quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Fim da linha para Jardel ?

O Capitão Jardel tem, ao que parece, uma proposta da China. Sem espaço no 11 titular do Benfica, há muito que o Capitão deixou de fazer parte das principais escolhas de Bruno Lage. A espaços vai aparecendo mas já sem o fulgor de outros tempos. É certo que algumas lesões e a falta de ritmo não ajudam, mas o central brasileiro de 33 anos parece ter perdido de vez a corrida para os colegas mais novos de sector.
A equipa chinesa, Qingdao Huanghai, conquistou a última edição da segunda liga chinesa, parece apostada em contar com a experiência do brasileiro e por isso conta oferecer-lhe um salário elevado.
Caso se confirme a saída, o responsáveis encarnados deverão voltar as suas atenções para o mercado, com o objetivo de contratarem um novo defesa para colmatar a venda de Jardel.

Deixo um texto d' "A Mão de Vata" que , do meu ponto de vista, traduz bem aquilo que é e foi Jardel para os benfiquistas e para o Benfica:

"Parece que o estou a ver ali, com 90 minutos de Benfica nas costas, entra num derby a frio e numa das primeiras intervenções, esfarrapa a testa toda na nuca de um pinoco às riscas. Estava apresentado o "Jardel do Olhanense", central com nome de ponta de lança, alto, moreno e tosco que vinha substituir o David Luiz. À primeira impressão, não lhe dei mais de 6 meses à Benfica. 9 anos depois, com 15 títulos no bornal e outras tantas lacerações no frontispício, consta que o Capitão Jardel, central com nome de toxicodependente, alto, moreno e já só medianamente tosco, pode estar de partida do Glorioso.
Parece que o estou a ver ali novamente, com 4 anos de Benfica, entra a titular na 1ª jornada da Liga dos Campeões contra o Zenit, e em constantes vagas de ataque russo, esfarrapa a nossa defesa toda. Estava apresentado o substituto do Garay e nos meus olhos só passavam flashes de épocas idas, de sofrimento e dor. Terá sido a última aparição do "Jardel do Olhanense". Como todo o Eusébio tem o seu Simões, em pouco tempo Luisão encontrou no catarinense o seu irmão branco, companheiro da liderança defensiva e na hora da despedida, herdeiro da braçadeira mágica.
Jardel nunca foi prodigioso e longe esteve de ser "o" central do Benfica. Mas só eu sei o que iria rir se em 2011 me dissessem "quando ele for embora, vais ter saudades", como já estou a ter. De desconchavada fonte de perigo para a nossa baliza, passou a ser o Líder da Armada. Se e quando sair, o Benfica perde Um de Nós, poupa uns valentes cobres em Betadine e pode dispensar dois ou três enfermeiros. Se Fejsa o acompanhar, o Glorioso até pode por termo ao protocolo com o Hospital da Luz. Pode ser cedo para despedidas, mas antes que seja tarde, aquele Abraço Capitão."

4 comentários:

  1. Excelente texto do "mão de Vata".

    Aproveito para desejar as maiores felicidades ao Jardel.
    Na actualidade não há muitos jogadores que permanecem 9 anos no mesmo clube.
    Serás sempre um dos nossos, Jardel!

    António


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não há muitos jogadores que permanecem 9 anos no mesmo clube."
      Em que clube, de igual ou até ligeiramente menor valor, Jardel poderia ter ido para jogar? Não passa de um jogador acomodado, como ele há também muitos 3ºs GRs.
      Jardel é sinónimo de banalidade.
      Fez parte da defesa maravilha de Basileia com Júlio César já acabado, Luisão morto e André Almeida, um pesadelo só com paralelo nos 7 de Vigo.
      Ter saudades de Jardel significa baixar muito o padrão de exigência do Benfica.
      Vou ter tantas saudades como do Paulo Lopes e do Paulo Madeira

      Eliminar
  2. permitir a saída se um central, quando só existem três no plantel, antes de contratar um reforço não faz sentido nenhum.

    e atendendo a que ferro esta a jogar mal e porcamente com erros sucessivos de principiante muito menos sentido faz é que o jardel sem ritmo e já com diminuição dos seus argumentos continua a sr muito melhor que o ferro.

    ResponderEliminar