TERRORISMO

Quem me conhece sabe que não tenho a mais pequena simpatia por Rui Santos. É um tipo que vive e sempre viveu dos escândalos, da podridão, e da face mais negra do futebol português. E quando não há nada para dizer, inventa. Isso parece ter-lhe rendido, pois há anos que se mantém na ribalta televisiva. 
Dito isto, o que se está a passar com ele, e com a família, é absolutamente inqualificável. E só é possível num clima criado há quarenta anos por Pinto da Costa, a partir de uma obsessão invejosa e doentia por Lisboa - a qual soube explorar em seu proveito, arregimentando massas e um exército de terroristas à disposição, o que lhe garante poder, dinheiro, influência e meios para manipular o desporto português com sucesso estatístico.
O que se passa com o FC Porto, com a comunicação do FC Porto, com o Porto Canal, com a claque do FC Porto, e, desconfio, com a polícia do Porto, não é um problema do futebol: é um problema do país, um problema de segurança pública, que não pode ser resolvido com paninhos quentes, nem medos de desagradar a adeptos e populações, ou de perder votos. Requer uma intervenção do Estado, que tem de ser necessariamente musculada e assertiva.
Quem se lembra de montar uma estratégia de roubo e manipulação de correspondência privada para tentar destruir um clube rival, quem envia um batalhão de delinquentes ao restaurante de um árbitro, quem ameaça árbitros no seu centro de treinos, quem agride fotógrafos e jornalistas reiterada e impunemente, quem alimenta um clima de intimidação, provocação e confrontação dentro e fora dos recintos desportivos, é capaz de tudo. Passando impune, sentindo-se inimputável, continua e continuará a fazê-lo.
Esta gente tem nomes e rostos. Todos sabemos quem são. E fazem isto há décadas. Porque não se faz nada para combater este tipo de criminalidade, é um mistério que escapa ao meu entendimento.
Dir-me-ão que também há delinquentes nas claques de Benfica e Sporting. É verdade, mas em nenhum dos casos funcionam como exércitos amestrados e organizados no culto a uma estratégia e a um "padrinho", bem ao estilo siciliano, e sempre um passo adiante em técnicas de criminalidade organizada. Além disso, em Lisboa tem sido frequente haver detenções. Ainda recentemente aconteceu. Se em Lisboa há crime, também há castigo.
Além do mais, Lisboa é uma cidade grande, cosmopolita, com gente de todo o país, sem um enraizamento forte, com paixões desportivas divididas, e não susceptível de ser controlada por qualquer gangue ou milícia. Há problemas dispersos com elementos das claques de Benfica e Sporting - por vezes graves, é certo, mas dispersos e avulsos - enquanto no Porto existe "um" problema estrutural, orquestrado, denso e muito grave, que já é do país, e tem de ser rapidamente resolvido. Ou então o estado de direito em que vivemos é uma quimera. Ou uma farsa.
É óbvio também que nenhum dos dois clubes de Lisboa tem uma estratégia de comunicação terrorista, segundo a qual vale tudo para ganhar, como aquela de que alguns programas do Porto Canal são espelho (basta comparar o perfil e a intervenção pública dos diretores de comunicação dos três grandes). Tudo isto faz parte do mesmo pacote, como o caso Rui Santos bem demonstra.
É preciso perceber-se que, ou o país se une para acabar com isto, ou esta gente vai acabar com o desporto português, e pôr em causa o estado de direito em que queremos viver. Não sei se o futebol ainda tem remédio. Mas gostava de acreditar que o país o pode ter.

20 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!!!!!
Tudo o que deve ser denunciado sobre a máfia portista!!!!

Da Fonseca disse...

Quem brinca com o fogo arrisca se a sair queimado, esse palhaço pensa que é o dono da verdade desportiva e diz o que quer, esse tipo é um triste que se presta ir ao parlamento com Vieira, mas o Vieira oaior caloteiro de Portugal é algum exemplo da verdade desportiva?? A mulher do Sérgio Conceição sofreu tentativa de agressão... Este gajo é o chulo das chamadas de valor acrescentado , o tal que ia falar do Cashball e esqueceu se..

Anónimo disse...

Parabéns!!!!
Tudo dito sobre a forma como funciona a m@fia portista!!!

Anónimo disse...

Parabéns!!!!
Tudo dito sobre a forma como funciona a m@fia portista!!!

Anónimo disse...

Caro LF,

enquanto se mantiver a inveja e ciúmes crónicos do SCP pelo SLB isto nunca mais vai acabar e quem lucra com esta autêntica podridão é o FCP e os seus jagunços e adeptos/claque em todos os níveis da sociedade! Porque para eles vale tudo...mas mesmo tudo.
Se o Benfica e o Sporting se unissem e apresentassem gente séria e credível para as várias instâncias do nosso futebol, aí sim, era o princípio do fim deste cancro criminoso que continua a espalhar-se pelo desporto e sociedade portuguesa.

#UmSLBnaInvicta

Anónimo disse...

Concordo, mas a questão é que esta estratégia é o segredo do sucesso do Porto. A problemática que o LF levanta é complexa e interessante de analisar. Nos últimos 30-40 anos, o Benfica tem sido um clube "azarado" em vários níveis: arbitragens, jogadores, finais perdidas e presidentes com problemas judiciais.

Tudo isto se deve à falta de união que existe no Benfica. Enquanto que nós temos um clube com um carácter universal, o Porto tem uma identidade muito regional. Isso é fundamental para manter os adeptos unidos em torno da equipa. O Benfica pelo seu carácter universal sofre das patologias da cultura portuguesa: o fado e a saudade. O típico benfiquista gosta de viver de mitos do passado, abonima o presente e o futuro do clube e tem necessidade de criticar e rebaixar a equipa constantemente. Criticar o Benfica é como as conversas sobre o estado do tempo ou as críticas ao governo, é algo muito presente na nossa sociedade. No Porto não. O clube está acima de tudo e há uma cultura muito mais próxima do separatismo, ou seja, "temos de nos manter unidos para derrotar o inimigo". Isso tem sido fundamental para dar confiança à equipa e intimidar jogadores rivais, árbitros e imprensa. A mentalidade dos adeptos do Benfica só tem servido para o oposto, a equipa está constantemente à mercê de críticas, do "bota-abaixo" e de perseguições por parte de árbitros, jornalistas e mesmo equipas adversárias (veja-se a diferença gritante de atitude de equipas que jogam com o Benfica ou com outros, como o caso do Braga, por exemplo). Os próprios oficiais de justiça sentem-se intimidados em julgar casos relacionados com o Porto, enquanto que no caso do Benfica, são os próprios sócios que incentivam e "fazem a cama" aos dirigentes. Só os presidentes do Benfica é que andam metidos em casos de corrupção? Os outros são todos limpos? Nestas últimas décadas o Benfica mudou equipas, treinadores e presidentes, mas existe sempre aquele síndrome de tremer sobre pressão, algo que não se vê no Porto, que é conhecido pela raça e disciplina. A explicação tem a ver com este clima que o presidente do Porto conseguiu montar.

Continua...

Anónimo disse...

Continuação

O árbitro do jogo com o Braga fez o que fez. Se fosse com o Porto, seria ameaçado, pressionado e na imprensa montava-se uma caça ao homem. Nunca mais faria algo semelhante. No caso do Benfica, a culpa recai sempre na equipa, num ou noutro jogador em específico, treinador e presidente e isto é motivado pelos adeptos e depois pela imprensa. Claro que na próxima vez que seja necessário, o árbitro voltará a fazer o jeitinho aos seus amigos. Vejam um caso gritante: Há uns anos tivemos um guarda-redes que custou 8M, o Roberto. Tínhamos sido campeões e havia a necessidade de tentar derrubar a equipa. O guarda-redes teve umas falhas na pré-época e alimentou-se uma perseguição como eu nunca tinha visto. A imprensa exovalhava-o, qualquer lance que sofresse golo era "frango" e os adeptos iam atrás e criticavam os do costume: jogadores, treinador e presidente. Um verdadeiro circo. Nunca vi tamanha falta de respeito por um jogador. Nem quando saiu (por 8.5M), a imprensa admitiu e tentou demonstar que o jogador deu prejuízo e o valor estava errado. Já jogava em Espanha e ainda saiam de vez em quando notícias a dizer que tinha dado frangos. Claro que no fim da época, quando foi eleito o 3º melhor guarda-redes da liga espanhola, a imprensa portuguesa não noticiou. Agora, vejamos outro caso semelhante, mas com um jogador do Porto: no ano passado o Taremi começou a ganhar fama (justificada) de simular penalties e de ser desonesto. Dois jornalistas criticaram-no e foram despedidos. Sim, despedidos! Um por escrever um artigo a criticá-lo e o outro por comentar "aqui não há Taremis" quando comentava uma atitude de fair-play num torneio de padel. Hoje, o Taremi é uma figura que nenhum jornalista ousa criticar (pelo contrário, metem-no a um nível exageradamente alto) e é protegido pelos adeptos. Assim é fácil ter bom rendimento. São estes detalhes que vão fazendo a diferença e dão sempre vantagem ao Porto em relação aos rivais.

Agora imaginem, num país pequeno como o nosso, se cerca de 6M de adeptos fossem unidos e fizessem boicotes massivos a órgãos de impressa que cometessem injustiças com o clube, coação sobre árbitros que prejudicassem a equipa, criassem um clima de medo e terror aos adversários, etc. Éramos imparáveis e nem era preciso chegar ao nível da criminalidade como no Porto. Bastava os adeptos serem unidos. Mas não somos, e essa é a sina do Benfica.

F.L. disse...

Muito bem !

Anónimo disse...

O que é preciso unir é a inspecção judiciária para perceber porque é que o Estado faqz vista grossa

JP disse...

Clap!
Clap!
Clap!

Anónimo disse...


apoiado ❗ ❗ ❗

senhor #lf & senhor #anónimo ! ! !

#et_pluribus_unum ! ! !

Mark Trencher disse...

Lapidar!

Anónimo disse...

Luís Fialho,

Uma grande vénia e um aplauso de pé para este seu post.
Muito bem, grande benfiquista a sério Luís Fialho

Benfiquista a sério

Ragazer disse...

Parabéns pelo artigo, tantas verdades , o problema é arranjar gente capaz e com tomates para dar a volta a isto!!! Ou então enviar umas denúncias anônimas ao PGR, pode ser que resulte e algo venha a ser feito.

Ragazer disse...

Parabéns pelo artigo, tantas verdades , o problema é arranjar gente capaz e com tomates para dar a volta a isto!!! Ou então enviar umas denúncias anônimas ao PGR, pode ser que resulte e algo venha a ser feito.

Luis disse...

Concordo com tudo mas, os tentácudelos da Máfia de Contumil FCP são longos um pequeno clube regional mas que domina todos os órgãos policiais e judiciais na cidade do Porto e a nível politico os partidos da região do Porto é o financiamento público das câmaras ao Porto Canal com medias de audiências de 18000 espectadores, não há uma televisão pública? É ver a comunicação social que temos de cócoras perante o Pinto das Bufas,e a restante canalha da FPF e liga da fruta ,
são os votos que não deixam o estado
por isso eu e a minha familia nunca mais vou votar P.S.

Da Fonseca disse...

E a máfia encarnada?? A que os cães ladram mas os do Porto não são arguidos, não são detidos não estão arguidos nem têm carradas de processos em tribunal, essa é que é a grande verdade, o Vieira, o Dr Paulo Casemiro e César Falido Boaventura com a maleta riram se às gargalhadas do teu post...

Mark Trencher disse...

Comentário muito bom. Atenção que abomino o unanimismo e a ausência de pensamento crítico, ainda mais no Benfica, mas temos que estar, e sobretudo ser mais unidos, pois veradeiramente unidos seremos imparáveis.

Anónimo disse...

Vocês ainda falam de terem sido campeões europeus?
Isso é o quê? Presente?
É passado e nem sequer é recente.
Vocês sim. Estão agarrados ao passado. Porque o do Benfica é igual ou melhor do que o vosso

Anónimo disse...

Volta para o geracao Benfica, fonseca!