O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Mauro Xavier ao ataque pela AGE: "Todos devemos estar do mesmo lado: da Transparência"

. 26 comentários
Carta aberta ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica

Exmo Dr. António Pires de Andrade,

Uma participação minha num programa televisivo no passado domingo teve o condão de nos ajudar a saber um pouco mais acerca das razões para a demissão do seu antecessor. Assumidamente contrariado por ter de dar mais justificações do que as libertara no comunicado em que anunciava a sua demissão, assegurou que só um ingénuo acharia possível realizar uma Assembleia Geral extraordinária sem o apoio do Presidente da Direção. Tamanha extravagância, explicitou, “só no Império Centro-Africano”.

Ora, digamos que não é preciso ir tão longe. Temos, por exemplo, o outro lado da Segunda Circular, que sempre fica um bocadinho antes de África, e onde, ainda há não tanto tempo assim, foi possível convocar várias Assembleias Gerais sem o apoio do Presidente da Direção.

É por isso, Dr. Pires de Andrade, que lhe dirijo esta missiva: para que não cometa os erros do seu antecessor.

Assim, tomo a liberdade de lhe endereçar algumas questões, às quais responderá se, quando e como entender (sendo que eu diria que, qualquer que elas sejam, devem ser dadas, pois os benfiquistas merecem respostas):

1. Em algum momento, algum elemento da atual direção do Benfica, em particular, o Presidente Rui Costa, se manifestou contra a realização da Assembleia Geral extraordinária? Ou essa resistência aconteceu somente da parte de Luís Filipe Vieira?

2. Até quando a situação pandémica que vivemos poderá ser usada como desculpa para a não realização da AG? Inúmeros eventos públicos, políticos e desportivos já decorrem há muito nestas condições – o Sporting festejou inclusivamente o título nas ruas. Devemos informar a Direção-geral de Saúde, mas não temos de lhe pedir autorização. Devemos ter um plano de contingência, mas não podemos continuar a bloquear a vida democrática do clube.

3. Uma eventual resistência da atual Direção poderia continuar a justificar um adiamento da AG? Não é admissível. Eu e um conjunto de sócios afirmamo-nos, desde já, disponíveis para financiar a logística necessária à realização da reunião magna do clube caso tal seja necessário. A AG foi solicitada em Abril. Não é aceitável continuar a protelá-la sine die.

Por fim, comunico-lhe, antecipadamente, que proporei um ponto adicional à ordem de trabalhos: levar ao Conselho Fiscal um pedido para a aprovação de uma auditoria externa forense à gestão recente do clube que acabe, depressa, com o clima de suspeição.

Independentemente de se apoiar esta ou anteriores direções do clube, este ou aquele movimento alternativo, todos devemos estar do mesmo lado: da transparência.

O Benfica não se esconde, o Benfica não faz guerra a ele mesmo, o Benfica não tem espaço para o medo.

Com os melhores cumprimentos,

Mauro Xavier, sócio 25.768 do Benfica
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. José Ferreira29/7/21 17:17

    Sim senhor. Independentemente de outras opiniões não posso deixar de estar de acordo com este Sr Mauro Xavier.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também de acordo, mas estranho muito que o GB sempre a criticar o Servir o Benfica por pedir uma AG seja agora um entusiasta do Mauro Xavier e desta sua iniciativa.

      GB fazes parte do grupo de sócios que acompanha MX a pagar a logística? MX caiu do céu ou ...onde estava antes das ultimas 2 semanas?
      MX já acrescenta pontos à AG????????? o poder vem de onde?

      Eliminar
  2. BENFICA GALÁCTICO ESTRATOSFÉRICO

    Uma oportunidade, de um Benfica de dimensão Universal, se reerguer, se dimensionar na Europa e no Mundo. Pensar o melhor para o GLORIOSO é crucial, depois da dimensão LFV, a aldrabice da OPA, e da venda de ações da
    SAD do Benfica, pela porta do cavalo, a um empresário americano numa dimensão proporcional a LFV e ao Rei dos Frangos, um tal John Textor, á dimensão dos outros intervenientes no negócio, coloca-se agora a questão de que essas ações na mão dessa gente vale pouco ou nada e não nos dimensionam num Universo empresarial cada vez mais Global, e onde desejamos ser líderes e estarmos entre os melhores e não nas mãos de uns xicos espertos sem dimensão, não esqueçam que o Benfica foi a única empresa de LFV que deu LUCRO, não pelos seu dotes empresariais, mas pela NOSSA dimensão, por aquilo que significamos em portugal e no mundo.
    Aproveitar o momento de escolhermos parceiros, pode ser uma oportunidade,
    abordarmos a ALIBABA, empresa chinesa,quotada no mercado Americano:BABA (NYSE) no comércio electrónico e não só, com uma facturação anual de 110,87 biliões de dollars, que nos poderia colocar os produtos Benfica existentes e aqueles que poderiam ser criados num mercado de dimensão estratosférica, associarmos aos parceiros também hipotéticamente a NIKE, empresa também com um mercado de vendas com o valor ano de 44,54 biliões de dollars e finalmente associaria a Flight Emirates, que poderia articular a visita de muitos asiátios a Lisboa para visitarem a catedral, poderia ainda acrescentar a empresa TENCENT, chinesa também na bolsa dos Estados Unidos e líder no mercado de conteúdos de entretenimento na china. Enfim existem muitas hipóteses a acrescentar a estas, ou mesmo alterá-las,mas para o GLORIOSO devemos desejar o melhor, um nível de exigência máximo, tanto no aspecto desportivo como económico, alterar paradigmas, e nos dimensionar no universo actual, criando e sermos líderes de inovação e criação de um projecto de  sucesso. Todos os Benfiquistas devem ter a oportunidade de participarem, de exporem ideias, e terem uma direção que nos represente, nos dignifique e que HONRE a grandeza do GLORIOSO, Somos portugueses, dos descobrimentos, inovadores , criadores, quando um desafio se nos coloca enfrentamos, navegamos e contra os canhões marchamos, marchamos e descobrimos novos mundos. É tempo de UNIÃO entre Benfiquistas, não de desunião. Entretanto reveja-se os Estatudos do CLUBE, o acto eleitoral, os requisitos para membros da direção, as Assembleias Gerais, e a nomeação dos orgãos de Fiscalização do Clube serem eleitos de forma independente das listas para a eleição da Direção.
    Os tais 25  %, que estão na mão do Rei dos frangos, pode ser adquiridas pelo Benfica, e posteriormente vendidas, ou negociar diretamente com investidores incluindo no negócio o Rei dos frangos, até pode ganhar algum, como investidor , que supera a costela benfiquista, sem comissões dos intermediários do Benfica, um negócio transparente , de acordo com as deliberações dos Estatutos e duma votação em Assembleia Geral.Discutirmos ideias de forma clara e transparente e não pessoas, depois avaliarmos as ideias dos presumíveis candidatos , para finalmente votarmos, escolhermos alguém que nos represente, que seja competente, benfiquista, disponível para servir ,que tenha a confiança dos sócios e esteja em sintonia com os superiores interesses do GLORIOSO." E PLURIBUS UNUM"

    Jose HG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó José...o seu texto está um bocado americanizado não está? nada contra, mas por momentos pareço que estou a ler a Gazeta Lusa de Newark. E porque não um investidor Chinês? Ou Russo ? ou ???

      Eliminar
    2. Engraçado que se reparares acabas de propor a célebre OPA que a Direção queria levar a cabo e da qual tantos aqui disseram que era uma negociata. E sim era uma otima estratégia financeira que só foi chumbada pela CMVM porque o Benfica SGPS iria recorrer a "dinheiros" da SAD para comprar essas ações a 5 euros cada. Ou seja o que a CMVM não aceitou é que se comprassem esses títulos com dinheiro da própria entidade que ia ser adquirida. Não manifestou a CMVM mais nenhuma ilegalidade na operação , embora para muitos só interessasse dizer uma parte da história , ou seja a OPA foi chumbada por ser ilegal, e pararam por aqui porque o que interessava era denegrir a estratégia. Agora imagina se a OPA tinha ido para a frente e o Benfica tendo pago 5 euros por ação , as vendia a um investidor (um John Textor desta vida) por 9 euros. Quanto é que entrava no Benfica clube? E sim afinal os 5 euros já não parecem agora tão exagerados pois não? Ainda há bem pouco a cotação do título estava nos 4,77 euros. E depois disto tudo quem quer saber se o Rei dos Frangos iria ganhar muito ou pouco , se o Benfica esse sim ia ganhar uma pipa de massa. O que arranjaram foi que agora o Rei dos Frangos vai ganhá-lo todo e o Benfica fica a ver navios... Get smart!!

      Eliminar
    3. ALIBABA e TENCENT chinesas como investidoras ? Capitalismo do mais opaco que se conhece... quando dessemos por ela a marca Benfica já estava registada na China. Para opacidade já bastou o Bieira (digo eu)

      PR

      Eliminar
  3. Sem mais, eu não diria melhor.
    Assino por baixo.

    ResponderEliminar
  4. Este comunicado de Mauro Xavier não é inconsequente e prejudicial ao Benfica? INCONSEQUENTE, porque a questão crucial para o Benfica NÃO É NADA DISTO: É saber, QUAL O PROJECTO DOS CANDIDATOS PARA OS PRÓXIMOS 8 ANOS [se esses Projectos conseguem ter maior taxa de sucesso do que a de Vieira, concretamente: 5 vitórias em 8 anos (62,5%) com um «tetra», simultaneamente com 8 anos consecutivos de lucro]; LOGO, se são uma continuidade, ou uma ruptura, com esse nível de resultados, e que garantias dão do que dizem e propõem. PREJUDICIAL, porque Mauro Xavier mostra ingenuidade, ao acreditar que o clima de suspeições irá terminar com uma auditoria forense, já que é uma campanha perpetrada pelos rivais do Benfica, que nunca deixarão de a fazer

    ResponderEliminar
  5. Benfiquista ENVERGONHADO29/7/21 18:06

    Não há volta a dar: os 17 anos de Vieirismo & Cia. têm de ser seriamente escrutinados, a bem do Benfica, para que o clube fique acima das tratações que os tratantes possam ter feito a coberto da grandeza do Benfica.

    E para os faltosos para com a idoneidade e dignidade do Benfica não haverá perdão nem complacência.

    Os sócios decidirão, espero que agora de olhos bem abertos!...

    ResponderEliminar
  6. Isso tudo!
    Apoiado!
    Assim com considerei oportuna na altura a acção do Mattamouros contra o pulha, mantenho a coerência em apoiar tudo o que sacuda a árvore onde os aprendizes de pulha e cobardes se penduram!
    Se com estas acções os requerentes tem agendas escondidas, logo saberemos.
    Prioridades!

    ResponderEliminar
  7. Vamos lá Mauro Xavier
    Força com isso
    Mas fique já a saber que se as seguintes pessoas estiverem do seu lado jamais citarei na candidatura que coxa apoiara

    Rei das bifanas é o seu gang
    Marra mouros
    Limões azedios
    EWIS key Malheiro
    Ricardo marujo palhaço da XIC
    Adão palhaço da rtp
    Bernardo lateral esquerdo palhaço
    Azar do crlh da Sporko tv

    Pois é…frentes encomendados pelo mesmo gang do avental da linha lapa cascais não obrigado
    Já tivemos o damasio e o vale e azevedo

    Vai bugiar vai roubar o BES o BCP ou o bom

    Deixem o Benfica em paz

    O Benfica é dos sócios dos adeptos

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada29/7/21 18:38

    Absolutamente de acordo e apoio sem reticências o que o nosso consócio expôs.
    Neste momento dramático para não dizer trágico que o nosso clube atravessa, temos que apoiar quem se propõe a abanar a estrutura, a exigir verdade, transparência e lealdade.
    Bem sei que:
    "Gato escaldado da água tem medo"

    mas não podemos começar a desconfiar de todos os que pugnam por um Benfica à Benfica, como fizeram tantos presidentes que honraram e engrandeceram o clube.
    Se vamos duvidar das boas virtudes ou maus defeitos de todos, então não vamos a lado nenhum, pois ninguém vai ser capaz de gerir e presidir ao nosso clube!
    Por mim, só tenho a agradecer a este nosso consócio a luta que encetou e que está a manter acesa na defesa do Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  9. Martinho Penes29/7/21 18:38


    Os vieiristas mandam no Benfica clube e no Benfica SAD.

    Quem está fora que continue por fora mas não se esqueçam de pagar as cotas a tempo e horas e até é melhor que antecipem o pagamento das cotas.

    Mantenham-se calados e quietos para não atrapalhar a eliminatória contra o Spartak.

    Estamos em vias de contratar os melhores jogadores para está época após a passagem para a Champions.

    O Rui Costa só irá prestar contas ao LFV e se lhe apetecer.

    Nesta época só perdemos contra a equipa B, ou seja, temos uma formação maravilhosa.

    Pedro Guerra, Calado, Diamantino e outros cartilheiros defenderão o Benfica nos órgãos de comunicação social.

    ResponderEliminar
  10. Mauro Xavier o artista que nesse mesmo programa disse que no momento o Benfica não deve seguir os estatutos, e colocou em causa a pessoa do Rui Pereira, e só por esse motivo por não o admitir o mesmo deu mais algumas explicações, como qualquer republica africana, mas não é de admirar de um gajo que há uns meses disse algo parecido que deviamos ter decoro e mostrar respeito ao Vieira, é por gente desta que o Benfica não sai disto e só sairá no dia em que extinguirem o vieirismo e todas as suas práticas do clube.

    O Mauro Xavier devia ter decoro e ter respeito ao Benfica por aquilo que disse e defendeu durante anos, e já agora como é um Microsoft man, sugiro que faça format cerebro: ou então chkdsk cerebro /f /r

    Este senhor e o outro convocado um tal de Hugo Oliveira, tem sido uma vergonha o que dizem e as suas posições nos especiais Benfica, ontem foi mais uma vergonha, o que esta gente defende, o Camilo pode ter muitos defeitos mas de finanças e bolsa o homem sabe do que fala, é isto deputado

    ResponderEliminar
  11. Este deve ter estado em hibernação (ou negação), e só agora "acordou"... mas mais vale tarde que nunca.
    Todos fazem falta para tirar toda a escumalha que existe no actual Benfica!

    ResponderEliminar
  12. Ah agora já querem a AGE? têm uma lata.
    E logo aquela pedida pelo Movimento Servir o Benfica. Mas não diziam que eles se queriam servir do Benfica!!??
    Ah já percebi, o Mauro "11 razões para votar Vieira" é a favor, logo está tudo bem. LOL

    ResponderEliminar
  13. Mauro das disketes aki e bem visto! Ele financia? Hum quem esta por tras? Vai publicar o financiamento? Adoro!

    ResponderEliminar
  14. Mauro Xavier chegue-se à frente e candidate-se !! Força.

    ResponderEliminar
  15. Mas agora a AGE ja é boa? Não te esqueças que se houver AGE é graças a um grupo que tanto críticas!!!

    ResponderEliminar
  16. PONTO 3

    “Conjunto de sócios…”

    Quem são?

    Se é tão transparente e exige transparecia

    SR. Mauro Xavier

    Quem são os tais sócios

    Já os devia ter mencionado…agora neste texto e antes na tal entrevista

    Até que diga quem são os sócios e todas as pessoas que estão consigo e os quais o Sr. Não passa de um porta voz para mim não passa de mais um qualquer sócio do Benfica em busca de protagonismo

    Pois tem aqui a sua oportunidade de mostrar a sua intenção é o que pretende para o Benfica com todo este mediato amo a sua volta

    E repito

    QUEM SÃO OS TAIS SOCIIS SEUS AMIGOS??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto, neste caso a transparência de financiamento já não é relevante? Com o Noronha lembram-se como o financiamento da sua campanha era tão importante para os bloggers aqui e acusavam de falta de transparência? Agora já não é preciso transparência? Há certezas que este não recebe em sua casa amigos do FCP? Coerência precisa-se e menos propaganda aos amigos também...

      Eliminar
  17. Há uns meses estava tão convicto do seu voto caro Mauro Xavier. Coerência e integridade davam jeito. Se não sabe o que significam, vá ao dicionário.

    ResponderEliminar
  18. É sempre bom ver alguém abrir a pestana a tempo. Percebo que os actuais estatutos não ajudam à sua ambição. Antes assim. Bem vindo ao que muitos já defendem há demasiado tempo

    ResponderEliminar
  19. Podias ter esperado um pouco, ouvias o Presidente (gostes ou não) e as tuas dúvidas aparentemente estavam desfeitas. Para terminar, paraquedistas como os de antigamente já não há
    JC

    ResponderEliminar
  20. Agora a AG já é boa? O Mauro "Messias" Xavier veio benzer e agora é para ser exigida? Já é útil? E este Mauro Xavier surgiu de onde? Esteve nas assembleias contra o Vale e Azevedo? Esteve 11 anos do lado do Vieira? Fez alguma coisa para mudar a situação? Não é cunhado de ninguém? Cheira-me a um grande paraquedista, temos novos Tiagos Pintos a posicionarem-se para futuros tachos a aparecerem de todos os lados e a promoverem-se de todas as maneiras possíveis...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking