O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de maio de 2022

FORMAÇÃO: A vertigem absurda dos adeptos benfiquistas

. 41 comentários

Poucos devem defender mais a formação que eu... muitos debates aqui tive onde se dizia que "com jogadores da formação não se ganham campeonatos"... até que se ganharam. 

Os adeptos benfiquistas somos, em geral, de vertigem. Não há meio termo porque esta paixão que não se explica pelo Clube também não tem meio termo.

Para a generalidade, apostar na formação é ter um plantel composto maioritariamente por jogadores da formação... Depois há os equilibrados e que efectivamente acompanham a formação que sabem que tem que ser com 3 ou 4... e nalguma "fornada" mais especial podem ser dois ou três adicionais.

Isto a propósito de que agora querem os jogadores da Youth League todos na primeira equipa... e ainda querem que todos outros tenham oportunidades. 

Ontem o Baldé usou os jornais para demonstrar a sua indignação por o Umaro Embaló não ser promovido à equipa A... rapidamente os benfiquistas aparecem indignados a dizer que se trata de um grande jogador e que deveria subir à equipa A...

Ele, mas também o Diego, o Jota que devia regressar, o Gouveia... e agora queiram o Umaro e só aqui estão quatro para dois lugares, quando todos queremos que tenham oportunidades. Portanto queremos "atacar" o titulo que temos perdido para o o Fernando Gomes e para o Proença há três anos... e achamos que o Diego, o Jota e o Gouveia devem ser as opções titulares ao lançá-los assim sem plano B, sem lhes dar oportunidade de ir falhando.

Tenhamos mais critério na hora de entender estas acções.

Pelo caminho vamos ter que "deixar cair" alguns bons jogadores, alguns que são acima da média mas que não serão acima de outros que são ainda melhores que eles.

Por outro lado e talvez ainda mais importante, a mentalidade destes jovens: Segundo se comenta, o Martim Neto com 17 anos (reforço: 17 anos) achou-se no direito de exigir oportunidades para poder renovar o contrato...

Estamos a falar de um miúdo talentoso que se sente no direito de EXIGIR a um treinador e a um clube como o SLBenfica (que já lhe deu muito) oportunidades para jogar... curiosamente, nenhum destes miúdos aceita ter nos contratos que - quando tem oportunidades - se compromete a cumprir, a marcar e assistir... a jogar a muito alto nível... mas em sentido contrário sentem-se empoderados aos 17 anos para exigir do Clube.

Os adeptos têm que ser os primeiros a matar estes temas... não se pode endeusar os miúdos tão novos porque depois isso acaba sendo prejudicial para o Clube.

Mais neste artigo: Willkommen Roger Schmidt - o novo melhor treinador do Mundo

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

41 comentários

  1. JÁ NÃO HÁ VIEIRISTAS NO BENFICA. FORAM TODOS CONVERTIDOS EM CRISTÃOS-NOVOS!

    Finalizada que está mais uma época futebolística desastrosa, com um acumulado de erros e insucessos desportivos – que já vai no terceiro ano consecutivo – o Benfica vive hoje um pesadelo que está longe de ter um fim, não só por causa de uma herança pesada de quase 20 anos de overdose vieirista, mas também por um conformismo generalizado que vai contagiando os sócios e adeptos que continuam a assobiar para o lado, mesmo sabendo que o futuro do clube oscila perigosamente na corda-bamba de dúvidas e indefinições, que deixam sempre a porta aberta à chegada dos oportunistas e interesseiros do costume.
    Nunca é demais recordar aquela velha anedota que se conta de dois náufragos que foram dar a uma ilha povoada de canibais. Certo dia, estando um deles de plantão, decidiu ir dar uma volta para desentorpecer as pernas e conhecer melhor o local para onde tinham sido arrastados. Entretanto as horas foram passando, a noite caía num quase breu e aquela longa ausência começava a preocupar o amigo, que olhando para as estrelas que já reluziam, temia pelo pior desfecho. Mas quis a sorte que o curioso e destemido explorador da ilha regressasse são e salvo à base. Cansado e esbaforido, com a boca toda ensanguentada, ainda balbuciou, numa voz trémula, para o amigo que o esperava:
    - Já podemos ficar descansados… Acabaram-se os canibais nesta ilha, pois acabei agora mesmo de comer o último!
    Assim também está Rui Costa, que não estando propriamente na condição náufrago ou coisa que o valha, anda todavia à deriva, sem rumo e às apalpadelas, e quando os Benfiquistas invariavelmente o interpelam para saberem da razão de não ter havido uma demarcação e uma vassourada completa no que diz respeito aos vieiristas, responde da mesma forma que o náufrago, dizendo que já não há vieiristas no Benfica, pois ele açambarcou-os todos quando foi eleito, convertendo-os em cristãos-novos, que é como quem diz, ex-vieiristas em benfiquistas de e à condição.
    Dito de outra forma, Vieira saiu do Benfica, mas o vieirismo não! Continua lá, intacto. Descaradamente assumido. Basta olhar para a composição da actual Direcção. Hipocritamente protegido. Basta observar as cordiais relações que o clube mantém com os presidentes inimigos da Federação e da Liga. Cobardemente tolerado. Basta perscrutar o silêncio ensurdecedor da Direcção sobre as arbitragens, os vares e as nomeações. Acintosamente cúmplices e coniventes. Basta determo-nos na apressada e mal-amanhada centralização dos direitos televisivos que está a ser urdida e cozinhada, com o beneplácito assentimento de traidores como Rui Costa e DSO.
    Na verdade, quando algo não resulta, em si mesmo, numa declarada e inequívoca mudança, ela acaba sempre por resvalar para o lamaçal movediço da continuidade, que é precisamente isso que se está passar no Benfica.
    O próprio Rui Costa sabe que a sua eleição foi ditada pelas circunstâncias da conjuntura e que o seu mandato, se for concluído, nunca irá além da conjuntura das circunstâncias, impedido que está de se libertar da canga submissa que carrega sobre os ombros, de mais de uma dúzia de anos de ligação forte e directa com um passado muito nebuloso e pouco recomendável.
    Os sócios do Benfica não podem sacudir a água do capote, declinando agora responsabilidades que apenas são suas, porque são eles que votam e elegem, e isso deve-lhes ser assacado não apenas por princípio, mas também pela forma desleixada e leviana como vivem e pensam o clube, usando vezes sem conta aquela fórmula mauro xaveriana só para agradar a gregos e a alentejanos, quando se busca a lógica do atalho para não se ter que percorrer o caminho das pedras, como um chavão gasto de estratégia própria dos fracos, que dizia enquanto LFV estivesse no Benfica, seria o presidente dele(s), e enquanto Jorge Jesus estivesse no Benfica, seria o treinador dele(s), e assim por diante, numa clara batotice de consciências por parte daqueles que costumam sempre acertar no totobola às segundas-feiras.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que tem a ver o seu relambório com o tema do Post susceptível de uma boa e saudável discussão?

      Eliminar
    2. Caro Benfiquista, deixe-me dizer-lhe que no ponto em que diz que DSO é um traidor, eu não concordo! Saudações Gloriosas

      Eliminar
    3. Concordo totalmente. O canibalismo vai continuar no Benfica, seja na prospecção, seja na formação, porque a lei do negócio vai-se sempre sobrepor à identidade desportiva do clube.
      Nada mudou, tudo estagnou. O jovem Henrique Araújo vale mais sozinho que João Mário, Rodrigo Pinho e Seferovic juntos.

      Eliminar
    4. Um retrato perfeito. Parabéns pela visão límpida e desinibida com que aponta os males cancerígenos do Benfica.

      Eliminar
    5. Caro consócio, infelizmente para o nosso clube, só obrigado a concordar com as suas palavras, que são tão sensatas quanto verdadeiras.
      A analogia que faz entre o náufrago e Rui Costa, e entre os canibais e os vieiristas, é sublime. Parabéns.

      Eliminar
    6. Sem tirar nem pôr. Para muitos benfiquistas, LFV foi sempre o seu presidente e Jorge Jesus o seu treinador, mas agora dizem que não os conhecem, apesar de terem estado com eles até ao fim do pesadelo e só agora terem acordado para a realidade.
      O futuro do Benfica nunca se fará com aqueles que habitualmente chegam tarde, porque se distraíram e não repararam nas horas e perderam a razão.
      O Benfica não pode continuar a ser uma soma de palpites, tem de voltar a ser uma junção de compromissos.

      Eliminar
    7. Paulo Guilhões14/5/22 17:42

      Anónimo14 maio, 2022 06:35...amén
      Anónimo14 maio, 2022 06:45...amén
      Anónimo14 maio, 2022 06:59...amén
      Anónimo14 maio, 2022 07:31...amén

      Quando a esmola é grande tal como os unanimismos madrugadores, o pobre e o adepto desconfiam...

      Eliminar
    8. Realmente... isto não é concertado nem nada :)
      O dep. comunicação está a pagar horas extra!!!

      Eliminar
    9. O tema das eleições é giro! Eu acho que o Benfica devia ter eleições todas as semanas ( eu também bebo café todos os dias!) e aí estaria tudo bem, certo?

      Eliminar
  2. O que se tem vindo a constatar, em Portugal e no Seixal em particular, é que limitam-se a formar jogadores avulso, sem compromisso futuro com o clube e tendo como objetivo principal gerar receitas e lucros substanciais com as vendas. É uma ferramenta financeira que os clubes têm pra se financiarem.. A vertente desportiva nunca é o principal objetivo da formação. A maioria dos jogadores já têm em mente saltar pra um clube com outra projeção internacional, antes mesmo de equacionarem jogar dois ou três anos na primeira equipa.

    Outro nota pra convocatória deste jogo: Fica mais uma vez demonstrado o amadorismo da dita estrutura que está à frente dos outros. Prioridades trocadas e ambições nulas. O Darwin podia incrementar o numero de golos marcados (poupado, provavelmente a pensarem já na venda) e até pôr-se a salvo de mais algum "esquema" dos trambiqueiros pra dar o titulo ao "piscineiro". A equipa B é desfalcada num encontro em se joga o prestigio, o brio e a honra do SLB. Ou, será que pra a direção, as derrotas com os "batoteiros" já se tornaram banais? E por ultimo tb se hipoteca a conquista do campeonato de juniores.

    Os corruptos-mor alguma vez encaravam estes jogos de uma forma "olímpica"? Se há algo que os gajos têm é malícia, astúcia, autênticos animais competitivos que aproveitam todas as oportunidades pra subjugarem os rivais. No SLB são uns tansos e incompetentes. Pra estes é igual perderem mais um jogo com os trambiqueiros e porem-se a jeito pra perderem mais uma competição pra eles nos juniores. O que importa é mostrar que apostam nos jovens da formação... no último jogo da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "marcados (poupado, provavelmente a pensarem já na venda) e até pôr-se a salvo de mais algum "esquema" dos trambiqueiros pra dar o titulo ao "piscineiro". A equipa B é desfalcada num encontro em se joga o prestigio, o brio e a honra do SLB. Ou, será que pra a direção, as derrotas com os "batoteiros" já se tornaram banais? E por ultimo tb se hipoteca a conquista do campeonato de juniores."

      Nem o piscineiro marca 6 golos, nem os corruptos ganharam ao Benfica B, e os juniores golearam o R. Ave e apanharam os miúdos do fecêpe...

      Há dias que mais vale estar quietinho😂

      Eliminar
  3. Os jovens são a esperança de um clube ganhador.
    Mas isso para quem ama o clube.

    Para os dirigentes do Benfica são a criação de fluxos financeiros, comissões, viagens, gabarola, teia de contactos.
    Estão lá para ganhar, dinheiro, ter publicidade e negócios, acobardarem-se. Não servem. Servem-se.

    A solução para o Benfica é uma de duas:
    1- desaparecer;
    2- correr com estes cancros e viver.

    Para a 1 é só ficar quieto, como atualmente.

    Para o 2, há que divulgar quem são, onde vivem, família, negócios,etc...

    ResponderEliminar
  4. Se os jovens jogadores do Benfica querem é "saltar", então tudo bem! É fazer contratos iniciais que protejam devidamente o clube e toca a andar, jovens! Alguns bons e verdadeiramente Benfiquistas ficarão e depois terão e devem ter a sua justa oportunidade para irem para clubes que paguem mais! Não vale a pena remar contra a maré! É preciso é ser-se inteligente e não ficar prejudicado! Os negócios estão assim! Pena? Mística? Só por muito poucos e contar com poucos, muito poucos! Isso compete à direcção ver, se tiver capacidade, honestidade e visão para tal

    ResponderEliminar
  5. 1,2,3 ora diga lá outra vez...
    Por esta altura o Benfica era um Benfica à BENFICA e q dava gosto de se acompanhar e viver e, o mais incrivel, sem as condições q agora se tem na formação e noutras áreas, só por aqui se vê o FARTAR VILANAGEM q tem sido estas últimas 2/3 décadas de APAGÃO pelo q passa o Benfica, HÁ muito MAMÃO a viver ás custas do SLB.

    Com o devido respeito ou os sócios vão URGENTEMENTE a uma consulta na MULTIÓTICAS e exigem e fazem uma mudança RADICAL(ELEIÇÕES ANTECIPADAS O + RÁPIDO POSSIVEL), pois o q todos dizem é q o clube é de todos nós BENFIQUISTAS, ou tudo irá continuar a ser MAIS DO MESMO com tudo aVARiado e a A.Pintar por mais outras tantas décadas e com muitas FRAMBOESAS Á MISTURA.

    A última palavra é dos Benfiquistas , pois temos o luxo de poder escolher o caminho q queremos, MAIS DO MESMO-fotocópia das ultimas 2/3 décadas, ou um Benfica À BENFICA, E VOCÊ JÁ MARCOU A SUA CONSULTA NA MULTIÓTICAS???

    ResponderEliminar
  6. A maioria dos Benfiquistas, pura e simplesmente não conhece os miúdos da formação de que se fala.
    Ouvem, e leem na Comunicação Social falar deles, e vão na conversa. O que esta quer, é que eles façam todos parte do plantel do Benfica...porque sabem que não estão preparados e iria ser mais um descalabro.
    Viram os jogos da Youth League e ficaram extasiados...
    Estavam a defrontar adversários da mesma faixa etária, tem de se ter isso em conta.
    Se querem ver o nível de maturidade desses jogadores, revejam, pelo menos,
    2 ou 3 jogos da 2ª Liga onde eles jogaram...podem ser os últimos 3.
    Desta "fornada" que se fala, já era muito bom que dois ou três fizessem parte do Plantel.
    Trabalha-se bem na Formação do Benfica ? A nível técnico acredito que sim, mas isso não é tudo. A mentalidade, a responsabilidade incutida e sobretudo a maturidade é que vai definir se o jovem está preparado ou não.
    Não aparecem todos os dias, Lindelofs, Rubens ou Félixs...há mais propensão a aparecer vários Ferros ou Zé Gomes...para dar só alguns exemplos. Agora se o objetivo, é lançar rapazitos de 15 e 16 anos para baterem records como os sapoides do Lumiar...estão no bom caminho.
    Se o objetivo é de facto aproveitar jovens da formação, então esta tem de mudar. A Equipa "B", que é a antecâmara para o Plantel principal, tem de ser "fechada", pode porventura ENTRAR um ou outro que se tenha evidenciado no escalão abaixo, para ocupar o lugar de algum colega que tenha subido á principal.
    A equipa "B" tem de ter muito mais de COMPETIÇÃO, e menos de Formação. Neste momento, e até aqui ao longo dos anos de equipa "B", os atletas desta têm sempre as costas quentes. Quando erram as desculpas são sempre as mesmas, "são jovens em formação, os outros têm mais experiência, somos a equipa mais jovem, não souberam controlar as emoções,.etc...etc...". De notar que há equipas "B" onde os seus clubes, e muito bem, incorporaram jogadores quase veteranos, para dar experiência ao grupo, umas "duras" e mandar uns ralhetes sempre que necessário...e assim se cresce.

    Atletas que sobem á primeira equipa, para não jogar, só treinar e banco. Entrar durante meia dúzia de minutos...não chega. Acabam por estagnar. Vide o caso do Paulo Bernardo.
    Agora comparem por exemplo com o Alexandre Penetra que era nosso, foi para o Famalicão e agora, se ainda fizesse parte dos quadros do Benfica e regressasse iria discutir a titularidade. Por exemplo o Tiago Dantas. Tem qualidade, muita. No Benfica nunca teve hipótese de a mostrar por várias razões, físicas a principal, e também porque lhe fizeram crer que já era um jogador que só agora está a lá chegar...Fez-lhe bem ser emprestado. Quem sabe não terá sorte naquele esquema do 4x2x3x1 do novo Treinador, a jogar á frente dos dois médios ?
    O mesmo se passou com Gedson, Florentino, Jota, Tomás Tavares e Bruno Tavares. Convenceram-se que já eram grandes craques, fizeram-lhes grandes elogios e vieram por ali abaixo...cada jogo era um sacrifício. Porque não tiveram "caparro" mental para aguentar... Não tinham alicerces na equipa. Se tivessem sido preparados convenientemente poderiam fazer parte do Plantel do Benfica...e são todos da Formação. Juntamente com dois ou três desta fornada, podia-se quase fazer meio/meio. Metade da Formação e outra metade contratados... Mas não, quiseram mostrar á pressa que tínhamos jovens para lançar. A comunicação Social "exigiu" e os responsáveis obedeceram...Chamo a isso "Formação de Aviário"...obrigados a crescer á pressa.
    Penso que me fiz entender. Também gosto muito do tema Formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas a malta que agora quer o plantel só da formação são os mesmos que depois de dois ou tres jogos de um qualquer vem logo pedir a cabeça e dizer que o que é preciso é malta com mentalidade competitiva.

      o que esta malta se esquece muito rapidamente é por cada ruben existem dez cavaleiros, hekders costas ou yuri ribeiros.

      Eliminar
  7. Robbie Fowler

    ResponderEliminar
  8. Parece que a coisa não está a correr conforme desejavam…Porto B 2 Benfica B 3

    ResponderEliminar
  9. Piorou, os Juniores também ganharam, amanhã aposto que sai um post a reconhecer que afinal, no Seixal, há quem saiba o que faz…

    ResponderEliminar
  10. Se houver alguém aqui que me saiba elucidar agradeço, pois gosto sempre de saber mais sobre o Benfica, mas digam me em que momento da história do nosso clube nós fomos um clube formador? Só com o LFV é que se exacerbou esta ideia da formação, quando a mesma, mesmo que bem aplicada, nunca vai fazer do Benfica um clube europeu ( nível sénior)... Mas quem sou eu...

    ResponderEliminar
  11. Boa vamos ser campeões caralhes....

    ResponderEliminar
  12. Bom, acabada a época, perspectiva-se revolução. Espero estar enganado, mas o que aí vem tem segunda metade da década de 90 escrito em todo o lado. O Benfica não tem a estrutura para pôr isto a funcionar. Julgam que o futebol é fm e esquecem-se do quanto se joga à volta do campo.

    PS1: só o Benfica para levar aquela moldura humana num jogo a feijões.

    PS2: parece que o Farinha tb vai sair. Só reforça a forte suspeita que em 2017 foi sabotagem, corridos director geral e assessor de imprensa porque não estavam de acordo com o que o vigarista e sua trupe estavam a fazer ao Clube. Vieira é um miserável que impediu a falência do fcp.

    ResponderEliminar
  13. Tenho de concordar alguma vez com o GB. Nem 8 nem 80. Acho que na estrutura não se deixa levar por isso (se bem que com Lage, houve jogos da Champions que enfim), fazer uma equipa de miúdos.

    ResponderEliminar
  14. e nalgumas fornadas podem nem ser esses tres ou quatro até podem ser só um ou dois.

    alias ficou hoje bem patente que o sandro é um passador, consegue ser bem pior que o nuno tavares,
    o paulo bernardo nem defende nem ataca não fosse da formação e era um macio, manso ou bailarina como os idiotas dos alucinados chamam a outros, e ou ele é emprestado para jogar e poder crescer ou vai ser mais para queimar.

    dos que jogaram hoje só os araujos tem qualidade para ficar no plantel, mas isso já se tinha visto em jogos anteriores, curiosamente nenhum deles subiu definitivamente ao plantel principal e continuou a jogar na b, ao contrario do bernardo.

    o resto sendo bons jogadores não tem qualidade para o plantel, uns nunca a vão ter outros talvez a tenham no futuro.

    ResponderEliminar
  15. Fazes um post sobre "formação" para dizer lá pelo meio que a culpa é do Fernando Gomes e do Proença. Fraquinho, pequenino, rasteiro. A formação merece mais. Isso é mandar poeira para os olhos. O Benfica não ganha porque é mal gerido. Ponto. Tem mais adeptos e mais dinheiro, fica a 20 pontos e a culpa é da Federação e da Liga? Tá bem, abelha. Boa tentativa.

    ResponderEliminar
  16. Subscrevo...o ideal era ter um ou 2 mágicos na equipa, e já os tivemos, Nico e Enzo, 2 ou 3 acima da média, 4 ou 5 regulares, mas em alto nível, um gr que faça pontos, Ederson...e um gajo para dizermos mal...2 ou 3 da formação para irem entrando, e havendo um Nelson Semedo, um felix, um item sendo titulares.

    ResponderEliminar
  17. Em termos de qualidade e equilíbrio, as minhas escolhas seriam:
    Ortega, (Helton ou o André do Paços), Samuel Soares
    Alexander, Gilberto
    Lucas, Otamendi ou Vertonghen, Tomás Araújo e Morato
    Ristic, (.....)
    Weigl, Florentino, Meité ou um seu substituto (Xeka?)
    João Mário, Goetze/Fernandez, Paulo Bernardo, Neto
    Rafa, Everton, Horta, Gouveia e Neres. Moreira titular na B.
    Ramos, Araújo, Yaremchuk e Musa.
    26 jogadores.
    Podemos ter uma equipa B de altíssima qualidade para eventuais lesões e castigos, onde alguns jovens sejam titulares. Mas gerir espectativas é super exigente. António Silva está preparado para ser titular na A ao lado de um atleta experiente e o Tomás Araújo está preparado para jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um onze assim: Ortega, Alexander, Otamendi, Araújo, Ristic - Weigl e Meité - Rafa. Horta, Neres - H. Araújo, 5 jogadores novos.
      Os jovens são mais flexíveis em termos táticos. A formação pode ter um papel importante nesta transição de modelo de jogo.

      Eliminar
    2. Weigl e Meité? Faz favor, então não se arranja melhor?
      O meio campo mais fraco dos pretensos candidatos...

      Eliminar
    3. José espero da Direção e do Treinador a argúcia de contratar 2 médios centro de qualidade a preços controlados, veremos. Espero que o Darwin possa ser vendido por valores bem superiores a 100 milhões, quero acreditar que o Bayern (saída do Lew), PSG (saídas do M'bappe e Messi ou Neymar), United, Liverpool?, Chelsea, Atlético e Newcastle se possam interessar pelo jogador.

      Eliminar
    4. Uma adenda José, sabes qual seria o meu duplo pivot? Renato e Sangaré, se isso é possível, deve ser muito :P

      Eliminar
  18. Não concordo. Basta ver o próprio Rui Costa

    ResponderEliminar
  19. Fazer um plantel que inclui Weigl diz bem da exigência competitiva dos adeptos do Benfica!!!!
    É uma tolerância inacreditavel com este pikachu!!!
    Agora o meite é trucidado se faz um passe errado!!!
    Com esse não existe tolerância nenhuma!!!
    Está à vista o resultado!!!
    0 títulos e humilhações sem fim!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, nem o Weigl nem o Meité. Um é uma amélia que ali anda, outro parece uma estátua.

      Tanto dinheiro mal gasto....e siga mais um empréstimo obrigacionista.

      Eliminar
  20. Roman, Seferovic, Rodrigo Pinho, Gonçalo Ramos, Henrique Araújo....Vinicius emprestado.....mas há bolsos de empresários para encher, manda vir um musa.....e siga mais um empréstimo obrigacionista.

    ResponderEliminar
  21. Já agora, e esse sistema de ir buscar putos adeptos ferrenhos da dragartagem?
    Que tapam espaço a jovens adeptos do Benfica.
    E depois admirem-se de os ver morder a mão que os ensinou a andar.
    Onde chega a promiscuidade!

    ResponderEliminar
  22. Formação qual? Aquela que depois quando é campeã noutros clubes canta insultos ao Benfica? É essa a formação que se defende? O que é preciso defender é quem traz resultados, não jogadores que estao-se a marimbas para o clube que os formou.

    ResponderEliminar
  23. Martim Neto é um lagarto antibenfiquista. Esse pode ir à vida dele.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking