O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 16 de março de 2024

Há caso Kokçu ou o problema é mais "profundo"?

. 32 comentários

Por definição, não acho que ninguém goste de cometer "suicidios mediáticos" contra a entidades patronais. Isso leva-me a ler para lá do que temos à frente e deixar de parte as reações impulsivas e apaixonadas, que obviamente nos levam a censurar o jogador.

Para mim, o problema é bem mais profundo do que o Kokçu. Na verdade, importa-me muito pouco a opinião de um miudo de 23 anos a quem lhe "venderam a mota" que ia ser uma estrela mundial e agora tem os adeptos a assobiá-lo.

O que realmente me preocupa são os motivos que o levaram a isto... adensados pelos motivos que levaram já a outros casos semelhantes em pouco mais de ano e meio de liderança de Roger Schmidt e cerca de dois anos e pouco da presidência de Rui Costa.

Todos sabem que há muito que defendo uma total reestruturação do modelo de governo da SAD do SLBenfica. Este diagrama abaixo há muitos anos que é o modelo por mim defendido:

Trago este tema, acima de tudo para reforçar que nestes temas, não chega bater no peito a dizer que somos benfiquistas ou declamar o passado como jogador de futebol, como garantia de conhecimento do balneario.

Actualmente, é um dado adquirido que o SLBenfica não tem um projecto de liderança, uma estratégia, nem um projecto desportivo. Isto é um facto!

A unica coisa que o SLBenfica tem é uma prioridade clara ao futebol jogado (por ser a zona de conforto do presidente), porém nesta escala e dimensão empresarial, sem uma estratégia, um projecto e uma liderança... é sempre uma questão de tempo até o edificio ruir por dentro.

Os casos recentes são um exemplo evidente disso. A renovação precipitada de Roger Schmidt foi outro exemplo, conferindo ao treinador ser ele próprio o projecto... e correu mal desde o primeiro momento em que ele se sentiu autónomo e independente - sem ter que prestar contas.

Só um modelo de governo profissional, escolhido em função das suas competências e não das agendas pessoais e histórias, permite establecer uma estratégia, um projecto e uma liderança, o que depois permite antecipar problemas, geri-los com assertividade e sentido estratégico.

Nesse sentido, e quando um jogador é contratado para como activo de uma equipa de futebol, um castigo tem sempre que ser financeiro e não privar a equipa de que ele cumpra a sua obrigação. Mas lá está, para que os regulamentos do clube o definam dentro do modelo, estratégia e liderança... a mesma não pode ficar ao sabor dos momentos, não pode ficar sujeita aos humores e desejos de treinadores...

O Kokçu não quis estar, como dizem, acima do Clube... apenas quer poder jogar o seu futebol de forma  que possa explorar todo o seu potencial e isso poder potenciar a sua carreira ao máximo nivel. Os exemplos onde o treinador tem falhado de forma clamorosa é evidente... e mais uma vez isso só é possivel por falta de liderança, estratégia e porque o converteram em projecto. em vez de ele fazer parte de um projecto definido pelo Clube.

Vai acabar mal para todos... os jogadores vão desvalorizar desportivamente (e por consequência financeiramente), o treinador acabará despedido, o clube vai ter que pagar um custo elevadíssimo... e tudo isto porque não há coragem para transformar e melhorar estrutura de governo e liderança.

Por isto mesmo critiquei nas eleições de 2020 a falta de coragem (porque também iam seguir o mesmo caminho de "amiguismo") para apresentar e discutir um plano para o modelo de governo da SAD e respectivos nomes.

Kokçu, como Schmidt, Cabral e outros são mais vitimas que vilões... vitimas da falta de liderança, visão estratégica e capacidade empresarial. O Benfica estagnou... e começa a retroceder. 


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Será que aquilo que o Kokçu disse não é também o sentimento de outros jogadores ? garantidamente que sim! com a forma de gerir o plantel da parte do treinador, muitos outros estarão descontentes. O problema do jogador turco foi mesmo o timing da entrevista, mas alguém acha que que o rapaz não tem razão ?

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada16/3/24 21:32

    A questão é que um traque de alguém do Benfica tem logo uma repercussão inusitada e com foros de polémica!
    Tudo, porque ainda somos um país tacanho, de mentalidade fraca e onde o hábito do lápis azul ainda está bem patente.
    Não me parece que o Kokçu tenha faltada ao respeito ao clube ou ao treinador. Ele vem de um país livre, de mentalidade aberta onde não é proibido falar e muito menos dar opiniões.
    Foi o que fez, honesta e quiçá ingenuamente por desconhecer a tacanhez do país onde veio parar...
    E os junta letras, sempre ávidos de malhar no Benfica. pegam em toda a m@rda que se c@ga no clube, para gerar e promover polémica mesmo onde ela não existe.
    Somos um país em regressão, porque não sabemos e não queremos evoluir. Para nós, o diz que disse é mais importante que a verdade, a sinceridade e a LIBERDADE!
    Se é unânime que o treinador coloca os jogadores fora de posição, porque carga de água estes não o podem sentir, dar a conhecer e lamentarem-se por isso?!
    Quanto à direcção não me apetece tecer qualquer comentário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o Águia.
      Falam da dita entrevista para esconder a agressão do diamande ao gyokeres. Isto sim é grave, ainda por cima nas competições da eufa onde toda a Europa viu. Aí, se isso tivesse acontecido no Benfica, era alertas durante 2 meses.

      Benfiquista a sério

      Eliminar
    2. Completamente de acordo consigo, Benfica tornou-se numa Ditadura não se pode falar nem criticar um treinador incompetente, que ganhou um campeonato por acaso. O treinador faz merd@ atrás de merd@ e temos dizer sim com a cabeça, se alguém diz alguma coisa lá vem os convidados amigos do camarote presidencial falar em facadas, e outras coisas mais, tenham vergonha na cara, Viva a Liberdade de opinião.

      Eliminar
    3. Eu acho que o amigo queria escrever "craque" e enganou-se; coisas da tecnologia; mas se vier dizer que escreveu mesmo o que queria, aí tenha um atenção aos direitos bufais de autor. Pode vir a ser penalizado.

      Eliminar
  3. O miúdo tem razão, tinha bons contratos, o presidente e o Master prometeram lhe todo ouro da California depois nem apresentação foi lhe feita, chega o velhadas Ti Maria até helicóptero teve e meninas com bandoletes, e aareasta se por decreto kocu tens razão em desmascarar a prodidão fora aqueles que não falam
    .
    Já sei foi os jornalistas que mentiram..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tão do Benfica como uma bufa do velho. O DI MAria é Campeão do Mundo, já deu muito ao Benfica desportiva e financeirmente. Só na terceira época no Benfica é que foi titular indiscutivel e sem precisar de birras. O Que é que fez o Kokçu mesmo? E quem é? Pois. Agora vai lá ensinar o varandas a falar ou mudar a fralda ao velho.

      Eliminar
  4. O Kokçu, ou qualquer outro jogador, tem mas é que estar caladinho. Numa fase crucial da época, em que estamos a tentar reerguer-nos para podermos ganhar competições oficiais, depois de passarmos aos quartos-de-final da LE num jogo em que jogadores como o Aursnes, por exemplo, jogaram fora da posição deles e não se põem com queixinhas, antes remam todos para o mesmo lado, é que o Kokçu vem falar? Se tiver alguma noz de inteligência e bom senso no cérebro fala no final da época - se falar... não sei se alguém já lhe disse (pelo visto ele, ou o empresário dele, não querem saber disso para nada), mas o SL e Benfica é muito mais importante e está muito mais acima do que as queixas, os caprichos e as opiniões do Kokçu. Há centenas de jogadores, jovens e menos jovens, que davam tudo para jogar na equipa principal do Benfica, fosse a 8, a 10, a 6 ou a 25. O Kokçu ganha um ordenado chorudo, o Benfica ainda fecha os olhos a práticas religiosas que não se coadunam com a alta competição, e o Kokçu ainda se acha no direito de dar entrevistas destas?! Era mesmo do que precisávamos agora, foda-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te, calado és um poeta sem nome. Eu sou o Carlos

      Eliminar
    2. Esse jogador não sei quando deu a entrevista, mas devia estar calado, ou que falasse no final da época. Foi muitíssimo caro e não vale o dinheiro. Assim é que é.! Não lhe pagam o contratado a tempo e horas? Pode ir para os dragartos. Lá é um que é bom!!!

      Eliminar
    3. MAIS UMA VEZ OS meninos mimados vem falar e nada se pode dizer? caral... se houvesse presidente a serio como o loti da lazio...

      Eliminar
  5. Grande Benfiquista Benfica by GB,

    sem dúvida o nosso problema é bem mais "PROFUNDO"...

    mas também não vamos lá com GUERRAS INTERNAS...

    por exemplo o LOURENÇO COELHO e o RICARDO LEMOS não podem estar no BENFICA...

    quando foi a última vez que os BENFIQUISTAS viram o director geral?

    que se passa entre o RUI COSTA e o Dir. Geral?

    porque razão o RUI PEDRO BRAZ não pode entrar no balneário nem pode viajar com a equipa?

    quem não fez levantar o nosso TREINADOR quando não estavam preparados para fazer a tradução para inglês na CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA VERGONHA?

    EU conheço muito bem as IDIOSINCRASIAS do BENFICA...

    depois temos outro problema o da GESTÃO DESPORTIVA ...

    em 2 anos o RUI COSTA investiu 250 milhões no nosso FUTEBOL...

    mas pode investir mais 750 milhões de euros...

    ou seja chegar aos MIL MILHÕES...

    de euros de investimento...

    que com PROENÇA e FONTELAS GOMES

    nos ACTUAIS CARGOS...

    o Benfica NÃO IRÁ DOMINAR...

    o FUTEBOL PORTUGUÊS...

    como DOMINOU nos anos do TETRA...

    vencendo além dos CAMPEONATOS...

    as TAÇAS de PORTUGAL e da LIGA!

    é 'IMPOSSÍVEL' ...

    depois o nosso SCOUTING tem de levar uma VASSOURADA...

    não lhes chegou o JULIAN WEIGL?

    este CARREIRAS é outro menino COQUETE...

    o CARREIRAS da BANDOLETE...

    o CARREIRAS das chuteiras COR-DE-ROSA ou VERDE FLUORESCENTE...

    o CARREIRAS transporta ENERGIAS NEGATIVAS...

    como vimos em TOULOUSE ou no LADRÃO não sabe defender...

    já o Porto contrata BICHOS como o OTÁVIO...

    que eu recomendei ao BENFICA ...

    infelizmente desde que o meu amigo BOTO deixou o BENFICA...

    não temos SCOUTING....

    eu sei o que digo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo 00..04

      "eu sei o que digo"

      Na verdade, não sei se sabes.
      O que sei, e o que está à vista de todos, é que dizes sempre

      A MESMA COISA

      A MESMA COISA

      A MESMA COISA

      Por isso, não trazes nenhuma novidade

      NENHUMA NOVIDADE

      NENHUMA NOVIDADE

      Sendo assim, ainda que a opinião seja livre, embora a tua seja estéril,

      MAIS VALIA ESTARES CALADO

      MAIS VALIA ESTARES CALADO

      O PROENÇA E O FONTELAS

      O PROENÇA E O FONTELAS

      PATATI, PATATÁ

      BLABLABLI, BLABLABLÁ

      "eu sei o que digo"

      QUOD ERAT DEMONSTRANDUM

      Ainda bem que iluminas, com uma inteligência superior, os leitores deste blogue.

      OBRIGADO

      OBRIGADO

      OBRIGADO

      Eliminar
  6. começo por dizer que o jogador só tinha é que estar calado tem queixas tinha das fazer internamente e não publicamente a partir desse momento perdeu qualquer da razão que poderia ter.

    podes ter muita razão no facto de a estrutura precisar de uma completar reestruturação, passe o pleonasmo, mas mesmo que fosse outra a sua configuração e não tivesse os males deste não inviabiliza problemas como este.

    porque este é só um problema da personalidade do treinador que é conflituosa com os jogadores desde que chegou ele já arranjou problemas, devido às suas escolhas mais do que duvidosas e a colocação de jogadores fora das suas posições, com uma quantidade abissal de jogadores gilberto, mihailo, henrique araujo, lucas verissimo, odysseas, jurasek, joão victor, morato, kokçu.

    e deste modo de nada serve contratares os jogadores certos estarem apoiados se depois o treinador entrar em conflito com eles ou não gostar deles.
    o problema acontece porque o treinador foi mal escolhido e isso também acontece a uma boa estrutura, a diferença é que os conflitos do treinador foram evidentes desde o inicio e só por isso seria motivo para não renovar o contrato.

    agora uma coisa o jogador tem razão se era para jogar naquela posição então contrataram o jogador errado e quer o treinador quer a direção tem de assumir as responsabilidades o treinador porque conhecia o jogador a direção porque tem obrigação de conhecer quem contrata quanto mais uma contratação tão cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vejam o que o loti fez ao imobile.......... aprednam pá

      Eliminar
  7. Tanto palavreado para descrever...'banana'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 'banana' já está podre, fétida e ultrapassada. Está na hora de ser deitada no lixo e dar lugar a outro.

      Eliminar
  8. Nada vai ficar igual nos próximos tempos. Ou o Benfica é campeão e ainda passa a mais uma eliminatória na Liga Europa e aí, o kokçu está feito, ou o Benfica este ano perde tudo e vai haver revolta na bounty. Sim, Roger tem muitas culpas no cartório e a direcção amorfa de Rui Costa não?
    Como vamos estar de finanças na próxima época tal tem sido o desperdício nos investimentos feitos? O Benfica esta época comportou-se como o viciado do casino, sempre a apostar mais dinheiro e não vê retorno nenhum, nem financeiro nem desportivo. E quando digo retorno financeiro não é a vender o António Silva e o João Neves, esses apenas se investiu na sua formação, falo dos flops que foram as aquisições desta época e que jamais iremos conseguir recuperar o investimento feito.

    ResponderEliminar
  9. VIRA O DISCO E TOCA O MESMO... Enquanto o Benfica ñ conseguir ter um Presidente com "ELES" no sitio, e que ñ defenda interesses alheios em vez dos do Benfica ñ teremos 1 Benfica à BENFICA...

    ResponderEliminar
  10. Isso tudo!
    Na hora das contratações ou não há scouting ou o que existe é para inglês ver.
    Contratam jogadores de religião muçulmana sem olharem que durante um mês não podem contar com eles devido ao mês religioso, sem olhar a que tem princípios diferentes dos ocidentais, se estão enquadrados o suficiente nos direitos e deveres da competição ocidental e depois acontecem situações destas.
    Porque vivi muitos anos "do outro lado" percebo a facilidade com que o jogador "desrespeita" os deveres contratuais.
    Não gostam? Contratem europeus, se possível, nórdicos.
    Quantos jogadores ao longo dos anos, de religião muculmana já deram "problemas" ao Clube?
    Assim como sabemos as dificuldades que jogadores ocidentais enfrentam quando vão para oriente.
    Agora aparecem as virgens ofendidas com a situação.
    Aguentem, senão não contratem!
    Por uma questão de identidade e cidadania, aceito que o rapaz mostre o seu descontentamento.
    Contratualmente, castiguem de acordo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada18/3/24 00:26

      Ele pode ser muçulmano ou lá o que queira. Vires dizer que não é europeu e que tem outros hábitos já não concordo. Então o rapaz não nasceu e viveu sempre na Holanda?
      Ele próprio disse que nunca tinha saído da Holanda... País aliás, onde há uma grande colónia turca. Por isso, essa não colhe! Ele tem ou não tem carácter... Isso é que é importante!

      Eliminar
    2. Vivi 6 anos em Londres onde há uma enorme comunidade muçulmana com muitos já lá nascidos.
      Se lá estivesses ou tivesses estado, perceberias que apesar disso não "encaixam" no sistema (nem querem) e vivem segundo as leis da sua religião.
      Não é o facto de ter nascido e vivido na Holanda que altera muito a forma de pensar ou agir.
      E os caracteres não são todos iguais de pessoa para pessia.
      Cada um vive conforme a sua filosofia de vida.
      Assumiu um problema e viverá com as consequências. Ponto!

      Eliminar
  11. O Rui Costa tem mostrado ser super incompetente a todos os níveis.
    Kokcu com esta entrevista está a dar um oportunidade de ouro ao Rui de mostrar pelo menos é líder no futebol. Caso RC falhe, temos de ter eleições e pôr o RC fora do SLB.
    A verdade é que RC já recebeu muito mais do SLB do que deu ao SLB!

    ResponderEliminar
  12. Bem, bem e bons bons têm estado os dragartos. Aquilo, sim. É um must!!!!

    ResponderEliminar
  13. A mim o que me interessa é que o Benfica ganhe hoje ao Casa Pia e depois e depois e que ganhe sempre depois até ao final do campeonato
    O resto é tanga!!!

    ResponderEliminar
  14. A mim o que me interessa é que o Benfica ganhe hoje ao Casa Pia e depois e depois e que ganhe sempre depois até ao final do campeonato
    O resto é tanga!!!

    ResponderEliminar
  15. Hoje é o dia em que o porto aspira em ficar a 3 pontos do SLB. Portanto, é dar gás a notícias que saiem a preceito in the right time

    ResponderEliminar
  16. Aquilo que o kokçu afirmou não lhe saiu da cabeça, é algo que é comentado entre todos os colegas nas costas do treinador e do presidente. Não tenham dúvidas que muitos jogadores do plantel sentem o mesmo que o turco em relação á forma como o treinador treina e gere a equipa e á estrutura do clube. Reparem no caso Grimaldo e Vlacho e na forma como saíram, na indisciplina de Cabral e agora do turco. Muita coisa está mal ali dentro. Os jogadores não têm respeito pelo clube porque talvez sentem que ninguém lá dentro os respeita. E depois claro tomam estas atitudes e nós adeptos ficamos completamente chocados, só que não. Esta direção demonstra mais uma vez que não tem qualquer capacidade para dirigir um grupo de jogadores quanto mais um clube desta dimensão.

    ResponderEliminar
  17. Este caso é mais um em que se percebe que a estrutura do Benfica serve para tudo menos para o que devia estar a fazer: acompanhar os jogadores de forma que eles se sintam suficientemente confortáveis para se dedicarem a 100x100 ao jogo com a máxima dedicação
    À estrutura tem de perceber os problemas e frustações dos jogadores e promover soluções que neste caso passava por promover diálogo do jogador com o treinador.
    Tenham atenção para o caso do rolheiser, do prestiani, do schieldrup, do Marcos Leonardo, do Cabral…. Se não não vale a pena gastar fortunas a contratá-los

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é meter o Xico Conceição na seleção e o outro na do Brasil para que nenhum filho ou padrinho fique aborrecido. Há tipos que papam tudo e todos há mais de 40 anos!

      Eliminar
  18. Este post não tem pés nem cabeça.

    Os factos que apresenta não são factos. São uma opinião sua. Pode não concordar com a atual liderança do Benfica, pode não concordar com o modelo de governance. Mas não pode dizer que ele não existe, ou que não existe uma estratégia.
    Isso é falso e comprova-se nos atos de gestão que são feitos. No R&C, na tipologia dos reforços que adquirimos, na aposta no Seixal e nos jovens dali.
    Elenca uma série de não verdades para compor a sua tese. Assim, não dá.

    Confunde o GB estratégia com resultados desportivos, isso sim.

    No caso em apreço, a decisão de Kokcu jogar ou não, continuar ou não, será decidida pelo governance existente. O treinador terá a primeira palavra, na defesa do balneário. Articulará a sua decisão com o Diretor para o Futebol (Lourenço Coelho), depois com o CEO e o Presidente da SAD.
    Como é óbvio.
    E em privado, como é também óbvio.

    O correto é o processo ser resolvido sem qualquer alarido nem explicações públicas.
    Mas creio que é aí que está o “seu problema”: quer entender o que é decidido, quer até ter uma palavra nessa decisão… mas não pode, nem deve ter.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking