SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

12 agosto 2022

Chalana, Simplesmente Chalana

12 agosto 2022 6 Comentários

GENIAL FUTEBOLISTA QUE CHEGA PRONUNCIAR O NOME: CHALANA. O NOME É INCONFUNDÍVEL.


Tão inconfundível quanto o talento.

 

Corria com a bola, driblava e fintava como um deus saído do Olímpo

Em jogos com Chalana em boa forma física e adversários leais era um vai-vem pela ala esquerda sempre em progressão e com um destino: facilitar os golos e as vitórias do Benfica. 

 


Era dos que se agigantava quando chegava a segunda parte

Pois o Benfica tentava marcar na baliza do lado sul fazendo com que a ala esquerda jogasse ao longo (e junto) do Terceiro Anel.

 


Tinha o virtuosismo e eficácia que todos nós gostavamos de ter tido

Quando eramos miúdos e jogávamos à bola num qualquer espaço de uma localidade que permitisse fazer um jogo de cinco para cinco ou sete para sete, até número par, encolhendo a baliza para um metro e jogando sem guarda-redes ou "guarda-redes avançado". Fazia-nos regressar à infância.

 


Era a bonomia e encantava

Percebia-se que nascera para jogar futebol e enfeitiçar as bancadas dos estádios.

 


Abnegado e intrépido 

Nunca dava um lance por perdido, nem uma jogada por fazer.




Inspirava tranquilidade

Ao contrário de muitos virtuosos não jogava para se exibir. Jogava para ser eficiente e a sua equipa beneficiar dessa eficácia.

 


Mas era débil frente a adversários, por vezes, reles e cobardes

E isso fez com que tivesse inúmeras lesões e abreviasse o final de uma carreira (mesmo a nível internacional) que podia tê-lo guindado a níveis de heroicidade. Assim ficou só para nós. Infelizmente para o resto do Mundo. Mas para nós, bem bom.




 



Obrigado, muito obrigado, Chalana! Tantas tardes e noites bem passadas com a tua decisiva contribuição. Muito obrigado, Chalana.

 

>


Alberto Miguéns

6 comentários
  1. Peco desculpa por este comentario/desabafo que podera ser off topic ou talvez nao.
    Acabei de abrir o site online de A Bola e o que vejo?
    No dia em que estamos de luto por Chalana o testa de ferro grunhiu e A Bola publicou.
    E foi este gajo presidente do Benfica por quase vinte anos!!!
    Execravel.

    Chalana, muito obrigado. Nunca te esquecerei.

    ResponderEliminar
  2. Guardarei no meu coração o privilégio de ter visto Chalana a jogar na antiga Catedral. Sublime na sua simplicidade, na sua alegria de driblar e colher o êxtase dos Benfiquistas. Fina flor do Benfiquismo. Do pó vieste, ao pó voltas. Elevaste o Benfiquismo. Deixaste memórias inesquecíveis. Encheste a minha adolescência, e a de muitos outros milhares que, como eu, nunca te esquecerão. Foste tudo naquele relvado, com aquela camisola, sobre os aplausos de quem te amou. Fosta Chalan, foste Benfica, foste e jogaste por todos nós.

    Todo o Benfica te chora. Todo o Benfica te recorda. Te ama e te celebra.

    Agora, ao lado de Eusébio, Coluna, Águas, Cavém, Costa Pereira, e tantos outros que te precederam, agora, torce por nós. Nesse 4º anel que tu tanto mereces mas que não deverias ocupar tão cedo.

    Obrigado Fernando Albino de Sousa CHALANA.
    Benfica foste Benfica é, Benfica serás.
    Obrigado, eterno CHALANA.

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. Alberto Miguéns...Esta direcçao do Benfica para homenagear o grande Fernando Albino Chalana tem de mandar fazer um busto ou dentro do Estádio ou junto... tal como deveria ter sido feito ao grande capitão Sr. Mário Coluna... Se não o fizerem é uma falta de respeito a todos nós benfiquistas...Só quero dizer isto... Um abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  4. Como tenho 49 anos, vivi numa época em que o impacto dos jogadores era tremendo em nós, não sei se os miúdos ainda imitam os jogadores, a não ser nos cortes de cabelo, mas, mesmo sem jeito, lembro-me de tentar imitar o Chalana naquelas fintas de corpo!

    Quando partem para o 4º anel, sinto que um pouco de mim também parte, porque há pouco da minha história que foi construída naqueles momentos mágicos dos relatos de futebol, era normal às vezes na rua e perguntar "ó vizinho quanto está o Benfica". E quando se esperava pelo fim do gritar do golo para perceber quem marcou? transmissão televisiva?!

    As redes sociais eram uma miragem, restava fechar os olhos e imaginar o inferno da Luz!

    Chalana foi daqueles que recebeu e deu ao Benfica, nem todos se podem orgulhar disso. Mas mais importante, é ver que é lembrado pela sua humildade e bonomia.

    Claro que o futebol dele é lembrado em primeiro lugar, mas aquilo é o de melhor que se pode cá deixar. De que vale ser um craque mas ser tb lembrado como má pessoa?

    Mas ainda assim, é pena que as imagens dos seus jogos sejam escassas, ainda à uns meses andei pelo youtube à procura de imagens, porque tenho amigos que não acreditam que foi o melhor que os meus olhos viram em Portugal. Dos que vi só Maradona está muito acima e o Eusébio não vi.

    No entanto encontrei um resumo em alemão e recordei um Benfica - Fortuna Dusseldorf em 80/81, 1-0 com golo do Chalana. Lindo!

    O que teria sido hoje, com o suporte que existe a nível médico, não só físico mas também psicológico? E os cuidados com a alimentação!

    Espero ter a sorte quando também eu partir, de o voltar a encontrar! Mas obrigado desde já pelas alegrias que me destes.

    Sócio do SLB rumo ao 38 com uma lágrima à solta

    ResponderEliminar
  5. Sou só eu que acho que o que destruío a sua carreira foi ter jogado o Euro 84 lesionado por interesse da FPP (para jogar pela selecção) e do Benfica e da então sua gestora de vida e carreira (a famigerada Anabela) para que pudesse ser vendido? Não há ninguém que tivesse acompanhado o que se passou que possa confirmar ou negar?

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Fernando pelo que fizeste no Glorioso. Para mim dos jogadores que vi, só Eusébio te superou.
    Mais uma vez obrigado, serás eterno Fernando Chalana

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: