PAUSA ESTÚPIDA

O futebol de selecções está a tornar-se embirrante. E a culpa é da FIFA.
As pausas a meio da temporada de clubes são todas estúpidas - os meses de Junho e Julho seriam os indicados para as competições de selecção, quer apuramentos, quer fases finais, como sucede com algumas modalidades. Mas à excepção do último Mundial em Dezembro no Catar (que, espero, nunca se repita), esta pausa primaveril, numa altura em que os campeonatos nacionais e as provas europeias estão a ferver, é a mais estúpida de todas.
Não conheço um único adepto de futebol que aprecie isto. No calor das competições, stop! Parem lá com a festa, e vamos aqui jogar uns joguitos entre países (por vezes até amigáveis). Vamos levar os jogadores, devolvê-los lesionados ou cansados, em nome de...nada. Alguns clubes ficam sem os seus craques, outros sem o plantel inteiro, outros simplesmente metem férias. Um absurdo total, num fenómeno altamente profissionalizado e mediatizado. Um anti-climax na paixão dos adeptos. 
Até no interesse da própria FIFA, condensar estes jogos num único momento do ano dar-lhes-ia muito maior visibilidade e interesse. Todos ganhavam: clubes, adeptos, patrocinadores, televisões, e, creio, a própria FIFA.
A quem interessa isto assim? Francamente não sei. Deve haver uma explicação, mas desconheço-a.
Como outras barbaridades, tais como a própria existência do mercado de Inverno, e o mercado de Verão com as competições já a decorrerem: em 2013 o Benfica perdeu o campeonato por um ponto, depois de Lima, jogador do Benfica durante quase toda a temporada, ter marcado o golo do empate do Braga na Luz na primeira jornada. Parece anedota. Aconteceu mesmo.
O futebol tem muita coisa estranha. Algumas, as que têm a ver com circuitos financeiros, embora não concordemos, conseguimos percebê-las. Outras, simplesmente não se entendem. 
Dito isto, e agradecendo desde já ao novo seleccionador nacional ter deixado Florentino em repouso, olho para a convocatória e parece-me que nada mudou: a selecção FPF continua a ser a equipa de Ronaldo e seus amigos. Estes jogos não vão servir para avaliar nada, mas enquanto houver uma prima donna que, com quase 40 anos quer ser sempre titular, não quer nunca ser substituído, quer que lhe passem a bola em todas as situações, quer que os golos sejam todos dele e de mais ninguém, quer marcar todas as bolas paradas, não quer correr muito, e quer que joguem apenas os seus amigos, os resultados continuarão a ser decepcionantes. E assim se perde uma geração de excepcional talento.

6 comentários:

Da Fonseca disse...

Luís esta pausa até vai ser benéfica para o Benfica, vem aí a reta final do campeonato, jogos exigentes da Champions tirando os jogadores das seleções os outros vão poder descansar o corpo e a mente para o que aí vem, também não fazia sentido treinar com 10 jogadores...

JP disse...

Se o Florentino quer ir à seleção ele que se naturalize Português!

Jorge disse...

O treinador do Benfica pode muito bem se assim entender, fazer jogos treino para os jogadores que ficaram no seixal durante esta pausa.

Anónimo disse...

LF,
100% de acordo com tudo .
Há jogos a mais nas qualificações das seleções e jogos a menos nos mundiais e europeus. Este ano despacharam o mundial em menos de 1 mês e perdem-se quantas semanas em paragens para jogos com andorras, san marinos, jogos particulares, tudo jogos sem interesse

Benfiquista a sério

joão carlos disse...

concordo que todas as paragens para as seleções são estúpidas e que os jogos de apuramento deveriam ser todos concentrados numa única altura, no fim da época de preferência ou numa única paragem durante a epoca.
mas de todas as paragens as mais estúpidas são as de setembro, quando os clubes fizeram dois ou tres jogos apenas, e a de outubro que é praticamente colada à de setembro.

já a questão das lesões elas aconteceriam sempre fosse numa paragem ou nas varias que existem e será sempre motivo de queixas isso e o cansaço mas aos clubes interessa as internacionalizações para valorizar jogadores.
o mesmo se passa com clubes mandarem o plantel todo e outros entrarem de ferias sempre foi assim sempre será com uma ou varias paragens.
e já agora se fosse sempre centralizado em junho e julho depois a critica era os jogadores deixavam de ter ferias.

o mercado de inverno interessa aos clubes não a fifa, alias em portugal chegaram a existir tres janelas em que se poderiam comprar jogadores e noutros países coisas do mesmo género.
também acho que os mercados devem encerrar antes das competições começarem só que tem de ser as federações a fazer o seu trabalho não pode ser a fifa e a uefa a regulamentar já que as competições não começam todas ao mesmos tempo em todos os países.

já sobre o exemplo que dá até seria uma coisa que poderíamos discutir não fosse o que disse nunca ter acontecido não só o lima nem sequer marcou qualquer golo nesse jogo como nem sequer foram eles que chegaram ao empate mas sim o cardozo a fazer o empate.

Da Fonseca disse...

Então ainda não viste nada, mundial de 2 em 2 anos com 44 equipas mais europeus e liga das nações o finto é esse mesmo acabar com os amigáveis..