SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 junho 2022

Colheita 1892

01 junho 2022 2 Comentários

DOIS GLORIOSOS FUTEBOLISTAS AMBOS MUITO ESQUECIDOS. 



AMBOS COMPLETARIAM 130 ANOS EM 2022


Alberto Miguéns

NOTA1: Jorge Rosa Rodrigues faleceu, aos 79 anos, em 14 de Novembro de 1971. Alberto Rio faleceu, aos 86 anos, em 15 de Dezembro de 1978. 



NOTA2: Jorge Rosa Rodrigues era o mais novo dos quatro irmãos Rosa Rodrigues: José, Cândido, António e Jorge, mas a diferença de idades desde para os restantes era grande. Aquando da fundação do Clube, tinha onze anos, fazendo 12 em 1 de Junho de 1904. Sempre me causou, um misto de curiosidade e "espanto" sabendo que os dois irmãos (Candinho e Neco) que ainda jogavam tinham ingressado no Sporting CP, no Verão de 1907 e o irmão mais velho (José), seguido para o SCP em 1908 porque não tinha Jorge Rosa Rodrigues seguido com eles. Outra surpresa. Numa visita com outro Benfiquista (Mário Ferreira) a casa da sua filha Maria José Pedroso Rosa Rodrigues (nascida em 7 de Novembro de 1929), na Chamusca, eis que ao colocar essa questão ela respondeu que o pai dizia. O meu sonho de criança era jogar no clube fundado pelos meus irmãos, pois assisti a tudo, mesmo antes de ser fundado na Farmácia Franco. Mesmo com eles noutro clube nunca me importei de ser guarda-redes do «Glorioso» e jogar frente a eles que eram avançados. Para Cosme Damião apesar de toda a sua boa vontade era um guarda-redes pouco fiável e isso nunca permitiu que singrasse na principal categoria do Benfica. Depois ainda fez uma temporada no Sporting CP, até se enamorar por uma filha de um latifundiário/ganadeiro da Chamusca, casar (1 de Junho de 1913) e para lá ir viver, ainda muito novo, aos 21 anos. 


2 comentários
  1. Boa tarde, foi muito bom estar em casa da filha do Sr. Jorge Rosa na Chamusca na companhia do Sr. Alberto Miguéns e escutar tudo o que nos dizia, ainda trouxe uma prenda para casa, um quota do pai, o que mais me custou, foi ela dizer que uma camisola do Benfica do seu pai, ela estragou-a usando nos campos, montando a cavalo.

    ResponderEliminar
  2. Boas,Sr.Alberto.Podia dizer em qual dos jogos Jorge Rosa Rodrigues teve de ser substituido e quem o substituiu e se quem o substituiu sofreu algum golo??
    Muito obrigado!!Saudações gloriosas!!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: