SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 maio 2023

Nunca Mais é Sábado

05 maio 2023 3 Comentários

PARA SE JOGAR O ENCONTRO MAIS IMPORTANTE DESTA FASE DECISIVA PARA APURAR O CAMPEÃO NACIONAL EM 2022/2023.



O Benfica jogando na «Catedral» frente ao SC Braga (menos seis pontos) é sempre favorito, mas esta temporada menos do que é habitual. O SC Braga há muito que está a preparar a final da Taça de Portugal, daqui a um mês, apresentando um futebol em que o colectivo é forte e a capacidade física está a um nível cada vez mais elevado. O Benfica tenta recuperar a intensidade "de longa duração" que apresentou durante grande parte da temporada e que lhe permitiu distanciar-se até dez pontos do segundo classificado e apurar-se em primeiro lugar no grupo H da Liga dos Campeões, sendo depois "cabeça-de-série", atingindo os quartos-de-final.

 

Esta temporada de 2022/2023 será sempre um "caso de estudo" aconteça o que acontecer

Se o Benfica se sagrar campeão nacional - como certamente irá ocorrer - há que precaver o futuro imediato. O Benfica pode apresentar, com Roger Schmidt, o futebol atractivo que apresentou durante oito meses (Julho a Fevereiro/meados de Março) mas tem de conseguir fazê-lo mais tempo e principalmente tem de conseguir fazê-lo nos meses decisivos das temporadas (Abril e Maio) quando se jogam as últimas jornadas do campeonato nacional e as finais da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões. A não ser assim é deitar fora em dois meses o que deu tanto trabalho a conquistar em nove meses. 

Se não se sagrar campeão nacional - até pode terminar em terceiro lugar - é necessário uma reflexão profunda, pois Roger Schmidt no Benfica terá de jogar sempre para conquistar competições e não para fazer brilharetes e entusiasmar quem vê jogar o Benfica no início das temporadas.


Certamente que num desporto que movimenta tantos milhões de euros e igual número de pessoas 

Há muitos que saberão explicar o porquê do Benfica jogar um futebol intenso durante o tempo necessário para resolver os resultados dos jogos e depois ter deixado de o conseguir fazer. Desde Janeiro que nos curtos comentários logo após o final dos jogos fui demonstrando preocupação, mesmo com o Benfica a vencer e até a alargar as vantagens pontuais. O Benfica continuava a jogar com intensidade conseguindo (des)posicionar os futebolistas adversários e as tácticas dos treinadores contrários, mas fazia-o cada vez durante menos tempo. A única explicação que encontrava (e encontro) é que durante muitos jogos - já com a vitória bem encaminhada - os futebolistas do «Glorioso» continuavam em campo jogo após jogo. Uns com minutos a mais e outros que podiam ter que ser chamados a qualquer momento - por lesão ou castigo - para substituir titularíssimos, com pouco tempo de jogo, entrando quase sempre para jogar dez, cinco ou dois minutos, na fase final dos jogos quando o adversário não só já estava vencido, como convencido. 

 


Comparando 2021/2022 com 2022/2023 fica-se incrédulo 

Em 2021/22 em que o futebol até era menos intenso, por isso o Benfica não procurava assegurar o mais depressa possível a vitória, mas ir controlando o jogo para que ela surgisse os futebolistas até foram sendo protegidos, ora com substituições mais precoces, ora com a cedência de titularidade a outros. Sempre presenciei isto no Benfica. Há sempre uns que jogam mais, mas havendo um plantel que forme duas equipas há que permitir que todos joguem. Em 2022/23 com um futebol mais intenso pensei que depois de Setembro passasse a haver mais "rotação" mas eis que não. Isso reflecte-se nos minutos jogados. Esta temporada o Benfica vai realizar mais um jogo em relação à temporada passada. Face ao futebol mais exigente de 2022/2023 o que seria lógico era os futebolistas mais utilizados terem menos minutos que os mais utilizados em 2021/2022 exactamente para poderem na parte final da temporada ser tão intensos como foram no início. Nada disso. Grimaldo deve chegar ao 60.º jogo com uns impensáveis 5 086 minutos (média de 85 minutos por jogo tendo por base 60 jogos). Inaceitável. Otamendi com 4 453. Talvez menos devido à suspensão com cartões amarelos. João Mário com 4 382. Por sua vez, Musa para aí com 1 200. Guedes com 500. Se Grimaldo for suspenso, Mihailo tem... 237 minutos de utilização! Em termos de média, para os 56 jogos realizados... 4 minutos por jogo! Mesmo que lesionado em onze, do 43.º ao 53.º jogo da temporada, é ridículo. 237 minutos em 45 jogos dá uma média de 5 minutos por jogo! Um plantel que se dizia para ganhar... tudo! Nem apresenta uma alternativa para Grimaldo que é obrigado a jogar sempre! Só falhou um jogo, frente ao Rio Ave FC na primeira volta. Não há memória de tal.


FUTEBOLISTAS TITULARES


Há alguns futebolistas que tiveram a "sorte" de agora serem titularíssimos

Por terem chegado tarde a essa titularidade, como Aursnes só que depois disso já não pára para ser substituído. É sempre a fazer 90 minutos sobre 90 minutos. João Neves consegue a titularidade por "exaustão visível (e sentida)" no meio-campo. Até parece que joga a gasolina com os colegas com cerca de quatro mil minutos, tipo máquina a vapor! Pudera. E o Benfica teve menos jogos do que devia ter. Menos três na Taça da Liga. Menos três na Taça de Portugal. E menos três na Liga dos Campeões. Ou seja, Grimaldo por exemplo chegaria aos seis mil minutos. Não chegava porque o Benfica além de perder as competições a eliminar também perderia o campeonato nacional. Chego a pensar que teria sido melhor ser eliminado mais cedo na Liga dos Campeões. Evitavam-se 180 minutos desnecessários... como se viu! Incrível pensar assim ao arrepio de tudo o que é Ser Benfiquista.  

 

ASSIM VAI O PLANTEL DE 28 GLORIOSOS

NOTAS: Minutos jogados; TitularSuplente utilizadoSuplente utilizado substituídoSuplente não utilizadoConvocado não utilizado; L - Lesionado; A - Suspenso um jogo por acumulação de admoestações com dois cartões amarelos num jogo; M - Convocado para selecções a disputar o campeonato mundial no Catar; S - Convocado para a selecção nacional sub-23; B - Jogou pela Equipa B; A – Assistências para goloG – Golos


Nunca mais chegam as 22:20 horas de sábado

Para perceber como Roger Schmidt conseguiu estruturar e conduzir a equipa de modo a vencer o SC Braga!

 

Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns

3 comentários
  1. Caro Alberto Miguens,
    Decidi escrever o que penso antes do jogo de sabado em vez de depois, porque qualquer que seja o resultado nao ira alterar o essencial da minha opiniao.
    Confesso que nao estou optimista. E porque?
    Basta ler blogs Benfiquistas em que se sugere com que equipa o Benfica deveria comecar o jogo. E e impossivel nao me vir imediatamente a memoria, e vou falar apenas do meio-campo, que e onde temo que iremos perder o jogo, nomes como Toni, Alves, Vitor Martins, Sheu, Thern, Stromberg, Carlos Manuel. Estaria eu pessimista se para sabado tivessemos jogadores semelhantes para fazermos a nossa escolha da equipa? Claro que nao!!!
    Assustador a pobreza de ver equipas sugeridas em que o meio-campo sera Tino e Joao Neves!!!
    Onde e que eu quero chegar com tudo isto?
    Ha muito, ha demasiado tempo, que o nosso querido Benfica e gerido por gente que nao sabem o que e o BENFICA!!!
    O BENFICA que contratava os melhores jogadores portugueses que se orgulhavam de vestir o Manto Sagrado. Gente com qualidade, caracter, estaleca para os grandes momentos.
    Hoje em dia transformaram esse BENFICA num Benfica dos Draxlers e dos Enzos. Um Benfica que deixou de saber quem e. Grandioso, desgovernado com o dinheiro, arrogante e fragil. Que deixou de saber do que precisa porque deixou de saber quem e.
    Espero estar enganado quanto ao meu pessimismo para sabado.
    Quanto ao resto como eu ficaria feliz se pela pratica, quem dirige o SLB, provasse no futuro que estou enganado na minha opiniao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro benfiquista o João Neves disse-o da primeira vez que jogou a titular que não saia mais, e não sai mais da equipa, foi uma lufada de ar fresco naquele meio-campo desde a saida do Enzo, que foi além do mundial a meio da epoca, o verdadeiro problema do Benfica na 2ª parte da epoca.

      Foi um erro enorme não se ter contrato ninguem para o lugar do Enzo, quando mesmo com ele cá já havia defice de jogadores de meio campo.

      Mas o meio campo do Benfica vai ser o Florentino, que é bom que arranjemos alguem para o lugar dele, alguem que dê mais à equipa que ele não dá nem nunca vai dar, Aursnes e João Neves, e pode fica descansado que não será por ai que não ganharemos.

      Claro que se tivessemos todos esses jogadores que mencionou, estavamos descansados e quase de certeza que iamos à final da champions.

      O que se vê, e lê é que os adeptos do Benfica não aprendem e já dão mostras de que o jogo serão favas contadas e que eles não têm hipotese, mais uma vez vem a fanfarronice, gabarolice, falta de humildade tão caracteristica do Benfica do seculo XXI, e depois temos os dissabores que temos, uns atrás dos outros.

      O Benfica pode perder com o Braga, eles não têm nada a perder e tudo a ganhar, jogarão descontraidos, se perderem ninguem ficará admirado, se ganharem podem ser campeões, eles vêem moralizados pelo campeonato que têm vindo a fazer,portanto que saibamos ser humildes e respeita-los e ganhar no campo, que é onde interessa, o resto é ruido que não interessa. Se o Benfica conseguir voltar não digo a ser o que foi mas perto do que foi teremos todas as condições para ganhar e dar um passo de gigante para carimbar o campeonato, dêem 200% é a unica coisa que lhes podemos pedir, se o fizerem podem ganhar, empatar ou perder mas a imagem que passam é diferente

      Eliminar
  2. Caro Fernando Lopes,

    Percebo o que diz, sobretudo, depois desta malfadado Abril, que tem sido o coveiro das nossas esperanças e do nosso optimismo.
    Acho que o pior já terá passado, mas nunca se sabe ...
    Sinceramente, vejo o Benfica a melhorar aos poucos como Clube, depois de 20 anos de Vieirismo que matou a alma do Clube.
    É claro que o nosso meio-campo é muito fraquinho e, então, depois da saída do Enzo, nem falar De todo o modo, continuo a achar que seremos campeões, vencendo hoje para começar!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: