origem

quinta-feira, outubro 21, 2021

Dignos

Fomos goleados em casa frente ao Bayern (0-4), mas continuamos no segundo lugar do nosso grupo na Champions, agora com o Barcelona um ponto atrás de nós dado que venceu o Dinamo Kiev por 1-0. O resultado é obviamente muito pesado, mas a equipa saiu do campo sob aplausos (e foram merecidos). Contraditório? Só para quem não viu o jogo...

Tinha comentado com mais do que um grupo de amigos que, se perdêssemos por menos de três golos, não ficaria muito chateado. Mas, quando chegámos aos 70’ com 0-0 e com a perspectiva de um empate não ser um mero sonho, confesso que sofrer uma goleada já não estava na minha cabeça. Pura ilusão...! Este Bayern Munique é, a par deste Barcelona, a melhor equipa que vi jogar ao vivo no Estádio da Luz. Não há como não admirar a maneira como eles sufocam o adversário, não o deixando respirar, como vão esburacando as defesas contrárias e naturalmente criando oportunidades, e como só deixam de tentar marcar quando o árbitro apita para o final. Que maravilha! Apesar de tudo isto, batemo-nos muito bem e só com o autogolo que deu o 0-2 é que nos desconcentrámos, o que acabou por ser fatal.
 
Entrámos em campo com o tridente ofensivo do costume (Rafa, Yaremchuk e Darwin), revelando alguma audácia da nossa parte. Fomos dominados na maior parte do primeiro tempo, mas ainda tivemos uma grande oportunidade com um remate do Darwin que foi magnificamente defendido pelo Neuer. Do nosso lado, o Vlachodimos safou-nos um par de vezes e o VAR também, dado que anulou um golo ao Lewandowski, porque foi metido com o braço.
 
Na 2ª parte estivemos melhor, conseguimos equilibrar um pouco mais a partida, e um remate do Diogo Gonçalves (que tinha substituído o lesionado André Almeida) voltou a fazer o Neuer brilhar. O Yaremchuk teve igualmente uma boa arrancada, mas o remate saiu ao lado. Do lado contrário, o Vlachodimos defendeu uma bola com o pé e ela ainda foi ao poste, e o VAR anulou por fora-de-jogo outro golo dos alemães. Uma falta idiota do Otamendi sobre o Lewandowski, que estava de costas para a baliza(!), provocou um livre perigosíssimo, que o Sane não perdoou. Foi aos 70’ e durante dez minutos tentámos recompor-nos, mas foi o jogador que entrou, o Everton, a fazer um autogolo aos 80’ que nos liquidou de vez e em quatro minutos acabámos por sofrer mais dois golos: aos 82’, o Lewandowski lá marcou o golinho da ordem e o Sane bisou aos 84’. Foi um autêntico rolo compressor que nos passou por cima na parte final...
 
Em termos individuais, de quem eu mais gostei foi do Weigl, que conseguiu bater-se taco a taco com os seus compatriotas. O João Mário também teve alguns pormenores de classe e o Darwin, apesar de nem sempre decidir bem os lances, tentou criar perigo. A velocidade do Rafa esbarrou muitas vezes nos muros alemães. O Vlachodimos ainda conseguiu impedir que o resultado fosse mais avolumado.
 
Foi pena que o modo como nos batemos não tenha tido repercussão no resultado, mas o Bayern é de outra galáxia. O jogo em Munique vai ser terrível, mas não irá ser por ele que passará a nossa possível qualificação. Portanto, qualquer que seja o resultado, não podemos perder a concentração para os últimos dois jogos do grupo, esses, sim, decisivos.

3 comentários:

joão carlos disse...

Só que nunca por nunca com que equipa for podemos em cinco minutos sofrer em cinco minutos três golos e se é verdade que as ultimas alterações em nada ajudaram muito pelo contrario e que deveria ter vindo mais ajuda do banco mas não desculpa o que aconteceu.
Não concordo com a opinião dos aplausos porque aqueles últimos quinze minutos não merecem aplausos, muito pelo contrário, e derrotas para mais goleadas, seja com que adversário for, também não os merecem, até porque foi a segunda pior derrota em casa em jogos com equipas estrangeiras, com isto não estou a dizer que tivesse existido pateada, que os primeiros setenta minutos também não mereciam mas existe um meio termos é que aplaudir nas derrotas, como foi este o caso e já tinha sido no anterior jogo para o campeonato dá um péssimo sinal para quem lá esta dentro é que tanto faz vencer como não que é a mesma coisa e que bastam setenta minutos quando os jogos tem noventa é que deste modo depois não podemos ficar surpreendidos de termos mais épocas como as duas anteriores.
Mais uma lesão para juntar ao rol pelos vistos está explicado porque temos quatro laterais direitos é que desde o início da época três deles já estiveram lesionados mais do que uma vez é que assim é impossível um qualquer jogador adquirir ritmo ou forma dado que jogam um jogo ou dois, alguns nem isso, e voltam a reincidir em novas lesões.

Pedro disse...

O weigl bater-se taco a taco??? Esse jogador desde que chegou ao Benfica só faz merda e tudo é perdoado. Ele e o Grimaldinho têm de sair de cena o mais rapidamente possível!!!!

Pedro disse...

A marca do Weiglinho: http://pluribusunum7.blogspot.com/2021/10/o-que-todos-vemos-mas-o-que-maior-parte.html