Siga-nos no Facebook

sábado, 25 de janeiro de 2020

Weigl vs Gabriel vs Taarabt - Estatísticas

Como aqui sabem... eu sou "fã" de FL e escrevi diversas vezes que era (antes da chegada de Weigl) o melhor médio em termos absolutos do Benfica, no entanto fui dos primeiros a "sugerir" a compatibilização de Gabriel e Taarabt! Também não é segredo que não sou tão "fã" de Gabriel como a maioria dos benfiquistas... 

Neste momento surge a questão de que dupla deverá ser utilizada... W+G, W+T, G+T?

Tive conhecimento ontem de uma estatística comparativa da participação no jogo do Benfica entre os 3 médios que serão mais vezes titulares na 2ª fase da época.

Através destes números nota-se que Gabriel é o médio em maior destaque nos números absolutos.

Acontece que os números absolutos muitas vezes não têm muito significado... Tal como o arriscar per si não tem muito significado (todos nós já fomos jogar á bola com os amigos e temos aquele amigo que "arrisca" e perde muito mais vezes a bola do que deveria tendo os colegas que correr para recuperar a bola mas que se justifica dizendo que arrisca)... Então convém comparar o que é comparável e (palavrão) "normalizar" os números de cada jogador a 100 passes ou a ter como base de comparação o numero de passes de Gabriel.


Verifica-se assim que: 1) a cada 100 passes Weigl é o jogador com mais passes com êxito e com mais passes para o meio campo adversário seguido de Taarabt em ambos os critérios, Gabriel falha cerca de 10 passes a mais comparativamente a estes e coloca menos 6 passes no meio campo adversário que Weigl e sensivelmente os mesmos que Taarabt; 2) Gabriel é o que faz mais passes para o ultimo terço (mais 1 passe a cada 100) no entanto é o que tem menos acerto (falha mais 25 passes para o ultimo terço que Weigl e mais 15 que Taarabt); 3) Se Weigl ou Taarabt tivessem tantas posses de bola como Gabriel o Benfica perderia menos 5 bolas por jogo (passes com êxito)... Weigl colocaria mais 3 passes no meio campo adversário e 5 com sucesso no ultimo terço... Taarabt colocaria aproximadamente o mesmo numero de passes no meio campo adversário e mas 3 com sucesso no ultimo terço.

Claro que todas as estatísticas colocadas esquecem muito do que é feito pelos jogadores sem bola e nem todos os passes, intercepções etc são iguais... mas valem o que valem.

Vocês quem colocariam a jogar? Gabriel arrisca ou perde bolas? As recuperações e intercepções que realiza compensam o numero de bolas que perde? Weigl é seguro ou arrisca? E Taarabt que fica a meio?

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi