O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Os 120 anos do SLB para os bloggers do NGB: Benfica by GB

. 3 comentários

Vamos publicar hoje textos dos bloggers do NGB a assinalar os 120 anos do SL Benfica, que se assinalam amanhã! Este é o primeiro! 

Às 14h teremos o próximo, da Filipa Claro.

Às 17h o do SoulNGB. 

120 Anos: Refletir no Futuro

Vir para aqui com um texto maravilhoso sobre a história, as glórias e o quão grande é o "Maior que Portugal" seria facil e o que já teriam lido um pouco por toda a internet. Prefiro refletir sobre os erros do presente (não os do passado - a ver se de uma vez o deixamos lá, no passado e deixamos de invocar quem já não faz parte nem do presente nem do futuro do clube) e assim olhar para o futuro.

Não é segredo para ninguém que não voto por votar e que para mim, o conceito de "menos mal" não é válido e que assumi sempre preferir um mal conhecido do que promessas de sonhos que quem nada aqui desde 2006 sabe que são tretas. Não votei em Rui Costa, como desde 2012 que não votava em Vieira, mas isso não faz com que seja cedo e me leve a pensar que devo estar contra tudo

Gostava de centrar o meu texto num vector fundamental:

- a Dimensão empresarial e Desportiva podem conviver. Nem tem que ser apenas um negócio, nem tudo é bola na baliza, no cesto ou para lá da rede.

A presidência anterior instalou no SLBenfica uma cultura de negócio. Aliás, foi essa cultura que "afastou" Rui Costa das decisões e fez com que não revissem nele capacidade e credibilidade para tomar decisões. O Benfica foi um clube a vertente desportiva estava sempre um passo atrás dos negócios de quem assumiu o Clube como seu e a gestão de quem foi uma dimensão transformadora na gestão empresarial.

Rui Costa não tem apetência empresarial, nem teria que ter se quisesse rodear-se de uma liderança capaz de continuar a dar ao SLBenfica uma dimensão empresarial inovadora e diferenciadora, como tem que ser numa das maiores empresas nacionais.

Escolheu, contudo, ceder "aos de sempre" e não aproveitar o momento para fazer transformações de fundo e capazes de preparar o Clube para os próximos 25 anos.

Este blog chama-se GeraçãoBenfica em homenagem às escolhas de formação do SLBenfica, onde os jovens vestem aquela camisola a perseguir o sonho e os valores que lhes transmitem os pais e os avós, os valores do Sport Lisboa e Benfica.

Depois de muitos anos de "Benfica negócio", os miudos hoje em dia deixaram de ter o sonho da equipa principal do SLBenfica... querem ter o sonho de lá chegar para poder almejar uma transferência milionária (e de preferência mais cedo que tarde).

O "edificio" da formação precisa de uma renovação integral, uma injeção de valores, de cultura e que leve o miudos a ambicionar conquistar titulos de camisola do SLBenfica ao peito. Não podemos continuar a ter profissionais que olham para os miudos com o potencial futuro de ser um craque... num clube de topo na Europa, que olham para a formação como forma de ser uma referência para outros clubes e mostrar o quão fantásticos são como profissionais.

Quem me conhece sabe que há muito que defendo uma profunda reestruturação do modelo de governance do SLBenfica. Um modelo que porventura não existe em Portugal e arrisco dizer que exisitirá em poucos clubes do Mundo. Chamem-me maluco, mas pelo menos sejam capazes de rebater o modelo. Expliquem-me la porque estou errado: Uma Reflexão Sobre o Presente e o Futuro do SLBenfica

Nestes 120 anos, reitero o que já muitas vezes disse: Quem está no SLBenfica tem na mão a possibilidade de fazer história ou de fazer parte da história.

Uma profunda reestruturação da SAD, onde além obviamente do futebol, uma aposta forte na renovação das áreas de comunicação, inovação, marketing e digital são fundamentais. Nada me move contra as pessoas que estão no SLBenfica, porém são anos a mais ou transformação / evolução a menos e, como Domingos Soares Oliveira, é hora de dar lugar a gente nova, sem vicios, sem "esqueletos no armário", sem historial e com vontade fazer história.

Termino com uma reflexão final:

- A Liga e, especialmente, a FPF são os dois orgãos que tutelam o futebol português e que vão a votos em breve. A FPF porque tem eleições e a Liga porque, se Proença abandonar para ir a votos na FPF, deixa de ter condições para ser Presidente.

Ando há anos a dizer que estas eleições da FPF deviam ter sido preparadas com dois anos de antecipação, com a preocupação de assegurar que haveriam candidados dispostos a romper o Sistema Corrupto. Infelizmente parece que não irá acontecer.

De nada serve uma aposta no plano desportivo e depois sermos "comidos de cebolada" (como diria o Rui Vitória) com os jogos de bastidores que passam ao lado dos "leitores de jornais" que acham que é tudo uma questão de meter a bola na baliza...

Infelizmente em Portugal não ganha o melhor! Ganha quem tem que ganhar para que os "patrões do Tugão" se mantenham imunes à justiça e assim prevaleçam com os seus jogos de influências. Limparam o "lobby da banca" do Sporting, limparam o Vieira do Benfica e Pinto da Costa está a ser apertado, mas nenhum deles saiu/sairá por obra da justiça como se pensa, mas porque "valores mais altos se levantaram" e foi seguro apertar com eles... porque quem vinha atrás assegurava que o status quo não seria desafiado.

É hora de LIDERAR! Queremos que os próximos 120 anos sejam, pelo menos de igual dimensão do "Maior que Portugal".

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. Se realmente o sonho de quem tem comandado o Benfica nas últimas décadas, fosse o de ser o maior de Portugal, e um dos 3 ou 4 maiores da Europa, para sempre (e não apenas pela grandiosa história do passado, mais longínquo, onde tudo conquistamos , de forma constante … seríamos hoje imbatíveis , dentro e fora de Portugal.
    Teríamos um “Alex Ferguson”, celebraríamos o Deca- campeonato e atingíamos patamares de excelência na Europa.
    O problema foram as várias e constantes vigarices em procura de proveitos próprios, a que fomos sujeitos , com o beneplácito de quase todos os Benfiquistas, ao que se soma a permissão durante vários anos , que um clube regional fosse sistematicamente beneficiado com vários estratagemas ilegais e corruptos, que fez com que dominassem a seu bel prazer a disputa dos vários títulos internos…. Uma vez mais, com a “tranquila aceitação” dos nossos dirigentes e demais Benfiquistas .

    Os tempos estão a mudar, finalmente!
    É hora de demonstrar que maiores que o Benfica , não há!

    Parabéns SLB!

    Fellini

    ResponderEliminar
  2. só existe um pormenor no teu plano os jogadores que nos interessam para a equipa principal, e por isso são os que interessam formar, independentemente dos valores que lhe incutam, ou não, nas camadas de formação querem é sair para onde lhe pagam mais e o mais cedo possível.
    é assim é todos os clubes com formações de nível elevado.

    mas o que esta gente gosta é da ilusão do amor à camisola que a nível profissional muito pouco existiu e que agora é nulo.
    prefiro mil vezes um bom profissional mesmo não sendo da formação nem muito menos adepto do clube do que jogadores da formação, alguns nem adeptos do clube são, e maus profissionais, alias basta ver uma serie deles que andam por clubes rivais que enquanto cá estavam eram dados como exemplo e depois foi o que se viu.

    mais uma vez agora os tempos do anterior presidente eram os tempos dos negócios pena que na altura o autor do post em vez de o dizer andasse a dar lustro ao maior presidente de sempre, coisas, e depois os outros é que são cata ventos.

    ResponderEliminar
  3. Caro GB,

    O Sr é o fundador deste grande blog benfiquista, parabéns para o Sr e para o nosso glorioso clube.

    Um aparte: o grande Viriato de Viseu, um grande benfiquista a sério que desde o início aqui colaborou, não tenho visto comentários dele à bastante tempo. Só espero que o grande Viriato esteja de boa saúde e que faça tb ele um post assim como todos ostros escribas deste blog.

    Tenho saudades suas e das suas opiniões , grande Viriato de Viseu

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking