origem

terça-feira, fevereiro 09, 2021

Regresso

Cinco jogos depois, voltámos finalmente às vitórias derrotando o Famalicão ontem na Luz por 2-0. Aos 7’ minutos o resultado estava feito, mas o que se passou nos restantes 83’ não nos pode tranquilizar, antes pelo contrário. A nossa oscilação exibicional num mesmo jogo e a falta de consistência tem sido um problema desde praticamente o início da temporada.
 
Com o Rafa e o Waldschmidt ainda de fora por lesão, apresentámos praticamente a mesma equipa que empatou com o V. Guimarães, somente com o Seferovic na frente em vez do Pizzi. A nossa entrada foi bastante forte e uma óptima jogada individual do Everton logo aos 3’ proporcionou ao Darwin a obtenção do primeiro golo. Por pouco mais de 20 cm, o nosso avançado saiu da sua zona de conforto, ou seja, o fora-de-jogo... O Famalicão mal passava do meio-campo e aumentámos para 2-0 aos 7’ na estreia do Otamendi a marcar com a gloriosa camisola, numa recarga a um remate do Taarabt que o guarda-redes contrário não conseguiu segurar. A partir daqui, pensei que finalmente iríamos ter um jogo sem stress e com um resultado que se iria avolumando naturalmente, ou não estivéssemos a defrontar o último classificado. Infelizmente, isso esteve longe de acontecer. O Famalicão reforçou-se com nomes conhecidos neste mercado de Inverno e foi conseguindo reequilibrar o jogo, embora de forma bem mais marcada depois do intervalo. Quanto a nós, fomos no sentido contrário, perdendo gás com o decorrer do tempo. Mesmo assim, uma cabeçada do Taarabt deu a sensação de golo, e outra do Seferovic e um remate do Weigl deveriam ter tido melhor direcção. Quanto ao Famalicão, só teve uma oportunidade, mas foi a melhor de todas dado que o remate do Gil Dias bateu em cheio no poste.
 
A 2ª parte veio confirmar a tendência dos últimos tempos de nos apagarmos completamente. Ainda tivemos um remate do Darwin logo no reinício, mas foi o Famalicão a única equipa a procurar o golo na maior parte do tempo. O Vlachodimos assumiu-se como um dos melhores em campo e defendeu mais do que uma bola de golo, principalmente do Gil Dias. Para variar um bocado, melhorámos ligeiramente com as substituições e reassumimos o controlo nos últimos 15’, com o Darwin a ter um falhanço escandaloso perto dos 90’, depois de uma assistência perfeita do Seferovic, que o colocou sobre a linha da pequena-área, mas o seu remate saiu inacreditavelmente por cima. Também o Everton proporcionou ao guarda-redes Luiz Júnior uma boa defesa já sob o apito final.
 
Em termos individuais, o Everton voltou a dar-nos um cheirinho do que já o vimos fazer e criou bastante desequilíbrios na direita. No lado oposto, o Cervi não esteve tão feliz e foi por isso o primeiro a sair. O Otamendi merece destaque pelo golo e o Vertonghen também fez uma exibição muito equilibrada. O Darwin voltou aos golos, o que é sempre bom para lhe dar confiança. O Vlachodimos foi essencial para manter a nossa baliza a zeros e, eventualmente garantir a vitória, porque se o Famalicão tem marcado um golo, provavelmente tremeríamos como varas verdes...
 
Bastante melhor do que a nossa exibição em campo, foi a exibição do Jesus na flash interview e conferência de imprensa. Culpou a Covid-19 pelo abaixamento de forma do plantel nos últimos tempos, o que até se pode compreender, ou não fôssemos nós a equipa do campeonato mais fustigada pela doença. Como só sobram três jogadores sem ter tido a doença, o Jesus prometeu que as coisas só poderiam melhorar a partir de agora dado que temos praticamente imunidade de grupo. Se ganharmos todos os jogos até final da temporada, conseguiremos o segundo lugar, ganharemos a Taça de Portugal e a Liga Europa, pelo que acho que não se poderia considerar uma má época... Não estou obviamente à espera que ganhemos os jogos todos até final, mas conseguir os dois primeiros objectivos é o mínimo que se exige à equipa.

Sem comentários: