SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

23 maio 2022

Dar Avanço

23 maio 2022 3 Comentários

COM A CONQUISTA DA TAÇA DE PORTUGAL, O FC PORTO TERMINOU 2021/2022 COM A CONQUISTA DOS DOIS PRINCIPAIS TROFÉUS.



Nada a dizer. Deveria ser campeão nacional com menos de 17 pontos de vantagem para o Benfica...mas seria sempre campeão nacional. Na Taça de Portugal foi claramente superior, pois nos oitavos-de-final marcou três golos em...30 minutos: 00:31, 06:04 e 31:15.

 

A presidência de Rui Costa durante a primeira temporada do mandato de quatro anos

Permitiu que o FC Porto conseguisse uma "dobradinha". Será esta que terá de ser reposta em 2022/2023. E para que isso seja possível há muito, mas muito trabalho a fazer, a vários níveis. Nunca esquecer as mudanças internas mas também exigir respeito de "fora para dentro".

 

NOTAS: CN - Campeonato Nacional (as quatro edições iniciais designadas como Campeonato da I Liga); TP - Taça de Portugal (as 17 edições iniciais designadas como Campeonato de Portugal); LC - Liga dos Campeões (iniciou-se como Taça dos Clubes Campeões Europeus); LE - Liga Europa (percursora da Taça UEFA e esta deu continuidade, com organização da UEFA, à Taça das Cidades Com Feiras)

Apesar de Ricardo Ornelas (ou do linotipista que compôs o texto na tipografia!) ter trocado 1938-39 por 1939-40 a segunda frase, curta e certeira, diz tudo! Retirada do seu livro, publicado em 1950, "Números e Nomes do Futebol Português"

Mais uma vez

A Taça de Portugal é a continuação do Campeonato de Portugal que estava mal designado como toda a Imprensa da época contestava. Por isso Ricardo Ornelas regozijou-se (documento a cima publicado). Aliás Portugal (FPF) só copiou, em 1938/39, o que Espanha tinha feito em 1928/29, ao criar a Liga (a pontuar em duas voltas) passando a designar o Campeonato de Espanha por Taça de Espanha. Ainda em 13 de Maio deste ano, a propósito da comemoração de um centenário há uma notícia de um jornal que indica o FC Barcelona como campeão de Espanha, em 1921/22, mas depois de 1928/29 passou a ser vencedor da Taça de Espanha em 1921/22.




Não há rigorosamente nada a estudar (uma tal comissão) e votar (num tal congresso)

Estes assuntos são denmasiado sérios - envolve desdizer, desautorizar e achincalhar a memória e decisões de quem já não está entre os vivos para se justificar - que "brincar" com decisões de há mais de oito décadas é vergonhoso. Em Portugal seguiu-se o que foi feito em Espanha e foi bem feito (clicar)(clicar).



Acorda, Benfica!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Não consigo entender a passividade da atual Direção do Sport Lisboa e Benfica nesta questão.
    É evidente a artilharia mediática que o anterior presidente do SCP lançou e que agora é corroborada pela atual direção do mesmo clube. Trafulhice tolerada ou ignorada por quem tem de impor a verdade histórica baseada em documentação da época.

    O Alberto já provou que essa documentação existe e é esclarecedora. Conclusiva. Inequívoca. Produzida durante os mandatos do mesmo presidente da FPF (Dr. Cruz Filipe). Tudo ficou definido quando a questão se colocou, quando o quadro competitivo foi alterado.

    O que espera a atual direção da FPF em impor alguma decência no futebol em Portugal?
    Omissa ou passiva no momento em que se degradam de forma evidente as competições nacionais, com a arbitragem portuguesa na lama, e com ecos e consequências ao nível da FIFA, temos também esta questão artificial e grotesca.

    Será que não basta? Será que não percebem o buraco e o descrédito que as competições internas estão metidos? Acham sustentável?

    O que espera a direção do Sport Lisboa e Benfica?
    Omissa ou passiva no momento em que se agrava a degradação desportiva e que num passado recente o Clube viveu o ponto mais degradante do ponto de vista ético e moral da sua História, temos também esta questão artificial e grotesca.

    Os documentos existem.
    O que espera a atual direção FPF?
    O que espera a atual direção do Sport Lisboa e Benfica?
    Assumam-se. Deem a cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, assumir e dar a cara não vai acontecer com Rui Costa.

      O Benfica vai alegremente a caminho do abismo.

      Viva o Benfica

      Eliminar
  2. Caríssimo,

    Não meto o "bedelho" em temas que não domino. Relativamente ao Campeonato de Portugal, quando surgir uma posição oficial da FPF, cá estaremos para opinar. Estranhamente, no site oficial do Sporting, no autocarro, ou no próprio Estádio de Alvalade, surgem os tais 23 Campeonatos Nacionais conquistados pelo Sporting, isto quando os orgãos oficiais nem os homologaram, ou aprovaram, confesso que não entendo, na minha opinião, é um completo absurdo, isto porque aqueles 23 campeonatos, não estão oficialmente sustentados.

    A talhe de foice, quando neste fim de semana, ficaram fechados e arquivados os vários campeonatos que se disputam na Europa, será interessante, observar a "geografia de títulos", isto nas 7 mais competitivas Ligas que se disputam na Europa.

    Portugal: Benfica 37, FC Porto 30, Sporting 19.
    Espanha: R. Madrid 35, Barcelona 26, A. Madrid 11.
    Inglaterra: Man. United 20, Liverpool 19, Arsenal 13.
    Alemanha: Bayern Munique 31, Dinamo de Berlim 10, Nuremberga 9.
    Itália: Juventus 36, Inter 19, Milão 19.
    França: Saint-Étienne 10, PSG 10 (uma aberração), Marselha 9.
    Países Baixos: Ajax 36, PSV 24, Feyenoord 15.

    As Ligas talvez com a "geografia de títulos" mais próxima da nossa, provavelmente será a Liga de Espanha, e dos Países Baixos.

    Outra nota, entre as 7 Ligas mais competitivas na Europa, há 6 "trintões", clubes que venceram 30 ou mais campeonatos, curiosamente entre aquelas 7 Ligas, só em Portugal há dois "trintões", Benfica, e FC Porto.

    Saudações desportivas

    PS Quem diria que em 1922, no Bombarral se disputou a Taça do Bombarral, organizada pelo Sport Clube Bombarralense.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: