FINAIS EUROPEIAS? NÃO INTERESSAM?

Preferem ir à final da Liga Europa ou ganhar a Taça da Liga?
Francamente, não percebo a polémica. Eu até acrescentaria um cartão a dizer 5°lugar do ranking da UEFA...
Foram realizações do Benfica de Jesus. Porque teriam de ser colocadas apenas Taças?
Quando se quer embirrar arranja-se tudo. O que choca é ver benfiquistas embarcarem. 

17 comentários:

Anónimo disse...

Uma luta de 22 anos

"Uma das maiores alegrias dos últimos tempos foi-me proporcionada pela Casa do Benfica em Faro. A sua equipa de atletismo subiu aos Nacionais. Ao fim de 22 anos de trabalho intenso e abnegado, os seus dirigentes, técnicos e atletas atingiram o grande sonho. É um justo prémio para 100 atletas e 10 treinadores. Só um espírito colectivo forte, uma união ímpar e uma dedicação exemplar permitiram este resultado.

Claro que há responsáveis por este feito que merecem uma referência. Desde logo, António Fernandes, presidente da Casa durante 16 anos e 23 anos de direcção. O Toy disse-me sempre que um dia atingiriam o seu sonho. Acompanho há anos a forma apaixonada e o entusiasmo com que ele sempre falou dos seus atletas e dos seus treinadores. Quando recebi a notícia, confesso que rejubilei. A primeira reacção foi felicitá-lo. E como é se timbre, alcançado que foi o objectivo, outro surgiu - uma grande classificação.

São homens como o Toy que nos fazem acreditar que, se lutarmos até à última gota de suor, o êxito acontece. Para quem não sabe, foram já 12 os atletas que a Casa forneceu ao Benfica. Nada disto seria possível sem o apoio da Câmara Municipal de Faro, sobretudo dos seus presidentes o vice-presidentes, Rogério Bacalhau e Paulo Santos. Destaco ainda o papel da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), e do seu presidente, Bruno Lage. Tal como enalteço o patrocínio de três empresas de Castro Verde: Idelberto & Filhos, José Dias Faustino e Transportes de Carga Alfandanga. Finalmente, Nuno Gomes, o incansável presidente da Casa, que com uma equipa directiva forte atingiu este feito."

Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

joão carlos disse...

o que eu prefiro é ganhar uma final europeia.

um troféu é um troféu uma ida à final sendo uma coisa para avaliarmos o bom ou mau desempenho de um treinador não é nenhum feito.

o curriculum do eusebio, do coluna, do simões e de outros são os troféu que conquistaram e lá não aparece em nenhum lado as finais a que foram.

e isso de de se celebrarem finais e segundos lugares, como conquistas, é tão lagarto mas já são tantos no clube que pelos visto estão a pegar a filosofia.

mas também outra coisa não seria de esperar de quem acha isto "Eu até acrescentaria um cartão a dizer 5°lugar do ranking da UEFA."

LF disse...

Ninguém celebrou. Apenas lembrou.
Chorei de alegria quando eliminamos a Juventus
As pessoas esquecem-se que uma final significa várias vitórias até lá chegar.
Comsiderar um fracasso uma derrota numa final europeia é totalmente absurdo.

rudolfo dias disse...

São um quase troféu.
Como este ano tivemos um quase título e uma quase taça.

https://www.youtube.com/watch?v=7bMZAIMkBC4

LF disse...

Rudolfo,

Não tem nada a ver.
O campeonato e a taça de portugal são obrigações anuais. Provas europeias não ganhamos desde 1962.
E antes de Jesus, não íamos a finais desde 1990.
Não me interessa se o Porto ganhou ou não. Mas para qualquer equipa portuguesa ir a uma final europeia é um feito digno de registo.

Mark Trencher disse...

Boas LF, penso que a referência às finais perdidas era desnecessária, embora atenção, para nós benfiquistas me parece não está mal contabilizarmos as finais. Foram metas que se atingiram e metas que não envergonham ninguém.

Gus disse...

Não me admiro da referência às finais, mesmo que perdidas. É o reflexo de um Clube em que o respeito próprio e ambição ficaram lá atrás.

Brytto disse...

As finais europeias, claro que interesssam, são currículo, mas para alguns “imbecis” são cadastro...
Eu no meu currículo tenho três finais europeias que assisti ao vivo do meu clube, mais duas pela televisão, e lá vão cinco e não sou assim tão velho, naturalmente gostava de Pêr ganho pelo menos uma, não foi possível, mas são momentos únicos assistir a finais do nosso clube noutro país, essas memórias ficarão para sempre... e como diz o poeta: “o importante são as emoções que eu vivi”

Gus disse...

Não vamos é comparar finais da UEFA com taças dos campeões.

Se fossem finais da TCE ou Champions, com todo o orgulho. Finais da liga europa? Epá, por favor….somos o Benfica!

Brytto disse...

No actual modelo da champions, um clube que não pertença às chamadas ligas big five, ganhar uma champions, apesar de possível - recordar o Ajax que esteve perto - será sempre um acontecimento episódico, quem não aceitar isto está completamente fora da realidade.

Carlos Manuel disse...

Temos o Benfica que merecemos e, pelos vistos, pedimos. Troféu "finalista vencido" e troféu "5º lugar do ranking"... Com adeptos assim é uma questão de tempo até haver um Sporting de cada lado da segunda circular.

Gus disse...

Eu aceito isso. Tenho a perfeita noção disso.

O que digo é que dar relevo a uma final da liga europa é ridículo para um Clube como o Benfica. O Braga, até compreendo darem ênfase a uma final da liga europa, agora o Benfica…..por favor.

Dou mais relevo a uma meias da Champions que a uma final da liga europa.

LF disse...

A quantas fomos sem Jorge Jesus?
Eu respondo: uma, com Eriksson em 1983.

É claro que umas meias-finais da Champions também seriam bastante relevantes. Talvez mais, aceito. Até pelo dinheiro que tal representaria.
Mas também aí não vamos desde 1990 (também com Eriksson).

Para um clube que não ganha nenhum troféu internacional desde 1962, e que nos últimos trinta anos apenas foi a duas finais europeias, acho que é de registar. Quem me dera lá voltar, mesmo a perder.
O que não quero é levar 7-0 em Vigo.

O 5º lugar do ranking não é um troféu. As finais também não. Mas são realizações importantes, que garantem prestígio e dinheiro.
Quando estávamos em 5º lugar estávamos à frente de M.United, A.Madrid, Juve, M.City, Dortmund, Arsenal, Milan, Inter, PSG, Liverpool etc etc. Se isto não é prestigiante, então não vale a pena andarmos a participar nas provas da UEFA.


Por vezes não percebo o que as pessoas querem. Se ganhamos taças, não interessa porque são taças. Se ganhamos o campeonato, temos de brilhar é na europa. Se vamos a finais europeias, só interessa se ganharmos.
Querem o quê? Ganhar a Champions do próximo ano? Isso só com o Rui Gomes da Silva na presidência..

LF disse...

...Quanto às comparações com o Sporting, calma. Eles foram a 2 finais...em toda a história.

LF disse...

Carlos Manuel,

Os adeptos desejáveis são os "exigentes": aqueles que apedrejam os autocarros dos jogadores quando empatam um jogo, ou atiram cadeiras pelo ar nas assembleias gerais, ou assobiam constantemente certos jogadores.
Com esses adeptos sim, éramos os maiores do mundo.

Quem tenta apoiar sempre o clube e a equipa, e faz por unir os benfiquistas, isso não interessa e só prejudica.

Aliás, os adeptos do Sporting são conhecidos pela sua união, e pelo seu constante apoio. Por isso ganham tanto.

joão carlos disse...

quando se colocam essas finais ali ao lado das taças das conquistas o que se esta é a celebrar.

é um fracasso, não vencemos é um fracasso, agora não envergonha ninguém e não é para apagar, ao contrario do que alguém fez por acaso a este treinador, e todos temos orgulho em lá ter chegada agora dai a considerar um triunfo como o que foi feito, e podem colocar toda a lixívia do mundo para dizer que não que foi o que foi feito.

mas associar esses adeptos energumenos aos exigentes só pode ser por má fé, mas mais vale ser exigente do que os adeptos das festas só aparecem quando acham que a vitoria é certa, cantam o hino, só se manifestam para celebrar os golos e durante o resto do tempo é um silencio ensurdecedor e depois saem antes do tempo, mas também neste caso o exemplo vem de cima.
mas se tem estado atento a entrevistas de antigos jogadores, e são vários de varias gerações, todos eles consideravam os assobios, mesmo não gostando deles, como uma forma de pedir aos jogadores para darem mais.

mas será que quando fala nesses adeptos arruaceiros estava a pensar naquele adepto que apertou o pescoço a outro adepto numa assembleia geral se foi nesse concordamos.

Gus disse...

Meu caro, pode dar as voltas que quiser. Assinalar finais da liga europa como se de um troféu se tratasse é só ridículo e menoriza o Clube.