SABE A POUCO

Não tivesse acontecido aquele lance, ao minuto 93, e a saga do Benfica em Barcelona teria sido um êxito: rigor defensivo, empate a zero, qualificação pendente.
Aquela perdida, no momento em que foi, deixa um sabor amargo. Afinal, podia ter-se escrito história. Afinal, a vitória até tinha sido possível, e agora os encarnados dependiam apenas de si próprios, e de uma vitória, na Luz, diante do Dínamo de Kiev.
Lances daqueles acontecem frequentemente. Até o próprio Seferovic já os desperdiçou. Lembro-me de, em Barcelona (e eu até estava lá), ver Lima desperdiçar uma ocasião semelhante, na outra baliza, num jogo que também terminou zero a zero, empate que na altura eliminou o Benfica.
A diferença é que agora foi praticamente na última jogada. É isso que faz Jesus ajoelhar-se, e muitos benfiquistas baterem com a cabeça nas paredes.
Não vou contribuir para a fogueira do internacional suíço. E acho que Jorge Jesus não o deveria ter feito. Mas sabemos como é o orgulho do treinador do Benfica: ele ganhou o jogo, e só Seferovic o impediu.
Já aqui escrevi, e volto a dizê-lo: Seferovic é o melhor ponta-de-lança do Benfica, e se juntasse a frieza na finalização ao sentido posicional e capacidade de desmarcação que tem, não estaria certamente em Portugal.
O que ficou para trás desse lance foi um jogo de nervos, com o Barcelona a atacar, e o Benfica a defender bem. Mas se na linha defensiva os encarnados estiveram intransponíveis, comandados por um super-Otamendi, no meio campo e no ataque já vi esta equipa fazer mais e melhor. João Mário estava claramente limitado, Rafa não esteve nos seus dias, Everton foi inconsequente e Yaremchuk devia ter ficado no banco. Tudo isto impediu o Benfica de colocar os catalães em sentido, e fez com que a partida se inclinasse progressivamente para o lado da baliza de Vlachodimos (outra grande exibição).
O empate é um bom resultado, e deixa bastantes esperanças para a última jornada. Confio no Bayern e na sua sede de ganhar. Este Barcelona não me parece capaz de, em condições normais, se superiorizar no Allianz Arena. Em condições normais, repito.
O Benfica não pode jogar esse jogo. Joga, sim, na Luz, e tem forçosamente de ganhar.

2 comentários:

paulojcduarte disse...

Estou farto de reafirmar isso, é o nosso melhor avançado. Ter jogado 15minutos este ano antes deste jogo é crime. Mais minutos tem o Everton e não passa daquilo, até o Gilberto tem tido enorme evolução do trambolho que era nos primeiros jogos. Mas não nos vamos enganar com um lance, foi um Tondela a defender contra um Barça sem muitas ideias, num ano que tem 1/10 do orçamento em crise.

joão carlos disse...

estou como o outro se a minha avó tivesse rodas era um camião.

este é apenas um lance que demonstra que o seferovic não é o nosso melhor avançado como tinha dito, nem o nosso melhor ponta de lança.
o problema não é ele ter falhado este lance é a quantidade de lances deste que ele falha, basta só ir ver o jogo em tondela e na choupana do anos passado que nestes jogos foram dois igual em cada jogo.

o yaremchuck devia de estar no banco neste jogo mas para isso tem de perguntar ao treinador porque é que contra o paços jogou com o darwin a titular, em vez do yaremchuk e neste que devia de ser o darwin o titular jogou o yaremchuk.