SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

07 setembro 2023

Acerca da Entrevista (e já agora um pouco mais)

07 setembro 2023 1 Comentários

RUI COSTA FOI ELEITO, EM 9 DE OUTUBRO DE 2021, ESTANDO PRATICAMENTE A "MEIO DO MANDATO" (FALTA UM MÊS). AS PRÓXIMAS SERÃO, EM 24 OU 31 DE OUTUBRO (TALVEZ *) DE 2025, REALIZANDO-SE A UMA SEXTA-FEIRA.



* Dependendo dos Estatutos em vigor, a serem aprovados, em 2024.


NOTA (registo de interesses)

Em 9 de Outubro de 2021, não votei na Lista A (continuidade: vencedora), mas na Lista B (alternativa: derrotada), pois houve voto físico. Se não houvesse - só electrónico, teria votado, nulo. 


ENTREVISTA (clicar)


A entrevista trouxe poucas (ou nenhumas) novidades

Apesar de várias alterações terem existido no plantel do «Glorioso» neste "Mercado de Verão" já se sabia de tudo. O que comprova que neste aspecto a comunicação do Clube tem funcionado bem conseguindo fazer passar, do interior para o exterior, o que se pretende com rigor. Eu que nem estou muito atento ao que se lê (Imprensa escrita), fala (rádios e televisões) e vê (televisões) chegou-me ser informado pelos muitos - alguns - Benfiquistas com quem falo. Sabia do porquê das contratações planeadas, das que tiveram de se fazer para resolver situações que não se esperavam, dos motivos dos empréstimos, da transferência "choruda" para o PSG FC auxiliando este a não dispender verba avultada, dos regressos de alguns ou das renovações/ não renovações de outros. Só ficou por saber, mas isso também não foi perguntado, nem tem sido motivo mediático porque tem tido o Benfica como clube preferencial o SK Slavia Praga, para negociar futebolistas: Bah, Musa (que estava emprestado ao Boavista FC) e Jurásek, em 2022/23 (Bah e Musa) e 2023/24 (Jurásek). Mihailo (2017/18 e 2018/19) também representou o clube de Praga que é o único, dos grandes clubes centenários do futebol europeu, aquele que nunca jogou com o Benfica. Vantagem da entrevista foi ouvir o que já se sabia dito pelo próprio presidente, ou seja, ninguém melhor que Rui Costa para validar a informação.      


Concordo (tenho a mesma opinião) que o plantel está melhor ou parece melhor

O Futuro o dirá. Esta é a 120.ª temporada do «Glorioso» e em 119 (entre 1907/08 e 1908/09 não entrou ninguém) disse-se sempre que o clube se estava a reforçar, mas depois as épocas mostraram que o plantel, afinal, ficara mais fraco! Há alguma expectativa, sempre legítima, de um adepto ou dos adeptos, mas eu falo (escrevo) por mim e para mim (embora outros Benfiquistas tenham a paciência de me ler).

Guarda-redes: sempre considerei que Odysseas há muito devia ter outro guarda-redes de nível semelhante que não opções de circunstância que o "obrigaram" a ser titular durante épocas. Desde Enke (com os problemas emocionais que já se sabiam que tinha) só encontro três guarda-redes claramente superiores a Odysseas: Oblak, Júlio César e Ederson. Mas... quando pensava que era desta vez, em 2023/24, que Odysseas teria concorrente, eis que agora é Trubin que ainda nem fez um minuto com o «Manto Sagrado» que vai fazer de Odysseas. Samuel Soares ou André Gomes serão sempre o terceiro guarda-redes (com a idade têm potencial para serem o Futuro, mas Svilar também tinha...). O Benfica continua a ter um 1.º e depois um 3.º guarda-redes, segundo é que não. E se há algum problema com Trubin?

Defesas: com Roger Schmidt os laterais serão sempre uma incógnita. Foram em 2022/23 e não parece que deixem de ser em 2023/24. Em 2022/23 foi Grimaldo a ficar isolado (Mihailo cedo se percebeu que não seria opção) e em 2023/24 é Bah. O primeiro substituto será Aursnes. Do lado esquerdo se verá o que pensa o treinador de Jurásek e Bernat (ainda nem um minuto jogou)! 

Aursnes: o treinador não o dispensa - é o alter ego de Roger Schmidt - e jogará onde for necessário nas dez posições de campo. Nem que tenha de ser como defesa devido ao elevado número de centrocampistas que há no plantel. 

Pontas-de-lança: tudo incógnitas que terão rapidamente de se confirmar como goleadores. Quem tem marcado golos não são eles, embora tenham pouco tempo de jogo (em 23 golos - 900 minutos disputados pelo Benfica - marcaram 5): Musa (329 minutos/ 4 golos); Tengstedt (175 minutos/ 1 golo); e A. Cabral (147 minutos sem golos). O Benfica necessita de um goleador durante uma temporada que se prevê (e se quer) longa com cerca de 60 jogos!

Roger Schmidt: por enquanto pouco a apontar como aspectos negativos e muito a elogiar com o que de positivo trouxe. Mas a segunda temporada é sempre a mais importante para treinador que chega e vence logo o campeonato nacional ou até mais que isto e isto já é bom. Na «Gloriosa História» foi o 11.º a chegar e vencer tendo oportunidade de ficar para a época seguinte, mas dos outros dez só cinco foram bicampeões e alguns revelaram-se desilusões pela ilusão criada na primeira temporada. Quanto a mim foi um erro ter contrato renovado por dois anos, quando ia a meio do primeiro ano de dois... passando a quatro. Mas a "culpa" não é dele. Curiosidade tenho em perceber como vai ele gerir a excelência e veterania de Di María.    


Só lastimo é que o Benfica não consiga ter influência no futebol português

Como consegue ter em fazer passar o que pretende com as contratações (definitivas ou por empréstimo), renovações, transferências ("vendas" embora um futebolista não seja bem transacionável, mas os seus direitos desportivos e financeiros) e dispensas (definitivas ou temporárias). O futebol português necessitava de um Benfica com ideias de como mudar/alterar e não ficar à espera da Liga ou Federação, dizendo que é o maior clube português. O "motor" do futebol português devia ser sempre o «Glorioso» e não apenas a "embraiagem". 


Esta temporada é muito importante para o Benfica, mas também para Rui Costa

No final de 2023/24 será feito o balanço das suas três temporadas iniciais como presidente da Direcção, restando a de 2024/25 para finalizar o mandato, mas será ainda ele a preparar a época de 2025/26, embora com eleições, previsivelmente, em final de Outubro.


Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns


1 comentários
  1. Sera que o futebol portugues que mudar? Os que ousaram tentar foram abatidos, está instalado Cosa Nostra ha 40 anos no futebol portugues à espera que o padrinho va para as catacumbas.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: