SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

05 março 2024

O Caso Schmidt

05 março 2024 6 Comentários

NÃO VOU TECER GRANDES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA "CULPA" DE ROGER SCHMIDT NAS EXIBIÇÕES DURANTE ESTA TEMPORADA E, COM DESTAQUE, PARA OS DOIS ÚLTIMOS RESULTADOS.



Deixo isso para outra ocasião ou momento em que tenha mais tempo e já agora paciência. E estar no remanso do Lar algo que por agora não estou. Gosto pouco de ser empurrado por "comentadeiros", opiniões massificadas ou comentar a "espuma dos dias".

 

Só que como a minha profissão obriga-me (até final deste mês) a andar pelas ruas de vilarejos, aldeias, vilas e cidades

Vou ouvindo, querem a minha opinião e principalmente, querem, opinar até mais que ouvir. Uns serão Benfiquistas de sempre, outros de ocasião, pois a "ocasião faz o ladrão". Como não há (felizmente) Benficómetros ou varetas para verificar a cor do coração - estas devia... haver - qualquer cidadão pode dizer que é Benfiquista e pode ser tudo menos isso. Até sportinguista ou portista, neste caso, benfiquista de ocasião.

 

Como escrevo sempre - desde que há este blogue - antes de um jogo começar

O treinador (e muito bem) é soberano e responde pelas suas escolhas. Não pelas escolhas dos outros. É a vida de qualquer treinador no Mundo.

Ainda no último jogo escrevi isso:



Como dizia (e concordo em absoluto) John Cruijff

Num clube de futebol o treinador é a pessoa mais importante. O presidente só é mais importante quando o contrata ou o despede.

 

No Benfica durante anos (desde a junção do Sport Lisboa com o Sport Benfica, em 13 de Setembro de 1908) até à chegada do anterior presidente da Direcção, sempre foi um vice-presidente a ter a responsabilidade do futebol

Por isso esse vice-presidente era alguém que conhecia o "futebol por dentro" tanto que Cosme Damião nunca foi presidente preferindo sempre ser vice-presidente para ser o responsável pelo Futebol. 


O Benfica vive, desde 9 de Outubro de 2021, uma situação que poucas vezes um presidente do Clube teve

Rui Costa foi futebolista, um dos melhores do Mundo da sua geração - ainda que tenha gerido mal a carreira, comparando com outros (mas isso já é a minha simples opinião) - frequentou alguns dos balneários mais recheados do futebol mundial, falou com colegas que frequentaram outros balneários igualmente muito bem compostos, teve treinadores conceituados, ouviu falar a colegas de outros treinadores conceituados, uns mais outros menos, passou por problemas dentro dos grupos de trabalho, ouviu outros falarem de crises em grupos de trabalho alheios, viu como se resolveram umas e não resolveram outras, percebe as dinâmicas e interações que se estabelecerem dentro dos plantéis e dos grupos de trabalho, das relações possíveis, prováveis e improváveis, entre todos: dirigentes, treinadores e futebolistas. Neste aspecto Rui Costa é o mais indicado para tomar decisões. Tem experiência e conhecimento "de causa" do assunto. Por isso, mais que Roger Schmidt o grande responsável pelo sucesso ou insucesso será sempre Rui Costa pelo que atrás ficou escrito. Rui Costa tem essa responsabilidade. E acrescida em relação a todos os presidentes que o antecederam. Se houver sucesso agiu bem (fruto do seu conhecimento como futebolista consagrado). Se houver insucesso agiu mal (resultante do seu conhecimento como futebolista consagrado). Rui Costa tem uma responsabilidade em perceber o que se passa, em 2023/2024, que nenhum outro presidente teve na história do Clube, nas temporadas pelas quais responderam perante os associados do «Glorioso». Ele sabe o que se está a passar. Ele sabe como se resolve. Ele sabe quais as consequências se tiver uma intervenção do tipo A, B, C, D, etc. Por aqui estou descansado. Ou seria uma desilusão tremenda ter um presidente com estas características e que deixou descambar uma temporada como se de um adepto amador - treinador de bancada e sofá, como eu - se tratasse!  


O que também sei

É que há muito "comentadeiro", massificação de opiniões e benfiquistas de ocasião que estão muito mais preocupados com a possibilidade do Benfica ainda ser campeão e ter seis pontos de vantagem para o FC Porto, faltando dez jornadas. Por isso... quanto pior (para o «Glorioso»)... melhor para os clubes deles ("comentadeiros", massificados e massificadores de opiniões e benfiquistas de ocasião).


Vamos, Benfica!

 

Alberto Miguéns

6 comentários
  1. Muitos andam ansiosos por correr com ele. Mas... As escolhas do defeso foram desastrosas. As vezes "acontece"... Jurasek fazia sentido, mas não teve força mental. Acontece. Mas Cabral todos sabiam que na fiorentina no marcava 8 golos por ano na liga ...

    Depois, reoete-de o fenómeno. Em 2019 fomos campeões com grande classe. Saiu Félix... E foram buscar alguém que tinha um perfil totalmente diferente e não permitia jogar da mesma forma que tinha tido sucesso. Com a passagem de amos para Cabral foi igual. Além disso, a entrada de di maria praticamente impede jogar consistentemente com aquela pressaomsufocante do ano passado. Com o aursnes a apagar fogos nas duas laterais, o trio João Mário Rafa e di Maria é miserável em termos de pressão / defensivos. Schmidt anda a inventar? Não tem alternativa a fazê-lo, não é possível jogar como o ano passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro isso que diz da pressão não é verdade. Esse problema começou com a saida do Enzo e nunca mais foi recuperado, nunca mais depois da saida dele o Benfica voltou a conseguir pressionar como o fazia, e estava cá o Grimaldo, o Ramos, etc, estavam todos menos ele. O problema do Benfica estava antes do Enzo no meio campo e depois do Enzo no meio campo, e só não perdemos o campeonato o ano passado porque apareceu uma lufada de ar fresco, chamado, João Neves, mas ele não pode tapar todos os buracos e não é o Enzo, podiam fazer os 2 uma excelente dupla

      Eliminar
  2. Rui Costa fez parte da última grande equipa do SLB. A experiência como jogador sempre foi numa Europa polida e não no charco da liga portuguesa. No período que leva no Clube, como presidente o saldo é demasiado modesto para o SLB, e como dirigente, é preferível nem comentar. Rui Costa é um tipo bem formado, mas sem ratice para o tugão. Gostaria de não acrescentar cobardia, embora por vezes pareça. Gostava de estar errado, mas temo que não tenha perfil para a opção, até porque não delega noutros, a competência que não possui. Um exemplo, é na comunicação, ondeo elenco escolhido é claramente para perpetuar uma manipulação da percepção dos associados e não para defesa do Clube dos ataques torpes diários. De há anos a esta parte, temos perdido fibra e consistência na selecção dos critérios psicológicos na base da selecção dos atletas. O resultado é que vamos ganhando prémios fairplay. Não defendo jogadores trauliteiros, mas jogadores capazes de retribuir o quer que seja que os adversários ponham em campo.Como génio de futebol que foi, Rui transmite essa visão, e como privilegiado que foi, não serve, infelizmente, para uma liga periférica e fétida, feita para secar tudo à volta de Contumil.

    ResponderEliminar
  3. Estranho não haver comentários neste blog!
    Estou 100% de acordo com tudo o que acabei de ler. Depois desta última desilusão, espero que o Mister consiga eliminar o SCP na 2ª mão da Taça.

    ResponderEliminar
  4. Nao consigo perceber como um presidente que sabe ou deve saber de futebol fez parte das escolhas desastrosas da pre-epoca.
    E ja agora tambem da epoca de de Janeiro.
    A "macieza" fisica do plantel e pricipalmente do meio-campo era demasiado visivel desde a pre-epoca. Nada se fez para o corrigir.
    Compraram-se cerca de 40 milhoes!! de avancados que pouco ou nada sao utilisados.
    Nao ha uma equipa tipo nem sistema de jogo em Marco!!
    Nao se percebe que tipo de futebol Schmidt queria jogar quando escolheu este plantel!!
    Enfim, receita perfeita para o fracasso que esta a vista e so nao e pior porque os jogadores teem qualidade.
    Penso que daria tempo a Schmidt ate ao fim da epoca e depois decidiria.
    Mas duvido que Schmidt consiga recuperar a confianca dos adeptos e dos jogadores!!

    ResponderEliminar
  5. Por vezes, importa olhar cruamente para os factos:

    - Desde o primeiro consulado do Jorge Jesus, apenas um treinador terminou o contrato no Benfica, foi exatamente este nessa passagem, enquanto Rui Vitória, Bruno Lage e o próprio Jesus, na segunda aparição, sairam antes do término. Nas últimas décadas são múltiplos os casos de saídas precoces.

    - Perante esta nefanda estatística, o que faz Rui Costa? Renova, com uma cláusula indemnizatória de cerca de 20 e picos milhões! Falamos de um clube que vive a realizade de uma pequena economia, atente-se.

    - Esta decisão tremendamente imprudente coloca o clube numa situação angustiante, pondo em causa as contas sãs (enfim, passe a ilusória expressão) e fazendo pairar uma terrível sombra sobre o futuro imediato do clube.

    - Do ponto de vista financeiro - sim, tal importa muito, pois a nossa história não pode ser alimentada à custa de poços de petróleo, como outros - devemos igualmente pensar com critério sobre os desmandos nas compras de jogadores, sem, obviamente, colocar em causa a sua qualidade e esforço. O mercado de janeiro é muito elucidativo: nenhum é titular ou perto disso; nenhum parece ter vindo para trazer valor imediato às carências da equipa. Reitero o que disse antes: o dinheiro é um bem escasso e deve ser utilizado com prudência máxima.

    - Rui Costa foi eleito de acordo com uma premissa essencial: é um homem do futebol, logo percebe de futebol no que respeita a uma política construtiva e válida na definição de um plantel e na superação das suas necessidades. Tal premissa, lamento, está por confirmar.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: