SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 janeiro 2023

Shintaro Yokochi no Quarto Anel

16 janeiro 2023 3 Comentários

O TREINADOR DE NATAÇÃO DO «GLORIOSO» DURANTE MAIS DE DUAS DÉCADAS FALECEU NO DOMINGO.



O facto de não conseguir dormir devido ao péssimo resultado e exibição abaixo do exigido pela equipa de futebol permitiu ser desagradavelmente surpreendido por mais esta notícia.

Alexandre Yokochi e o seu pai, Shintaro Yokochi


Nasceu em Yokoama (Japão) em 31 de Outubro de 1935... falecendo em 15 de Janeiro de 2023, aos 87 anos.



Mais uma excelente decisão da Direcção presidida por Duarte Borges Coutinho, comunicada aos associados no Relatório e Contas referente ao ano civil de 1972.




Colocou o Benfica na vanguarda da Natação, em Portugal.



É - viverá enquanto quem o conheceu viver - um homem com H grande. Há poucos como ele, talvez pelo facto de ser originário de uma sociedade em que a cidadania é exercida como modo de vida e ter uma personalidade extraordinária. Contagiante.




Em 1994 ainda constava da listagem de treinadores do «Glorioso», terminando a ligação como Secretário Técnico, em 1996, passando o seu adjunto (Francisco Alves) a treinador principal.



Foi ele quem primeiro me explicou a importância da «Vénia» no Japão e me aconselhou a contactar a Embaixada nipónica, pois há vários tipos de saudação (clicar).


Shintaro Yokochi com Sandra Neves (a melhor nadadora portuguesa de sempre) e Ana Raimundo, Piscina Municipal dos Olivais, agosto de 1988. Fotografia de Roland de Oliveira




Obrigado por tudo, Shintaro Yokochi!


横地慎太郎


Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Saudações, senhor Alberto Miguéns. Os seus artigos confortam este meu coração vermelho. As histórias e apontamentos sobre as origens da expressão do mundo do Benfica, são os registos de que a sua identidade ímpar se reveste. Nascem da essência de que a alma benfiquista é feita.
    QUE QUALIDADE!
    O amigo Miguéns é, também, e será sempre uma referência do universo benfiquista. Obrigado por isso, pela sua dedicação de corpo e alma a esta causa de tantos nós...
    Lembro-me perfeitamente do Alexandre Yokochi, quando era miúdo. Elevou o nome do Benfica e de Portugal ao reconhecimento internacional.
    Para ele, também, um abraço. Luz e paz para a alma do seu pai, certamente um grande homem.
    Até sempre, Águia do Oriente *

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Sr. Alberto Miguéns... O único treinador, até ao momento, que levou um nadador português a uma Final A nuns Jogos Olimpicos, curiosamente o seu filho, o que pessoalmente para ele deve ter sido um orgulho.. Obrigado Sr. Yokochi... Os meus sentimentos à familia e ao nosso Benfica... Um abraço Glorioso.

    ResponderEliminar
  3. Marcou uma época, e diversas gerações de grandes nadadores tiveram a sua orientação. Um legado impressionante. Através de sim e do seu filho, o nome Yokochi tornou-se sinónimo de natação e de vitórias e recordes. O Benfica deve-lhe muito. O desporto em Portugal deve-lhe muito.

    Condolências à família e amigos enlutados.
    Descanse em Paz, Sr. Yokochi.
    Obrigado por tudo, Sr. Yokochi.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: