SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

29 abril 2022

Decretar o Final do Que Não Existe

29 abril 2022 7 Comentários

É O CÚMULO DA INUTILIDADE.


Não há maldições. Para quem acredita há, mas mesmo para estes Guttmann nunca disse nenhuma maldição. Foi Benfiquista até morrer. Como demonstrou e vincou em todas as entrevistas que foram publicadas, mesmo nas últimas.

 

Depois da conquista da Liga Jovem da UEFA

Muitos apressaram-se a decretar o fim da "Maldição" como se alguma vez ela tivesse existido. Eis um dos muitos exemplos.

 


Nunca houve sequer o desejo de Guttmann em não querer que o Benfica fosse Campeão Europeu sem ele como treinador

Guttmann na última grande entrevista que deu, publicada em "A Bola", em 1 de Julho de 1974, até diz acreditar que o Benfica com o seu potencial tem condições para ser dos melhores clubes europeus. Clicar para reprodução da entrevista em 14 de Setembro de 2017, neste blogue.


 

É verdade que Guttmann chegou a lamentar-se, numa entrevista, a uma revista austríaca, em 9 de Outubro de 1967

Que o plantel do Benfica deixara de ter condições para voltar a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus por depender muito de Eusébio e ele que era adepto do futebol colectivo não via "com bons olhos" esta tão grande dependência de um futebolista que mesmo de excelência - foi Guttmann que disse, logo em 1961, estar em presença de "Ouro" quando o viu treinar logo no dealbar da carreira de Eusébio - seria nociva num jogo em que o colectivo conta. Béla Guttmann nunca disse que "NUNCA MAIS O BENFICA SERÁ CAMPEÃO EUROPEU" ou outras tiradas semelhantes pois a suposta "Maldição" tem mais versões que quem a conta. E eu já vi um dos mais "maldiçoeiros", o pantomineiro-jornalista de "A Bola" assumido portista António Simões (que "raio" de nome para ou pintodecostista!) contar mais de uma versão, tal como "NEM DAQUI A CEM ANOS" ou "SEM MIM O BENFICA JAMAIS SERÁ". Aliás, como nunca existiu ou existe pode ter as versões que se quiser. Guttmann em entrevista respondeu que dependendo a equipa (plantel) tanto de um jogador (Eusébio) assim não voltaria a conquistar o troféu. Depois esta entrevista em alemão foi truncada cinco meses depois, consta que pelo jornalista Jorge Schnitzer proporcionando uma cacha bombástica com uma frase que Guttmann nunca proferiu. Esta:


Transformou-se "esta equipa não voltará a ganhar a Taça dos Campeões europeus"

Em "o Benfica Nunca Mais Será Campeão Europeu". E mesmo que Guttmann o dissesse (e não disse) seria sempre um lamento, insatisfação por ver - segundo o seu entendimento como treinador - que a coesão necessária para tão árdua conquista deixara de existir. Este blogue já abordou o assunto, mostrando as declarações em alemão, fazendo uma tradução rigorosa de alemão para português e mostrando como é fácil perceber como foi viciada e truncada a tradução publicada em "A Bola" no dia 7 de Março de 1968, cinco meses depois de ser publicada, em alemão, na Áustria, mas dando a entender que era recente, que era novidade. Clicar para esse texto publicado neste blogue em  2 de Fevereiro de 2020.

 

Claro que como está sempre com a maldição na ponta da língua

A maldição é mais obra dos mal intencionados que de outra "coisa" por isso continuará a ser propagandeada até o Benfica conquistar a Liga dos Campeões.


Se o Benfica se apurar para a final da Liga Conferência 

Aparecerão os do costume a colocar pressão-extra dizendo que o Benfica terá de vencer o adversário e a Maldição. Conquistada a Liga Conferência os mal intencionados continuarão.


Se o Benfica se apurar para a final da Liga Europa

Aparecerão os do costume a colocar pressão-extra dizendo que o Benfica terá de vencer o adversário e a Maldição. Conquistada a Liga Europa os mal intencionados continuarão.


Se o Benfica se apurar para a final da Liga dos Campeões 

Aparecerão os do costume a colocar pressão-extra dizendo que o Benfica terá de vencer o adversário e a Maldição. Conquistada a Liga dos Campeões os mal intencionados continuarão. Pois dirão que a Maldição é não voltar a ser Bicampeão Europeu!


Após a inolvidável final de Nyon

Até o presidente da mesa da Assembleia Geral do Benfica com aquele seu estilo pusilâmine conferenciou com a Glória, José Henrique, decretando: «acabou a Maldição do Guttmann». Isto ilustra onde pode chegar a insensatez de um doutorado en Leis e como o estilo cavernoso tomou conta de alguns dirigentes do «Glorioso»


Cá para mim alinhando em Malditos, maldições e afins (considerando que maldições são coisas sérias, para levar a sério e com seriedade, serão de um rigor extremo)

Então a «Maldição de Guttmann» até expirou por ter caducado o prazo de validade em 1991/1992. É que Béla Gutmann falou de uma Taça dos Campeões Europeus (em alemão «Europa Cup») e essa já não existe. Há sim uma Liga dos Campeões (Champions League) e isso não consta. A menos que o jornal "A Bola" queira rever a suposta tradução que fez, em 1968, atualizando-a, aumentando-a e completando-a pois já passou muito tempo...

 

Os Benfiquistas que não alimentem esta gente. Isto também é estratégia do «Futeluso»

 

Alberto Miguéns


NOTA: Sempre é bom relembrar acerca deste assunto, o Benfiquista Reinaldo Gomes que conseguiu acesso ao texto original da revista austríaca e fez chegar a digitalização de toda a entrevista, tal como da capa a este blogue. O Benfica deverá ter para com ele eterno agradecimento.

7 comentários
  1. Alberto o Bella Guttmann tem razao na maldicao, quando que nem daqui a 100 anos outra equipa portuguesa volta a ser bicampeao europeu e tem razao.

    Esse artista é mais um dos muitos catavento adeptos do Benfica do século XXI, é o tal das 11 razões para votar no Vieira, agora o vieira já não presta, agora é o Rui Costa, quando se dizia o que estava a acontecer no Benfica, era uma cabala, agora já ninguém votou no Vieira, é como as assinaturas, ninguém assinou.

    Um dia o Benfica voltará a ser campeão europeu, espero ainda ver em vida isso acontecer

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr. Alberto Miguéns.... Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento desta fantochada da tal "maldição Guttman" .. Este tema já cansa e o mais incrivel é dirigentes do nosso clube embarcarem nesta falácia, criada por jornalistas mal intencionados... Só revela a ignorância que campea em aqueles que nos dirigem.... Um Abraço Glorioso..

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa.... Para completar... Se assim fosse no seu regresso na Época de 1965-1966, teria ganho novamente a Taça dos Campeões Europeus e ficou-se pelos Quartos de Final na competição.... Sem mais comentários...

    ResponderEliminar
  4. Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma

    Joseph Pulitzer

    ResponderEliminar
  5. Os Benfiquistas devem a Alberto Miguéns o esclarecimento desta patranha a quem quiser dar o nome de "maldição".

    O jornal A Bola nunca teve a dignidade de esclarecer a trapalhada que fez na tradução enviesada ou mal intencionada que foi a origem desta patranha. Em vez disso aproveitam a patranha de forma despudorada.

    Mal feita ou feita por mal, esta patranha tem estupidificado os Benfiquista ingénuos e alimentado o anti-Benfiquismo primário dos nossos adversários.

    Béla Guttmann foi o treinador mais bem sucedido do Sport Lisboa e Benfica. Admirava sinceramente o Clube, com quem estabeleceu uma relação bonita e que deve ser lembrada pelo esplendor dos títulos que assombraram a Europa. É dele uma das afirmações mais espantosas que definem o que são os adeptos Benfiquistas. Ele, vindo de fora, guerreiro de muitas batalhas, ele que conheceu tantos clubes e tantos adeptos nos mais diversos continentes, definiu os Benfiquistas desta forma:

    "Chove? Está frio? Faz calor? O que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do inferno...pela terra, pelo mar ou pelo ar...eles aí vão, os adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa."

    Quem amou assim, merece ser amado. Quem respeitou assim, merece ser respeitado. Guttmann é Benfica e Benfica é Guttmann. Glorioso, incomparável, extraordinário!

    Obrigado, Alberto, por nos demonstrar a verdade e honrar um dos Ases que nos honraram o passado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://youtu.be/dpuNr3xcAXs ( Benfiquistas invadem Amesterdão )

      "Chove? Está frio? Faz calor? O que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do inferno...pela terra, pelo mar ou pelo ar...eles aí vão, os adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa." - Bèla Guttmann

      Eliminar
  6. O bruxo de Fafe , infelizmente, tem sido mais eficaz...
    Como já é sobejamente sabido, a maldição de Guttmann foi patranha inventada...

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: