É JÁ UMA ODISSEIA

Odysseas Vlachodimos é o sexto guarda-redes que mais vezes vestiu a camisola do Benfica, alcançando a bonita marca de 200 jogos. Fazendo mais duas ou três épocas na Luz (e espero que as faça), pode ainda subir bastante neste ranking - talvez mesmo até ao pódio.
Agora vou dar uma opinião que certamente gerará polémica: destes seis guarda-redes, Vlachodimos é, para mim, o mais completo.
Adoro Manuel Bento (foi o guarda-redes da minha infância, e como tal um ídolo), Costa Pereira ganhou tudo, e José Henrique é ainda hoje um símbolo vivo de mística. Acontece que a posição de guarda-redes foi a que mais evoluiu ao longo dos tempos. Talvez não seja justo comparar Bento com Vlachodimos, mas se tiver de o fazer, recordando os principais erros e lacunas de um e de outro (e, diga-se, Bento cometeu erros que hoje crucificavam sumariamente qualquer "keeper"), o grego leva vantagem. Tal como levará dos restantes, salvaguardando que não vi qualquer jogo de António Martins.
Os melhores guarda-redes da história do clube não estão neste lote, e são Michel Preud'Homme, Ederson Moraes e Jan Oblak, talvez por esta mesma ordem, não esquecendo a primeira temporada de Júlio César - que o Benfica apanhou já em fim de carreira e bastante condicionado por uma lesão nas costas. Aliás, este top é, em certa medida, responsável pela sub-valorização que a generalidade dos benfiquistas faz do grego: ele chegou após um ciclo de extraordinários guarda-redes, e não é, de facto, tão bom como os que o antecederam na baliza benfiquista (que são dos melhores do mundo).
Mas é muito bom, e espero que fique por cá muitos anos. Rafa também é muito bom, mas não é Messi. E Gonçalo Ramos não é Lewandowski. Infelizmente o Benfica não pode ter os melhores do mundo das várias posições. Odysseas está ao nível do Benfica, e não podemos ter melhor. Talvez precise é de um suplente à altura...
Os números apresentados são do ZeroZero.

1 comentário:

joão carlos disse...

de todos os guarda redes o único que não tenho informação é o martins e por isso não vou comparar.

dos outros o odysseas é dos piores de todos, só mesmo o silvino era pior, e a sua opinião não é uma questão de polémica é de falta de realidade.
até porque fala no guarda redes mais completo quando depois o que aponta é o jogador que cometeu menos erros clamorosos e isso não é ser o mais completo.

o mais completo foi o bento, quantas vezes o odysseas lançou um contra ataque que resultasse, o bento era aos montes.
o odysseas tem graves problemas nas bolas pelo ar, o bento com muito menos centímetros dominava completamente as bolas pelo ar.
o odysseas é péssimo a jogar com os pés o bento jogava melhor com os pé, numa altura em que os guarda redes nem precisavam, do que ele.
o odysseas é péssimo a libero o bento era o libero da equipa.

e naquilo que o odysseas é realmente bom entre os postes o bento era excelente.

de facto frangos o odysseas tem muito poucos, não me recordo de nenhum, o bento tinha montes deles e ainda hoje me lembro de vários.
agora existe uma coisas lances em que o odysseas é mal batido, não sendo um frango, existem muitos lances desses do bento existem mesmo muito poucos.

só que erros são uma coisa outra e lacunas no seu jogo são outra.
só como exemplo a maioria dos golos de cabeça que ele sofre em cantos e livres que depois se diz que ele não teve culpa bento não os sofria pelo simples facto de que o jogador adversário nem sequer chegava a cabecear.