origem

terça-feira, janeiro 26, 2021

Vergonhoso

Empatámos ontem com o Nacional (1-1) na Luz e corremos o risco de ficar a seis pontos da lagartada, caso ela hoje vença no Bessa. Em relação ao CRAC, venceu em Faro (1-0) e ficou dois pontos à nossa frente.
 
Provavelmente nunca um título de um post deste blog serviu para tantas situações. Em primeiro lugar, e mesmo antes de o jogo começar, foi absolutamente nojenta a atitude do Nacional de não aceitar a nossa proposta de adiamento da partida, dado que temos 10(!) casos positivos de Covid-19 no plantel, incluindo sete titulares (Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Everton e Waldschmidt). A partir disto, vou torcer ardentemente para que desçam até aos distritais o mais rapidamente possível. Se há coisa que me causa uma repulsa absoluta é este tipo de demonstrações de falta de fair play. Não há muito tempo, os madeirenses aceitaram o adiamento do jogo frente ao V. Guimarães, que tinha seis casos positivos... Ainda me revolta mais o facto de terem sido recompensados por isso.
 
Mesmo com a equipa muito remendada, entrámos bastante bem e durante os primeiros 15’ o jogo foi todo nosso. Marcámos por duas vezes pelo Chiquinho, mas só aos 14’ é que valeu, dado que no lance anterior o João Ferreira na direita estava ligeiramente fora-de-jogo. A jogada do 1-0 começou num centro largo para área do Cervi, com alívio de um defesa para fora dela, onde o Pizzi insistiu pela direita, centrou e o Chiquinho de cabeça não perdoou. Esperava que isto fosse o início de um esmagamento bem merecido do Nacional, mas incompreensivelmente abrandámos muito o ritmo a partir daqui. No entanto, controlámos relativamente bem na defesa e o Nacional não chegou a pôr à prova o Svilar, que substituiu o Vlachodimos e Helton Leite.
 
Na 2ª parte, continuámos a vergonhosamente dormir na forma e o Nacional empatou aos 48’ através do Bryan Róchez, que bateu sem dificuldade o João Ferreira e marcou de cabeça na sequência de um canto muito mal defendido do nosso lado (o jogador que faz o centro recebe a bola na área completamente sem marcação!). O jogo ficou partido e nós não conseguimos logo a seguir impor novamente um ascendente perante os madeirenses. O Jorge Jesus mexeu na equipa, mas mal, porque tirou o Darwin e Rafa para colocar o Gonçalo Ramos e Pedrinho. Ora, é certo que o uruguaio não estava a fazer um jogo brilhante, mas o Seferovic esteve inenarrável (segundo uma estatística que ouvi, perdeu 21(!) bolas no jogo todo) e do Rafa nós esperamos sempre um lance decisivo, coisa que ainda não vimos o Pedrinho fazer. Estas substituições não melhoraram nada a equipa e, curiosamente (confirmando que há sempre uma primeira vez para tudo) foi só com a entrada do Taarabt aos 77’ que fizemos o pressing final desejável. Antes disso, a única situação de perigo foi uma arrancada do Gonçalo Ramos na direita com um remate cruzado defendido pelo Daniel Guimarães. Perto do final, o Seferovic teve uma perdida escandalosa depois de um lance ganho pelo Taarabt na direita, em que, sem o guarda-redes na jogada, o suíço vê o seu remate interceptado por um defesa.
 
Em termos individuais, o melhor do Benfica foi indiscutivelmente o Cervi. Jogando novamente a lateral-esquerdo teve um dinamismo que não foi seguido por mais ninguém e não foi por ali que as coisas correram mal. Aliás, vejo com péssimos olhos uma hipotética saída dele do Benfica, porque raros são os jogadores que não têm muitos minutos e quando entram dão este tipo de resposta. Também o Chiquinho confirmou que merece bastantes mais oportunidades do que o Taarabt, tendo feito uma boa 1ª parte, apesar de ter baixado na segunda. E pouco mais de positivo há a dizer. No espectro oposto, o João Ferreira será certamente um óptimo rapaz, mas é para esquecer. Tem imensas culpas no golo sofrido e erros de passe absolutamente incríveis. Aliás, a quantidade de passes que nós falhámos nesta partida daria um caso de estudo.
 
Estamos muito desfalcados, mas exigia-se outro tipo de resposta, ainda por cima perante um adversário que comportou desta maneira inenarrável. Teremos o Belenenses SAD já na 5ª feira para a Taça e depois a ida ao WC na 2ª. Serão dois jogos absolutamente decisivos para a nossa temporada e veremos em que condições de plantel os vamos disputar.
 
P.S. – A exibição do Benfica foi muito fraca, mas é uma autêntica VERGONHA que o Sr. Rui Gomes Costa e o VAR Nuno Almeida não tenham marcado uma evidente mão na bola na área do Nacional, pouco depois de eles terem empatado. Aliás, fizemos o 15º jogo para o campeonato e não temos um único(!) penalty a nosso favor. E, para ajudar à festa, em Faro o Corona aliviou muito bem uma bola com o braço na sua área, sem nada ser assinalado. Tudo isto é inadmissível e assim (também) se explica a diferença pontual que há hoje.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Setúbal e o Aves riram-se.. É por gente como tu a espalhar a palavra da cartilha na NET que estamos como estamos.. Dentro de casa está tudo bem! A escumalha corrupta em que votaste não têm nada a ver com o que se passa, e por isso se escondem como ratos. Pobre SLB

joão carlos disse...

Vergonhosa a atitude da equipa que a partir do momento em que ficou em vantagem deixou completamente de jogar, nem sequer foi reduzir o ritmo ou tentar gerir o jogo foi desistir de jogar pura e simplesmente e depois de tudo o que se passou antes do jogo a equipa poderia até ter jogado mal, por não conseguir mais, e até demonstrou que era capaz de jogar bem mas o que nunca podia faltar era atitude e essa só existiu durante quinze minutos.
Inacreditável a falta de qualidade da nossa parte nas bolas paradas ofensivas não existe uma única em que se crie sequer perigo já nem digo uma oportunidade ou que se finalize com sucesso não apenas uma em que se crie perigo é completamente patético a forma como as executamos, para mais quando somos a equipa com mais bolas paradas e no sentido oposto a que tem pior aproveitamento.
Alguém tem de ser responsabilizado por se ter emprestado, porque não era opção, o único ponta de lança que tínhamos que sabia finalizar e por contraponto termos ficado com um jogador que tem dois tijolos nos pés e que invariavelmente é o melhor defesa dos nossos adversários, isto quando não passa a vida fora de jogo inviabilizando as jogadas dos outros, e que esta desde que chegou associado aos piores resultados que temos, tirando aquele milagre em que até conseguiu ser o melhor marcador do campeonato.

Islander disse...

Essa grande oportunidade do seferovic a mim parece pênalti: o jogador do nacional dentro de área entra com tudo e leva a bola e seferovic, na minha opinião... Gostava de ver uma entrada dessas contra um jogador do Sporting ou porto...nem acredito que tentassem!

S.L.B. disse...

Tens razão, Anónimo (26/1/21 21:10): nunca mais volto a votar no João Noronha Lopes...! (HAJA PACIÊNCIA!!!)

Anónimo disse...

"E, para ajudar à festa, em Faro o Corona aliviou muito bem uma bola com o braço na sua área, sem nada ser assinalado" e para sermos coerentes faz favor de dizer que "para ajudar à festa, em Faro o Marega levou uma patada dentro da área, sem nada ser assinalado"
Como queres ser levado a sério se só escreves meias verdades?????

S.L.B. disse...

Anonimo (29/1/21 18:32): duvido MUITO que escrevesse eu o que escrevesse pessoas como tu me levassem a sério. (Estou consciente de que provavelmente estou a perder o meu tempo a dizer-te isto, mas de qualquer maneira, no resumo que vi, não passou nenhum lance com o Marega.)