SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

01 março 2023

Vítimas da Pressão

01 março 2023 11 Comentários

A ESTORIETA DE CADA VEZ QUE O FC PORTO E O SC BRAGA VENCIAM, ANTES DO BENFICA JOGAR, SER REPETIDA À EXAUSTÃO ESFUMOU-SE EM DOIS DIAS: DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA. 




Como é evidente, tendo cinco pontos - até podiam ser quatro - de vantagem nunca um clube que está na liderança com estas vantagens pode estar pressionado. Estamos a "falar" (escrever) acerca de clubes que competem ao mais alto nível e que têm palmarés recheado com conquistas, ou seja, sabem conviver com o estatuto de favoritos mesmo antes de se iniciar qualquer competição.

 

Já o contrário - estar atrás e ter estatuto - funciona de modo inverso

O FC Porto e o SC Braga estão pressionados desde a 10.ª e 9.ªs jornadas, respetivamente, pois passaram a ter obrigatoriamente de triunfar para não se afastarem ainda mais ao ponto de deixarem de depender não só das suas vitórias, mas dos insucessos do «Glorioso». O FC Porto foi logo na 10.ª jornada - estava a três pontos do Benfica, recebia o líder e perdendo ficou a seis pontos - necessitando de vencer no terreno do Benfica, na segunda volta e que o Benfica cedesse até final da competição mais três pontos que o FC Porto. O SC Braga foi à 12.ª jornada ao "cavar um fosso" de nove pontos, dependendo apenas seis dos seus dois jogos frente ao Benfica! Esta é a única pressão que existe para clubes que querem ser campeões. Estar atrás e jogar não podendo ceder mais pontos correndo o risco de a situação de dependência do clube que lidera se acentuar.   


89.º CAMPEONATO NACIONAL 2022/23

J

RES

S

Adversário

FCP

SCB

SCP

01

V 4-0

C

FC Arouca

=

+ 2

+ 2

02

V 1-0

F

Casa Pia AC

=

+ 2

+ 2

03

V 3-2

C

FC Paços de Ferreira

=

+ 2

+ 5

04

V 3-0

F

Boavista FC

+ 3

+ 2

+ 8

05

V 2-1

C

FC Vizela

+ 3

+ 2

+ 8

06

V 1-0

F

FC Famalicão

+ 3

+ 2

+ 8

07

V 5-0

C

CS Marítimo

+ 5

+ 2

+ 11

08

E 0-0

F

Vitória SC (Guimarães)

+ 3

+ 3

+ 9

09

V 4-2

C

Rio Ave FC

+ 3

+ 6

+ 9

10

V 1-0

F

FC Porto

+ 6

+ 6

+ 9

11

V 5-0

C

GD Chaves

+ 8

+ 6

+ 12

12

V 5-1

F

GD Estoril Praia

+ 8

+ 9

+ 12

13

V 3-1

C

Gil Vicente FC

+ 8

+ 9

+ 12

14

D 0-3

F

SC Braga

+ 5

+ 6

+ 9

15

V 1-0

C

Portimonense SC

+ 7

+ 6

+ 12

16

E 2-2

C

Sporting CP

+ 5

+ 4

+ 12

17

V 3-0

F

CD Santa Clara

+ 5

+ 4

+ 12

18

V 3-0

F

FC Arouca

+ 5

+ 7

+ 12

19

V 3-0

C

Casa Pia AC

+ 5

+ 7

+ 12

20

V 2-0

F

FC Paços de Ferreira

+ 5

+ 7

+ 15

21

V 3-1

C

Boavista FC

+ 5

+ 7

+ 15

22

V 2-0

F

FC Vizela

+ 8

+ 10

+ 15

23

 

C

FC Famalicão

 

 

 

24

 

F

CS Marítimo

 

 

 

25

 

C

Vitória SC (Guimarães)

 

 

 

26

 

F

Rio Ave FC

 

 

 

27

 

C

FC Porto

 

 

 

28

 

F

GD Chaves

 

 

 

29

 

C

GD Estoril Praia

 

 

 

30

 

F

Gil Vicente FC

 

 

 

31

 

C

SC Braga

 

 

 

32

 

F

Portimonense SC

 

 

 

33

 

F

Sporting CP

 

 

 

34

 

C

CD Santa Clara

 

 

 

NOTA: as diferenças não são em tempo real, pois não contemplam adiamentos ou antecipações de jogos e muito menos diferenças do dia da semana, entre sexta-feira e segunda-feira, em que os clubes jogam

 

A 23.ª ronda volta a colocar o Benfica a jogar primeiro

Uma vitória do Benfica (62 pontos) na sexta-feira, deixará o FC Porto ainda mais pressionado, em Chaves (entrará em campo, no sábado, a onze pontos, frente ao GD Chaves) e o SC Braga na recepção ao Rio Ave FC, pois no domingo estará a 13 pontos, a confirmar-se que o Benfica é competente frente ao FC Famalicão. Com o aproximar do final da competição o FC Porto terá de "preocupar-se mais" com o SC Braga (onde irá na 25.ª jornada) que com o Benfica (jogará na «Catedral» na 27.ª ronda). O Sporting CP tem a pressão de ter que vencer em Portimão para poder ficar a dois pontos do SC Braga, pois já não jogará com este clube. Claro que o Sporting CP estará muito mais pressionado que o SC Braga para alcançar o terceiro lugar, tal como o SC Braga tem muito mais pressão que o FC Porto para conseguir o segundo lugar.




Esta jornada é prometedora

O Benfica tem obrigação de vencer o FC Famalicão na «Catedral». Será sempre primeiro ai final de domingo. Mas FC Porto/SC Braga com a possibilidade de serem "segundos classificados" no final da mesma e o Sporting CP com necessidade de vencer para poder, ainda, discutir com o SC Braga o terceiro lugar tem no próximo fim-de-semana capítulo interessante.



Há um longo caminho até final de temporada

O Benfica no campeonato nacional terá de continuar a jogar um futebol sério e a sério, pois "mesmo oito pontos de avanço" são escassos para a diferença entre o futebol bem jogado (Benfica) e o futebol manhoso (FC Porto).


2022/2023: TEMPORADA GLORIOSA 119

Competições

Clas

Fase

J

V

E

D

GM

GS

TOTAIS

45 (18)

36

7

2

112

33

Primeira Liga

1.º

22 (12)

19

2

1

56

13

Liga dos Campeões

1/8

07 (6)

5

2

-

18

7

Liga dos Campeões (Ap.)

 

4

4

-

-

12

2

Taça de Portugal

1/4

4

2

2

-

5

2

Taça da Liga

2.º C

3

2

1

-

6

3

Torneios

V

2

2

-

-

8

1

Troféus

V

1

1

-

-

3

2

Particulares

 

2

1

-

1

4

3

NOTA: entre parêntesis os jogos que faltam disputar em 2022/23 prevendo-se que o Benfica joga as finais das competições a eliminar 

Se o Benfica conseguisse a hegemonia do Futebol em Portugal

Ou seja, conquistar cinco/seis títulos de campeão nacional a cada dez temporadas o Futebol português evoluía para um futebol asseado, normalizado e aumentaria de qualidade, pois estas são características intrínsecas ao Benfica. Enquanto o FC Porto continuar a conquistar mais títulos ou tantos títulos como o Benfica o futebol português será sempre tóxico. Poque o FC Porto para poder agigantar-se perante o Benfica tem que criar confusão, iniquidades e aldrabar resultados e competições. É o seu modo de viver desde que Pinto da Costa conseguiu "bengalas e tapetes" para pôr e dispor do que lhe interessa para se afirmar. Ainda que atraia pouco quem é decente e goste da verdade desportiva.  


Vamos, Benfica!


Alberto Miguéns

 

11 comentários
  1. Caríssimo,

    O FC Porto habitualmente agiganta-se na Champions, onde regularmente prova e comprova que é de longe, muito longe a melhor equipa Portuguesa, ainda na semana passada o demonstrou no Meazza, e acredite que não somou, nem nunca somará zero pontos numa fase de grupos da Champions, é que esses registos, nem todos o conseguem, só mesmo quem tem uma qualidade superlativa.

    Quantas equipas na Europa, nesta era do futebol indústria, venceram três ou mais Taças Europeias (entre elas a Champions) neste século XXI? Meia dúzia delas, e nessa restrita coutada, está justamente o FC Porto, mas quem tem qualidade superlativa é mesmo o Benfica...

    E termino, entre maio de 2022, e janeiro de 2023, no espaço de 7/8 meses, o FC Porto conquistou 2 títulos, e 2 troféus, foram 4 títulos e troféus consecutivos, em Portugal só o FC Porto conquistou títulos e troféus Nacionais, isto num espaço de um ano. Mas este mês, disputa o acesso aos Quartos final da Champions. Em abril, joga a Meia Final da Taça de Portugal, e dia 8 de abril, também joga na Luz, e vai fazer tudo para voltar a apagar a luz, sobretudo, vamos todos desejar que joguem onze contra onze, infelizmente nos dez últimos clássicos, há um curioso padrão, o FC Porto joga habitualmente com dez, mas mesmo em inferioridade numérica em toda a 2ª parte, o FC Porto, venceu uma Taça de Portugal ao fidalgo e nobre Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo Oliveira, ou quem quer que seja ;
      Entre os vários factos que menciona, alguns indesmentiveis...Se com mérito ou não, é outra conversa, houve um que me saltou á vista, logo no inicio da sua prosa, quando diz que seu clube se agiganta na Champions...Isso normalmente acontece com os clubes pequenos perante os grandes.

      Eliminar
  2. Caríssimo,

    "O FC Porto aldraba competições e resultados"?!

    Provavelmente, nos últimos cinco, ou seis anos, não tem lido notícias (na semana passada, tivemos notícias do "operacional" Paulo Casimiro, já ontem tivemos mais uma notícia fresquinha, mas para a semana há mais), mas este fenómeno já alargou fronteiras, e os títulos Internacionais também se sucedem, e esses, são verdadeiramente um orgulho, ou são o tal selo da qualidade superlativa, mas convenhamos, isso não é para todos!

    Saudações des_ Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito gostas de comer ARROZ c/ FEIJÃO ressequido, mas tens 1 alternativa...BOLOTAS.

      Eliminar
    2. E vão continuar a sair noticias até ao final da Liga.
      É o preço que o Benfica paga por liderar.
      Um processo de 2017 ou 16 que a Justiça Portuguesa, pela mão de um "isento" Juíz faz explodir a mando de alguem...Estamos vacinados.
      Mas acho bem que se condene os culpados e os façam pagar o que roubaram ao Benfica...que pelos vistos é o que está em causa..
      Tem razão, mais uma vez, são 5 ou 6 anos a tentar encontrar um pintelho que possa tramar o Benfica ... Se ao menos houvessem escutas sobre aconselhamento matrimonial !!!

      Eliminar
    3. O senhor beneficia do desportivismo, de um grande benfiquista.
      Sabe? Leio as letras que junta num blog. Quando o "senhor" diz para a semana há mais confirma ser adepto de uma organização mafiosa. A justiça nas vossas mãos. By the way já atacaram Rui Costa e Tiago Martins?

      Eliminar
  3. Sim o porto aldraba competições e resultados:
    Ainda neste jogo, com nove, correram que se fartaram!
    Se aquilo não era W52...
    Devolvam os títulos de competições do ciclismo, são todos aldrabados!
    O Pepe não foi expulso: nada de novo são muitas entradas como aquela!

    ResponderEliminar
  4. Caro, Paulo Oliveira, é muito má fé vir aqui vangloriar-se de um clube que conquistou mais de 90% dos seus títulos e troféus com artimanhas e jogos de bastidores que só contribuiram e contribuem para que o nosso campeonato seja cada vez mais pobre e continuar na cauda da europa a nível de competitividade. O seu presidente, agora que o VAR teve uma pequena amostra de como deve atuar, vem pedir o seu fim. O ano passado aquando do golo regular de Darwin Nunez e a agressão de Pepe no jogo do seu clube com o Rio Ave, dois pequenos exemplos, já não veio com falsos moralismos. São 40 anos de batota a todos os níveis e ofertas a árbitros, dirigentes desportivos e implantação da cultura de ódio por todo o país contra Lisboa e particularmente contra o Sport Lisboa e Benfica. Um bem haja.

    ResponderEliminar
  5. "... nem nunca somará zero pontos numa fase de grupos da Champions..." portanto, este andrade para além de continuar a padecer de um enorme complexo de inferioridade, parece que agora também tem poderes de vidente. Diga-me uma coisa: veja aí na sua bola de cristal, a que preço está o melão no próximo mês de Maio?

    ResponderEliminar
  6. O clube de Pinto da Costa é uma organização mafiosa.

    ResponderEliminar
  7. O Benfica ganhar é um princípio. Mas demorará muito até a coisa estar limpa. Até porque neste momento o sistema está completamente minado, com a Liga e Federação infestada de anti-benfiquistas doentes e o Benfica arredado de todas as estruturas de decisão. Para mais, levaram a sede da Liga para o Porto, para poderem exercer melhor a sua influência, o Centro de Treinos dos Árbitros é no Porto o que facilita a pressão. Enfim, será difícil desmontar este novelo de tão intrincado que está.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: