origem

terça-feira, fevereiro 25, 2020

Importante

Vencemos ontem o Gil Vicente em Barcelos (1-0) e mantivemo-nos na liderança do campeonato com um ponto de vantagem sobre o CRAC, que marcou aos 87’ frente o Portimonense em casa (1-0). Foi uma vitória fundamental num campo onde os outros dois tinham perdido e para mais no meio de uma jornada europeia na Liga Europa.

O Bruno Lage mexeu na equipa e colocou o Samaris no meio, avançando o Taarabt para trás do Carlos Vinícius, com o Rafa na esquerda. E o que se pode dizer é que fizemos uma boa 1ª parte, com o Samaris em destaque no meio-campo com duas ou três variações de flanco muito boas. Tivemos uma boa oportunidade logo nos minutos iniciais, mas o Pizzi atirou à malha lateral quando já tinha pouco ângulo. Fizemos o único golo da partida aos 15’ num livre, em que a bola sobrou para a esquerda, o Taarabt centrou e o C. Vinícius de cabeça não deu hipóteses ao Denis. O Gil Vicente reagiu bem e logo a seguir poderia ter chegado ao empate, mas o desvio do avançado depois de uma bola metida na área saiu ligeiramente ao lado. Até ao intervalo, o Vlachodimos fez mais um par de boas defesas que permitiram manter as nossas redes invioladas. Quanto a nós, também tivemos ocasiões, mas geralmente falhávamos no último passe.

Fruto do jogo na 5ª feira, esperava alguma quebra física da nossa parte no segundo tempo. Felizmente isso não se verificou muito, embora o Gil Vicente como seria expectável tenha atacado mais. Todavia acabámos por estar mais seguros a defender do que em partidas anteriores e o Vlachodimos foi dando conta do recado como tem sido hábito. O jogo poderia ter sido mais tranquilo se tivéssemos marcado logo no reinício, mas um defesa desviou para canto um remate do C. Vinícius que ia com boa direcção. Contra-atacámos algumas vezes, mas o último passe voltou a não estar perfeito (o Rafa teve pelo menos duas ocasiões em que falhou redondamente passes que não eram nada difíceis). A nossa melhor ocasião foi um disparo do Taarabt à trave, depois de passar a bola por cima de um adversário naquilo que seria um golão! Para os minutos finais, o Bruno Lage fez entrar o Dyego Sousa, Cervi e Chiquinho, que ajudaram a conter o último fôlego do Gil Vicente.

Em termos individuais, destaque pelo C. Vinícius pelo golo e pela outra ocasião em que só não marcou, porque o defesa desviou a bola, para o Samaris pela consistência que emprestou ao meio-campo e pela participação nas acções ofensivas (aliás, gostaria que o Bruno Lage me explicasse porque é que um jogador que foi fundamental para o título no ano passado tem tido tão poucas oportunidades esta época), para o Taarabt, embora ache que o marroquino esteja mais à vontade como nº 8 do que como 10, e claro para o Vlachodimos, que terá uma enorme quota de responsabilidade em tudo o que de bom conseguirmos esta temporada. O Pizzi esteve melhor do que em partidas anteriores, assim como o Ferro. Também gostei muito da entrada do Dyego Sousa, bastante mais activo do que o Seferovic, e naturalmente do Cervi, pese embora o seu falhanço só com o guarda-redes pela frente já na compensação. Não tão bem esteve o Rúben Dias, que perdeu pelo menos por duas vezes a bola em sítio proibido.

A meio da jornada europeia, estes jogos são ainda mais difíceis do que é normal. Demos uma resposta melhor do que nos últimos tempos e isso é bastante positivo. Teremos agora o Shakhtar na 5ª feira e o tempo de descanso entre os jogos vai ser muito curto. Espero que a equipa consiga dar a volta à eliminatória, porque seria muito frustrante se saíssemos já da Europa.

Sem comentários: