SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

19 janeiro 2023

Plantel? Que Plantel?

19 janeiro 2023 7 Comentários

OS FUTEBOLISTAS SÃO SUFICIENTES PARA UM CALENDÁRIO TÃO EXIGENTE COMO O QUE RESTA EM 2022/2023?

O «Glorioso» tem número de futebolistas em quantidade com qualidade para poder jogar em três competições para obter as vitórias necessárias?


Confesso que o que vi no último jogo deixou preocupações. Só uma substituição para tentar mudar o jogo. A entrada de Neres!


Chiquinho já em tempo de compensação (90' + 2' 50") foi para proteger Rafa.


 CALENDÁRIO DE JOGOS (2022/2023)

Mês

Dia

Adversário

Competição

Local

J

A

N

E

I

R

O

1

DOM

ANO NOVO

4

QUA

6

SEX

V 1-0

Portimonense SC/ 89.º campeonato nacional/J.15

SLB/C

10

TER

V 2-0

Varzim SC/ 100.ª Taça de Portugal: 1/8

P. Varzim/F

15

DOM

E 2-2

Sporting CP / 89.º campeonato nacional/J.16

SLB/C

18

QUA

 

21

SÁB

18:00

CD Santa Clara

89.º campeonato nacional/J.17

Açores/F

26

QUI

20:15

FC Paços Ferreira

89.º campeonato nacional/J.20

P. Ferreira/F

29

DOM

 

 

 

F

E

V

E

R

E

I

R

O

1

QUA

21:15

FC Arouca

89.º campeonato nacional/J.18

Arouca/F

5

DOM

00:00

Casa Pia AC

89.º campeonato nacional/J.19

SLB/C

9

QUI

20:30

SC Braga

100.ª Taça de Portugal: 1/4

Braga/F

12

DOM

 

 

 

15

QUA

20:00

Club Bruge KV

68.ª Liga Campeões/Oitavos. 1.ª mão

Bruge/F

19

DOM

Boavista FC

89.º campeonato nacional/J.21

SLB/C

22

QUA

 

 

26

DOM

FC Vizela

89.º campeonato nacional/J.22

Vizela/F

M

A

R

Ç

O

1

QUA

100.ª Taça de Portugal: ½: 1.ª m

5

DOM

FC Famalicão

89.º campeonato nacional/J.23

SLB/C

7

TER

20:00

Club Bruge KV

68.ª Liga Campeões/Oitavos. 2.ª mão

SLB/C

12

DOM

CS Marítimo

89.º campeonato nacional/J.24

Funchal/F

15

QUA

 

 

19

DOM

Vitória SC (G.)

89.º campeonato nacional/J.25

SLB/C

22

QUA

Jogos das Seleções Nacionais

26

DOM

29

QUA

A

B

R

I

L

2

DOM

Rio Ave FC

89.º campeonato nacional/J.26

Vila Conde/F

5

QUA

100.ª Taça de Portugal: ½: 1.ª m (alternativa)

8

SÁB

FC Porto

89.º campeonato nacional/J.27

SLB/C

9

DOM

PÁSCOA

12

QUA

68.ª Liga Campeões/Quartos. 1.ª mão

16

DOM

GD Chaves

89.º campeonato nacional/J.28

Chaves/F

19

QUA

68.ª Liga Campeões/Quartos. 2.ª mão

23

DOM

GD Estoril Praia

89.º campeonato nacional/J.29

SLB/C

26

QUA

 

100.ª Taça de Portugal: ½: 1.ª m

 

30

DOM

Gil Vicente FC

89.º campeonato nacional/J.30

Barcelos/F

M

A

I

O

3

QUA

100.ª Taça de Portugal: ½: 2.ª m

7

DOM

SC Braga

89.º campeonato nacional/J.31

SLB/C

10

QUA

68.ª Liga Campeões/Meias-finais. 1.ª mão

14

DOM

Portimonense SC

89.º campeonato nacional/J.32

Portimonense SC/F

17

QUA

68.ª Liga Campeões/Meias-finais. 2.ª mão

21

DOM

Sporting CP

89.º campeonato nacional/J.33

Alvalade/F

24

QUA

28

DOM

CD Santa Clara

89.º campeonato nacional/J.34

SLB/C

31

QUA

66.ª Liga Europa. FINAL

Budapeste

J

U

N

 

4

DOM

 

100.ª Taça de Portugal: FINAL

Jamor

7

QUA

 

2.ª Liga Conferência. FINAL

Heraklion

10

SÁB

 

68.ª Liga Campeões. FINAL

Istambul

11

DOM

 

 

 

 

Quando o Benfica recomeçar a jogar duas vezes por semana

Em três competições como é que vai ser feita a gestão. Rotação deve ser restrita mas pelo menos devem ser realizadas as cinco substituições permitidas. O onze titular - não havendo lesões preocupantes ou castigos longos - deve ser o que tem sido mais utilizado e os suplentes estarão definidos:

Odysseas (Samuel);

Bah (Grimaldo), António Silva (Lucas Veríssimo), Otamendi (Morato) e Grimaldo (Mihailo);

João Mário (Neres), Florentino (João Neves), Enzo (Chiquinho), Rafa (Tengstedt *) e Aursnes (Schjelderup *);

Gonçalo Ramos (Musa)

NOTA: * depende do nome que o futebolista escolher para usar no «Manto Sagrado»


ASSIM VAI O PLANTEL DE 32 GLORIOSOS

NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituídoSuplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; A - Suspenso um jogo por acumulação de admoestações com dois cartões amarelos num jogo; M - Convocado para selecções a disputar o campeonato mundial no Catar; S - Convocado para a selecção nacional sub-23; B - Jogou pela Equipa B; A – Assistências para goloG – Golos


Parece-me que o Benfica está a ser demasiado crente

Que os dois jovens, entretanto contratados, darão garantias de poderem ser substitutos com capacidade e classe para procurarem, em treinos e jogos, tentar suplantar-se de modo a quererem ser titulares. Oxalá!


Acorda, Benfica!


Alberto Miguéns


7 comentários
  1. Essa tem sido a minha preocupação desde cedo nesta época. É que, desde cedo se percebeu a qualidade da liderança de Roger Schmidt. Também desde cedo, a equipa mostrou boa dinâmica e capacidade de vencer em campo. Com um calendário apertado, a primeira parte da temporada trouxe uma sobrecarga de jogos a 12-13 jogadores. Será realista perspetivar o mesmo para o resto da temporada? Muito difícil, senão impossível.

    Já ocorreram vendas de jogadores do plantel principal, mas existem ainda outros que têm sido pouco mais do que "abancados", sem grande perspetiva de se tornarem opções efetivas. Os dois novos reforços terão de mostrar utilidade, apesar da adaptação a um campeonato mais competitivo e da tenra idade...

    No ataque, a dispensa de Pinho e o eventual empréstimo de Henrique Araújo, parecem mais uma brincadeira com o fogo. Ficaremos com 3 avançados, e logo, expostos a que com uma ou duas lesões, passemos a ter ainda mais limitações. No meio campo, também se nota falta de opções. Draxler tem sido uma desilusão, Diogo foi vendido, Paulo Bernardo e Gil Dias têm dado contribuição quase nula. Na defesa reina a abundância mas também a indefinição. Na baliza é Odysseas e mais nada.

    O que vejo aqui é o resultado de limitações auto-impostas pela atual direção. Compreende-se que a massa salarial tenha de ser controlada, mas a falta de opções pode vir a ser desastrosa. A direção tem sido o elo mais questionável desta temporada. Esperemos que essa falta de opções não venha a destruir a presente temporada.

    ResponderEliminar
  2. Boas. Serei só eu que revejo a forma de trabalhar semelhante à do início da época? Os jogadores estão a ser preparados fisicamente para estarem em níveis parecidos com os do pré mundial lá mais para a frente. Lembro-me do treinador ser criticado por não fazer rotação do banco. Então é ter calma e confiar no processo. As provas ganham-se lá mais pra frente. Quanto as mexidas no grupo, mesmo sem os reforços tivemos jogadores que nunca contaram, logo não faria sentido continuarem. Vamos esperar que os novos tragam alguma coisa diferente.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Sr. Alberto Miguéns...Uma questão pertinente que o Sr. levantou, efectivamente temos um plantel curto, também na minha opinião, para as competições que estamos ou vamos enfrentar. Penso que as saídas de Diogo Gonçalves, Rodrigo Pinho e ao que parece de Henrique Araújo (este, igualmente, na minha opinião um tremendo erro!!!) são precipitadas, pois nalguns jogos que possam, no futuro, estar complicados a resolver, a nosso favor, poderiam até ser importantes em os desbloquear, pois os miúdos nórdicos não me parecem de imediato virem a ser uma solução para o nosso ataque, pois vêm de campeonatos mais fracos que o nosso (e claro estão ainda a ambientar-se a outro tipo de exigência de que clubes como o nosso Benfica exigem uma resposta imediata dentro de campo), mas oxalá que esteja enganado!!!! O mesmo se passa com a posição de guarda-redes, pois, na minha opinião, deveríamos já ter contratado um igual ou melhor que o Vlachodimos, e com a previsível saída do Helton Leite, não temos um guarda-redes preparado para o substituir...Mas enfim, o caminho do nosso Benfica faz-se caminhando, etapa por etapa, e agora venha o Santa Clara, para começar a ganhar...Um abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  4. Uma questão que todo o Benfiquista coloca, é mesmo essa.
    Considero que temos em quantidade, mas não em qualidade suficiente, para que não se note a ausencia de alguns chamados titulares indiscutiveis.
    Penso, e espero, que não vamos ter o azar de nos faltar ao mesmo tempo, Rafa, Otamendi e Florentino, por exemplo. Caso esta situação se viesse a verificar não vejo, neste sistema de jogo utilizado, jogadores á altura para a sua substituição sem perder rendimento em outras posições.
    Tenho muitas duvidas se estes jovens recentemente contratados, tenham condições para entrar na equipa. Repito : Neste sistema de jogo.
    Existem jogadores a evoluir na nossa Liga, já conhecedores e ambientados ao Futebol Português, que poderiam muito bem ser ajudas preciosas no equilibrio do plantel.
    Até agora, com as movimentações de mercado efetuadas, não considero termos ficado mais fortes, nem mais equilibrados.

    Entendo a saída do Henrique Araujo,numa ótica de regressar mais forte, com competição nas pernas em forma de jogos. Será a meu ver, antevendo uma possivel venda de Gonçalo Ramos em Junho. Estar no plantel para não jogar, não vale a pena. Para isso temos agora o Tengsted para evoluir, e que tambem pode fazer ala. Mas tenho a ideia, que o Henrique Araujo no Rosenborg era capaz de ja ter marcado uns 20 golos !! E estou curioso para ver o que fará Diogo Gonçalves no Copenhaga...

    Para concluir, e na minha simples opinião de treinador de sofá, acho que Ivan Jaime, Roger Cannon, Makouta, Matchoi Djaló e Ibrahima Bamba, "caberiam" no nosso plantel dando mais força e opções diferentes mas fiáveis.
    Considerando que o nosso Treinador não vai alterar o seu sistema de jogo, basicamente sem extremos, sem numero 10, e pontualmente um Médio Defensivo a fazer de segundo avançado,
    sinto que vamos sentir algumas dificuldades daqui para a frente.

    Não falo dos jovens da formação porque me parece existir um mau entendimento entre o que é Equipas de Formação propriamente ditas, e uma Equipa B, que no meu entender será mais de transição para a principal, e que teria de ter um sistema, um modelo de jogo semelhante á Equipa A para que os jovens não sentissem uma diferença tão grande, quando chamados.
    Considero que temos demasiados tocadores de violino e nos faltam alguns carregadores de piano

    ResponderEliminar
  5. As limitacoes nas alternativas reais no plantel preocupam-me.
    As noticias de hoje sobre Goncalo Guedes espero mesmo que se confirmem.
    E depois era mais um.jogador forte para o meio-campo.

    ResponderEliminar
  6. Guarda-Redes (GR): Vlachodimos e Samuel Soares;
    Defesa Direito (DD): Bah e Gilberto;
    Defesa Central (DC): Otamendi, António Silva, Lucas Veríssimo, Morato e Brooks;
    Defesa Esquerdo (DE): Grimaldo e Ristic;
    Médio Defensivo (MD): Florentino Luís e Aursnes (MC);
    Médio Centro (MC): Enzo Fernandez, Chiquinho (MAC) e João Neves;
    Médio Atacante Direito (MAD): João Mário (MAC, MAE) e Neres;
    Médio Atacante Centro (MAC): Rafa Silva (MAD, MAE) e Draxler (MAD, MAE);
    Médio Atacante Esquerdo (MAE): Gonçalo Guedes (MAD, MAC) e Schlederup (MAD, MAC);
    Ponta de Lança (PL): Gonçalo Ramos (MAC), Tengstedt (MAC, MAE) e Musa;

    Fora o Guarda-Redes, penso que temos dois jogadores muito capazes por posição. E devido à polivalência da maioria dos jogadores atacantes, nunca ficaremos a descoberto. Agora, podemos discutir a valia dos jogadores, mas penso ser mais produtivo confiar nos que já cá estão (e que tão bem conta de si deram na primeira metade da temporada) e apoiar os que chegaram...

    ResponderEliminar
  7. Ora, como com 1 contratação, cara(ou talvez não), tudo mudou, com a entrada do Guedes passamos a ter peças para todas as casas do tabuleiro, já para não falar que pelo primeiro jogo da Champions já teremos os 2 jogadores nórdicos a carburar razoavelmente. Única interrogação será mesmo a 2° posição de guarda redes . Com todos disponíveis podemos ter os jogadores onde mais rendem, e isso era um trabalho que parecia impossível.
    Faltará portanto colocar Gil dias e Paulo Bernardo.
    De resto é continuar a trabalhar duro.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: