que o Vieira leva x milhões para casa se ele as comprou a 5€??

    Só ganha dinheiro quem não comprou ações no início (5€).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele nâo comprou à 5 € mas muito depois

      Eliminar
    2. Mentira...diz lá então tu, com base ppr exemplo em Rc,quando, por quanto e porque razão foram adquiridas?
      Socio SLB n 218219

      Eliminar
  22. Shadows quando foi lançada a SAD quantas ações compraste? E o Rui Gomes da Silva? Eu comprei 400 contos e quase que me custou um divorcio. Para que conste não estou vendedor. Vou ficar com elas enquanto por cá andar.

    ResponderEliminar
  23. O discurso do jornalista do Eco é de quem não é benfiquista. Mas lá que diz algumas verdades lá isso diz.

    Vieira pode até nem ter mais-valias, se foi subscritor original acaba por vender as acções ao mesmo preço de 5€/acção ou 3,8 milhões no total. Claro que Vieira evita assim perdas potenciais (menos-valias) pois nunca a cotação das acções atingiu os 5€. Mas o problema principal é ser o Benfica a pagar 3,8 milhões por acções de que não precisa. O investimento em acções implica um risco voluntário. Querer agora assegurar aos accionistas originais o retorno do investimento à custa do património do Clube é inconcebível.

    O pior é mesmo o caso dos accionistas que compraram na bolsa, esses sim todos terão mais-valias, podendo até ter mais-valias fabulosas. Pagas pelo Benfica… a troco de acções de que o Clube não precisa quando já tem pleno controlo da SAD.

    Ou esta OPA é bem explicada ou então não me parece que seja a conquista do campeonato que vá salvar a actual Direcção nas eleições em 2020, 32 milhões é muito dinheiro para se assobiar para o lado. Comparada com este caso a altercação na última AG é um fait diver, para mais quando foi claramente provocada para ver se havia uma reacção. Desta vez foi mesmo a Direcção a meter a pata na poça por iniciativa própria e num assunto bem mais grave.

    Benfiquista Beirão

    ResponderEliminar
  24. Jorge Leitão22/11/19 00:24

    Mas quando é que prendem este sujeito? Quando?

    Tenho uma enorme vantagem ética: nunca votei neste gajo. É a segunda. A primeira foi nunca ter votado noutro alegado aldrabão, alegadamente, alegadamente, chamado Azevedo. Reconheço que, no início, ainda me deixei encantar por aquela careca de bilhar, mas felizmente o canto da sereia passou rápido.

    A inépcia da maioria dos benfiquistas é notável: deixam um alegado poltrão controlar o Benfica a seu bel-prazer. PQP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto se é presidente do Benfica ninguém vai preso, é uma benesse da justiça...

      Eliminar
  25. há uns anos atrás venderam acções que não estavam cotadas na bolsa.
    lembram-se?
    hoje estão na mão do "estadista":sócio tricolor,cadastrado,caloteiro,"alegadamente" corrupto e traficante de 4 classe.
    no entanto dá bigodes a toda a gente...
    já foste
    e a culpa é tua,e de muitos mais.

    ResponderEliminar
  26. Cocordo que poderá haver conflicto de interesse na questão dos Elementos da SAD/Clube terem um preço fixo (de 5€)aquando da sua saida(seja quando for)Essa é alias a Unica parte da operação que me levanta algumas duvidas e que NÃO CONCORDO!Vi a noticia da opa quando saiu e admito que nessa altura(saiu a noite) não tive a analisar de minuciosamente e não tinha visto esse pequeno pormenor(PORMAIOR) so dando pir ele no dia seguinte!Dando um exemplo poderiam em teoria(NÃO ESTOU A DIZER QUE O FIZERAM)podiam ter comprado por hipotse um X numero de acões há pouco tempo e em teoria sabendo da operação futura(a opa actual) beneficiar assim de uma vantagem financeira indevida sempre equivalente ao preço de compra(quanto mais cedo compraram mais sairam beneficiados se compraram no dia anterior por exemplo a 2.70€ sairam a ganhar sempre em termos brutos 2.30€ por ação) e ai havia claramente um conficto de interesse e uma ilegalidade!Estou a dar um exemplo limite/extremo(e estou exclusivamente a falar dos Dirigentes/Directores da SAD/Clube) mas o mesmo é valido para qualquer prazo em que compraram e a qualquer preço!Obviamente exclui todos os invstidores privados a não ser que tiveram alguma inside information( ou seja se alguem lhes disse/informou da opa antes de ser publicamente conhecida ai havia tambem lugar a ilegalidade!Mas são hipotses teoricas e não acredito que algo do genro se está a passar ou tenha passado (seria muito mesmo á descarada) E isto é uma operação publica e será escrutinada ao pormenor(PORMENOR) NÅO TENHO DUVIDAS pelas autoridades competentes CMVM etc E POR TODOS NOS SOCIOS e se algo desse genro acontecesse ou acontecer seria rapidamente e facilmente dectectado e resolvido pelas autoridades competentes ( civilmente como criminalmente)e pelos Socios atraves duma AG !Por isso continuo a achar estou a especular pois nenhum de nos possui todos os factos neste momento(só os que estão na Direção é que os possuem de momento) Mas fazendo uma analise racional penso esta opa tem como principal objectivo reestruturar a futura composição acionista da SAD Fazendo aumentar muitissimo o valor do seu stock pois estando todo (ou quase) nas maõs do Benfica Clube comprando agora por X(5€) a totalidade ou maioria do capital(90 95%) para depois numa posição de força fazer entrar um ou MAIS(preferivel)partners (que podem até e muito provavelmente entraram por mais Muito mais de 5€ ação )estrategicos internacionais e que provavelmente um estará ligado (num negocio separado)mas ligado a um dos partners ao naming do estadio!E a ser assim será uma ação muito positiva Muito positiva mesmo!O unico senão disto é que tendo 100% do capital quem lidera a SAD/Clube poderia fazer entrar os partners sem nescessidade de uma nova AG pois os estatutos so dizem que o Benfica Clube terá de ter a maoria do capital sendo que quem dirige a SAD/Clube estaria a vontadade de negociar sem a nescessidade de pedir uma AG ou sequer elucidar os Socios desde que o Clube mantenha a maioria!E não estou a dizer Nem Acredito que isto vai acontecer!Mas um pouco de oversight não faz mal a ninguem! Penso que É uma questão de esperar algum (pouco)tempo depois do Benfica possuir a grande maioria do seu stock para se começarem a saber os pormenores(pormaiores)e comecarmos a ter uma real ideia do se está e vai passar!Carrega Benfica!

    Pelo Benfica

    Rumo ao Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for como o naming do estádio, a equipa para a Europa e o pagamento do passivo bem podes esperar sentado. É incrível como as pessoas estão sempre prontas para lhes irem ao rabo e enquanto deixam argumentam que há-de aparecer uma qualquer boa explicação para tal...

      Uma coisa é reconhecer o bom trabalho na direção nas infraestruturas, na formação e na melhoria financeira geral, outra coisa é sermos parvos...

      Eliminar
    2. só malta sem neurónios não topa este que está presidente, todo o seu modus operandi é o dos espertalhaços desde sempre

      Eliminar
    3. Alberto J eu estou aqui para defender o Benfica sou do Benfica não de A ou B.Segundo se analisares a operação (recompra das ações)chegaras a conclusão que o proximo passo logico é reestruturar a futura composição acionista da SAD comprando agora por X e vendo depois por Y(mais do que X) a um ou MAIS(prefirivel) Grandes investidores estrategicos(Partners)mantendo o Benfica ao mesmo tempo o controlo da SAD(mais de 50% pelos estatutos terá de ser 60%)permitindo ao Benfica iniciar o proximo passo de sua expansão/crescimento o da internacionalização e permitindo um aproximar(financeiro)aos maiores clubes mundiais!Por ultimo ao anonimo 9:54 não respondo a malta(ou seja TU)sem neuronios e com meio cerebro!Carrega Benfica!

      Pelo Benfica

      Rumo ao 38

      Red 1

      Eliminar
  27. O pior é que com medo que venha outro "Vale e Azevedo" ainda votam novamente no Vieira mas pelos vistos ainda não perceberam que o lá temos é ainda pior que ele já que se alimenta a ele e a um sem numero de abutres!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PROBLEMA É KE NUNCA VAMOS SABER SE VOTARAM NELE ,COM O VOTO ELECTRONICO GANHA KEM CONTROLA O VOTO!!!

      Eliminar
  28. incrivel como tudo o que faz a direcção de vieira é sempre alvo de suspeita...isso é normal?...o mundo está assim tão cheio de gente maldizente ou invejosa?..no tempo do lord valdemore tb se dizia que tudo era mentira criada pela gentalha ao serviço dos oliveirinhas...e depois foi o que se viu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que se torna alvo de suspeita quando tudo é feito sem transparência..acha natural essa falta de transparência numa SAD cotada em bolsa e num clube da dimensão do Benfica? Incrível é como os portugueses são uns paus mandados e uns carneiros domados que permitem tudo e depois aparecem na rua a vangloriar-se quando alguns tem a coragem de confrontar as situações e as resolver por eles...

      Eliminar
    2. Não é só suspeição. É querer saber o que se passa. Como sócios temos esse direito. Qualquer direcção tem de prestar contas aos sócios.

      Eliminar
    3. O incrível é gentinha como tu seres conivente com as maroscas do Vieira...

      Eliminar
  29. não é só a decisão em causa própria é a tomada de uma decisão estratégica, que implica um endividamento brutal para o clube se a operação foi para a frente, sem consultar nem muito menos pedir a autorização os sócios do clube, mas também quem se acha dono do clube tudo é possível.

    pois mas pelos vistos os acólitos e os fantoches, pelos vistos acabaram de criar mais um alter, preferem ser avestruzes e não perceber a parte do inaudito prémio de 80%, pelos vistos para eles ainda tinha de ser mais.

    ResponderEliminar
  30. Já todos percebemos que o abutre é LFV e que ainda há alguns sócios da avença e do red pass que teimam em meter a cabeça na areia como as avestruzes.
    Ficou mais que claro, que LFV lançou uma OPA hostil contra o próprio Benfica para se ajudar a si próprio e aos seus amigos.
    Perante mais este assalto ao Benfica é bom que se corra, enquanto é tempo, com este cavalheiro perito em trafulhices.
    Por falar em aves, por esse motivo é que ele gosta de andar rodeado de araras e catatuas que repetem o que ele diz e o que ele pensa.
    LFV e DSO só estão no Benfica, porque há muito que andam a tratar da vidinha deles. Ou alguém acredita que o cidadão do bairro das Furnas é um presidente não-remunerado, como ele gosta de dizer?
    Abram os olhos enquanto é tempo, porque os sinais de extorção, abuso e impunidade são cada vez mais evidentes.
    O nome do Benfica estará sempre conspurcado e desonrado enquanto esta quadrilha de assaltos à mão armada da direcção se lá mantiver.
    Quem continuar a votar em LFV com o medo de que surja outro Vale e Azevedo, não se apercebe que efectivamente já lá puseram um tirano 30 vezes pior, e o tempo irá nos dar razão!

    Namouche

    ResponderEliminar

  31. Ó PÁ, E SE A GENTE FIZESSE UMA OPA?...

    Há quem continue a olhar para o sol com o mesmo encantamento de um eclipse.
    A esses só lhes restará a escuridão das trevas para lhes aprimorar a cegueira da alma e do pensamento.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
  32. Bom artigo, com perguntas relevantes. Tem a palavra a Direcção, mas já sabemos que não a vai usar.

    ResponderEliminar
  33. Negociatas a céu aberto...

    https://www.theguardian.com/football/2019/nov/21/xxiii-capital-football-transfers-antoine-griezmann-barcelona?fbclid=IwAR2nNPKd3c2P3d3626ELhIqhASL-Q81fuChtirvfD4hRKjiEwFPhxLDqxBI

    ResponderEliminar
  34. Se o Berardo tivesse conseguido fazer o negócio, todos os Benfiquistas podiam considerar-se acionistas por eram eles que iriam pagar as acções com a falência dos bancos.

    ResponderEliminar
  35. nem do berardo nem do vieira nem do bes, é NOSSO!!! somos nós os contribuintes que pagamos, aliás continuamos a pagar estes desmandos!!!

    ResponderEliminar
  36. Passo a explicar neste momento Vieira com esta operação pretende atingir uma quase totalidade das ações cerca de 95% o que permitirá que a Sad não tenha que andar a dar mais explicações de seja o que for aos sócios e daí poder envolver um acionista internacional muito poderoso que apenas veria com bons olhos entrar com capital e investimento no Benfica se puder ditar umas certas leis e algo me diz que é o mesmo grupo que agora negoceia o naming do estádio!

    ResponderEliminar
  37. Um presidente muito esperto que gosta muito de dinheiro. Há dezassete anos que está no lugar certo para ele.

    ResponderEliminar
  38. Se o Benfica entrasse em bancarrota e os acionistas fossem chamados por porpoção para pagar dividas do clube aí já não falavam, quer dizer um tipo que investe num clube ou sad só serve para perder dinheiro e não é compensado pelos lucros do clube.

    O iluminado

    ResponderEliminar
  39. O Benfica vale bem mais que os 5€ que correspondem aos capitais próprios atuais. Só a venda do Joao Felix por 108 M€ liquidos, equivale a 4,69 € / por ação, venda esta que fará parte das contas de 2019/2020.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking