terça-feira, 1 de setembro de 2020

Elogio à formação

Diz-se que “à terceira é de vez”, assim como se evoca que “não há duas sem três”. Estes dois aforismos contradizem-se, mas ao povo pouco ou nada interessa a credibilidade das suas máximas, nem tal afecta, que se saiba, o omnipresente PIB, o sacrossanto saldo da balança comercial ou as inúteis sondagens online de jornais. Mas hoje, enquanto escrevo esta crónica - falta agora meia hora para o início da final da UEFA Youth League - torna-se problemático encontrar conforto na sabedoria popular supostamente inerente à consagração de aforismos, especialmente se antitéticos.

É de ressalvar, no entanto, que a terceira final disputada em sete edições da UEFA Youth League, independentemente do seu desfecho, justifica o elogio ao projecto de formação que tem sido desenvolvido pelo Sport Lisboa e Benfica.

Embora considere que o “resultadismo” e a “campeonite” podem prejudicar o retorno que a formação deve dar, há que reconhecer que os títulos são uma consequência natural do trabalho bem feito. Não por acaso, desde que a aposta benfiquista na formação passou a dar retorno, também os títulos surgiram e a presença em finais da “champions” dos juniores passou a ser quase normal.

Do meu ponto de vista, a formação serve unicamente para aumentar a competitividade do nosso plantel profissional. Seja pelo contributo desportivo de atletas formados no Benfica Campus, seja porque, pela alienação de passes desses atletas, aumentamos a nossa capacidade de investimento, é-me indiferente. Só me importa que, no final de cada temporada, a nossa equipa sénior arrecade troféus. E é inegável que, nos últimos sete anos, a nossa formação tenha sido instrumental nos muitos títulos conquistados. Obrigado!

Jornal O Benfica - 28/08/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

Números da semana (171)

1 O Benfica conquistou, pela 1ª vez, a Taça FAP de andebol no feminino; 3 Di María isolou-se na 3ª posição do ranking dos goleadores b...