O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O racismo do politicamente correcto está a corroer a sociedade

. 64 comentários

Os tristes acontecimentos de ontem, infelizmente, pouco farão pelo combate ao verdadeiro racismo. 

O verdadeiro racismo observa-se no dia a dia um pouco por todo lado. Felizmente em Portugal é residual quando comparado com outros países do mundo e mesmo europeus. Aliás, o racismo tem várias formas e por vezes não reflete a cor da pele mas sim o país de origem.

Daí que quem quer fazer do povo português um povo racista não é melhor que os que vomitam o tal ódio racista. 

Não vejo quotas na Assembleia da República para deputados negros, por exemplo. Quem vê certos partidos andarem sempre com a “raça” na boca depois olha para as suas bancadas e não vê um deputado negro. Ou vê…um. Para amostra. E só agora… 

Querer pegar no episódio de ontem e aplicá-lo como radiografia dos adeptos de futebol não só é perigoso como incendeia a sociedade civil. 

Basta olhar para o que se passa em França ou na Inglaterra para entender o perigo de discursos de ódio de cada uma das barricadas. Nada mais errado! 

Basta comparar com certos movimentos de adeptos de futebol em Itália, por exemplo, em que atacam qualquer tentativa de contratação de um jogador negro. 

É o Vitória comparável? Ou qualquer clube português? Não me parece. 

Como escrevi no meu post de ontem à noite, a única forma de combater o racismo é condenar todo e qualquer ato nesse sentido e não apenas parte deles. 

A hipocrisia do FC Porto e dos seus dirigentes e adeptos “notáveis” é nesse ponto incrível. Em Setembro passado o que aconteceu no Estádio do Dragão com o Young Boys não mereceu por parte do FCP qualquer condenação ou acto de contrição. 

Muito menos os crimes de ódio observados entre algumas claques com cânticos miseráveis ou com publicações do tipo desta abaixo têm merecido indignação geral de ninguém. 


Pelo contrário, o treinador do FCP, um exemplo de boa educação e postura correcta, afirmou que não havia racismo em Portugal. 


Nem ninguém veio pedir medidas quanto ao ódio exibido aos árbitros e adeptos do SL Benfica na semana passada. Se o boneco fosse negro, com uma forca no pescoço, seria mais grave?


Mas por vezes, a melhor forma de combater o racismo é ignorá-lo. 

Por isso é que, percebendo que Marega podia estar ofendido e não ter condições psicológicas para continuar, teria feito muito mais pelo combate ao racismo que estaria a ser alvo se tivesse continuado em campo. Isso sim seria uma derrota para todos os que professam ser de uma raça melhor ou mais pura que outra. 

Nelson Semedo, no mesmo estádio, foi assim que enfrentou esse problema. Não me recordo na altura de ninguém se preocupar com racismo em Portugal. Não li declarações de nenhum ministro, do presidente da FPF ou sequer do presidente da República. 

Também quando Renato Sanches foi enxovalhado na praça pública com acusações de “martelar” a sua data de nascimento com o pretexto da raça, não li grandes indignações quanto a isso. Foi preciso publicarmos no NGB um documento oficial que encerrou essa mentira e esses ataques miseráveis. 

Além do mais, olhar para o episódio envolvendo Marega como puro racismo é não saber o historial de ofensas entre o jogador e a claque do Vitória. É desconhecer que o que estava ali em causa não seria o facto de os adeptos serem propriamente racistas mas terem encontrado na ofensa racista a forma mais acutilante de insultarem alguém com quem têm uma relação de ódio. 

Isto não desculpa minimamente a forma encontrada para ofender Marega, mas enquadra como tudo culminou em ofensas relacionadas com raça. Ódio clubístico que encontrou numa expressão racista a forma para atingir o “inimigo”. 

O racismo que existe em Portugal, residual como me parece ser comparado com outras realidades, não poderá ser combatido enquanto se considerar que só um tipo de racismo merece ser combatido. O racismo é um crime de ódio tão grave como qualquer outro crime de ódio contra qualquer outro ser humano. 

Se querem combater o ódio, então assumam esse combate total. Enquanto insistirem em apagar o fogo apenas de uma das divisões da casa, então nada farão por esse combate. 

Uma nota final: 

É lamentável como alguns estão a querer conotar o Sport Lisboa e Benfica com terceiros, só para atingirem objectivos políticos. Henrique Raposo do Expresso, que já ameaçou sair da internet no passado(que pena não ter saído), em vez de combater todos os fenómenos de ódio preferiu atacar o Sport Lisboa e Benfica. 

Parece que todos temos de olhar da mesma maneira para os acontecimentos, como se de uma realidade única se tratasse. 

Não os vejo combater o discurso de ódio contra brancos, amarelos ou negros noutras situações. 

Muito menos pedir penas exemplares para outros crimes de gravidade extrema. 

Tão importante como combater o verdadeiro racismo é combater a pedofilia, a violência contra as mulheres ou a pobreza miserável de muitos dos nossos idosos. 

Ou será que uma mulher violada ou assassinada, uma criança abusada e filmada, ou um idoso a ter que passar fome um mês inteiro para pagar renda, luz e água é menos grave para estes notáveis que um jogador de futebol?

Será que para um partido político um jogador de futebol que tem a máquina de comunicação de um clube atrás de si vale mais que uma família destroçada por uma mulher assassinada? Ou uma criança abusada que vê o seu violador cumprir pena suspensa?

Grave, caros políticos, é ver as imagens de miséria de centenas de angolanos a viverem entre o lixo e os dejectos, fruto das acções de alguém que os senhores andaram a beijar o rabo anos a fio. Para isso não há coragem de pedir nada! Hipócritas caça-votos.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

64 comentários

  1. HIPÓCRITAS !!! Casos desses já assisti a muitos...os CORRUPTOS marcam pontos na agenda mediática, num processo de vitimização recorrente neles. LFV assobia e olha para o lado, como se nada estivesses a acontecer. O caso dos balneários, os bonecos enforcados, tudo isso passou ao lado. Falta-lhe integridade , dignidade e BENFIQUISMO para denunciar isso na HORA, chamar a polícia, registar provas, e apresentar aos órgãos INSTITUCIONAIS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé do Telhado17/2/20 23:05

      Pois... mas pelo menos no programa desportivo da TVI, e ao Gordo não passou ao lado, porque acabou há pouco de meter a boca no trombone e denunciar os habituais canticos no estadio de Contumil assim como os factos passados com adeptos do Benfica no jogo com o Famalicão para a taça de Portugal.

      Eliminar
  2. Como essa merda de gente, começando pelos políticos que andam escondidinhos atrás das discussões da bola para que não se fale da incompetência e aproveitamento que eles praticam à tripa fôrra, esturrando contribuições e impostos, passando pelos merdias sem espinha, parece que o que aconteceu com o bronco dos corruptos é caso virgem!
    Sem saberem (ou não quererem) o histórico entre o artista e as claques do Vitória!
    Como se o problema tivesse começado ontem!
    HIPÓCRITAS!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. O futebol pode tudo. Reflexo da sociedade actual, que mata a mãe em prol dos bandidos. Algo vai muito mal. Por mim, o futebol pode morrer à sede e à fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Leitão17/2/20 20:34

      Já nós não temos o azar de morrer à fome e à sede por falta dos teus comentários.

      Eliminar
  4. O problema é a violência que alastra no FUTEBOL, incluindo no CLUBE dele, o racismo vem por acréscimo. Não concordo com o que aconteceu mas até nos distritais já assisti a coisas destas, não sejamos hipócritas ao ponto de considerar só este caso e desconsiderar todo o fenómeno que envolve violência quer física quer psicológica que envolve o futebol quer pelas práticas dos clubes, dos adeptos e até dos jogadores.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, Shadows.
    Vão ser hipócritas para...

    ResponderEliminar
  6. Dominique17/2/20 19:59

    Estes gajos não são racistas. É a natureza deles. Trafulhices, roubos, destruição, insultos, violência, mentiras, incentivo ao ódio, provocações reles, desrespeito para com todos os que não são portistas.
    Chamar preto, a um preto, é mais racismo do que pendurar um boneco vestido com as cores do meu clube? Considero isso mais racismo do que se alguém me chamasse branco!
    Isto tudo faz parte do plano deles para atingirem o primeiro lugar. E já estão quase lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "É a natureza deles. Trafulhices, roubos, destruição, insultos, violência, mentiras, incentivo ao ódio, provocações reles, desrespeito para com todos os que não são portistas."

      Já nós podemos ter orgulho de nós mesmos, não é?

      Eliminar
    2. Em contumil podem-se atirar bolas de golfe e cadeiras contra o Guarda-Redes adversário, agredir e ameaçar jogadores e árbitros, insultar adeptos, enforcar bonecos. Lá vale tudo! Mas é o racismo é que tem de ser irradiado no futebol, o resto são situações "normais" no futebol, ah espera esqueci-me, é contra o benfica, então não passa nada!

      Eliminar
  7. Ganda Shadows! Bingo! Nem vou acrescentar nada pra não estragar.Muito bem!

    ResponderEliminar
  8. SUBESCREVO NA TOTALIDADE!
    Abraço.

    PS: Acerca da violência no desporto: Dirigentes de merda, políticos de merda, autoridades sem vontade de actuar contra a violência no desporto além de arrear nas claques algumas vezes "justificadamente". Uns por acção outros por omissão são OS VERDADEIROS INSTIGADORES AO ÓDIO no desporto.
    PS: Quanto à protecção de minorias estamos a anos luz do minimamente aceitável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Acerca da violência no desporto: Dirigentes de merda, políticos de merda"

      E adeptos de merda, não? Ou os políticos têm a culpa do mau carácter da gente que vai ao futebol, autenticamente saídos debaixo das pedras?

      Se houvesse vontade de resolver o problema do futebol, o futebol acabava. E depois quem é que se corrompia? E quem é que enriquecia ilicitamente? É tão difícil perceber?

      Eliminar
    2. Shadows não falaste mal do Vieira, pegaste o boi pelos cornos, os teus "amigos" avençados do RGS não te perdoam.
      Continua com essa coragem. Não tenhas medo. A hipocrisia desses fdp não passará.
      O ódio desses invertebrados ao Glorioso acabará por se misturar com a ralé dos membros das claques legalizadas, que não passam de entreposto de jagunços.

      Eliminar
    3. .......não será também uma forma de racismo apelidar de "avençados do RGS", sócios do Benfica que legitimamente preferem outro Presidente para o Clube??????.....eu acho que sim.....

      Eliminar
    4. Zé do Telhado18/2/20 13:50

      E o contrário também é valido ou não?

      Eliminar
  9. Bateste no fundo Shadows!!

    João F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. !? Então qual a tua opinião?

      Eliminar
    2. Jorge Leitão17/2/20 20:35

      Isso é ótimo!

      Mais abaixo não pode ir.

      Eliminar
    3. E acrescentar alguma coisa de valor anónimo.
      Não tem argumentos.

      Eliminar
    4. Anónimo 20:16
      Bateste no fundo...
      da questão,
      faltou acrescentares.
      É que a malta, como eu,
      não entende meias-palavras,
      nem hipóteses de ideias.
      Falar claro, sabes o que é?

      Eliminar
  10. Belo post Shadows, toda esta indignação não passa da canção do bandido para branquear mais uma arbitragem tendenciosa e é o preparativo para mais uma situação de Rachas do Estoril 2.0, abram a pestana benfiquistas.

    Eu gostava de saber por onde andavam muitos desses escandalizados de ontem e de hoje em vários jogos nossos nas Antas e Dragão, aquilo de ontem não é nada comparado com o que muitos jogadores nossos viveram lá, mas aí eram só as emoções do futebol, depois dos 90 minutos acaba e no fundo no fundo ninguém era racista. Dois pesos e duas medidas, vão se encher de moscas bando de hipócritas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dourado e nunca esquecido17/2/20 21:17

      Os árbitros vão sentir pena do marrega. A partir de hoje pode marcar golos com as mãos e em fora-de-jogo em prol de uma maior inclusividade na liga pt de futebol.

      Eliminar
  11. Sombras tudo que seja pretexto para atacar um certo clube do norte, cá está o blogue ao serviço. Ninguém põe em dúvida que à racismo nas mais variadas áreas da sociedade, no futebol todos os dias, desde os adeptos, jogadores e dirigentes até o aperto de pescoço ao sócio, pode ser um acto de racismo. Agora não se pode culpar o Porto no caso Marega, o jogador entendeu que não devia continuar, não continuou. Agora o resto da equipa devia abandonar o jogo e o árbitro que resolvesse a contenda com o Guimarães.. Vai sendo tempo de postar outras coisas tipo o sr. Dos frangos e as negociatas com o líder ou o André Ventura e o CHEGA com o apoio do Benfica....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ......gostava que me mostrassem, actos nos quais o Benfica tenha apoiado um partido, seja o Chega ou outro qualquer, aliás se o fizeram, é um acto proibido pelos Estatutos, podendo, penso eu, dar origem à convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir o assunto. Sinceramente acho que é boato "politiqueiro" lançado por "dragartos" de partidos rivais que se aproveitam do facto de André Ventura ser Benfiquistas, e assim atingirem também o Benfica, pois todos sabemos que o sonho dos anti-benfiquistas, é proibir a existência do Glorioso em Portugal.................

      Eliminar
  12. 100% de acordo contigo Shadows!!!

    ResponderEliminar
  13. Qualquer especie de manifestação de odio é condenavel seja de indole racista ou outra qualquer!Agora isso TEM DE SER VALIDO para para todas as manifestações de odio e para todos os que Tem usado o odio como uma arma! O crac e a sociedade em geral foram lestos a condenar o que aconteceu ao marega E BEM pois é condenavel! Agora os que se chocaram( a cs avençada especialmente) com o acontecido agora TEM de tambem condenar todos os actos e manifestações de odio e há um clube que tem usado e abusado o uso e manifestações varias de odio para com os seus adversarios especialmente o Benfica! E esse clube Cham-se crac!Onde esteve a condenação e revolta publica quando o N Semedo foi alvo de insultos similares e no mesmo estdio! Onde esteve a condenação publica quando arbitros são ameaçados antes dos jogos (no centro de treinos da maia) e que levou até alguns (um pelo menos)a fazerem queixa na policia ou quando penduram bonecos dum viaduto num clara attitude ameaçadora para com o seu adversario( o Benfica) e o arbitro! Ou quando vandalizam casas de clube do seu adversario ou apredrejam o autocarro e ou adeptos quando estes se deslocam para jogar contra si!Isso não são manifestações de odio!Ou quando perdem e fazem visitas a establecimentos comerciais de arbitros e ou familiares que apitaram o seus jogos ou quando postam fotos de arbitros ensanguentados com frases ameaçadoras!Isso é o que? Ou quando esse mesmo clube o que agora se faz de virgem ofendida faz uma campanha publica Vergonhosa pondo em causa a idade de um atleta dum seu adversario com o intuito UNICO de o desvalorizar! Onde é que esteve a condenação dos meninos de coro quando um atleta dos young boys foi alvo de insultos racistas no seu estadio! A desculpa(ridicula) das virgens ofendidas é que estavam a gritar o nome macaco mas para o seu lider de claque(que curiosamente estava bem longe e noutro local do estadio! Não há direito a condenações publicas! Ou quando o seu treinador( que é TEM SIDO um exemplo nestes casos) disse que não era um caso de racismo(no caso dos young boys) ou quando deixa de cumprimentar adversarios quando perde ou quando atira medalhas para a bancada adversaria quando não vençem!Istos é que são exemplos obviamento de comportamento duma equipa que se diz contra o odio e fair play!Conderam este caso E BEM
    agora se querem por os nomes aos Bois e Ratos devem apelidar todos os Bois e Ratos e Devemos CONDENAR todas as manisfestações de odio agora o crac o seu presidente os seus directores e o seu treinador não são exemplos para ninguem pois tem sido a principal fonte de odio (especialmente contra o Benfica) no futebol portugues !O crac Não tem moral nenhuma para falar pois faz aquilo(expressar odio) de que se vem queixar agora(no caso marega) todos os dias contra os seus advetsarios especialmente o Benfica! Carrega Benfica!

    Pelo Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
  14. Vieira fez discurso, diz que não se desvia um centímetro do caminho que tem a certeza de que vai festejar duas vezes ao Marquês de Pombal, mandou recado ao Dr. RGS e ao Shadows, e porra acreditem...

    ResponderEliminar
  15. Mais um burro que pensa que o shadows está a desculpabilizar o racismo.
    O que ele pretende dizer é: Quem tem telhado de vidro não atira pedras.

    ResponderEliminar
  16. Andar há décadas a chamar mouros aos que vivem abaixo de Coimbra é o quê?
    Esses corrompidos mérdias e "estudiosos" que vão à origem deste estado de coisas, sejam sérios (difííícil!), e digam de sua (in(justiça!
    HIPOCRISIIIIA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Matar um Benfiquista é uma conquista" - Estádio das Antas
      "Matem os Mouros" - Estádio das Antas

      São anjinhos, pá. Eles querem é paz e harmonia mundial.

      Eliminar
    2. Quando tens um presidente da FPF que esteve altamente implicado no maior caso de verdade desportiva "Apito Dourado", aceitando as faturas para pagamentos indevidos a putas, bilhetes, viagens,hotéis, café com leite e muitas outras prendas, não se pode esperar outra coisa. A liga fundada nos anos 80 foi o berço da luta contra a mouraria e o trono do reinado do maior corrupto em nº de troféus conquistados no mundo.
      FG também passou pela liga em "formação" e agora faz estágio junto da UEFA do Platini e da Fifa do Blatter. Não sei se será currículo ou cadastro. . .

      Eliminar
  17. Cooperatores Veritatis17/2/20 21:05

    Ora, nem queria comentar isto. Não há racismo em Portugal, nunca houve. O ídolo de muitos portugueses foi o Eusébio. O meu foi o Michael Jordan.

    Basicamente existe uma agenda política e mediática que promove estes casos de "racismo" que temos visto recentemente. O "racismo" é apenas um meio para atingir outros fins. Baseia-se tudo no mesmo, dividir para reinar. Como é que os portugueses "aguentam" tantos anos de escândalos de corrupção na política e afins, como este último da Isabel dos Santos que deixou mais 500 milhões para os portugueses todos pagarem?

    Dividir no futebol, dividir no racismo, dividir na violência doméstica e estupidificar cada vez mais os jovens e a população no seu global. Como alguém dizia, liga-se a televisão desliga-se o cérebro. Usa-se as emoções das pessoas em casos como os do Marega, da Eutanasia, fornece-se uma informação incompleta para as pessoas tomarem uma decisão emocional, não racional, e sem terem todos os dados necessários para tomarem uma decisão.

    Isto do suposto "racismo" está a acontecer na Europa toda. Não se deixem dividir por raças, cores, jogos, sexos, amem-se e ajudem-se uns aos outros. Não caiam nos truques dos minions do "Diabo".

    Podem ver aqui um exemplo de um dos seus planos, mais ou menos explicado , por um homem branco como a cal... juntem as peças https://www.youtube.com/watch?v=-s94R9k-SZc

    ResponderEliminar
  18. Porque é que ninguém se indigna com filhos da p*** como este, pago pelo FCPORCO, para escrever estas mer.das? (https://tribunaexpresso.pt/opiniao/2020-02-17-Caso-Marega--O-Benfica-continua-a-envergonhar-nos)

    Mas porque raio envolvem o nome do Benfica em tudo o que está mal no futebol portuguÊs? Esta narrativa construída nestes últimos meses, consistia em diabolizar o benfica sistematicamente, semana após semana, já começa a passar todos os limites. Os fruteiros, através do PORCO CANAL e do francico "Porco" Marques, conseguiram envenenar as mentes dos portugueses, um total "brainwashing", feito com conivência da CS (cmtv, o jogo, record,expresso) e ainda apoiando-se num criminoso (Rui Pinto) e numa ex-deputada histérica, arrogante e pomposa.

    Vamos continuar a ficar calados e aceitar lições morais destes hipócritas trafulhas? Ora essa, É O QUE MAIS FALTAVA!!!!! Um benfiquista que se dignifique nunca dará o braço a torcer a esses vigaristas que tanto contribuíram para o ambiente tóxico e violento que actualmente se vive em Portugal. Citando o Cagão Sonseição "É uma vergonha, cara***, é uma vergonha!!".

    Acordem.

    ResponderEliminar
  19. Este texto está carregado de meias verdades, lugares comuns e ideias que dividem... Qual a intenção, afinal? Mais valia estar calado!

    ResponderEliminar
  20. Shadows, desculpa mas devias colocar este post só amanhã lá para a tarde à boa maneira de Vieira!
    Repara a calma que passa pelo post de RGS!
    O call-center ainda deve estar reunido a ver se dá a volta ao assunto!
    Como tal, a troca de ideias (piropos mais!) não acontece e a quantidade de comentários está como está!
    Está a fazer mossa a coisa!

    ResponderEliminar
  21. Lucidez.. Parabéns Shadows

    ResponderEliminar
  22. A própria "comunicação social" pôs a idade do nosso Renato em causa...

    ResponderEliminar
  23. Off-topic (... mas parece-me que interessante...)
    O discurso de Vieira na abertura da gala de nomeados aos "Prémios Cosme Damião" - perdoa-lhes. Cosme, que não sabem o que fazem... - foi o mesmo do ano em que nos sonegou o pentacampeonato. Patético! E ofensivo aos benfiquistas!
    E quanto aos nomeados, alguns são uma "jóia" de altíssimo quilate. Veja-se:

    Revelação Futebol: Ferro; Florentino; Jota; Francisca Nazareth.
    Francisca Nazareth já ganhou! Destacada!

    Treinador do ano: Bruno Lage (Futebol Masculino); Joel Rocha (Futsal Masculino); Luís Araújo (Juniores Masculinos – Futebol); Marcel Matz (Voleibol Masculino); Paulo Almeida (Hóquei Feminino); Ricardo Santos (Natação).
    Se Marcel Matz perder, só se for para Ricardo Santos e, porventura (com mais dificuldade), para Paulo Almeida!

    Futebolista: André Almeida; Darlene; Grimaldo; Pizzi; Rafa; Rúben Dias; Seferovic.
    Tenho a certeza que Darlene teria querido ter muito mais luta na disputa por este galardão!

    Que tristeza me vai na alma...

    (Sé do Telhado, o original)

    ResponderEliminar
  24. Parabêns Shadows, mais um excelente post

    ResponderEliminar
  25. Shadows
    ������������
    “JE SUIS NSAME”
    Jean-Pierre NSAME-jogador do Young Boys vítima de insultos racistas no estádio do dragom no dia 19 de setembro de 2019.

    ResponderEliminar
  26. Shadows, simplesmente sublime. Parabéns.Ot.

    ResponderEliminar
  27. Luigi SLB17/2/20 23:29

    Muito bem SHADOWS assino por baixo.

    O jornal O Jogo às 23h27 tinha 20 notícias sobre o caso Marega.

    Vão aproveitar isto até à exaustão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o mal dos 7 pontos.18/2/20 09:14

      devias citar a imprensa internacional. ... não esse tablóide . cita o às cita a marca cita o parisiende e todos jornais onde lin .

      Eliminar
  28. Excelente post! Obrigado!
    Nuno Pinho

    ResponderEliminar
  29. já ontem tinha dito algo no mesmo sentido, apenas não de forma tão clara e tão bem organizada.

    o grande problema são as claques e o monstro cada vez esta a crescer mais e qualquer dia se não começarem já a tomar media acaba mal, mas mesmo muito mal.

    ResponderEliminar
  30. benfiquista a serio18/2/20 01:23

    grand post Shadows.
    é assim que se defende a verdade.

    racismo foi quando em todas as tvs questionaram a idade do grande RENATO SANCHES por este ser negro. isto sim, foi racismo, duvidaram DA IDADE DO RENATO SANCHES POR ELE SER NEGRO.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais.
      Nessa altura nao foram adeptos nas bancadas no calor de um jogo de futebol. Foram comentadores e jornalistas sentados calmamente nas sua cadeiras. A faze-lo de caso pensado, de forma premeditada. E que veem agora, como de costume, armar em virgens ofendidas.
      Grandes hipocritas. Nojentos.

      Eliminar
  31. benfiquista a serio18/2/20 01:48

    Após estas duas derrotas no campeonato, a tolerância é 0, por isso, a liga europa tem de ser descartada e jogada com suplentes, isto, se a estrutura do Benfica queira ser campeã e derrotar os andrades.

    assim fica aqui o meu 11 para a liga europa:

    - ody, tomas tavares, ruben, morato, nuno tavares, pizzi, weigl, taarabt, rafa, seferovic e dyego sousa.

    11 para o campeonato:

    ody, tomas tavares, ruben, weigl, nuno tavares, jota, samaris, taarabt, cervi, dyego e vinicius.

    - ody, tomas tavares

    ResponderEliminar
  32. Shadows, de um texto como este, desculpabilizante e cheio de ambiguidades e adversativas, em que se diz ser contra o racismo mas... (e alguém se atreve a dizer que é a favor?), só podemos dizer uma coisa: CHEGA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo 07:38

      Essa do "CHEGA" é coincidência?
      "só podemos dizer",
      o plural significa que falas em nome de um colectivo?
      Na minha opinião, o texto do
      Shadows é bem claro.
      Queres ler outra vez?

      Eliminar
  33. Acordaram todos agora, é só hipocrisia neste país, os indignados de agora estavam onde quando foram os outros? Que gente reles... Racismo nunca, mas é sempre não é quando da geito...

    ResponderEliminar
  34. zé do telhado18/2/20 09:09

    Vivemos num tempo de clubite exarcebada, os títulos valem tudo; é realmente com alguma estufeçao que este post divague e divagué sempre de forma dolosa . A questão aqui que deveria ser tratada é se o Jogador Marega foi vítima de insultos racistas e de ódio mas os escribas decidem outro caminho, o caminho da fuga para frente nada dizer e criticar.Lamento como bemfiquista atitide dos meus consocios provavelamente nenhum destes senhores foi emigrante. Eu como bemfiwqistaa e acima de tudo Português peço desculpa ao Jogador e família por tamanha atoarda que domingo se viu. Imagem.vossase excelências que era o. Senhor EUSÉBIO ou Coluna?

    ResponderEliminar
  35. O racismo, para certos hipócritas portugueses do politicamente correcto, dá a impressão que só tem sentido único, quando na verdade é uma estrada com dois sentidos.
    O mesmo racismo que existe ou possa existir dos brancos em relação aos pretos, é igual, sem tirar nem pôr, ao que os pretos nutrem pelos brancos, apesar de haver para aí alguns sonhadores empíricos que achem que não.
    Se eu chamar preto a um preto isso é racismo, mas ele pode-me chamar branco à vontade que isso não me afecta.
    Pela teoria da evolução de Charles Darwin, na qual eu acredito, todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum a todos os primatas, e nós, seres humanos, não nos podemos esquecer, que também somos primatas tal como os macacos.
    Para se ser mais rigoroso, o homem não descende do macaco, mas dos primatas, onde se inclui o macaco, que pela sua inteligência e por ter a capacidade de se locomover só em dois membros, tal como o homem, levou a que Charles Darwin detectasse enormes semelhanças evolutivas entre um e outro.
    Porquê então quando se imita um macaco provoca tanta repulsa e é considerado uma ofensa quando é dirigido sobretudo a uma pessoa de raça negra? Porquê a mesma situação perante a uma pessoa de raça branca não provocar a mínima repulsa? Se afinal, todos descendemos de um primata comum?
    Este racismo histérico e sensível que se foi introduzindo nas sociedades humanas, por tudo e por nada, atingiu já os níveis do ridículo e dar-lhe destaque e ruído não nos leva a lado nenhum.
    E se assim é, então vamos meter tudo nos pratos da balança para equilibrar as coisas.
    Os mesmos adeptos que imitaram um macaco quando Marega tocava na bola, serão os mesmos que gritam ofensas dirigidas às mães dos árbitros. E então qual é a diferença? Um é racismo e o outro já não é?
    Quando um negro agride um polícia que foi chamado para um desacato no bairro da Jamaica, já não é racismo?
    Quando o Presidente da República não foi à esquadra da polícia para se inteirar da situação daquele agente agredido mas foi tirar umas selfies ao dito bairro com o agressor, isso não é racismo?
    Quando se ouve em certos estádios, e todos sabemos quais são, os cânticos SLB, SLB, filhos da puta, SLB, não é racismo?
    Quando a deputada negra do Livre disse que a Europa não é dos brancos, isso não é racismo? Imagine-se o que seria um branco dizer que a África não é dos negros…
    Quando Ferro Rodrigues e António Costa discriminam na Assembleia da República o deputado André Ventura, isso não é racismo, exactamente aquilo que lhe apontam de ele ser?
    Quando ainda há vítimas de incêndios que perderam as suas casas a viverem em condições desumanas à espera de uma solução enquanto que para os refugiados que chegam a Portugal clandestinamente lhes são dados logo um tecto e um subsídio, isso não é vergonhosamente racismo?
    Quando há assaltos, roubos e crimes perpetrados por bandidos de raça negra ou de etnia cigana, e a comunicação esconde propositadamente as suas origens, isso não é descaradamente racismo?
    Querem lá ver, que tem que se inventar um tabuleiro de xadrez só com peças pretas, para satisfazer os palermas estúpidos do SOS racismo?
    Tal como no futebol também o racismo em Portugal é um jogo viciado por arbitragens comunicacionais.
    Agora entendo o malogrado cantor Michael Jackson, que farto de ser negro fez tudo para se tornar branco, e não foi por necessidade, porque fama e dinheiro já tinha, foi talvez por desilusão e decepção da sua própria raça.
    JE SUIS BENFICA? NÃO, SOU DO BENFICA DESDE SEMPRE! Espero que em Portugal ser-se do Benfica não seja considerado um acto de racismo. Já agora…

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quers ver k quando se imita um macaco relativamente a um negro estamos lhe a chamar inteligente? K teoria maluca... Esse som é claramente racista para com as pessoas de raça negra pk quem o faz assemelha a cor do macaco a pessoa... Quanto ao rato concordo com quase tudo mas essa do Michael Jackson era bom informar se... Se calhar vai descobrir k ele tinha uma doença de pele...

      Eliminar
  36. Brutal Shadows!!!
    Tocaste nos pontos todos.

    ResponderEliminar
  37. Convinha saberes a diferença entre racismo e xenofobia para não escreveres coisas como esse teu primeiro parágrafo.

    Dizeres que devemos condenandar todo e qualquer ato e depois usares tristes atos de outros clubes quando o Benfica tem tantos que poderiam servir de exemplo, também não te fica bem. Se calhar já te esqueceste do "enforcamento" de um certo jogador em pleno estádio da luz. E repara, estamos a falar do único clube português cujos adeptos já assassinaram um ser humano em pleno estádio.. já para não falar no caso mais recente que o Benfica se recusou a condenar!! Um clube com uma comunicação que sistematicamente fomenta o conflito.
    Pura hipocrisia!
    E este teu parágrafo:
    "Por isso é que, percebendo que Marega podia estar ofendido e não ter condições psicológicas para continuar, teria feito muito mais pelo combate ao racismo que estaria a ser alvo se tivesse continuado em campo. Isso sim seria uma derrota para todos os que professam ser de uma raça melhor ou mais pura que outra."
    Entendes que a única diferença entre este e outros casos foi exatamente ele ter saído de campo? Se não o fizesse, não estaríamos aqui a escrever sobre isto e sim sobre as péssimas escolhas do Lage, Vieira e afins.
    Este foi um post muito ao jeito do gb e não teu. Tenho-te em melhor consideração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu saiba o Benfica condenou TODOS os atos de racismo... Ora se disse todos logicamente o caso MArega arrebenta dentes estará incluído ou não?

      Eliminar
  38. Mas porque carga d´água vieram trazer este assunto para aqui? O racismo é condenável? É. No caso do Marega também? Sim. Ele também provocou os adeptos do Vitória? Sim. deveriam ambos, jogador e clube, ser castigados? Sim. O Costa e o Marcelo são uns oportunistas? Sim.

    Está tudo dito. Aguardo o próximo post, agora sobre os nossos problemas específicos, que são muitos, infelizmente.

    ResponderEliminar
  39. O Séc. de Estado ficou enfiado na toca qd viu o jogador e árbitro enforcados, assim como la ficou aquando das tochas da juveleo?? O mesmo se pode dizer da liga e da FPF

    Mas quando se trata de atacar o Benfica e defender FC porto e Sporting eles aparecem logo nas TVs

    O mesmo se pode dizer da atitude da comunicação social com respeito a estes casos

    Recordo ainda o ataque feroz de jornalistas, comentadores e paineleiros de TV, alguns até políticos que fizeram contra Renato Sanches quanto à sua idade, Nelson Semedo e até Mantorras no auge do apito dourado. tudo encoberto por uma comunicação social e governos subservientes ao sistema apito dourado que rege o futebol em Portugal há mais de 30 anos

    E aqueles adeptos, incluindo crianças que são todas as semanas insultados, agredidos e os proíbem de entrar nos estádios com a camisola do clube??? Épocas a fio em estádios como Boavista, Rio Ave etc...

    E os ataques a casas do Benfica???

    E o adepto do FCP que invadiu o campo é agrediu em pleno jogo o Pizzi?? Que lhe aconteceu?
    No UK o adepto ficou anos sem poder entrar em recintos desportivos...aqui levou uma multinha

    Onde está o Sec. de Estado quando o Mustafa líder da claque JUVE Léo e oficial do Sporting clube de Portugal, se pendurava nas grades de um estádio um dia antes de ser detido pelos crimes do Pereira Cristóvão onde estavam esses ratos quando a JUVE Léo incendiou o estádio da luz???

    Sempre calados, sempre na toca

    Chega desta merda e comecem a por os nomes todos cá fora.

    O Ministério Público tem de intervir já

    Acabe-se de vez com as claques

    Olhem para o exemplo do UK

    Está na hora de despir as camisolas e por de lado a clubite aguda e ajudar a justiça a afastar está gente do desporto em Portugal

    Que venha uma TROIKA para o futebol durante 5 anos...Conselho de Disciplina, Conselho de Arbitragem, Árbitros e dirigentes para gerir a primeira liga vindos do estrangeiro

    Acabe-se com a liga de clubes. De-de plenos poderes de gestão à FPF para acabar com o controlo de dirigentes medíocres dos clubes

    ResponderEliminar
  40. Mas esse Henrique Raposo ainda comenta alguma merda? Esse gajo é um monte de merda com dois olhos, um inculto e um perfeito atrasado mental.

    ResponderEliminar
  41. Off topic : o Benfica pediu ou não a instauração de processos disciplinares ao Marega e ao Pepe na sequência do jogo no Dragão? É que se pediu... Não se notou.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking