O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 9 de março de 2023

A centralização dos Direitos Televisivos é uma boa acção mas mal feita por incompetentes

. 29 comentários

Eu estou à vontade para falar disto porque ando HÁ ANOS a dizer que este processo ia ser inevitável, mas ao ocorrer numa industria onde o desenvolvimento da mesma não era uma prioridade para os decisores, mas sim o enriquecimento pessoal e o poder que cada um tem... A centralização dos Direitos Televisivos é uma boa acção mas mal feita por incompetentes.


Vamos por partes:

- Liderança: está claro que DSO, a deixar o SLBenfica será para ser o futuro CEO, bem pago, da empresa que gere os Direitos Televisivos. Isto dá algo de esperança, porque podendo ter muitos defeitos (e os tem) é um gestor capaz e que poderá trazer valor a esta empresa.

- Antecipação: Portugal, se não tivesse o futebol totalmente castrado e subjugado a interesses corruptos, deveria ter começado o processo de digitalização e transformaçãoo do producto "Futebol" há muito tempo. A aposta no Digital, nas transmissões televisivas inovadoras, em criar condições fiscais para atrair talento e jogadores credenciados e até investidores capazes de apostar na transformação de Clubes e suas infra-estruturas.

Nada disto foi feito... aliás até foi feito o contrário. Os poucos investidores que chegaram a clubes foi por oportunismo puro, de clubes que estavam falidos e, sem capacidade de antecipar receitas, não tiveram outra opção senão abrir o capital das SAD. A digitalização é uma miragem, simplesmente não existe, e a aposta pelo producto de marketing que encha estádios e traga talento ao país também nunca existiu... pelo contrário, tanto a Liga como a FPF acham muito bem (e usam a Seleção para isso) que haja um empresário focado em agarrar no talento existente e ao cabo de "dois pontapés na bola" assegure uma venda rápida e comissões a distribuir por todos.

- Resultado: Vai ser um desastre...

O objectivo da centralização era, em primeira instância aumentar a competitividade. No geral, com a ultima negociação (em tempo de vacas gordas) os clubes já tinham chegado ao um "top" de receitas. Jamais a Liga vale actualmente a soma do que pagam aos clubes... nem mesmo ao Benfica. Pensem que 40M/ano por 17 jogos são 2,35M€ por jogo... cujo retorno é muitíssimo duvidoso. Ou seja, a unica opção viável para isto é que depois haja esquemas paralelos para que a NOS e a MEO (pela mão do Oliveira, Fernando Gomes e Proença) recebam o que necessitam...

A adicionar a isto, todos os clubes anteciparam receitas comprometidas até 2028... ou seja, há 4 ou 5 anos de receitas que os clubes ja anteciparam via "factoring" e que as operadoras ainda irão ter saídas de capital... mas memas operadoras a quem vai ser pedido mais dinheiro pela Centralização.

Tentaram fabricar um campeão artificial: Sporting. Tentaram engrandecer um outro clube para parecer que havia incerteza: Braga. Ofereceram um titulo ao FCPorto e agora outro vai cair no Benfica e não tentarão muito para que não aconteça porque até dá jeito para fingir que é uma liga com incerteza e competitividade, que merece a pena ver e pagar por ela. TRETAS!

Assim que assumindo que conseguem mais 10 ou 20% do total das receitas atuais, haverá duas ou três dimensões:

- Os grandes ficarão a ganhar o mesmo. Porque também não aceitarão ganhar menos!
- Os pequenos vão ganhar mais face ao que for o modelo de distribuição e ao adicional de receitas que possam conseguir a troco de promessas, esquemas e "jogadas de bastidores" que atiraram o futebol portugues para mais 20 anos de corrupção activa.

Ninguem se vai poder opor a isto, porque será como dizer publicamente que são contra uma Liga onde os mais pequenos poderão ser mais competitivos. Quem se opuser será acusado de estar contra a competitividade, que quer ganhar a todo o custo etc etc etc.

Como sempre num negócio onde impera a corrupção, os esquemas e o enriquecimento ilícito (como é o caso do futebol), vai avançar algo que poderia gerar transformação, valor, riqueza, crescimento economico e social... mas vai acabar por beneficiar apenas os decisores, fazer mais ricos os que vão liderar o processo e continuar a controlar o futebol... e pelo caminho vão soltar umas "perolas a porcos" para enganar o povão a fingir que foi um grande projecto.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Caríssimo, dizes quase tudo neste excelente texto, mas sou ainda mais pessimista, esta cultura Anti-Benfica está profundamente enraízada, os lagartos tanto chamam Bandido ao Corrupto-Mor como mudam de ideias, e em caso de dúvida, é como no "pitch", estarão sempre contra o SLB. enquanto estes "líderes" da FPF e Liga lá estiverem, o velho Corrupto Impune Vivo e agora tb o aprendiz de trolha de Braga, não tenho ilusões.
    a Nossa Liga devia ter 10, 12, no máx. 14 clubes, e nunca estes 18, com 17 a salivarem pelas receitas TV e pelo jogo em q recebem o Glorioso, clubes de merda com 300 sócios e estádios com capacidade para 4.000 espectadores, é miserável o panorama, o último SCP-FCP teve 39.000 nas bancadas, na 2ª divisão alemã, o Hamburgo mete em todos os jogos muita mais gente q este clássico dragarto. só nos resta ser cada vez mais Fortes e Competentes, cavar um verdadeiro e legítimo fosso para a concorrência e iniciar um ciclo q já aconteceu em TODA A EUROPA, Lyon, 7 anos consecutivos campeão, agora o PSG, Barça campeão 8 X's em 14 épocas, Juventus, Bayern, Ajax, etc...até em inglaterra, o mais competitivo e brilhante campeonato, o City consegue uma pequena hegemonia. é disto q eles têm medo, ver o Glorioso campeão, 5, 6 épocas consecutivas, Rebentava com eles, daí o pânico em verem um Benfica forte dentro do campo e fora dele, com 59.000 nas bancadas num jogo com o CasaPia, é por isso q esta guerra suja, criminosa, desonesta, terrorista contra o Glorioso vai continuar, cabe-nos a nós dar luta e Vencer!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/3/23 15:29

      Este fanático do Pedro Esteves é burro como uma porta e a sorte dos clubes adversários é ter adeptos fanáticos como ele que não pensam.
      Então achas que arrebentando com o Porto e Sporting, o Benfica ficaria melhor? Arrebentando com Porto e Sporting achas que o Benfica ia ficar mais competitivo ao competir com Guimaraes, Braga, Gil Vicente...?
      Se um dia isso acontecer o campeonato portugues fica igual ao campeonato Belga sem expressão nenhuma na Europa e além disso como não fariamos pontos no Ranking europeu aí o Benfica nem à liga dos campeoes iria.

      Eliminar
    2. Cheiras a andrade pestilento, à distância!
      Vade retro!
      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Nuno Silva10/3/23 18:25

      Pedro tu estás bem para a eutanásia com esse raciocínio
      Força rapaz força se
      Livre

      Eliminar
  2. Anónimo9/3/23 13:39

    “No geral, com a ultima negociação (em tempo de vacas gordas) os clubes já tinham chegado ao um "top" de receitas. Jamais a Liga vale actualmente a soma do que pagam aos clubes...”… totalmente de acordo, mais, os acordos actuais foram também num período de guerra de operadoras, o que é irrepetivel pois a Altice está em processo de desalavancagem da divida (e Meo já está no capital social da Sporttv).

    A Bélgica e Países Baixos com +15 e +80% de população, salários e PIBs per capita imensuravelmente superiores, pagam bastante menos pelos direitos TV.

    Aposto que se fossem ao mercado hoje a(s) receita(s) cairia(m) +20%

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/3/23 15:15

    Isto nao faz qualquer sentido. Ninguém ve os jogos do 4º lugar para baixo. Mas quê o Benfica vai perder dinheiro, para dar a clubes que ninguém quer ver o crl dos jogos na TV, e quanto menos nos estádios?
    Benfica, nao sejas comido de cebolada pah.

    ResponderEliminar
  4. É uma vergonha isto, tirar dinheiro ao clube que tem mais audiências nas televisões, para dar a clubes que nao têm audiências na televisão e nos próprios estádios. Mas estes gajos pensam que estão no UK?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe Santos10/3/23 18:36

      Esse mito das audiências lol no estádio tem mais gente sem
      Dúvida em casa pois até te. Bilhetes a um euro e são por larga margem o clube que oferece mais bilhetes para os jogos em casa mas por larga margem ( tem o maior estádio também )
      Nas televisões essa falácia não é bem assim
      Apesar do Benfica sem sem dúvida alguma o maior clube em termos de
      Adeptos em Portugal não é uma diferença como se quer fazer muitas vezes crer lol 6 milhões vs 3 milhões isso é histórias de embalar
      Nos rankings das televisões os únicos jogos com números de espectadores “gigantes “ são o jogos entre o Benfica e o Sporting todos os outros estão a um nível miserável
      Basta consultar os estudos feitos
      Agora em relação a btv lol só um anjo da guarda acredita naqueles números basta ler o relatório internacional acerca da temática lol
      Mas nas aqui todos os outros clubes não o fizessem já a começar pelo real Madrid
      Acordem para a realidade Portugal é um campeonato da “tanga “ onde forjamos campeões como quem como melões
      Este ano o Benfica tem um paletó super equilibrado joga um bom futebol e tem tido a estrelinha ninguém põe isso em causa mas existiu tantos outros anos em que futebol no Benfica dentro do campo era o mesmo que um prego a “nadar “ numa piscina
      E todo está “rivalidade “ “clubes de merda “ etc mostra o QI e a capacidade mental opaca da discussão querer fazer um “monstro” de outrora nos dias de hoje é só acreditar na venda da torre de pisa em santa Apolónia
      A verdade nua e crua é bem pior do que a que queremos acreditar

      Eliminar
    2. Sobre QI deve ser de facto uma sumidade.
      Há de nos dizer onde é que se encontram esses bilhetes a 1 euro. Dava jeito a muita gente.

      Eliminar
  5. pobre e estúpido anónimo Fruteiro, ainda não reparaste da guerra porca q o teu clube nos tem feito desde há 40 anos? a cultura de ódio do velho corrupto Impune, o tal de jorge nuno de Lima CORRUPTO até á medula óssea? não percebes q uma "Champions" em formato super-campeonato com 30 ou 40 clubes será uma realidade dentro de menos de 10 anos? o arrebentar é uma força de expressão, só desejamos mesmo q o clube assumidamente Corrupto, sim esse mesmo q estás a pensar, o fóculporco desapareça como a sua equipa de ciclismo, foi num ápice, e olha q não se consegue enganar todos durante todo o tempo. o velho corrupto Impune transformou adversários em inimigos, jogos de futebol em guerras, já reparaste nos jogos do Fruta? contestam todos os lances e decisões, do fora ao cartão amarelo, acabam todos os jogos á porrada, da youth league ao veteranos, vê o fim dos jogos com o SCP, Lyon, At. Madrid, Lázio e até mesmo agora com o Inter, e depois sempre a simularem lesões e agressões, o clube mais porco e nojento q existe. o Nosso campeonato é na Europa, onde é possível jogar bom futebol, limpo e sem manhas, com árbitros Honestos, vocês emporcalharam o futebol Português, estão completamente Falidos, e em breve, jogarão o Inter-prisões em Custóias, com o macaco, orelhas e filho, guarda abel, catão e os super-cagões.

    ResponderEliminar
  6. Muita gente fala e contra a centralização que é uma imposição legal. Não há volta a dar. Agora, dentro da centralização há vários modelos. Divisão ponderada de receitas pela classificação? Pela assistência em jogos? Por n.º de sócios? Uma solução mista entre isto tudo?. É que, talvez, seja extremamente difícil a equação mantendo as atuais receitas (que já é difícil) e satisfazer os clubes (e os adeptos).

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/3/23 18:19

    "Isto dá algo de esperança" Então não tem condições morais e éticas para se manter no Benfica mas, tem condições para ocupar um lugar de CEO na liga para gerir os direitos televisivos .
    Um homem que foi o testa de ferro de Ricardo Salgado como é possível dizer que é um grande gestor quando continuamos com os mesmos problemas etc.
    Contratos toda a gente os faz e com melhores condições para o Benfica e benfiquistas !

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/3/23 23:42

    Discordo da ideia de base do texto.

    Nunca a centralização de direitos poderia ser o princípio “da coisa”.
    Como não é a digitalização dos conteúdos que resolve o fundamental.
    Assim como não há marketing que safe um produto, na sua essência, mau.

    A centralização de direitos televisivos de um futebol atrativo É uma boa ação.
    A centralização dos direitos televisivos do futebol em Portugal é uma péssima ação.

    O modelo de sucesso da centralização de direitos está mais que provado. Foi é pateticamente analisado pela Liga.
    O que gerou o sucesso do mesmo na Premier e na La Liga NÃO foi a centralização dos direitos. Foi o trabalho prévio, feito junto dos clubes, sobre a valorização do espetáculo como pedra basilar do processo.

    Em Inglaterra, em particular, o processo começou com a capacitação da Liga de clubes, com meios, poderes e pessoas de inegável competência e lisura. Que tomaram - e continuam a tomar - decisões fortes, frias e coerentes, na defesa do espetáculo.
    Na Premier não há tolerância para maus comportamentos de jogadores, equipas técnicas, árbitros ou quaisquer outros participantes no jogo.

    As multas para comportamento incorreto de treinadores são altíssimas e a reincidência é punida com coimas milionárias. Ninguém ousa prevaricar (ouçam o que conta Carlos Carvalhal sobre quando foi expulso em Inglaterra).

    Os jogadores que simulam ou que agridem adversários são castigados severamente. A reincidência, uma vez mais, exponencia a pena.

    Apanha bolas, equipas médicas, stewards, etc, têm códigos de conduta rigorosos. Não há contemplações para comportamento anti desportivo.

    Os árbitros que falham de forma grave são punidos, sem contemplações. Os maus são banidos. Só há espaço para os melhores.

    Tudo isto é feito por uma direção da Liga fortíssima, que não se rebaixa perante clube nenhum. Que toma decisões impopulares, quando necessário. Sempre em defesa do espetáculo.

    Foi essa a base para fazer do espetáculo da Premier um produto atrativo. A centralização dos direitos fez-se depois - não antes.

    Portugal nunca poderá ambicionar ter as mesmas receitas que a Premier, mas pode ambicionar ser uma Liga interessante, caso haja bons jogos, com ritmo elevado, sem casos em catadupa, sem faltas e faltinhas e permanentes tentativas de sacar amarelos aos adversários ou quedas permanentes nas áreas.
    Com menos clubes, necessariamente, na 1a divisão.
    Com um regulamento disciplinar agressivo, sem contemplações.
    Com árbitros de nível elevado - internacionais, se necessário.
    Com transmissões e meios tecnológicos de 1a categoria - sem os mesmos grafismos de há 6 anos, as mesmas músicas de merda da Sport TB (a Premier tem os Kasabian, nós temos um gajo a tocar órgão), os mesmos comentadores sem interesse, sem emoção.

    Tudo isso tem que acontecer JÁ e ANTES de qualquer centralização dos direitos.
    Uma merda a dividir por 18 resulta apenas em 18 avos de merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem ser que as OTT tenham interesse nos nossos DTV (esse movimento vai acontecer ao nível mundial, vão ser estas empresas a ditar o futuro do entretenimento e o pagar pelo uso precisa de conteudo para monetizar ainda mais) e assim, pode ser que os clubes, consigam manter o valor total atual que já me parece no limite do nosso mercado.

      Eliminar
    2. Muito bem, subscrevo a sua opinião. Agora, haja coragem para limpar este lamaçal.

      Eliminar
    3. Aqui todos os órgãos directivos do futebol são controlados pelo mesmo clube corrupto e portanto todas as políticas e decisões estão inquinadas.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada10/3/23 12:55

      Absolutamente de acordo. Mas em Portugal gosta-se mais de começar a construção das casas pelo telhado!
      Um campeonato de caca como o nosso, sem interesse, sem poder, sem visibilidade, não tem condições para centralização de receitas ou outras invenções do género que só podem ser implementadas com gente profissional, séria e competente que é o que por cá não existe!

      Eliminar
  9. Esta lei da centralização dos direitos televisivos é anti-constitucional.
    Seria o mesmo que uma carpintaria fosse obrigada a comprar pregos em conjunto com os seus concorrentes sujeitando-se a pagar os preço que lhe será imposto.

    Eu sou contra a centralização dos direitos televisivos e reprovo completamente os critérios que se fala sobre a distribuição dos dinheiros. O único critério que poderia ser aceite é a distribuição do dinheiro com base no número de adeptos de cada clube.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se trata de direitos televisivos, acho que o real valor é aquele que os clubes criam com a transmissão dos seus jogos, ou seja, as audiências. Dito isso, 50% do dinheiro anual deve ser dividido com base nas audiências e os outros 50% devem ser baseados na classificação final.

      Isto não precisa ser rocket science.

      Eliminar
  10. isso dos empresários usarem as seleções para venderem os jogadores não é só na nossa alias até sucede em seleções campeãs do mundo.

    a centralização em primeira instância foi, e sempre será, para aumentar as receitas dos clubes em ultima instância é que seria depois a competitividade.

    deves viver num mundo paralelo as operadores atuais se ficarem sem os direitos não os vão pagar, a isso não são obrigadas, os clubes que anteciparam as receitas é que vão ter que dar outros colaterais pelo valor que já receberam que até podem ser os novos direitos televisivos.
    quando se fala do que não se sabe depois dizem estar alarvidades.

    mas afinal os grandes vão ganhar o mesmo e os pequenos vão ganhar mais depois de teres dito que a liga não vale a soma do que se paga atualmente a todos os clubes, a serio é uma coisa e seu contrario ao mesmo tempo.

    e já agora como é que os dirigentes desportivos iam arranjar condições fiscais para atrair talento, queres ver que são os dirigentes desportivos que decidem a carga fiscal e achas mesmo que num pai com uma carga de imposto tão elevada se permitia dar benesses a quem ganha milhões, a ele existe cada ideia mais idiota.


    ResponderEliminar
  11. Querem promover uma ação concreta para melhoria da nossa Liga?
    É fácil.
    Em vez de pagarmos milhões pela contratação de um selecionador nacional espanhol…
    Contratem antes o diretor da Premier League para gerir a nossa Liga, em vez de um pateta ex árbitro cheio de gel na cabeça (que, quem conheceu quando era novo, vos dirá que não era muito inteligente, nem bom aluno no seu curso no ISG - apenas e só… muito ambicioso).

    ResponderEliminar
  12. Há momentos em que penso em azuis e lagartos, e este é um desses momentos...
    O Benfica deveria ser despromovido de divisão já com o processo de negociação dos direitos televisivos em curso, mas sem estar concluido e assinado, para ver qual o real valor que se atribui à Liga sem que o Benfica faça parte desse pacote. 50% a menos era um grande negócio para os clubes.

    ResponderEliminar
  13. MAIS PEDREGULHOS NO CAMINHO
    Fontelas e a sua pandilha rasca não desgruda.
    Depois de ter nomeado o morcone soares dias pastel, esse manhoso do apito, para o jogo na Luz do Benfica contra os famalicenses – uma prestação deplorável, tendenciosa, à moda da Inbicta Corrupta, com a imprescindível colaboração de outro morcone, o analfabeto arbitral basco santos – atira agora para a linha da frente o tendencioso, habilidoso e incompetente lagartão anti-Benfica Fábio Ver(d)íssimo,. A frente de batalha contra o Benfica no próximo domingo, não terá só os maritimistas como protagonistas. Para além de escolhido a dedo, este apitadeiro principal terá a acompanhá-lo no VAR, o lagartunço André Narciso. Olha que dois!
    Fábio Ver(d)íssimo vai à Madeira tendo na mira uma potencial escorregadela do Benfica. O Marítimo aspira encurtar distâncias para os canários do Estoril que estão 6 pontos à sua frente e vão jogar à Inbicta Corrupta ao estádio dos morcões azuis e broncos. É um jogo do tudo ou nada para os madeirenses. Um empurrão de Ver(d)íssimo neste jogo será uma factor decisivo. Vamos ver se terá o descaramento para o fazer.
    Quanto ao Glorioso, os seus jogadores terão de manter a mesma bitola exibicional do jogo europeu de 3ª feira passada, pois o foco principal desta época é o campeonato, não obstante o excelente desempenho com que têm brindado os Benfiquistas na Champions League.
    Não irá ser uma deslocação tranquila. Por isso, “cautela e caldos de galinha…
    O "38" ainda está muito longe de estar ganho!

    ResponderEliminar
  14. Continuam com esta cartilha anti-benfiquista que este título está a ser dado ao Benfica. Só se sente vergonha alheia quando se lê este blog. Se tudo correr normalmente o Benfica irá vencer este título porque é a melhor equipa. E teria vencido, por exemplo, o bicampeonato com o Lage se tivesse havido verdade desportiva. Nada é "dado" ao Benfica. Chega desta retórica ridícula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa de o título estar a ser dado ao Benfica, é opinião aqui expressa mais de uma vez pelo bloguista BbGB.
      Completamente infundada e que só desvaloriza a possível conquista do campeonato.
      Até parece que estamos num blogue dragarto. Vá de retro!

      Eliminar
    2. Uma patetice do BbGB, que insiste em meter tudo num saco do lixo.

      Que já houve campeonatos dados ao fcP? Mas há dúvidas. Um número inimaginável, construído sob as bases da mentira e ladroagem. Se alguém tem memória curta, revejam as escutas de Pinto da Costa com árbitros, com Pinto de Sousa, com Valentim Loureiro. Tudo orquestrado.

      O Sporting? Foi beneficiando das sobras, contente durante anos com o 2o lugar.

      Já o Benfica?! Brincamos?!
      Basta atentar ao que acontece aos jogadores do Glorioso que saíram para outros clubes… vs. os que saíram do fcP e o que foi a sua carreira quando passaram a jogar… sujeito às regras normais do futebol.

      Perguntem-se o que aconteceu a Tecatito Corona, a Alex Telles, a Fernando, Marega, Mangala, Brahimi, Fábio Silva, Jackson Martinez, Imbula, Lisandro, Cissoko e tantos outros.

      Pesquisem no transfermarkt as maiores vendas do fcP… e deleitem-se com a quantidade absurda de coisas que passaram de “os melhores” em Portugal para barretes sem valor, quando expostos a árbitros não complacentes com violência e batotice.

      Depois façam o mesmo exercício para o Benfica… e comparem.

      Eliminar
  15. Mais um penálti à Tonel que decide a vitória do Porto.

    Srs do ministério público investiguem este Sr mexer em vez de andarem a perseguir o Benfica com casos de 2017.

    O Porto é a única equipa da Europa que poupa jogadores no campeonato quando ainda está na luta pelo título.

    Srs do ministério público investiguem tb este fenómeno único que só o Porto consegue fazer. Está e a prova que o Porto controla tudo e todos a seu belo prazer

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking