sábado, janeiro 18, 2020

Rafael Alexandre Silva voltou

Fechamos ontem a primeira volta do campeonato com chave de ouro depois de vencer o Sporting por 0-2.  Foram 16 vitórias em 17 jogos. A meio do campeonato o Benfica soma 48 pontos. Inédito. Mas estamos apenas a meio. Faltam outros tantos jogos para o final. Aí sim é onde interessa verdadeiramente estar na frente. É certo que "candeia que vai à frente alumia duas vezes", mas a vantagem que alargamos ontem para sete pontos do segundo classificado não é nada de garantido. Sabemos bem, por experiência própria e recente, que sete pontos são perfeitamente recuperáveis. 

Ontem iniciava-se a última jornada da primeiro volta com dois grandes jogos. Um Porto-Braga primeiro e um dérbi lisboeta Sporting-Benfica depois. Faziam-se muitas contas, muitos cenários eram possíveis.  Podíamos ter ficado com vantagem de um ponto, de três pontos, manter os quatro pontos, ou aumentar para cinco ou para sete. Foi a última e a melhor opção. Com a vitória do Braga no primeiro jogo o Benfica já partia para o dérbi a saber que, fosse qual fosse o resultado, pelo menos os quatro pontos de vantagem mantinham-se. Mas acho que na cabeça de qualquer benfiquista já só víamos o número 7 na frente. Segundo Bruno Lage só souberam do resultado do Porto ao intervalo. E deve ter sido verdade pois notou-se uma diferença de comportamento na equipa de uma parte para a outra. O Benfica entrou melhor na primeira parte sempre na procura do golo. Na segunda parte parecia mais conformado com o empate. Nos momentos em que esteve melhor no jogo o Sporting não conseguiu marcar nem criar grande perigo salvo raras excepções. O Benfica, consciente da sua qualidade, sabia que, se acelerasse, o golo ia surgir. E a melhor indicação que isso podia acontecer veio do banco. Bruno Lage chamou a jogo aquele que estava a ser o maior desequilibrador do Benfica antes de se lesionar, Rafa. E voltou tal e qual como saiu, a marcar. Com grande classe, sem precisar de muito, no sítio certo (25cm em jogo que se viam a olho nu que precisaram de 4 minutos para tirar dúvidas com linhas), na hora certa, perfeito! Estava feito o golo da vitória. O Sporting não conseguiu reagir com qualidade para empatar a partida. A confiança da nossa equipa transbordava. Quando aos 90 minutos se percebe que ainda se vão jogar mais 10 só podia ser para entrar mais um. E foi! Seferovic acabado de entrar pôs toda a sua classe numa brilhante assistência para Rafa marcar o segundo. Só para não deixar margem para dúvidas que Rafael Alexandre Silva voltou!


E foi assim a noite de ontem. Perfeita! Seguimos ainda mais líderes. Mas o que interessa é chegar líderes no fim, com o 38 no bolso. Agora vamos ter uma semana de inntervallo até ao próximo jogo. Depois virá uma sequência intensa de dois por semana com Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa. Muito para jogar, muito para ganhar. Seguimos JUNTOS, sempre PELO BENFICA!

Sem comentários: