LIMPEZA (2)

Segue-se a lista de estrangeiros das cinco principais modalidades do Benfica (para além do Futebol, já aqui "limpo" também).
Não se trata de qualquer tipo de xenofobia (longe de mim...). Apenas de perceber que investimentos, na maioria dos casos bastante caros, não trazem as mais-valias esperadas.
Nem todos os aqui considerados "dispensáveis" são maus jogadores. Simplesmente, ou não fazem muita falta, ou não acrescentam tanto como deles se esperava , ou, simplificando ainda mais, para ficar em terceiro lugar não eram necessários, estando, assim, a tapar lugar a jovens da formação que poderiam aparecer com outro vigor.
Se olharmos modalidade a modalidade, talvez não fosse possível dispensá-los todos. Alguns sim, seguramente. Outros, noutro contexto, com outro enquadramento, talvez tivessem também outro rendimento. É preciso dizer ainda que no Voleibol, por exemplo, há individualidades teoricamente dispensáveis, que colectivamente têm tido rendimento, muito graças ao excelente trabalho do treinador.
Não exijo do Benfica que tenha orçamentos sumptuosos para vencer categoricamente todos os campeonatos de todas as modalidades. Exijo sim que, não os tendo, ou quando não os têm, não gaste dinheiro desnecessário para ficar em terceiro lugar, sabendo quase à partida que é aí que fica.
Nunca me passará pela cabeça, nem aceitarei, acabar com qualquer modalidade. Mas, das duas uma: ou se tem equipa para vencer (pelo menos, disputando de igual para igual com os rivais), ou então, se é apenas para competir, se é apenas para ficar sempre em terceiro, que se aposte em jovens da formação, com um ou outro jogador com cultura de clube para os integrar. A meio da ponte é que o clube não pode ficar.
Já agora, dos treinadores, apenas Marcel Matz me parece intocável.

3 comentários:

PAULO SANTOS disse...

O triste da questão, é verificar que a grande maioria dos atletas que diz serem "DISPENSÁVEIS", teriam lugar assegurado nos planteis dos dois rivais...não tenha dúvidas.

carlos disse...

Deve-se fazer como nos corruptos do norte apostar em quatro ou cinco modalidades fazer um investimento forte nessas modalidades para ganhar e não ter vinte ou trinta modalidades e andar a lutar pelos lugares secundários, e todos nós sabemos que os adeptos só vão ao pavilhão se virem que a equipa tem condições para ganhar se não tiver nem com as portas abertas lá aparecem. eu até sou adepto do modelo do Real Madrid, só com futebol e Basquetebol.

LF disse...

Paulo,
Talvez até tenha razão. Como escrevi, em muitos casos a questão não pode ser vista individualmente.

Carlos,
Posso concordar em parte. Ou seja, fazer um investimento forte em duas ou três, sim. Mas quero manter as outras, nem que seja à base de jovens.