SERENIDADE


Quem frequenta este espaço sabe o que tenho escrito desde o início da temporada, e lembra-se, certamente, das muitas críticas que fiz à construção do plantel e à política de aquisições.
Agora seria fácil ir buscar esses apontamentos, e colocar todos os dedos em todas as feridas. Mas entendo que quem gosta do Benfica, quem ama verdadeiramente o clube (e apenas aqui está devido a esse amor incondicional e eterno), não o deve fazer neste momento.
Não é o tempo apropriado para, desde fora, apontar culpas a quem quer que seja. Nem a jogadores, nem a treinador, nem a dirigentes. Somos uma família, e quando as coisas correm mal numa família, o passo indicado é reforçar a união dos seus membros. Só assim os problemas poderão resolver-se. Só assim se poderá  tirar alguma coisa desta época. E ainda há muito para poder tirar.
Internamente haverá, tem de haver, uma reflexão sobre o jogo do Dragão, mas também sobre os jogos de Alvalade, de Toulouse, de San Sebastian, de Milão e muitos outros, sobre as contratações falhadas, sobre as insuficiências de um plantel caro mas desequilibrado, sobre as teimosias do treinador. Desde fora tem de haver, mais do que nunca, apoio, união e paixão - e diga-se que os adeptos presentes no estádio tiveram, a esse nível, um comportamento notável, sendo essa, de resto, a única nota positiva da noite.
Na quinta-feira lá estarei, na bancada, a apoiar o meu clube. O clube cujo primeiro jogo de que me recordo foi uma derrota em Munique por 5-1, e o segundo, nova derrota, dessa vez em Alvalade por 3-0. O clube que em 1986 perdeu por 7-1, também em Alvalade, e depois conquistou a "dobradinha". O clube do qual me fiz sócio um dia depois de chorar baba e ranho a eliminação europeia aos pés do Dukla de Praga. O clube que perdeu 7-0 em Vigo no dia do meu aniversário. 
O Meu Benfica. O Nosso Benfica.

21 comentários:

Lin disse...

Pois eu concordo em absoluto com este texto e os valores Benfiquistas que preconiza. Os Benfiquistas nunca abandonam o Benfica.

RN disse...

Concordo, mas apenas parcialmente.
Para mim é necessário fazer entender a toda a gente do clube, a começar por Rui Costa, que foram autores de uma mancha enorme, uma das maiores de sempre, que perdurará por toda a história. Quantas vezes nos recordarão, o nosso adversário (que nos vê como inimigos), os Media, os outros adversários, as Redes Sociais, que sofremos esta goleada?
A história do Benfica e a sua grandeza, reconhecida mundialmente, não se fizeram de goleadas sofridas, mas sim de vitórias. Estes resultados, cada vez mais frequentes, estão a matar esse legado.
E quantas vezes nos goleou o Porto nos últimos 50 anos?... demasiadas! E quantas vezes os goleámos nós?...zero! Aliás, mesmo quando os temos à mercê, como aconteceu no jogo da primeira volta, jamais temos a atitude certa.

Luís Fernando Costa disse...

Não podia estar mais de acordo.

Pedro Vardasca disse...

Cito "(...) algumas teimosias do treinador."... Algumas? Bem, terei ido ver o Benfica pela primeira vez em 1979 ou 1980 pela mão do meu avô e desde aí acompanhei de perto o clube, incluindo, ao vivo, os anos Damásio e Azevedo. No caso do primeiro cheguei a ver jogos com meia-dúzia de pessoas, equipas com fracos atletas - e, ainda assim, éramos roubados... -, mas não me recordo de nenhum treinador que persistisse tanto em tantas claras más opções como este! Sinceramente, o que aconteceu ontem foi apenas um desastre mais ou menos anunciado, mais golo, menos golo. Podia ter acontecido em Espanha na LC ou contra o Toulouse na segunda parte. Não tenho dúvidas que a contestação é legitima e justa, até porque o clube tem, proporcionalmente, as maiores assistências do Mundo. Os associados, muitos de há várias décadas, merecem respeito. E o mais estranho é que o título não é impossível, maas para tal é necessário declarar uma espécie de estado de sítio e formatar uma equipa para o combate, ou seja, para ganhar jogo a jogo. Tenho é a sensação que o alemão vai continuar na mesma linha, com experiências que apenas fazem o laboratório ir pelos ares.

Anónimo disse...

Achas que a nossa união vai marcar golos? Achas que a Direção, num acumular de erros inacreditáveis na constituição do plantel e o treinador num acumular de decisões sem lógica vão-nos dar algo de novo?
Think again please, eu nem sei se tenho moral para ir na quinta, e não não vou mandar copos ao treinador ou assobiar, mas esta gente (aparentemente) enquanto la estiver vai continuar a limitar a nossa grandeza.

Alberto João disse...

Apoiar a equipa neste momento e ser exigente com os responsáveis não pode ser contraditório.

A falta de exigência é que nos fez chegar aqui!

Undiano Malimanco disse...

I - DÉJÀ VU. Isto transcende em muito o futebol. “Eles” odeiam-nos, só são leais aos próprios códigos do crime. Mas desta vez exageram na dose. Até a nossa mulher a dias, que diz que pouco percebe de futebol, viu a 1ª parte mas não conseguiu ver a 2ª. Ficou impressionada com a agitação transtornada e frenética que vira, diz que estavam possessos! Que não entende. As palavras são dela!
Será que vamos ver o mesmo do ano do AVB, com arbitragens escandalosas? Ou iremos ver a repetição de ontem, com cavalos vitaminados em jogos previamente escolhidos? Examinem o calendário. Irão tentar, não tenham dúvidas porque essas são as ordens recebidas de cima.

O PÓBOAS VOLTOU, após anos calado. Quando o ouvi fiquei surpreendido. Mas tenho boa memória. Lembro-me dos anos 90, sempre que ele aparecia a equipa do FCP jogava “espevitada”. Como aconteceu agora. Esta seita tem de avisar de antemão o que vai fazer. Há leis naturais do Karma.
Não foram só 1 ou 2 jogadores. Foram vários. Como se nota? Como se jogassem com mais um ou dois jogadores, agressividade extrema sobre a bola, intensidade a cada disputa como se fosse a última, correm com a máxima intensidade sem se cansarem durante 90 minutos, como super-homens com neuro estimulação motora significamente aumentada.

Tive pena do Cabral e do Rafa. De cada vez que tentavam pegar na bola, tinham 3 ou 4 da matilha logo em cima das canelas! Pareciam juvenis a jogar contra homens. O João Neves nem conseguia virar-se! A lata é tanta que usam a mesma argumentação usada em anos anteriores, que a classificação é enganosa, para retirarem dividendos arbitrais. E de imagem.

Os humanos são seres electro-magnéticos espirituais, toda a super energia de que emana dos “activados” durante o jogo atrofia mentalmente e fisicamente os adversários. Quem está dentro do campo sente-o, mas não percebe. Tentam, esforçam-se mas batem na parede. E admiram-se. Porque não consigo? Porque são humanos.
Na 1ª parte, mais frescos, ainda conseguiram disfarçar, mas na 2ª entrou o “turbo” em acção e foram atrofiados. Só um cego não percebe. Depois temos o condicionamento mental do público em geral que dura há dezenas de anos.
A quantidade de vezes que eu vi isto... Foi um Déjá-Vu que eu pensava nunca mais ver. A mesma bitola, 5-0. Concidência? Não há coincidências!!

Viram a cara de estupefacção dos jogadores do SLB na 2ª parte? Nunca tinham visto nada igual, não é? Quanto mais tempo de jogo, mais corriam. Nunca tinham visto nada semelhante no futebol mundial! Estamos a lidar com uma seita que ultrapassa fronteiras.

O árbitro que costuma ser imparcial, notou-se estar condicionado. A linguagem corporal denunciou-o. Porquê? “Avisado”? Ameaçado? Subornado? Não sei. Inclinou o campo. Pequenos detalhes notados por quem viu o mesmo durante anos!

Os jornalistas são reconhecidamente estúpidos. Senão não seriam jornalistas. E corruptos, porque são cúmplices de crimes em vários níveis que acontecem na sociedade. Os corruptos cu-mente-deiros e os adeptos mais irracionais e ignorantes sentem a necessidade de um bode expiatório. “Eles” sabem que os irracionais e ignorantes culpam os jogadores, culpam as tácticas e, acima de tudo, culpam o treinador, essa tem sido a sua agenda e têm-na implementado com sucesso ao longo dos anos, sempre que sentem necessidade de “despedir” o treinador do SLB. Foram várias as vítimas, Toni, Lage, Jesus, Rui Vitória e agora Schmidt. Dividir para reinar hipócrita! Não há coincidências! Já viram acontecer o mesmo aos sefarditas? NUNCA!!
São treinadores que eles querem ver fora do clube pela competência, de cujo sucesso anterior eles se querem vingar e que não querem ver repetido. Sempre que se encontram à rasca e eles nunca se viram tão apertados como agora.

Undiano Malimanco disse...

II - Tentaram roubos, processos falsos na justiça, não deram em nada. Foram forçados a voltar ao velho sistema que tanto “sucesso” lhes deu. O “traques”, em “modus operandi”, denunciou a tramóia ao acusar o SLB dias antes daquilo que eles iriam fazer: “GIGANTESCA CORRUPÇÂO, MAROSCA, ADULTERAÇÂO DA VERDADE DESPORTIVA”. Chama-se “PREDICTIVE PROGRAMMING”.

O Jardel, o Deco e muitos outros jogaram dopados muitos anos. É público. Fartou-se de marcar! Fartaram-se de ganhar dinheiro quando os venderam. Outros ficaram carecas. Agora há “vitaminas” mais refinadas. Há anos que sabemos que há “vitaminas” que não são notadas nos controlos, assim como há outras cuja “validade” termina minutos antes do controlo. O Armstrong ensina. É tudo muito fácil para a “criminalidade organizada”. No fim ainda gozam conosco.

Falidos, finanças calamitosas, um candidato real que lhes faz frente – EU AVISEI VÁRIAS VEZES - as instruções que o papa recebeu de cima foi NÃO OLHAR A MEIOS para chegar aos 1ºs lugares, para chegar à Champions (já o afirmam, como se já fosse garantido). Irão ganhar as eleições com uma perna às costas. Permite-lhes continuar com as conhecidas “actividades”.
Kohler, o futuro financeiro, já avisou que vão estabilizar em 2 anos, mas há 1 ano dizia que iria levar 15 anos a levantar o clube. Vá lá saber-se o que ele acabou de saber.

Não são teorias da conspiração, são factos concretos!! Eles sabem que por serem quem são, estão impunes! Cá dentro e lá fora. Há uma lista com várias dezenas de crimes que o papa cometeu, que lhe daria prisão perpétua. Como pensam que consegue total impunidade?

O Rui Costa (se quiser explicações eu dou-lhas de bom grado) e o Treinador (que tem toda a razão) não têm nada de pedir desculpa porque a culpa não foi deles. Todos fizeram o possível e quando assim é...
Os Benfiquistas são todos vítimas do sistema implantado há anos por esta seita, não apenas em Portugal, em todo o mundo. É uma história muito longa e antiga. Leva muito tempo a explicar.
O Arsenal que se ponha a pau. Vai acontecer.
O Ceição distrai da tramóia os menos atentos, fala dos avançados que não fazem pressão. Distração, táctica muito utilizada pela seita. Só um idiota acredita nisso. Pressão sobre cavalos? Ainda estive à espera de os ver espumar pela boca. He must be joking!

LF disse...

Não podemos esquecer que este treinador foi campeão de forma brilhante na época passada.
É preciso pesar os contras, mas não esquecer os prós.
No fim da época cada um poderá tirar as suas conclusões. Agora é contraproducente meter mais areia na engrenagem.

LF disse...

A nossa união não marca golos. Mas a instabilidade e ruído que possamos acrescentar neste momento pode impedir de os marcar. Ajudar não ajuda certamente.

Anónimo disse...

Pouca exigência ... baixa expectativa ... isto é o quê? Berlinde?

LF disse...

Ser exigente é também perceber os timings em que essa exigência deve ser manifestada.
Escrevi aqui muito sobre este plantel e sobre este treinador desde Agosto. Sobre os erros cometidos. E lamento profundamente ter tido razão em muitos desses textos.
Mas se queremos ajudar o Benfica, este não é o momento certo para aumentar a avalanche de contestação, que só servirá para acrescentar instabilidade à instabilidade natural de perder 5-0 com o Porto.
Neste momento não há nada a fazer sobre as contratações. E também não me parece que seja pertinente mudar de treinador a 10 jornadas do fim do campeonato, quando estamos a 4 pontos, estamos na taça e na liga Europa.
Há que apoiar incondicionalmente. E cobrar apenas no fim da época. No meu entendimento é essa a melhor forma de ajudar o Benfica.

Anónimo disse...

O Benfica não despede treinadores competentes, o Benfica não se rege de fora para dentro, O Benfica não alinha em golpadas criadas por criminosos repetidas ao longo dos anos, que têm dado sempre maus resultados.
Só idiotas não percebem que isto foi uma golpada criminosa para humilhar o SLB, para passarem a narrativa de que a posição dos ORCS é injusta, quando ainda têm 4 pontos em dívida ao Karma pelos pontos a mais que os árbitros lhes deram no princípio da época, e para despedir o Schmidt, porque só assim terão possibilidades de chegar ao 2º lugar. Já o fizeram muitas vezes.

Já vimos este filme e não vamos cair nele outra vez. Há jornalistas que querem ver o Benfica humilhado, querem ver os lagartos ganharem o campeonato, isto está decidido desde o princípio do ano pelos suspeitos do costume.
A humilhação de ontem nada tem a ver com futebol. Tem a ver com a criminalidade organizada que impera no futebol português. Nada tem a ver com a qualidade dos jogadores, com tácticas, com posições de jogadores dentro do campo nem com a qualidade da equipa técnica.
Não lhes vamos dar essa satisfação.

Anónimo disse...

Caro LF,

Com todo o respeito, não concordo com este post. Não há união nem treinador/equipa /jogadores que vença uma equipa impregnada de W52 até ao osso e uma arbitragem habilidosa. E, mais uma vez, fomos meigos e fofos!
E com um treinador completamente embaralhado e confuso e um presidente manso e sem eles no sítio!!

#UmSLBNaInvicta

Anónimo disse...

Abel Ferreira a treinador.

João Figueiredo disse...

Ouvi esta conversa após o jogo com o Burnley. Vamos dar as mãos e apoiar incondicionalmente.Tem dado bons resultados.

Anónimo disse...

"..campeao de forma brilhante..."a quase esbanjar uma vantagem, creio de 10 pontos, acabar à rasca, mais umas jornadas e capotava!

Existem diversos clubes europeus que em ser campeão nao basta..
é esta falta de exigência, nos momentos de maior exigência, que desgraça o meu Benfica.

isso, e a crónica falta de massa testicular!

N.

Brytto disse...

Não é preciso inventar muito, o ano passado acertámos em cheio nas contratações, este ano foi um desastre quase total com contratações ao lado para não dizer outra coisa… O Sporting por outro lado, acertou em cheio, é essa essencialmente a diferença. Claro podemos sempre discutir opções do treinador, mas uma equipa sem um avançado decente, já para não falar de jogar sem lateral esquerdo, é impossível fazer melhor. Não esquecer que já se ganhou ao Porto duas vezes, ao Sporting uma e ao Braga duas.

Anónimo disse...

Aterraste de marte?? Foda se ouve um jogo limpo sem casos sem vermelhos por entradas duras sem penaltis ou golos mal validados foi este jogo onde o árbitro teve nota 10 agora as camisolas não jogam, ainda és pior do que esses que denúncias numa tirada delirante... Nem tu acreditas no que escreves... Nem o coluna do master schimit...

Anónimo disse...

Depois tens o director jurídico condenado, o adepto fanático e agente onde o Vieira ofereceu um jogador para meter nos jogos conbinados de nome Mikka a ser condenado por corrupção sobre jogadores um tal Paula a comprar jogadores do Boavista, rivais, arguidos por assassinato com a defesa a ser paga pelo clube, carrinhas e bilhetes à borla para os casuals que agridem tudo e todos onde neste momento estão 13 a ser julgados por violar 2 adeptos do clube com uma vassoura e podia continuar a noite fora, agachate..

joão carlos disse...

vai existir reflexão tem de haver, mas tem a certeza disso é que todos ainda estamos à espera da tal reflexão prometida nos tempos do lage onde veio precisamente com essa conversa e depois reflexão foi nenhuma como nenhuma foi ao que aconteceu com o bazofias.

não vai existir reflexão nenhuma como não existiu em nenhum dos anos anteriores.
como não existe reflexão quando existem péssimas exibições se tivesse existido reflexão aquando daquela segunda parte horrorosa com o inter, ou na segunda parte com o tolouse ou aquela primeira parte com a real sociedade de certeza que não tínhamos sido humilhados agora, mas não não se fez reflexão nenhuma.

o que se devia de fazer reflexão é porque é que o ano passado perante este clube com nove de avanço e em casa poderíamos ter dado a machadada final ma snão fizemos mais do que lhes dar oxigénio e esperança , este ano idem idem e nos últimos vinte anos o que não falta a vários exemplos disso mesmo sempre no mesmo sentido.
quando ao contrario eles fazem precisamente o contrario.
e isso não é culpa do treinador muito longe disso.

o que não implica que muitos dos nossos problemas tenham origem no treinador mas que não é o único culpado nem o principal.