SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 agosto 2022

Fernando Chalana: 2005/06: Fechar a Temporada em África

11 agosto 2022 0 Comentários
COM O TREINADOR RONALD KOEMAN A SABER QUE NÃO CONTINUAVA NA TEMPORADA SEGUINTE…


Coube a Fernando Chalana – como é treinador passará a ter dois nomes – seleccionar, treinar e orientar o plantel do «Glorioso» nos dois jogos de final de época em África.



Troféu «Torneio Encontro de Gigantes»
Para assinalar as “Bodas de Ouro” da antiga filial do Benfica na capital de Moçambique, o Sport Lourenço Marques e Benfica, fundado em 15 de Outubro de 1955, com o nome alterado para Clube de Desportos da Costa do Sol, depois de 1974, organizou um torneio quadrangular no estádio da Machava (ex-Salazar), no Maputo (antiga Lourenço Marques), para comemorar esse 50.º aniversário com a participação do «Glorioso», do Clube Atlético Petróleos de Luanda (Petro-Atlético), Clube de Desportos da Costa do Sol e Clube Desportivo do Maputo. O CA Petro de Luanda resultou da fusão, em 14 de Janeiro de 1980, do Sport Luanda e Benfica, inicialmente Sport Lisboa e Luanda com o Clube Atlético de Luanda.



Meias-finais (12 de Maio de 2006)
No primeiro encontro, o CA Petro vindo de Luanda (Angola) derrotou, por 1-0, o CD Ferroviário (Maputo). No segundo jogo o Benfica defrontou o clube aniversariante e organizador do torneio, afastando-o, depois de uma vitória por 3-1, com dois golos de Marcel (11 e 30 minutos) e outro de Miccoli (45 minutos). Ao intervalo o Benfica vencia por 3-0. O “golo de honra” adversário, por Artur, foi a poucos instantes do apito final.


Final (13 de Maio de 2006)
Na final, o «Glorioso» teve que “suar as estopinhas” para levar de vencido o opositor que se colocou em vantagem aos 25 minutos (Santana). O Benfica só nos últimos dez minutos conseguiu concretizar em golos o melhor futebol: Manu, aos 82 minutos e Ricardo Rocha, a três minutos do final do tempo regulamentar.


Chegou Fernando Santos
E Fernando Chalana manteve-se como treinador adjunto. Em 2007/08 voltaria à ribalta para… doze jogos numa época com três treinadores: Fernando Santos, José Antonio Camacho (segunda passagem) e Fernando Chalana.


O nosso “pequeno Grande Homem” mais uma vez, na segunda ocasião em que foi chamado, cumpriu…


Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: