Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

RB Leipzig 2 x 2 SL Benfica - Rescaldo


Lembram-se de eu na antevisão do jogo ter falado que para o Benfica passar aos oitavos era preciso estar tudo alinhado? Durante 90 minutos esse foi o caso. O Zenit venceu o Lyon e o Benfica vencia por 0 - 2 na Alemanha. País onde nunca tínhamos vencido para a Liga dos Campeões, contra um clube que nos últimos quatro jogos tinha marcado 22 golos, equipa que está na segunda posição do campeonato alemão com os mesmos pontos do Bayern. Mas a equipa mostrava-se tremendamente organizada, competente, concentrada e competitiva. Vimos um jogo perfeito do ponto de vista táctico, poderia vir aqui dizer que tinha razão quando falava que o Benfica teria de jogar sempre com jogadores experientes, mas depois teria de engolir o sapo de ter o Taarabt e o Gabriel no meio campo sozinhos, poderia dizer que tinha razão quando o RDT mostrou que é jogador de futebol ao quase marcar o golo de trás do meio campo, mas depois teria de engolir aquilo que referi sobre o Chiquinho estar a jogar pior nos últimos jogos. 

Objectivamente não gosto de ver o Benfica jogar assim. Jogo de equipa pequena. Objectivamente foi um jogo tremendo por parte dos nossos homens em campo. A capacidade de sacrifício, a capacidade de entrega, a capacidade de entre-ajuda, a forma como sempre se mantiveram unidos, como sempre se mantiveram fantasticamente concentrados em todos os momentos do jogo foi extraordinária. Tiveram erros, claro, mas muito por culpa da enorme qualidade do adversário. Mas esses erros foram largamente suplantados pela incrível qualidade dos nossos jogadores no momento de cerrar os dentes e controlar o jogo do Leipzig. Foi dos melhores jogos que vi o Benfica fazer esta época em termos de intensidade de jogo e de controlo de todos os momentos do jogo. Curiosamente já tinha referido que o melhor jogo da época tinha sido na derrota com o Leipzig em casa.

Depois disto, só me resta dizer, e peço desculpa a expressão mas eu costumo esperar uns dias depois duma derrota para comentar, sendo eu a fazer o rescaldo vai ter de ser antes: VAI-TE FODER OH LAGE!

Okay. Não melhorou. VAI À MERDA OH LAGE!

Como tinha dito no rescaldo sempre fui muito critico das escolhas do nosso treinador para as competições europeias, e a verdade é que ele me surpreendeu pela positiva com o onze escolhido. Um onze experiente, que mostrou querer assumir o jogo e aproveitar a qualidade técnica dos nossos jogadores. Assumiu que neste jogo perder era totalmente irrelevante e mais valia surpreender. Conseguiu. Durante 90 minutos o Benfica controlou o jogo mas se é verdade que o treinador surpreendeu e montou um sistema de jogo de 4-5-1 muito interessante para vencer a partida, não deixa de ser verdade que o Bruno Lage custou a primeira vitória do Benfica em solo alemão e custou a permanência do clube na Liga dos Campeões e possivelmente na Europa. Não faço ideia como é decidido o desempate a 3 equipas mas só uma vitória sobre o Zenit e uma vitória do Leipzig sobre o Lyon pode ainda dar alguma esperança. Se for mini-campeonato entre os 3 então o Benfica ficaria na Liga Europa caso vencesse o Zenit e o Lyon perdesse com o Leipzig. Quaisquer outros resultados e é o adeus à Europa, o que significa também que a Liga dos Campeões já era.

Para mim o treinador do Benfica durante últimos os 15 minutos de jogo roçou o amadorismo. É absolutamente inaceitável aquilo que se sucedeu e deve ser muito bem reflectido dentro do clube e acima de tudo deve ser feita uma análise profunda por parte da equipa técnica daquilo que se passou. Ninguém precisa ter o curso de treinador para perceber o ridículo de estarmos a defender com 10 jogadores há 75 minutos e vendo a intensidade do jogo do Leipzig com bolas bombeadas, com bolas nas costas dos laterais ou com a colocação de 6 jogadores na linha da frente com quatro deles dentro da área para perceber que mais cedo ou mais tarde uma bola daquelas ia acabar por entrar num espaço de um deles. E isso aconteceu nos dois golos. Podemos sempre falar em erros individuais nos golos. Sempre. Neste como noutro jogo qualquer. O primeiro lance o Rúben esteve mal. No segundo golo também não fechou, ou o Gabriel não acompanhou. Mas os jogos nunca devem ser analisados pelo individual e sim pelo colectivo, assim como pelo que o jogo está a proporcionar. Nos últimos 10 minutos mais descontos tínhamos o Grimaldo a fechar sempre dentro, porque haviam 4 na área do Leipzig e o Cervi a jogar a lateral. O André Almeida tentava fazer o mesmo mas não havia ninguém como o Cervi do outro lado. Isto aconteceu sistematicamente durante mais de 20 minutos se contarmos com os descontos. Será que o treinador não achava necessário refrescar o meio campo? Vinicius sair e RDT era óbvio. Substituição feita no momento certo, talvez um pouco tardia mas tudo bem. Eu teria dado menos 5 minutos aos Vinicius e teria feito a primeira aos 75 minutos. E depois teria sempre de ser feita a 2ª e 3ª substituição ANTES dos 90 minutos para ajudar a equipa que se percebia estar muito desgastada e já agora, alguém avisou o Lage que não tinha colocado nenhum médio defensivo em jogo e que a ganhar 2-0 na Alemanha aos 80 minutos podia tentar defender? Jogamos com duas linhas de 5 à entrada da área e o Lage não acha por bem meter um médio defensivo em campo? Com a entrada do Schick o Leipzig ganhou músculo e começou a ganhar muitas bolas aéreas, alguém avisou o Lage que para colmatar a incapacidade no jogo aéreo do Grimaldo, Gabriel ou Taarabt (já para não falar do Pizzi ou Chiquinho) deveria colocar um central possante? Será que tínhamos algum no banco?

Com o golo do Leipzig aos 90 minutos percebeu-se que o jogo abria. O Leipzig desesperava por achar que estava num daqueles dias de a bola não entrar... ela entrou. O que faz o Lage? Aos 92 minutos? Tira o Pizzi e mete o Jardel para segurar! Ah não espera. Meteu o Tino para refrescar o meio campo e fazer descair o Chiquinho em definitivo para a direita onde passou a maior parte do tempo. Certo? Não. Meteu o Caio. Um gajo que tacticamente é forte e guarda as costas do André. Não espera. O Caio Lucas. Aquele gajo que tenta driblar todas as vezes que toca na bola. Ah esse. De facto, o Caio não teve culpa directa no lance do golo. A culpa está em não ser colocado o Jardel ou Tino. Mas isso foi aos 92 minutos! Certamente que o Lage usou a 3ª e ultima alteração para passar tempo e cortar o ritmo. Aos 94 é que meteu o Jardel para o lugar do Chiquinho, que já mal corria. Certo? Não, nem por isso. Sofreu um golo aos 95 minutos na Alemanha num jogo de tremendo desgaste e com constante utilização de 6 jogadores na zona ofensiva sem sequer ter gasto as 3 alterações que podíamos fazer. Estes últimos 15 minutos de jogo foram uma espécie de auto-golo do Lage. Só acontece a quem lá está mas não deixa de ser um auto-golo. Colocar o RDT aos 75 minutos para refrescar o ataque, retirar o Chiquinho e colocar o Florentino para refrescar o meio campo e dar choque e antecipação a uma zona do terreno que não tinha ninguém com características defensivas aos 80 minutos e substituir aos 85 minutos o Pizzi pelo Jardel para aguentar o chuveirinho e centros para a área nos últimos minutos e descontos era fácil demais. Não é preciso termos o curso de treinador para ver este jogo e perceber o que era necessário fazer. Normalmente não complicar é o melhor caminho. Os jogadores não mereciam este triste final. O Bruno Lage merecia. Não há justificação para a inércia e péssima tomada de decisão deste jogo por parte do treinador do Benfica. Sinceramente ainda não acredito como é que aos 88 minutos de jogo com o Leipzig a bombear bolas para junto da área e o Rúben e o Ferro sem mãos a medir, com o Grimaldo com o seu metro e meio de altura a fazer de terceiro central e o Lage não acha que seria imperativo colocar o Jardel em campo. Uma vitória verdadeiramente épica na Alemanha com um jogo perfeito por parte dos jogadores. E aos 88 minutos tinhas Pizzi, Chiquinho, Gabriel, Cervi e Taarabt todos à entrada da área a correr dum lado para o outro sem haver um refrescar do jogo. Ainda estou a tentar perceber como é que o cérebro do Lage e de toda a equipa técnica não percebeu o óbvio. 

Arrisco a dizer, e isso é sempre fácil de o fazer depois, com Florentino e Jardel a entrarem nos últimos 5-10 minutos de jogo o Benfica não tinha sofrido nenhum golo quanto mais perder.

Bruno, continuas a ser o meu treinador. Continuas a ser o treinador que mais rapidamente chegou às 25 vitórias no campeonato português e aquele que nos deu o 37. Mas Bruno é bom que aprendas com os erros e percebas que há erros que não se admitem. Este foi um deles. Se fosses um jogador no próximo jogo estavas na banco.... ou melhor, na bancada.

Parabéns aos jogadores. Foram enormes. Espero que o Bruno Lage peça desculpa assim que entrar no balneário.


Agora é mudar o chip. Sábado temos campeonato e é fundamental vencer. Jogos sempre muito complicados depois de competições europeias e esta "derrota".... certamente deixou mossa.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi