SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 setembro 2021

Oportunidade Fantástica para vencer o FC Barcelona

29 setembro 2021 0 Comentários

 SEM CONVOCADOS ANUNCIADOS.



Resta esperar pelos 23 escolhidos pois nas competições da UEFA além dos onze que serão titulares há mais doze com possibilidades de integrar o conjunto de suplentes.


NOTA: assim que for divulgada, nesta quarta-feira, a lista dos futebolistas convocados será feita a habitual previsão de um treinador de bancada.

 

Com convocatórias no dia do jogo

Permite aos adeptos tentarem adivinhar as mesmas quando o que é hábito é tentar adivinhar o onze inicial. Face às lesões de Svilar, Diogo Gonçalves, Nemanja, Paulo Bernardo e Seferovic, além de Gil Dias não inscrito, os 23 escolhidos devem ser:

 

2 (1)Odysseas e Helton (um guarda-redes da Equipa B também deve estar convocado embora não seja divulgado);

9 (5): André Almeida, Valentino, GilbertoLucas VeríssimoOtamendiVertonghen, Morato, Ferro e Grimaldo;

8 (3)Weigl, Meïte João MárioRafa, Gedson, Taarabt, Pizzi e Everton;

4 (2)Darwin, Gonçalo Ramos, Yaremchuk e Rodrigo Pinho.


      ASSIM VAI O PLANTEL DE 30 GLORIOSOS

NOTAS: Min - Minutos jogados; JT – Jogos totais; Tit – Jogos a titular; SU – Jogos como suplente utilizado;  A – Assistências para goloG – Golos; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituídoSuplente não utilizadoConvocado não utilizado; F – Férias; L - Lesionado; L * - Recuperar de lesão; Q – Quarentena; NI – Não Inscrito na UEFA; B – Inscrito na UEFA pela lista B; A – Suspenso por acumulação de cartões amarelos; V – Suspenso com cartão vermelho directo; C – Castigo pelos desacatos provocados na final da Taça de Portugal 2020/21


Com vinte jogos - serão 22 depois desta 2.ª e da 5.ª jornadas do grupo G da Liga dos Campeões

Poucos clubes no Mundo extra-Espanha terão tantos encontros frente ao colosso catalão como o Benfica. O adversário desta noite só é superado pelo Real Madrid CF (23 jogos) e pelo Clube Atlético de Madrid (21 jogos). Em terceiro lugar o Manchester United FC (16), RSC Anderlecht (15), FC Bayern Munique (14 que passarão a 16) e Paris Saint-Germain FC (14). O Benfica tem 13 adversários internacionais com os quais tem mais de uma dezena de encontros. Uma "riqueza" única que urge preservar e desenvolver.

OS 20 JOGOS DO “GLORIOSO” COM O FC BARCELONA

Época

Cmp

Res.

Cidade

S

Estádio

Marcadores


21/22


 

Par

D 0-5

 

Barcelona

 

F

 

Calle Indústria

---------

D 2-5

Jesus Crespo

Jesus Crespo

30/31


Par

D 1-5

Barcelona

F

Les Corts

Augusto Dinis

31/32


Par

D 2-5

Lisboa

C

Amoreiras

Guedes Gonçalves

Aníbal José


40/41



Par


D 2-4

Barcelona

F

Les Corts

Francisco Rodrigues

Francisco Rodrigues

 

57/58


 

Par

 

V 4-0

 

Lisboa

 

N

 

Restelo

Coluna

José Águas

Cavém

José Águas

 

60/61


 

TCCE
F

 

V 3-2

 

Berna

 

N

 

Wankdorf

José Águas

autogolo

Coluna

61/62


Par

E 1-1

Barcelona

F

Camp Nou

Santana

 

63/64


TRC

mf

 

V 3-2

 

Cádis

 

N

 

Ramón Carranza

Serafim

Iaúca

Serafim

66/67


Par

E 1-1

Barcelona

F

Camp Nou

Eusébio

V 1-0

Lisboa

C

Luz

José Augusto

90/91


TTH

F

D 0-2

Corunha

N

Riazor

---------

 

91/92


LC*

G.º B

2/6j

E 0-0

Lisboa

C

Luz

---------

D 1-2

Barcelona

F

Camp Nou

César Brito

93/94


TPC

V 2-1

Lisboa

C

Luz

Rui Águas

Ailton

02/03


Par

D 0-1

Lisboa

C

Luz

---------

05/06


LC

1/4

E 0-0

Lisboa

C

SLB

---------

D 0-2

Barcelona

F

Camp Nou

---------

12/13

 

LC

G.º G

2/6j

D 0-2

Lisboa

C

SLB

---------

E 0-0

Barcelona

F

Camp Nou

---------

 

21/22

LC

G.º E

2/5j

?

Lisboa

C

SLB

?

?

Barcelona

F

Camp Nou

?

TOTAIS

20 J – 5 V 5 E 10 D  23/40

NOTAS: TCCE/LC – Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões; LC * - Taça dos Clubes Campeões Europeus exactamente com o mesmo modelo da Liga dos Campeões em 1992/93. Jogava-se até aos oitavos-de-final a eliminar. Apuravam-se os oito clubes que eram divididos em dois grupos – A e B - (com quatro emblemas cada um) que a pontuar, a duas voltas, disputavam seis jogos, apurando o vencedor de cada grupo para a final. A UEFA não considera a temporada de 1991/92 como Liga dos Campeões. Mistério!; TRC – Torneio Ramón de Carranza, em Cádis; TTH – Torneio Tereza Herrera, na Corunha; TPC – Troféu Pepsi Cola


O intercâmbio entre Benfica e FC Barcelona

Vem de muito longe no tempo. Cumpriu-se no passado dia 24 o centenário do primeiro encontro (24 de Setembro de 1921) entre os dois clubes. Os jogos foram devidamente noticiados em Espanha (clicar). O Benfica nas frequentes digressões a Espanha, que correu de lés-a-lés sempre que possível deslocava-se à Catalunha para defrontar clubes desta região, que a par com o País Basco, eram as mais possantes de Espanha, superando Madrid, Galiza e Andaluzia. Por isso jogou nos três campos do FC Barcelona, incluindo o famoso Calle Indústria (La Escopidora: escarrador) e a "alcunha" diz tudo acerca do que sofriam nesse espaço os adversários. 

 

Em 1930/31, o Benfica estreia-se em Les Corts (bairro onde assenta o FC Barcelona) pois foi no mesmo que construíram o actual estádio

Com o FC Barcelona a estrear-se, no campo do «Glorioso» nas comemorações do 28.º aniversário, em 1932. Foi mais uma demonstração do poderio do clube espanhol.




Em plena Segunda Guerra Mundial (1939/1945) e após a sangrenta Guerra Civil espanhola (1936/1939)

O Benfica aceitou o convite para jogar frente ao CF Barcelona pois o franquismo obrigou o clube catalão a "castelhanizar" o seu nome de Futbol Club para Club de Fútbol. Havia promessa de retorno e não ficou esquecido, pois quase duas décadas depois o principal emblema de Barcelona apresentou-se em Lisboa para cumprir o prometido no início da década de 40. O Benfica sem iluminação artificial foi obrigado a receber, numa quinta-feira, pelas 21:30 horas, o FC Barcelona no estádio do Restelo, do CF "Os Belenenses" num jogo fantástico considerado o melhor encontro de futebol realizado em Portugal depois do infausto jogo frente ao Torino AC, em 2 de Maio de 1949. Crónica do jogo no jornal lisbonense «Diário de Lisboa» (clicar).



Festas de Homenagem

O «Glorioso» deslocou-se a Barcelona para um jogo de homenagem aos futebolistas Vergés e Gracia, retribuindo o popular clube de Espanha com o encontro para homenagear Ângelo. Clicar para crónica do jogo no jornal lisbonense «Diário de Lisboa».


Na primeira edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus com fase de grupos

O Benfica integrou o grupo B com o AC Sparta Praga, FC Dínamo Kiev e o FC Barcelona. Na segunda jornada reencontro entre os dois emblemas. Na primeira jornada o Benfica foi derrotado, por 0-1, em Kiev. O FC Barcelona venceu, por 3-2, o AC Sparta de Praga. Depois da segunda jornada:

FC Barcelona (3 pontos, pois a vitória equivalia a dois pontos);

AC Sparta Praga (2 pontos, pois venceu, por 2-1, o FC Dínamo Kiev);

FC Dínamo Kiev (2 pontos);

SL BENFICA (um ponto). No final, após as seis jornadas, o Benfica foi terceiro classificado, com cinco pontos, mais um que o FC Dínamo Kiev e menos um que o AC Sparta Praga. O FC Barcelona venceu o grupo (nove pontos) e conquistou a primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus, depois de ter perdido para o Benfica, em 1960/61.

 


O Benfica com o apoio da Pepsi Cola promoveu a apresentação aos associados do Clube num encontro da «Saudosa Catedral»

Em 1992/93, o Benfica derrotou, por 2-0, o Real Madrid CF. Na temporada seguinte (1993/94) já não foi o jogo de apresentação, mas o terceiro encontro na «Saudosa Catedral» como «Glorioso» a derrotar, por 2-1, o FC Barcelona.




Em 2002/2003, o FC Barcelona regressou ao estádio do Benfica

Com um jogo a realizar-se no Inverno. O Benfica iniciava uma série de cinco jogos sem marcar nenhum golo ao adversário desta noite. Que hoje se quebre este recorde negativo, se possível logo nos primeiros minutos.

 


Quartos-de-final da Liga dos Campeões, em 2005/2006

Foi um embate de gigantes. Ronald Koeman (treinador do Benfica) bem se pode queixar da influência que os espanhóis tinham na UEFA e que teve o auge na final de Turim, para a Liga Europa, em 2013/14, frente ao "Betoteiro" do Sevilha FC. Em 2005/06, o FC Barcelona (vencedor do grupo C e depois de eliminar o Chelsea FC) que devia ter perdido o jogo na «Catedral» conseguiu empatar sem golos e resolver a passagem às meias-finais, no seu estádio, que de novo só tinha o nome!




Grupo G da Liga dos Campeões, em 2012/2013

Foi um início desastroso do Benfica. Depois de empatar, sem golos, no terreno do Celtic FC teria de derrotar o FC Barcelona na segunda jornada, pois este vencera, por 3-2, o FC Spartak Moscovo, em Barcelona. Mas o FC Barcelona foi superior e o Benfica com uma má abordagem ao jogo...jogou para perder por poucos, pois com 0-2 aos 55 mintos a ideia foi mais não sofrer o 0-3 que fazer o 1-2. Inadmissível a tacanhez de Jorge Jesus neste jogo. Que corrija essa postura anedótica, no dia de hoje. Tem oportunidade para isso. Aproveite-a! 

 


Grupo E da Liga dos Campeões, em 2021/2022

Com dois jogos de extrema dificuldade mas em que é possível derrotar um clube que parecem "umas baratas tontas" neste início de época. É aproveitar. Ter respeito por um dos emblemas mais poderosos do futebol mundial mas longe de ser o que já foi num passado próximo.

Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: