PREOCUPANTE, MUITO PREOCUPANTE

O quadro abaixo mostra os resultados de todos os "clássicos" disputados pelo Benfica contra FC Porto e Sporting na presente temporada, em Futebol, e nas outras cinco principais modalidades:


O panorama é desastroso, e merece profunda reflexão. 
Acresce que a estes desaires ainda poderíamos somar derrotas da Equipa B no Seixal ante os "Dragões", e até no Futebol Feminino o Benfica perdeu os dois "dérbis" disputados até agora, um deles por 5-1, o outro na Supertaça.
No Basquetebol, por exemplo, o Benfica soma 9 (!!!) derrotas consecutivas com o Sporting, sequência que já vem da temporada passada.
Não me venham com "vieirismos", nem com "costismos". Foi com Vieira que o Benfica alcançou os seus melhores resultados nas modalidades, e chegou a ser campeão de todas, no mesmo ano, à excepção do Andebol. Não é preciso recordar que foi Tetra-Campeão de Futebol.
As modalidades não têm todas a mesma história. O Futebol é um caso específico, e já tem sido amplamente debatido. Em algumas das outras vertentes há traços comuns, como o investimento fortíssimo nos anos de Bruno de Carvalho, que então foi apelidado por muitos de "loucura". O facto é que elevou o Sporting a orçamentos e competitividades nunca antes vistos. Os títulos europeus de Futsal e Hóquei (dois em cada) mostram-no, e dizem-nos que lhes compensou. 
O FC Porto, centrando o investimento em poucas modalidades, aparece fortíssimo em todas elas. E o Benfica vai ficando bastante para trás de ambos os rivais, não mostrando a mínima competitividade, à excepção do Voleibol, pese embora múltiplas contratações de estrangeiros de renome.
Hoje, o Benfica é somente, e de forma clara, a terceira força no Futebol, no Hóquei, no Basquete e no Andebol. No Futsal, sem FC Porto, é a segunda. E só no Voleibol se pode dizer que é verdadeiramente candidato ao título (embora esteja em segundo no campeonato - diga-se, aliás, que não lidera nenhum campeonato neste momento, e apenas em Futsal encontramos outro segundo lugar).
Na maioria dos casos a diferença é gritante. E os amassos futebolísticos sofridos durante o mês de dezembro são apenas o espelho daquilo que vemos, neste momento, em todo o universo Benfica.
No Hóquei em Patins houve substituição de treinador, quando o plantel era claramente mais fraco que o dos rivais, e era esse o problema. No Futsal idem, quando o Sporting é a melhor equipa do Mundo, e o Benfica de Joel Rocha ainda lhe mordia os calcanhares, ao contrário do que parece ser a realidade desta temporada. No Basquetebol, idem, quando se vê o Sporting apostar em americanos familiarizados com a Liga portuguesa, e com muito maior rendimento do que os que o Benfica contrata.  Além disto nota-se um adormecimento e acomodamento comum a todas as modalidades.
Os adeptos não estão isentos de culpa. Olhamos para os pavilhões do Dragão e de Alvalade e estão frequentemente cheios. As claques estão lá em peso. No Benfica sobram meia-dúzia de carolas bem-intencionados, apesar de preços convidativos, e as claques não sei para que servem.
Não me perguntem qual é a solução. E não se chama certamente Francisco Benitez. Mas que é óbvio que o problema existe, lá isso é.

13 comentários:

Miguel disse...

Antes era incapaz de apontar o dedo a Vieira. Agora é incapaz de apontar o dedo a Rui Costa.

Aprendemos com o Luis Fialho que a culpa afinal é dos sócios e das claques, por não irem apoiar as equipas.


Responsabilizar alguém da direcção é que não!


Um verdadeiro "Yes Man". Que nunca lhe faltem bilhetes para os jogos!

LF disse...

Todos têm culpa. Até os sócios.
Obviamente que numa parcela muito menor, mas por exemplo as claques não aparecem, e parecem mais interessadas em andar à pancada pela noite do que em apoiar as equipas.
Quanto a bilhetes para os jogos, pode estar descansado. Tenho Red Pass, e pago-o todos os anos desde 2004.

ChakraIndigo disse...

Claro que a culpa é dos pulhas e canalhas dos sócios que não apoiam.

Claro que o "melhor presidente de sempre do Benfica" não tem responsabilidades.

Claro que o Rui Costa ainda está em aprendizagem e mesmo estando lá há 12anos a assinar de cruz e a aprender para ser presidente, também não tem responsabilidades.

Claro que o Benites, o Rui Gomes da Silva, o Noronha Lopes, ou outro qualquer não preenchem os requisitos exigentes para ser presidente - tem de ser sócio do FCPorto e do Sporting, tem de ter falido uma SAD e ser condenado por roubar um camião, tem de afirmar que o Benfica é um clube de merda e ser um testa de ferro de um banco e ser devedor de 400M que os otários portugueses vão pagar durante 30 anos, e de preferência tem de ter negócios esquisitos com empresários, e isto tudo claro sem ganhar um cêntimo do Benfica. Tanto amor pelo clube deixa-me com uma lágrima ao canto do olho.

Também tem de se ter sido 12 anos admnistrador da SAD, mesmo que isso o ilibe de responsabilidades, nem vou falar de projectos imobiliários sem ter a certeza do que falo, e principalmente tem de se ter a visão de propor uma Cidade Benfica, porque não é suficiente uma Universidade, um Colégio e um Hotel, a grandiosa visão que se quer de um presidente é transformar a SAD numa SA com investidores sejam eles franguicios ou amaricanos, é preciso é que o dinheiro role, ganhar títulos é um acidente de percurso, como bem demonstra esse quadro.

Mas espera, o "melhor presidente de sempre do Benfica" até ganhou não sei o quê, depois de investir muito mais do que a concorrência. Aí os sócios não riscam, foi tudo a sua grandiosa visão, e todos devemos prestar-lhe por isso vassalagem, e não esquecer de o reverenciar quando formos à cagadeira no Estádio da Luz que o homem construiu com o seu próprio património. Aliás, temos de ser gratos porque somos os unicos que temos um estádio novo, um centro de estagio, um Museu e meia duzia de campos relvados.
O que seria de nós sem o nosso messias, o homem que devolveu as pedras da calçada aos nossos passeios.

Hossana nas alturas, nem se atrevam a votar em sócios que o são há quase 50 anos sem precisarem de falcatruas no numero de sócio para serem eleitos, não votem em sócios que não são amigos do Pinto da Costa e do Fernando Gomes, é imperioso a bem da urbanidade abraça-los e abrir as portas do estádio para fazerem um programa a gozar connosco.

Parece um circo de malucos, mas não é.

É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las que se enganaram.

Viva o Benfica.

Alberto João disse...

Ok, então se os sócios e as claques têm culpas numa parcela pequena quem é que tem a culpa na parcela grande? O Pai Natal? Foi ele que contratou mal? Foi ele que desmontou equipas vencedoras? Foi ele que criou este amorfismo no clube em que ninguém o defende ou dá a cara?

Frank disse...

Luis realmente e preocupante e caso para dizer que somos uns losers parece que tomamos o gosto pelas derrotas,na minha opiniao eu sei quem e o culpado por tudo isso o ex presidente e mais ninguem porque primeiro estavam os negocios e a qualidade dos planteis que se lixassem
de momento nao culpo o Rui Costa porque ainda nao teve tempo para remediar o quer que fosse,mas tambem nao da sinais que queira mudar algo um defesa direito e esquerdo um box to box o Benfica precisa urgentemente o mes de Janeiro caminha a passos largos para o fim e nao vejo luz no fundo do tunel o dinheiro tambem nao abunda mas os nossos rivais estao cada vez melhores e o dinheiro por aquelas bandas tambem nao abunda acho que com Rui Costa o nosso penar e para continuar.

Cavungi1975 disse...

A responsabilidade é Toda da Direção (direções), sejamos honestos, má gestão, mau planeamento. Nos anos em que vencemos houve planeamento ou sorte, merece investigação.
Um abraço.

carlos disse...

O Francisco Benitez pode não ser solução, mas o Rui Costa nestes primeiros meses também não está a demonstrar muita capacidade para o cargo e já lá estava à muitos anos isto se andar constantemente a apregoar o seu benfiquismo não chega é preciso muito mais.

Islander disse...

Basta ver os comentários para ver o actual estado da maioria dos benfiquistas pela internet: criticar e exigir cabeças....
Não deixa de ser tristemente irónico lembrar que, previamente ao ataque concertado dos media, o ponto menos popular de LFV foi justamente quando foi contra toda a nação benfiquista e decidiu manter JJ para ter no ano seguinte o melhor ano em termos de resultados.ou então a contratação de Rui vitória que deu um tetra, o único da história, ironicamente quando os benfiquistas se uniram em torno da equipa.... A história devia ensinar mas parece que com tanta informação actualmente o que se quer é exigir explicações por banalidades e que só fazem abrir garrafas de champanhe lá em cima.
Até o que tenho visto de insultos a Rui Costa com um passado inatacável por parte de quem não o conhece e julga com uma facilidade incrível sem a mínima noção dos factos nunca imaginei possível mas agora é banal.
Eu sou assim: tento não ser ingrato nem injusto e talvez por isso me envergonhe de ver o actual estado benfiquista numa constante luta de provar que têm razão e exigindo cabeças em todo o lado.
Continuem que está claramente a funcionar...

Gus disse...

E antes de 2004?

Anónimo disse...

E hoje quase perderam na casa do último classificado em hóquei em patins: a Sanjoanense.
Em quase todas as equipas existe o mesmo problema de falta de intensidade e sobretudo muita desorganização coletiva.

Weigl disse...

Malandro do Benitez. Se fosse um caloteiro de bancos, frequentador dos camarotes das antas, mentiroso compulsivo e ladrão, talvez tivesse hipóteses de ser presidente.

joão carlos disse...

agora é que perceberam que existiu desde 2017 um desinvestimento brutal quer no futebol quer nas modalidades, mas não foi por falta de aviso de alguns mas os iluminados mandavam era apoiar.
também não foi por falta de aviso desses de qual era a razão desse desinvestimento, e hoje as razões apontadas estão confirmadas.

pois de facto ninguém que se apresente que nunca lá tenha estado com o melhor presidente de sempre não serve todos tem defeitos.
bons mesmo são só aqueles que lá estão dentro nem que tenham que lá estar vinte ou trinta anos a aprender.

numa coisa tem completa razão a culpa é dos sócios que neste dezoito anos votaram em quem deixou o clube neste estado.
e outra coisa o que falta é baterem mais vezes palmas nos maus resultados não tem batido palmas vezes suficientes e depois temos isto que mostrou.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

FRANK, rui costa FEZ PARTE DA DIREÇÃO CESSANTE. Não tem responsabilidades? 13 anos ao lado de LFV e não tem responsabilidades???, deus nos acuda. Navegas em premissas absolutamente desprovidas do mais elementar bom senso, um abraço e desculpa-me a ousadia do comentário. Nesta ausência de análise isenta na maioria não vamos lá.