O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 16 de janeiro de 2022

Exclusivo: Entrevista a João Lobo

. 59 comentários

1. Quem é o João Lobo e qual é a sua participação no dia-a-dia do associativismo no SLBenfica?

O João Lobo é um sócio do SL Benfica, com 41 anos de idade, apaixonado por tudo o que faz e em que os verdadeiros valores do SL Benfica têm um papel fundamental no dia a dia.

A participação no associativismo do clube vem desde cedo, e manifesta-se diariamente em casa, no trabalho e nos mais diversos círculos sociais, numa luta constante pelo bem do SL Benfica.

O SL Benfica é essa força motriz e um dos grandes responsáveis pela paixão que ponho em tudo o que faço.

2. Grande parte dos benfiquistas apoiou Vieira há um ano, quando já tudo indiciava a situação que agora conhecemos. O que levou acha que levou os benfiquistas a votarem ainda no ex-presidente?

O futebol é um fenómeno que tende a perpetuar dirigentes. Internamente (e provavelmente) porque os critérios democráticos são muito discutíveis. Externamente, o escrutínio é quase inexistente. Creio que as pessoas não têm a determinação suficiente face ao destino e por isso não têm coragem para alterar o caminho. Já dizia Miguel Torga:

É um fenómeno curioso: O país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto.

Falta-lhe o romantismo cívico da agressão.

Somos, socialmente uma colectividade pacífica de revoltados.

3. Aceitaria fazer parte de uma lista/solução de governo para o SL Benfica que permitisse a continuação de Domingos Soares de Oliveira como principal decisor dos negócios do SL Benfica?

O Dr. Domingos faz parte de uma equipa de órgãos sociais de uma administração que não tem resultados à altura do SL Benfica que eu defendo, quer desportivos, quer financeiros, quer aparentemente éticos, em função da informação que dispomos e cujas decisões não se coadunam com os valores do SL Benfica.

O Dr. Domingos trata o SL Benfica apenas como uma marca e os sócios como clientes.

Está no Benfica, mas não é benfiquista - algo que até foi dito pelo próprio. E isso num clube é muito importante. Quando as coisas correm menos bem, nomeadamente a nível desportivo, quem não é verdadeiramente benfiquista não as sente como um benfiquista. 

Quando as coisas não correm bem, não estamos perante um dia menos eficiente na empresa. Estamos perante um mau resultado do SL Benfica, e isso não é recuperável. São as vitórias que criam a cultura de um clube como o SL Benfica. Não é apenas a marca. Não é a empresa. Não é o sócio entendido como cliente.

Este tema faz-me particularmente confusão. Quantos milhares e milhares de benfiquistas competentes temos? Contraceno com muitos com regularidade, pelo que jamais poderei entender a ausência de benfiquistas em órgãos de gestão e decisão. Falta muito Benfica ao Benfica.

Adicionalmente não me parece que os critérios de integração do Dr. Domingos no universo Benfica tenham tido em conta os seus conhecimentos do produto que é o futebol, e nos cargos que ocupa e ocupou, o domínio dessa temática ]e fundamental. Todos os seus eventuais conhecimentos do produto futebol, desportiva e financeiramente falando, foi o SL Benfica e as circunstâncias do cargo que ocupa que lhe deu, e não o contrário.

Para terminar, e avaliando o seu desempenho na gestão da SL Benfica SAD, não verifico que as suas supostas competências adquiridas se traduzam numa boa gestão.

Pegando por exemplo no passivo, por se tratar de um indicador económico sensível ao universo Benfica, não conseguimos estabelecer uma relação de causalidade entre um passivo elevado e a conquista de títulos.

Ao contrário de outros clubes que apostaram na competitividade das suas equipas com a consequente obtenção de títulos, mantendo passivos altos – cabendo a cada um a avaliação deste trade-off, no SL Benfica não verificamos essa correlação. A SL Benfica SAD tem em 2021 exactamente o mesmo passivo que tinha em 2011 (portanto há 10 anos atrás), e que ascendia a 380 milhões de euros, sem que possamos dizer que neste período o SL Benfica tenha sido hegemónico a nível desportivo. E tudo isto após as centenas de milhões que entraram na SAD, através de antecipações de receitas televisivas e alienações de atletas (delapidando irrecuperavelmente os plantéis), que como sabemos, foram vencer títulos para outros clubes.

4. Que balanço faz dos primeiros meses de Rui Costa Presidente? O que acha de Rui Costa ter apostado na continuidade sem gente mais jovem e com outras valências e preparação? Não estará ainda Vieira “dentro do SL Benfica”?

O João Lobo tem confiança em Rui Costa como solução de futuro para a liderança do SL Benfica? Porquê?

Rui Costa sente-se inseguro e procura apoio em pessoas da estrutura que conhecem o contexto, contexto esse que Rui Costa também devia conhecer, em função dos anos que ocupou o cargo de administrador para o futebol.

Sendo o futebol o principal negócio da Benfica SAD e estando Rui Costa como administrador há tantos anos, o trabalho que tem demonstrado é manifestamente fraco. Não isolo Rui Costa administrador para o futebol com o cargo de presidente que ocupa agora, face }a importância da posição já antes exercida.

Os insucessos destes anos todos, e mais grave ainda, as situações que conhecemos actualmente e que beliscam a instituição SL Benfica e que nada têm a ver com os valores do clube, sejam por acção ou omissão de Rui Costa, são a nota comum.

E se forem por omissão o caso é ainda mais grave, significando isso que no exercício das suas funções remuneradas, Rui Costa não actuava como se espera de um órgão social de uma administração.

O escrutínio da actividade do clube e da SAD é um dever de qualquer sócio ou acionista (como aliás está definidos nos estatutos), quanto mais de um órgão social que naturalmente tem responsabilidades acrescidas.

Quero ainda deixar um comentário sobre a comunicação do clube, que tem como objectivo propagandear e garantir a continuidade de quem está no poder. Esta é uma estratégia de há muitos anos, que infelizmente não mudou com Rui Costa e que tem diminuído a cultura de exigência dos benfiquistas - veja-se a mentira que é a suposta hegemonia do clube.

O que gastamos nesta falácia que é a comunicação do SL Benfica, que muitas vezes nos envergonha enquanto benfiquistas, era suficiente para termos equipas competitivas nas modalidades, por exemplo. Falo deste tema por ser responsabilidade do presidente.

A comunicação do SL Benfica devem ser as vitórias. Não há melhor comunicação que essa e só se conseguem vitórias fazendo mais e melhor do que os outros, e para isso é necessário investimento.

5. Já vamos a futebol, que todos gostam de falar, mas vamos falar de modalidades. Acompanha as modalidades do Clube, ou o João Lobo "é mais futebol"?

Dedico mais tempo ao futebol. As modalidades apenas acompanho com a regularidade possível. Não é alheio a este facto a falta de investimento que tem vindo a ser feito nas modalidades. A gestão e as respectivas decisões de quem dirige foram afastando os sócios, e não o contrário.

A pergunta que deve ser feita é porque e que as pessoas deixaram de ir? Quando o Benfica tinha atletas excepcionais e equipas fantásticas à altura do clube, fosse em que modalidade fosse, os pavilhões estavam cheios. Podíamos nem sempre ganhar, mas a probabilidade era muito grande, em função da competitividade que apresentávamos. E mesmo não ganhando, os sócios admiravam os atletas do clube por serem os melhores, e queriam ver os mesmos ao vivo, enchendo os pavilhões. É a cultura de vitória que nos dá isso. Ao invés, a ausência dessa cultura afasta as pessoas. Conforme referi acima, uma derrota do nosso clube não é a mesma coisa nem tem o mesmo impacto que um dia que corre menos bem numa empresa. Uma derrota é algo de irrecuperável, e a sua regularidade descaracteriza um clube vencedor.

6. Se pudesse dar três conselhos ao Rui Costa sobre as modalidades, o que lhe diria?

Apostar em 2 ou 3 modalidades com grande potencial de sucesso. Futsal, basquetebol e hóquei serão aquelas com que os sócios mais se identificam.

Apostar no desporto feminino para alcançar hegemonia incontestável a este nível.

Para a generalidade das modalidades, afectação de recursos e investimento com base em indicadores de desempenho e profissionalização que permitam estes desafios.

7. Qual a sua posição quanto às relações com o FC Porto? E com o Sporting CP?

São adversários. Penso que não devem existir quaisquer relações para além dessa, posição que será comum a todos os outros clubes. A grandeza de qualquer um deles entre si reside precisamente no facto de serem adversários.

8. Temos exposto aqui diariamente ao longo dos anos muitas situações onde a Liga liderada por Pedro Proença e a FPF liderada por Fernando Gomes tomam decisões claramente inclinadas para o lado do FC Porto e em que os interesses do SL Benfica saem sempre prejudicados. Temos o exemplo do caso lamentável do Estoril – FC Porto, que acabou por ser decisivo quanto ao título desse ano. Qual a sua opinião sobre isso?

Um SL Benfica forte não depende de lideranças exógenas. Mais importante que isso, um SL Benfica sério e credível não se mete nesses temas. Na sua grandeza imensurável, as pessoas e as gentes do SL Benfica só se devem focar na nossa realidade e nos nossos destinos.

Relativamente ao caso concreto descrito na questão, entendo não ser relevante para o sucesso do Benfica. O Benfica tem a obrigação de ser hegemónico mesmo com estas eventuais situações. Isto são praticas que podem interessar a outros clubes, nas não ao SL Benfica. Se, por exemplo, o Benfica tivesse ganho o jogo em casa a esse adversário nesse ano, teria sido campeão.

Mas tínhamos um presidente que nessa época desinvestiu na equipa principal e que, na véspera desse jogo importantíssimo, estava a anunciar aos sócios a antecipação da receita dos direitos televisivos e a iludi-los com reduções de passivo.

9. A renegociação dos direitos televisivos vai marcar os próximos anos. Qual a sua opinião? Seria mesmo necessário antecipar contratos que só terminam daqui a 6 ou 7 anos? O que acha que está por detrás da pressa em centralizar os Direitos Televisivos? Qual deveria ser a postura do SLBenfica? Deve o clube aceitar uma centralização que inflacione artificialmente as receitas dos adversários, retirando ao SL Benfica parte das suas receitas?

O Decreto está aprovado e, por princípio, não afasto essa possibilidade. Adversários com maior capacidade de investimento e teoricamente mais fortes, farão de um SL Benfica ganhador ainda mais forte. Os melhores campeonatos têm essa centralização, e não vejo que por via desta centralização os maiores clubes tenham deixado de ganhar internamente e quando competem na Europa do futebol.

No entanto é uma matéria que carece de um estudo rigoroso e independente, incluindo benchmarking com outras ligas onde essa prática é comum há vários anos, com visíveis melhorias de competitividade. Penso que o modelo da Premier League será o mais interessante para Portugal, modelo esse que distribui de forma equitativa os direitos internacionais e no caso dos direitos domésticos, 50% são distribuídos igualmente (sendo dos restantes 50%, 25% distribuídos por mérito desportivo e 25% por aparições na tv).

10. Na nossa perspectiva, sem a aposta no Digital é totalmente inviável que vá crescer o bolo dos direitos em Portugal, sem que isso gere nenhuma dependência ou subjugação a poderes externos aos clubes e ao futebol jogado. Não seria mais inteligente o Benfica fazer uma aposta com um gigante digital como fizeram a La Liga, o Real Madrid, a F1, etc e opor-se à Centralização?

Não tenho essa opinião. Devemos procurar uma solução que seja a melhor para todos. O SL Benfica tem essa responsabilidade clubística, mas também social. Apenas o aumento de competitividade interna pode projectar o SL Benfica para a dimensão europeia que eu idealizo. Acresce o facto de que, se estamos sempre a querer valorizar o futebol nacional, temos de o demonstrar.

11. Vamos à bola! A contratação de Jorge Jesus foi um erro?

Foi um erro antes mesmo de se confirmar, até porque todo o processo dinamitou o treinador cessante no decorrer desse campeonato. O senhor Jorge Jesus volta à órbita do SL Benfica em Dezembro de 2019, após vencer a Libertadores, e numa campanha execrável da comunicação social (permitida pelo SL Benfica) contra o então treinador do clube, que era o actual campeão. Não só era campeão, como à data desse renovado interesse no senhor Jorge Jesus liderava o campeonato com 7 pontos de avanço.

A partir desse momento, com a conivência da comunicação do próprio clube (que não defendeu o balneário e o respectivo treinador como devia), assistimos a um ataque à estabilidade que até então reinava quase diário em praticamente todas as conferências de imprensa, que conjuntamente com outros factores levaram à perda de um campeonato quase ganho na primeira volta.

É impensável ter contratado um treinador como o senhor Jorge Jesus, que teve o comportamento que teve para com o Benfica, seus sócios e colaboradores, enquanto treinava um clube adversário. Não são esses os valores das pessoas que queremos no SL Benfica, e os resultados foram os que vimos, mesmo com a atribuição de recursos financeiros e condições que não haviam sido dadas a outros treinadores.

O SL Benfica não pode equacionar ter nos seus quadros adeptos ou simpatizantes de clubes adversários.

12. Tem algum nome ou nomes em mente que gostaria (de forma realista) de ver treinar o SL Benfica num futuro próximo? Que tipo de treinador um João Lobo presidente do SL Benfica quereria no banco?

Não pensei em situações hipotéticas para esta temporada, que cedo correu mal. Acho que qualquer treinador tem a obrigação de vencer títulos no SL Benfica, sendo que os desafios têm de ser partilhados com a gestão e a estrutura. Com a actual, será muito difícil e continuaremos a assistir a maus desempenhos desportivos no futebol.

O SL Benfica é um projecto interessante para treinadores de topo e não será difícil assegurar este recurso. Para além de ter de ter provas dadas a nível técnico, tem de ter cultura de vitória e identidade com os valores do SL Benfica.

13. Muito se tem falado nos jogadores emprestados. O que acha de as equipas emprestarem jogadores a clubes da mesma divisão? Deveria haver um tecto limite para jogadores emprestados, não importa a divisão? Acha que o Benfica deveria resgatar algum dos atuais jogadores emprestados? Alguém que lhe salte à vista?

Não faz sentido qualquer sentido a existência de empréstimos a clubes que competem na mesma liga, sendo que para outras ligas não vejo qualquer problema.

A inclusão de jogadores emprestados no actual plantel é da responsabilidade da equipa técnica, mas não creio que seja isso que falte ao plantel.

14. Há quem defenda a "limpeza" do plantel de jogadores acomodados e sem chama. Acha que o SL Benfica precisa de uma revolução no plantel, para iniciar um novo ciclo vitorioso sem vícios (e lealdades) do passado recente?

Não acho. O que o SL Benfica precisa é de uma liderança credível e competente ao mais alto nível. É à Direcção e aos respectivos Órgãos Sociais que compete incutir os valores que devem prevalecer, extensíveis ao plantel. Em resultado desta actuação criteriosa e exigível à Direcção, o plantel tem de ser definido tendo em vista os mais altos interesses do SL Benfica, e não quaisquer outros, como são exemplo os negócios que temos vindo a assistir na trade em que se transformou a Benfica SAD.

O SL Benfica tem muitos jogadores que são benfiquistas e que não procuraram sair. Dou-lhe o exemplo de Ruben Dias. Não há valor de transferência que pague um craque que no ano em que chega ao melhor campeonato do mundo é eleito jogador do ano. Para além disto, que não é pouco, o que é que o exemplo do Rúben tem a mais que os outros? É benfiquista até aos ossos. Capitão desde sempre, atitude diária que personifica os valores e a cultura benfiquista. É esse benfiquismo que o faz transcender e ser melhor do que os outros.

Olhando para o actual plantel e para estrutura de futebol que iniciou esta época, ee com tristeza que concluo que, também no plantel, falte muito Benfica ao SL Benfica.

15. Vamos terminar com três perguntas muito claras e sem rodeios: Quer ser Presidente do SL Benfica? Pensa candidatar-se no futuro?

Estarei sempre disponível para contribuir no que puder para o SL Benfica. Tento estar sempre na frente da luta caso haja essa necessidade, e com o panorama actual isso não será diferente.

16. Qual a sua opinião sobre os candidatos e seus projectos: A) João Noronha Lopes B) Rui Gomes da Silva

Foram candidatos recentes e ambos têm o meu respeito por se terem dedicado a uma luta tao nobre, com o investimento pessoal que isso acarreta.

17. Acha que Luis Filipe Vieira estará, como se diz, a preparar o regresso assim que a justiça o permitir?

Pode estar a preparar o que quiser. É um cenário que não tem cabimento para qualquer sócio que defenda os valores do SL Benfica.

18. Que mensagem gostaria de passar aos benfiquistas?

A força do SL Benfica são os sócios. São eles o princípio e o fim de tudo o que respeita ao SL Benfica.

A sua participação na vida activa do clube é fundamental e engrandece o clube diariamente. Não podemos apenas agir em estado de necessidade e em momentos de crise.

Na medida e na realidade e possibilidades das vidas de cada um, temos de dar tudo pelo nosso clube. Acima de qualquer razão ou emoção está o interesse maior e comum, que é o sucesso do nosso clube.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. Mais uma entrevista sem sal.Sem qualquer desconsideração para o consócio, acredito que é este tipo de posturas que condiciona o clube. A mesma lengalenga do apostar em umas 2 ou 3 modalidades, e um discurso politicamente correcto que quer ser tomado como responsável. O que equivale à nossa irmã ser estuprada na rua e nós pedirmos se faz favor ao estuprador para sair de cima. Os rivais não são rivais, foram-no há 30 anos atrás. São inimigos, são agremiações criminosas que contribuem para concorrência desleal e desmantelamento do SLB. Não é só o grupo COFINA.Insistência no erro de que estes clubes são adversários desportivos, não são. São instituições que declararam guerra ao SLB e têm de ser tratados como tal.Temos jogadores em subrendimento propositado, que contribuíram para o despedimento de 3 treinadores e o caro consócio fala em crise de liderança? Aos animadores do blog, andam a entrevistar os amigos da roulotte em dias de jogos, ou pessoas com ideias credíveis para o clube?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfradique18/1/22 11:22

      Se os rivais/inimigos são associações criminosas denuncia-os à polícia.

      O que se passou foi que os canalhas dos sócios puseram as raposas a tomar conta do galinheiro e sabiam que eram raposas, pois o LFV já tinha afundado o Alverca.

      Os canalhas dos sócios não podem dizer que não sabiam, assim como os canalhas dos eleitores sabem que elegem raposas (xuxas) para o Governo, depois choram baba e ranho quando percebem que foram enrabados.

      Os sócios têm que pagar pelas canalhices que têm efectuado, logo, sou pelo aumento das cotas.

      Eliminar
    2. Não gostas não leias, João Figueiredo. É preciso dar voz a mais benfiquistas, porque na verdade os Calados não são representativos do SL Benfica. Sócios como o João Lobo sim.

      Eliminar
    3. Pois shadows o João Figueiredo não pode ter opinião dele porque é um sócio cliente já o que deu entrevista é melhor porque conhecido teu esse pode dizer tudo os clientes e que não??

      O Benfica começa a perder pir gente como tu quando agrada e bom quando não agrada não leias será que és diferente daqueles que lá estão?? Será que os ditos elite pagam quotas mais caras??

      Eliminar
    4. @Alfradique, já foram várias vezes denunciadas às autoridades, nada lhes acontece.Tens estado desatento, ou o blog também já tem ou call center ou cheerleaders, escolhe. @Shadows, continua com essas respostas, sff. Para todos verem a dimensão do teu benfiquismo e personalidade.Utilizaste o meu comentário para alfinetar o Calado, que é outro dos que é criticado no meu comentário, que não leste.Ouvir alguém que como tu, bloqueia sistematicamente comentário de outros consócios, é deveras risível. Enquanto sócio, João Lobo é tão representativo como Calado, por mais que te custe engolir, não és tu que defines o benfiquismo alheio.

      Eliminar
    5. Concordo com o João Figueiredo, aliás essa conversa da aposta em poucas modalidades cheira logo a esturro, sendo o Benfica um clube eclético por natureza. Além das modalidades amadoras serem relativamente baratas, nem sequer fala da natação, quando o Benfica tem pergaminhos históricos, e nem tão pouco do atletismo, modalidade estruturante do Benfica que é um dos grandes nacionais.

      Isto é, João Lobo conhece muito mal o Benfica, muito mal mesmo, quando dá a entender que quer retirar financiamento ao atletismo que ao lado do ciclismo e futebol fizeram o Benfica.

      Não compreende que o atletismo, a principal modalidade olímpica, actua o ano todo e em todo o lado, levando o Benfica a todos os cantos. Seria um tiro nos dois pés, literalmente.

      Eliminar
    6. No geral gostei da entrevista, no entanto concordo com o João Figueiredo, eles hoje em dia não são adversários, não inimigos.

      Outra coisa:
      "Relativamente ao caso concreto descrito na questão, entendo não ser relevante para o sucesso do Benfica. O Benfica tem a obrigação de ser hegemónico mesmo com estas eventuais situações. Isto são praticas que podem interessar a outros clubes, nas não ao SL Benfica. Se, por exemplo, o Benfica tivesse ganho o jogo em casa a esse adversário nesse ano, teria sido campeão."

      Então o Benfica só tem que olhar para dentro? Não tem que exigir igualdade de tratamento? Não tem que exigir também verdade desportiva?
      É verdade que o Benfica perdeu o jogo do titulo com o Porto mas também não deixa de ser verdade que se não tivesse havido a palhaçada do jogo do Estoril em 2018 se calhar nem precisaríamos de ganhar ou empatar com o Porto para sermos campeões.

      Não é só enterrar a cabeça na areia e olhar para dentro, também é preciso olhar para fora e exigir igualdade de tratamento. Por essa ordem de ideias vamos continuar a ter 2 penaltys em 2 anos.

      Eliminar
    7. Joao, começo por dizer que não conheço o Shadows de lado nenhum, mas se há moderador que aprova todo e qualquer comentário é o Shadows ! mais democrático que isto nao sei. Ao contrário do NGB que além da falta de poder de sintese , é "lapis azul" a torto e direito.

      Eliminar
    8. O autor fala em falta de investimento nas modalidades e talvez por isso na sua redução, mas tanto quanto sei, este ano teve o maior orçamento de sempre.

      Eliminar
    9. João Figueiredo, inteiramente de acordo com o vosso comentário. Já quanto ao Shadows, gostava de saber porque não faz posts sobre a pouca vergonha que vai na comunicação social, principalmente do grupo Cofina.

      Eliminar
  2. Frederico Pinto Basto18/1/22 11:14

    Boa entrevista. Positivo darem a conhecer mais benfiquistas informados e com capacidade de analisarem o momento do clube. Obrigado NGB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê?? Era preciso um master para avaliar a situação actual do Benfica?? Não me joda...

      Eliminar
  3. Caro consócio:
    Vai à Luta e terás aqui 50 à disposição
    SEM conhecer a pessoa, gostei do que li.

    JC 10609

    ResponderEliminar
  4. A entrevista que mais me agradou foi esta, de um "ilustre desconhecido". Parabéns pela lucidez, consócio João Lobo.

    "O país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos, socialmente uma colectividade pacífica de revoltados"

    Pois bem, não tenham dúvidas que as únicas pessoas que "assinam de cruz" são os sócios, quando votam reiteradamente nesta MÁFIA. São na sua grande maioria acéfalos munidos c/ 50 votos!
    Já o Srº Rui , da Cave na Damaia, sabe muito bem o que anda a fazer ..

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres direito a 50 votos (se é que lá chegas ou se até serás sócio) passarás a fazer parte do grupo dos acéfalos.
      Tem juízo e tento nessa Língua.

      JC 10609

      Eliminar
    2. Quando o vi atribuir os tais 50 votos, de que tanto se orgulha, ao consócio entrevistado (apenas porque gostou do que leu) pensei: - Aqui o consócio imediatista é fácil de persuadir..

      De seguida li a sua resposta ao meu comentário e, desisti!

      Eliminar
    3. Fácil de persuadir :
      Erro seu meu caro.
      50 votos é orgulho?
      Pode crer.

      JC 10609

      Eliminar
  5. O consócio João Lobo pertenceu à A.F.Lisboa ? Concordo com parte das respostas mas à algo que tem de ser feito que é
    muitos jogadores têm de sair,não basta ter sido jogador campeão é preciso atitude e compromisso com o clube,sem isso não há volta a dar e Vieira renovou com muitos jogadores até 2024 e não querem sair é ver o caso de Seferovic que recusou.ninguém pode chegar e faço isto e aquilo e lamento dizer vamos ter uma travessia no deserto de 2 a 3 anos para alquém conseguir erguer o clube à sua dimensão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o Nuno Lobo.

      Eliminar
    2. Paulo Guilhões18/1/22 15:53

      Como perguntar não ofende, será que este sr.Joao Lobo, não é o mesmo que estava disponível para ir a votos em 2020 pelo Movimento "Todos pelo Benfica" no lugar do Bruno Costa Carvalho por este não ter 20 anos de associado?

      Se a memória não me atraiçoa, já nas eleições de 2009, eu tinha visto este nome na lista do Bruno empreendedor de negócios falidos...ou será que não?

      Eliminar
    3. Não é. Há mais "Marias" na terra.

      Eliminar
    4. Paulo Guilhões18/1/22 19:59

      A linguagem técnica e fria dos números utilizada na abordagem a alguns dos temas da entrevista, levou-me a pensar que seria a mesma pessoa, e não vinha mal algum ao mundo se fosse...

      Eliminar
  6. Respostas
    1. O BENFIQUISTA ANÓNIMO18/1/22 16:15

      Rui Costa também...e não é só no futebol.

      Eliminar
  7. Um bocado frio este senhor!!Diz que não importa que a liga e a FPF inclinem o campo,para os porcos,basta ter boas equipas??Ele não viu o futebol nos últimos 30 anos?o Benfica já tem o melhor plantel da liga e isso não é suficiente!!É preciso limpar o poder no futebol português!!Tem razão ao dizer que falta muito Benfica ao Benfica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica tem o melhor plantel da liga? E faz 2 remates em 45 m.?
      Mas se até o treinador se queixa que os meninos não fizeram tudo para ganhar o jogo!

      Eliminar
    2. Sr José,se vamos ver jogador a jogador e posição...acho que temos o melhor plantel,é muito melhorável,mas na liga portuguesa não tem comparação!!Outra coisa é o rendimento da equipa,que estamos de acordo que estamos a um nível muito,muito fraco!!

      Eliminar
    3. O Benfica nao tem o melhor plantel na minha opiniao mas o podia ter que era a mesma coisa nao sei se com o Messi com o Ronaldo o Lwvendowsky ou seja la como se escreve nao era o suficiente para ganhar internamente viram o golo anulado ao Benfica Domingo passado,viram o golo validado ao Estoril Benfica,viram o golo anulado ao Estoril FCP,como e que o Benfica pode competir com estes crapulas no var,como e que o Benfica mesmo jogando mal como oh caraças ganhava a grande maioria dos seus jogos se nao existissem Hugos mIgueis,
      Soares Dias, Ruis Costas,Luis Godinho,Verissimo ajudemm-me que ainda dvem haver mais que nos tramam a vida,o Benfica com esta gente nem nos proximos vinte anos volta a ser camepao.
      Joao Lobo nao o conheço,mas pelo que li ate pode dar um bom presidente queremos um presidente que combate a podridao que existe no futebol portugues o Rui ja mostrou que nao sabe como.

      Eliminar
    4. Frank,por isso disse que o João Lobo era frio,nem uma palabra dos roubos,nem ele,nem o Presidente que temos agora!!zero!!

      Eliminar
  8. Afinal, hoje, não fui eu.

    Não posso com tecnocratas e consultores, então no futebol nem se fala.

    ResponderEliminar
  9. Jose Ferreira18/1/22 12:54

    Gostei da maioria da entrevista. Seja com este Sr. Nuno Lobo, seja com Dr. RGS, seja com quem for desde que seja com qualquer benfiquista verdadeiro, desinteressado, sem rabos de palha, coerente, com vontade de vencer, com carácter, que defenda o Benfica contra tudo e todos, obrigando os outros a ter respeito pela maior instituição portuguesa, é com essa pessoa que o Benfica voltará ao lugar que sempre ocupou no futebol português. Por enquanto parece que as coisas estão com dificuldade em mudar, continua o enxovalho diário, continuam as escutas e conversas sigilosas a surgirem na CS sem mais nem menos, continuamos a perder desportivamente e não há meio de se ver fim à vista.

    ResponderEliminar
  10. Sobre a pornografia dos balancetes já há um post na forja?

    Ou é mais uma mão cheia de nada?

    ResponderEliminar
  11. Honestamente, são bons comentários de alguém que tem uma educação e cultura acima da média, citar Torga não é para todos. É preciso elevação e urbanidade.

    Faltam, porém, notas sobre algumas áreas, mas a principal é definir o que é o Benfica, para quem é o Benfica e como devemos servir o Benfica....os Sócios!

    Isso vê-se nas modalidades. Eu percebo o comentário, é à consultor, "indicadores", "rentabilidade", etccc. É preciso lembrar que em primeiro lugar todos somos sócios do SLB associação de utilidade pública desportiva e dizer que os sócios que gostam basquetebol, agora 0 (zero) não está correto, então se não podem ir e vêm na TV como é? E as outras modalidades! As cotas financiam o clube e não a SAD e servem para essa despesa/gasto.

    No entanto, façamos a discussão entre os sócios e decida-se, não pode é ser por decreto do Presidente, este representa os sócios, não os substitui.

    Os estatutos que têm de ser alterados e prever essa situação!

    Por outro lado, os adversários ou inimigos, tanto me dá! Não podemos ser cornos mansos, em nenhuma atividade, seja futebol, banca ou canalizadores, dizem mal de nós ou fazem concorrência desleal e ficamos calados.

    Ou há moralidade, ou comem todos. Então o Setúbal vai para a 3ª por dívidas, mas o Sporting deve 10M ao Braga (e é só a ponta do iceberg!?, que era concorrente direto, e fica tudo bem, ninguém diz nada! Compreendo que o LFV estava agarrado pelos tomates, mas todos os outros também vão estar! As AG da Liga servem para quê?

    Pelo menos o choninhas do Varandas não tem medo do PdC!

    Sobre os direitos desportivos, ok, também concordo, mas com uma condição o Benfica aumenta a receita atual e o resto do bolo também. Se for para tirar para dar o Porto e amigos, não!

    Já agora, a falta de competetividade não impede o sucesso europeu, que o diga o Bayern.


    Viva o Benfica

    Sócio do SLB rumo 38

    ResponderEliminar
  12. É uma entrevista interessante. Parabéns ao blogue e ao João Lobo. É sempre refrescante e motivante ler ou escutar alguém inteligente.
    Um reparo apenas: como alguém já aqui escreveu, essa ideia de que o Benfica tem de ser suficientemente grande para não ter de se preocupar com fatores externos, sejam eles quais forem, é de uma ingenuidade e de um desfasamento com a realidade absolutamente gigantescos.

    ResponderEliminar
  13. O BENFIQUISTA ANÓNIMO18/1/22 14:50

    Volto a saudar a iniciativa...mas hoje por hoje TODOS estão disponíveis. O que mudou em três meses ? Bebericaram o chá da coragem ?

    Putativos "candidatos a candidatos", pelos vistos há muitos, mas faz-me um bocado de confusão todos eles saberem que, Rui Costa não era a pessoa ideal para Presidente, que mesmo como Diretor para o Futebol nunca deu mostras de grande competência, que era impossível não saber dos esquemas do seu padrinho, que nunca se oporia ao lagartixa da SAD e que iria mantê-lo na estrutura. Sentia-se o odor no ar que com a eleição de Rui Costa nunca o Vieirismo estaria afastado. Mesmo assim, estas personalidades, Benfiquistas desde pequeninos, que percebem muito disto, assim parece, que têm uma ideia formada sobre o que pretendem para o Clube, preferiram arriscar e entregar o Benfica a quem o governa atualmente, ou a um Senhor Benitez que por muito Benfiquista que seja, também de certeza não chegaria a um ano e meio de governação nos prognósticos do Dr. Silva .

    Fico expectante para saber quem será o próximo "putativo candidato a candidato", a ser aqui entrevistado, que três meses após se ter acobardado a ir a votos...mudou de ideias e está disponível ... porque certamente a família já o libertou para a tarefa.

    ResponderEliminar
  14. Neste depoimento do Nuno Lobo, com o qual concordo em quase tudo, gostava de ter visto referido o papel e financiamento das empresas/sponsors/patricinadores e, sobretudo, a fraca exigência que estas entidades manifestam perante as verbas que contratualizam com os clubes, sobretudo quando se investe em patrocinar clubes que supostamente deviam ser ganhadores. O caso do SLbenfica é um exemplo claro. Como é que empresas como a Emirates ainda está a investir num clube que é uma deceção e não exige outro outro patamar competitivo e de exigência ganhadora!!
    Dc

    ResponderEliminar
  15. João Lobo, sócio do SLB.
    Peço desculpa pela minha ignorância, não conheço.
    Se quer ser presidente do SLB??
    Por favor...!!!
    Assim, não.

    ResponderEliminar
  16. Façam uma sondagem séria se Vieira se candidatar novamente, ele ganha!!!!!

    Isto é o povo acéfalo!!!!

    Rui Costa ganhou há 4 meses!!!!! O Vieira 2.0 ganhou!!!!

    Será que 4 meses já é tempo suficiente pra esquecer 14 anos de yes man????? Acefalia em escala extrema é o que temos neste país de retrete...

    ResponderEliminar
  17. Gosto de todas as respostas, mas... enfim. Temos que unidos e vigilantes e apertar os tuma tinhos à Direção exigindo decisões anti-betão e pró Benfica Futebol. Schevchenko? Será a gozar? (pausa irónica) esse treinador com provas dadas, esse monstro do treino?

    ResponderEliminar
  18. https://www.youtube.com/watch?v=QhIh6UOXXeA

    é o amigo do Guilherme

    ResponderEliminar
  19. Não tem nada a ver com esta entrevista e peço desculpe o desabafo, mas... farto de ouvir esta devassa privada que pouca relevância tem para o caso cartão vermelho, notícias cozinhadas a lume brando, hoje é Luisão o Bufo, outro dia foi o contrato do Weigl, amanhã quem será? Fod%# %e RUI COSTA, já lá vão 6 dias depois de esclareceres "mal" os Benfiquistas e ainda não cortaste com esses animais da Cofina!!! Masoquismo agudo, não caralho!!! já começa a passar dos limites... Já não bastava termos algumas amélias em campo, agora estende-se à direção. Vão ter que ser os adeptos a barrar a entrada a estes gajos? Estão à espera que haja alguma desgraça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo e não é com publicações na Newsletter que isto vai lá!

      Afinal, o Presidente, não fala, tem medo? Isso que teria impacto.


      Sócio do SLB rumo ao 38

      Eliminar
  20. Sobre os balancetes que vieram a publico, onde está o post? ONDE?

    ResponderEliminar
  21. Dizia o Shadows no dia 2 de Janeiro:
    "Lançamos antes do fim do ano alguns convites a benfiquistas mais activos no panorama nacional para cerca de 20 perguntas sobre o SL Benfica."

    Pergunto eu, quem é o João Lobo, e como é que ele é ativo no panorama nacional?
    Prometeste o Cavani, trazes o Rodrigo Pinho.

    ResponderEliminar
  22. Águia Preocupada18/1/22 19:27

    "Falta muito Benfica ao Benfica."
    É isso tudo! Houvesse (mais)benfiquismo dentro e fora do clube e não estaríamos a viver esta situação degradante e humilhante!
    No geral gostei da entrevista. Só discordo que não temos que nos preocupar com os elementos externos ao clube...
    O caro João Lobo, vive onde? Isso é válido na Inglaterra, na Alemanha e até, pasme-se, na Itália! Mas estamos em Portugal onde os esquemas muito duvidosos, direi mesmo corruptos, já estão consolidados e de certa forma aceites pela sociedade. Vivemos num regime espartano onde pode valer tudo... Só não podemos é ser apanhados!
    Portanto, deixarmos que nos roubem, espoliem, gozem com o Benfica, é sermos coniventes com a corrupção. Não me parece que caladinhos e subservientes seja o caminho a seguir.

    ResponderEliminar
  23. Bartolomeu José18/1/22 20:35

    Perguntam se é preciso uma limpeza do plantel, e ele responde que NÃO!!
    Que só é preciso é ter mais gente na direcção e na estrutura

    Ou seja, jogadores de futebol não é preciso, precisamos é de mais tachos e tachinhos para bater palminhas ao pizzi que anda, ao Grimaldo que cocheia e ao Paulo Bernardo que faz asneiras.

    Concordo é quando ele diz que a Comunicação social do Benfica é neste momento um Monstro, passamos anos a passar a mensagem que eramos hegemónicos, que estavamos 10 anos à frente e que tinhamos os melhores jogadores, academias etc etc etc..

    E o que se ve?
    Um clube na penúria, com presidentes e esquemas a estalar todos os dias
    Jogadores da M**** que nem para um Getafe ou Vilareal serviam!

    Que azia...
    Já me chega deste Benfica por hoje...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, e ainda acrescento, a página hoje do Record não é inocente! Eles sabem onde está o ouro!!! O Weigl é bom jogador sim senhor, mas não é a jogar na posição 6.

      Eliminar
  24. não conheço nem faço a mínima de quem é.
    mas que pensa bem pensa, e pelos vistos não é apenas o zandinga da guine que sabe pensar.

    ainda bem que existem sócios que sabem que quem dinamitou o lage e aquela época foram os avençados do bazofias com a conivência e interesse do iluminado.
    ao contrario dos idiotas que andam por ai que acham que a culpa é unicamente do weigl.

    ps.
    já agora pelos vistos a censura anda por ai em força.

    ps.2
    e pelos vistos continuam muitos a não perceber que não é com vinagre que se apanham moscas.

    ResponderEliminar
  25. este Lobo é muito politicamente correcto, não serve para presidente do BENFICA.

    O homem certo para a presidencia do BENFICA é ANDRE VENTURA.

    ResponderEliminar
  26. Gonçalo Ramos ao recusar-se treinar em solidariedade com o pizzi e em prejuizo do clube que o formou e o fez ser o que é tem de ser punido drasticamente indo para a equipa B PARA APRENDER A SER HOMEM.

    HENRIQUE ARAUJO que marca em quase todos os jogos, por isso merece subir para a equipa A substituindo essa pseuda vedeta chamado gonçalo ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por essa lógica iam todos não era só o ramos.
      a serio e o ramos que marcava dois em cada jogo na equipa b.
      para esta gente é sempre o próximo é que é, depois os mesmo se em meia dúzia de jogos não produzem como o messi é correr e venha o próximo.

      Eliminar
  27. Carlos Santos19/1/22 10:12

    Gostei de ler o João Lobo mas não faço ideia de quem é, para além de que é sócio do SLB, o q por si já seria uma boa razão.

    Relativamente à centralização, o que disse não faz sentido nenhum. Leiam o que tem escrito o Pedro Brinca sobre o tópico e outras coisas sobre o Benfica. Gostaria de o ler numa entrevista mais extensa sobre direitos televisivos e o clube em geral. Foi meu professor e posso dizer que foi o melhor professor que tive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande professor NovaSBE, competente, inclusivo, exigente e consensual entre alunos. E grande benfiquista igualmente!!
      (Carlos, sugerir aqui alguém do MSB - um Movimento Civico que não precisa do Benfica para comer - é pregar no deserto. Os adeptos do clube do povo não gostam de pessoal das bifanas...... nem dos hamburgers..... surreal esta acefalia generalizada.....).
      Abraço

      ACABEM COM O CLUBE DE VEZ 85% DE CARNEIROS.
      É VERGONHOSO CRLH !!!

      Eliminar
  28. Quem é o João Lobo? Desculpem a ignorência.

    ResponderEliminar
  29. Quem é o entrevistado?

    Alguém relevante? Não percebo. Ou é um gajo qualquer?


    Para gajo qualquer, a seguir posso ser eu a ser entrevistado?



    Este blog está cada vez pior.

    ResponderEliminar
  30. Epá, este Sr. todo ele cheira a Benfica, mas aquele Benfica de verdade, os dos valores e principios, aquele que sem temor ia a todas as batalhas. Só quero destacar aqui uma resposta que demonstra a minha frase anterior, e que é uma lufada de ar fresco no benfiquismo mordibo que me tem rodeado:

    "Não tenho essa opinião. Devemos procurar uma solução que seja a melhor para todos. O SL Benfica tem essa responsabilidade clubística, mas também social. Apenas o aumento de competitividade interna pode projectar o SL Benfica para a dimensão europeia que eu idealizo. Acresce o facto de que, se estamos sempre a querer valorizar o futebol nacional, temos de o demonstrar."

    Esta resposta, é de muita elevação, só possivel a um verdadeiro benfiquista. Este Sr. para mim, é a esperança a renascer, afinal ainda há benfiquistas, daqueles que o meu Pai me ensinou.
    Obrigado, Sr. João Lobo e nunca desista de nós!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking