origem

segunda-feira, março 06, 2023

Incerteza

Vencemos o Famalicão por 2-0 na passada 6ª feira e mantivemos a distância para os perseguidores, que também venceram todos (o CRAC 3-1 em Chaves, o Braga 2-0 em casa frente ao Rio Ave e a lagartada 1-0 em Portimão). É o terceiro jogo consecutivo em que ganhamos por dois golos, mas em que a vitória só fica assegurada no tempo de compensação. Portanto, tem sido sofrimento até ao fim.
 
Perante uma equipa bem organizada na defesa e com as baixas do Chiquinho e Gonçalo Guedes, ambos por lesão, tivemos bastantes dificuldades em criar perigo durante praticamente todo o jogo. A primeira oportunidade (e única durante os 90’) até acabou por ser do Famalicão, com um remate de fora-da área do Sanca que não sei se o Vlachodimos conseguiria defender, caso fosse à baliza. Do nosso lado, houve um remate do David Neres à entrada da área que saiu ao lado e o golo aos 36’ numa boa abertura do Otamendi para o Grimaldo e este a conseguir (à segunda) centrar para o Gonçalo Ramos atirar de primeira, de pé esquerdo, sem hipóteses para o Luiz Júnior. Foi um golo um pouco caído do céu, porque honestamente não estávamos assim tanto a justificá-lo.
 
Na 2ª parte, conseguimos criar mais perigo com rês remates de fora da área pelo Grimaldo, David Neres e Gonçalo Ramos, mas só este obrigando o guarda-redes a uma boa defesa (embora me tivesse parecido na televisão que a bola não ia à baliza). A melhor oportunidade foi uma cabeçada do Rafa ao poste até que aos 93’ selávamos finalmente a vitória com novo golo do Gonçalo Ramos, de recarga, a um remate do Grimaldo que o Luiz Júnior não conseguiu agarrar. Parece pouco, mas nada de mais relevante se passou. No entanto, não deixa de ser relevante termos sido bastante eficazes sobre o ponto de vista defensivo, porque não deixámos o Famalicão criar perigo nenhum.
 
Em termos individuais, óbvio destaque para o bis do Gonçalo Ramos, que recuperou a liderança dos melhores marcadores com 15 golos. O Rafa pareceu melhorzinho na 1ª parte em relação a jogos anteriores, mas ainda está longe da forma que estava a evidenciar antes da lesão. O Otamendi foi imperial na defesa e o Grimaldo teve participação activa nos dois golos. O Florentino voltou a ser importante a recuperar bolas no meio-campo, mas o Aursnes já esteve em melhor forma. Com as duas ausências referidas por lesão, não tivemos foi banco à altura, razão pela qual só fizemos a primeira substituição bem dentro dos dez minutos finais.
 
Amanhã regressa a Champions com a 2ª mão dos oitavos-de-final frente ao Brugge. Depois de um 2-0 fora, tudo o que não seja qualificarmo-nos para os quartos-de-final seria uma trágica surpresa, mas teremos de estar bastante concentrados, porque se por acaso sofrermos um golo primeiro a eliminatória fica de novo em aberto.

Sem comentários: