O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de março de 2024

A falta de liderança é o maior problema do SLBenfica

. 24 comentários

Já perdi a conta aos posts que escrevi e aos tweets que escrevi sobre este tema. Ninguém me consegue demonstrar que estou errado ao dizer que "A falta de liderança é o maior problema do SLBenfica".

Desde há muitos anos que o Clube é uma "feira de vaidades", de cargos pomposos e "faz de conta"... No passado o SLBenfica era o Vieira, apoiado pelo Paulo Gonçalves e o Domingos Soares Oliveira apoiado pelo Miguel Moreira... entre os quatro tudo se definia, desenhava e geria no Clube.

Fez-se muita coisa bem, mas fez-se muitissima coisa mal feita também. Havia um lider claro e um gestor que liderava... pecavam por ter as prioridades desfocadas do essencial: O SLBenfica ganhar. Havia também dois "operários" que representavam de forma fiel a liderança e interesses dos dois lideres.

Se me perguntam a mim, isto não é ter uma liderança... isto é apoderar-se de um Clube. É ser Rei em terra de cegos.

Porém, foi o unico modelo que Rui Costa, impreparado gestor, conheceu na vida... juntem-lhe a "paixão pelo futebol" o "passado futebolista" e conseguimos que o que já não era bom, fique pior ainda.

Os "casos e casinhos" recorrentes no SLBenfica, mais não são do que a demonstração disso mesmo.

Fui dos primeiros em 2012, juntamente com o Shadows, a assumir a incapacidade de Luis Filipe Vieira para liderar o futuro do SLBenfica - foram conhecidos os "bate boca" com o Redmoon quando ele defendia o homem e eu escrevia a atacá-lo.

Mantenho, como desde antes das eleições, em desacordo com a (falta de) liderança de Rui Costa. Pode ser, talvez, a melhor opção para liderar o Clube como Presidente, mas definitivamente não é a melhor opção para liderar a empresa que é hoje em dia o futebol num clube como o SLBenfica.

Muito se critica Luis Filipe Vieira, mas depois adoptam-se comportamentos iguais. A tese do "comigo ou contra mim" instalou-se no SLBenfica e criaram-se barricadas. Se apoias és um "...ista" se criticas és um "anti...". Ainda hoje me chamam de "vieirista", porque lhe reconheço vários méritos ao longo das decadas que esteve no SLBenfica - curiosamente esses mesmos escolhem ignorar que as criticas e até as vezes que o desmascarámos foram muito mais do que os elogios.

Eu não estou contra Rui Costa. Nunca estarei contra um Presidente eleito! Não estou contra Roger Schmidt. Nunca estarei contra um profissional do Clube. Mas não estar contra não me obriga a procurar sempre o lado positivo naquilo que fazem. Aliás, num mundo onde beneficiam de tantos milhões, se há coisa que não precisam é de quem os defenda, mas sim de quem os obrigue a ser melhores

Quando quis formar equipa na SAD, Rui Costa viu-se na necessidade de incluir amigos dos amigos e especialmente amigos do passado e de Vieira (porque não tinha base para formar uma liderança diferente)... nessa equipa não estava Lourenço Pereira Coelho. Não esteve como segunda escolha e só à terceira lá apareceu a solução "mágica". Um Administrador para o futebol, o Director Geral...


Tretas! No SLBenfica, o único modelo que Rui Costa conhece é o presidencialista e a sua total ausência de experiência de gestão não lhe permite ir mais longe. O SLBenfica antes tinha um presidente que descia ao balneário para meter respeito... agora tem um presidente que passa a vida no balneário sem perceber que já não é um deles... 

Resultado: Nem lidera nem deixa liderar... aparecem as "lideranças-sombra" e vemos Luisão e Lourenço Pereira Coelho a assumir sem assumir, a decidir sem decidir, a influenciar sem influenciar.

Qual o papel do homem que tinha planos para revolucionar o futebol do SLBenfica: ZERO! NADA! Faz exactamente o mesmo que fazia quando José Veiga o trouxe para o SLBenfica e que o próprio Rui Costa há pouco disse de viva-voz: "Assegura que não falta nada à equipa"

Na prática, quem deveria ser um Director Geral... é um Team Manager com cargo de patrão.

Resultado: Lourenço Pereira Coelho procura fazer o que sempre fez e que era a "cátedra" de Veiga, aprendida por Vieira e seguida por Rui Costa: blindar a equipa, estar do lado do treinador e assegurar que tudo funciona como ele quer, gosta e precisa.

Por isso, não pode ser estranho para ninguém os "casos e casinhos" como o Ody, João Victor, Cabral, Kokçu... não pode ser estranho para ninguém que "se arme em forte" para dizer que ninguém se aproxima da equipa, que se o Roger não quer estágio, não há estágio... etc. Porque é tão operacional que não tem moral, nem possibilidade, de ser lider.

Quem é o director desportivo do SLBenfica? Rui Costa. Quem é o lider do futebol? Rui Costa. Quem é o lider da SAD e do Clube? Rui Costa. Quem é o responsável financeiro? O Mendes, amigo do... Rui Costa.

Ele repetiu o que sempre viu... porém agora com a sua "camisola 10". Na prática, limita-se a repetir os erros de Vieira, mas com a prioridade certa: quer ganhar acima de tudo... só que os erros de Vieira, nem com a prioridade certa, fariam dele o Presidente de todos os benfiquistas. E Rui Costa, neste caminho também não o será.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. E ainda garantes com factos que o braga vai ganhar a liga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garantiu, apoiado numa teoria com sofisticados argumentos de uma pretensa combinação de conveniências entre os principais agentes do futebol português, cuja lógica, é bom dizer, desafia qualquer racionalidade.
      Pode chamar-se a isso uma afirmação de absoluta credibilidade do autor.
      Cada um diz o que quiser e pelo que diz é responsável.
      Ficamos esclarecidos.

      Saudações benfiquistas

      Eliminar
  2. às 10 da manhã já no abafado?Vieira impôr respeito?Até parece que no tempo de Vieira os jogadores não faziam a marmelada que queriam no Clube...

    ResponderEliminar
  3. Nunca estarei contra um profissional do Clube????????????????? tantos a gozarem com o SLB e não estás contra eles? isto é possivel?

    ResponderEliminar
  4. O presidente devia ser um cargo só de imagem. a gestão tem que ser feita por profissionais que saibam do que se passa.

    ResponderEliminar
  5. Rui Costa não o será?
    Nem tu serás, NUNCA!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez, um post a apresentar “coisas” que ostenta como “factos”, sem nenhuma sustentação… na realidade ou na prática.

    Lourenço Coelho não tem poder pq… quem manda é o Rui Costa

    E conclui isso com base em… nada.
    Ou melhor, com base na ausência de qualquer coisa.

    Lourenço Coelho não procura os holofotes. Nem ninguém na Direção. E muito bem.
    Fala de uma “feira de vaidades”, quando o mundo real prova o seu contrário. Lourenço Coelho trabalha para dentro, como trabalham Rui Pedro Braz. E até mesmo Rui Costa.

    Compara o que temos com Vieira, com base em… nada. Ignorando que o Benfica era um veículo para a promoção empresarial de Vieira - e que ninguém, na atual direção, tem tal desígnio ou perfil.

    É impossível um debate sério com quem transporta tanto pré juízo… e nem consegue ver as enormes contradições do seu discurso.

    Ninguém lhe tira o direito a criticar.
    Mas, ao criticar, fica também sujeito à crítica.
    Eu critico, e ferozmente, tudo o que diz. Porque é um discurso fraco, intelectualmente curto e baseado em nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% consigo estes merdas em vêz de ajudarem é sempre bota abaixo comparar o Rui Costa com o Vieira é confundir a beira da estrada com a estrada da beira evidentemente que poderia ser melhor mas deitar tudo borda fora é simplesmente desonesto para os cantigueiros que suportam o amigo do PDC LFV vão pro car..... porcos
      VIVA O BENFICA

      Eliminar
  7. Se calhar, e tentando não ser bota-abaixo só porque sim, é capaz de existir uma gestão bem montada.
    O meu lado anjinho mau, teima em dizer-me que essa gestão não serve os interesses maiores do Clube mas tem que ser assim.
    Fomos campeões a época passada e a industria quer outros nesta época.
    O SLB tem a época "salva" com a venda do António e do João.
    Como tal, e em completa consonância com o treinador, havia que esconder pelo menos o Kokçu e o Morato para aparecerem na próxima.
    E provavelmente para convencerem o turco deram-lhe o exemplo do Enzo.
    Aos avançados, o exemplo do Gonçalo.
    Só que a coisa não é tão simples e o rapaz passou-se!
    E isto entronca com o facto de que ao que parece ele já ter manifestado desagrado com alguém da estrutura sem ter tido resposta.
    Ao anónimo que tem reclamado com o GB por causa da aposta nos pedreiros, vai por mim e aposta nos corruptos para a próxima época.
    O Vilas, se não ganhar o campeonato é pendurado onde penduraram os bonecos do Benfica.

    ResponderEliminar
  8. O maior problema do Benfica são palhaços como tu.

    ResponderEliminar
  9. Master Schmidt, patrão do futebol do Benfica em representação, com plenos poderes, do "menino da lágrima", decidiu dar aos muchachos (e tirar ele próprio) umas merecidas férias durante a pausa das seleções. O merecido repouso vem na sequência das grandes exibições rubricadas pela equipa.
    Os jogadores Aurnes, João Mário e Rafa Silva já terão apresentado pedido de reintegração nas respectivas seleções por "terem agora mais tempo disponível".

    Isto é uma comédia. Há jogadores sem ritmo e sem minutos com quem podia passar uns dias a trabalhar de perto. Podia fazer trabalho específico com alguns jogadores, treinar as bolas paradas onde são uma miséria, ou afinar a equipa para os dois jogos com o Sporting daqui a 2 semanas. Em vez disso premeia-se a mediocridade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-lhes férias para ele e os adjuntos também irem.

      Eliminar
    2. Realmente não se compreende por que não aproveita para treinar os automatismos defensivos que claramente ainda não conseguiu e para conhecer e melhorar a integração na equipa dos que chegaram em janeiro

      Eliminar
  10. O Rui Costa foi quase bola de ouro como jogador.

    O Rui Costa como director desportivo foi um bidão de ouro

    O Rui Costa como presidente é um bidão de ouro

    Rui Costa não tem capacidade para ser presidente nem para director desportivo de nenhuma equipa de futebol. Contudo, os bajuladores e lambe- botas dizem-lhe que percebe muito de futebol e que é um gd presidente pq assim garantem os tachos que ele lhe ofereceu e oferecerá.

    E até digo mais: Rui Costa ainda é pior presidente que Lfv.

    Procura-se um novo Borges Coutinho, o ultimo grande Presidente do S. L. Benfica. Todos os outros que lhe seguiram foram fracos, onde os mais fracos dos fracos foram Manuel Damásio, Manuel vilarinho e agora Rui Costa
    O melhor dos fracos foi o João Santos.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa classificação de 9 ou 9,5 vá lá, a João Santos por quê?

      Eliminar
  11. O Benfica é uma multinacional, gerida como se fosse o super da esquina. Se neste 25 anos tivéssemos tido um gestor de topo, neste agora tínhamos passivo zero, em caixa uns 200/300 milhões e um plantel arrasador.

    ResponderEliminar
  12. Na minha opinião, Schmidt é o melhor treinador que o Benfica teve desde Ericson. As pessoas pouco percebem de futebol, não querem perceber ou então o problema é mental. O condicionamento mental é geral e e óbvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mortimore? Trapattoni? Jorge Jesus (embora seja um sacana vaidoso)? Jupp Heynckes e Mourinho (embora não no Benfica)?

      Eliminar
    2. Anónimo 20:07

      Com respeito, você é o típico exemplo de condicionamento mental.
      Não diria que o Schmidt é o melhor treinador desde Ericsson, se quiser ver, sem condicionamento mental, a presente época do Benfica.
      Ou vê o que mais ninguém vê?

      Eliminar
    3. Qual condicionamento mental, qual carapuça. Por não concordar consigo?

      Acho que Schmidt é um treinador fraco. Não é o pior que aqui passou, mas não é certamente o melhor. Além de péssimo táctico, gere mal o balneário e a condição física dos atletas. Se tivesse tido as más condições que outros tiveram, sem dinheiro, sem ter onde treinar, já tinha ido embora.

      Schmidt tem um percurso no Benfica ao nível de Bruno Lage. Entrada com 6 meses de luxo, depois decai o rendimento e vê-se que não tem mais ideias. Tem 1 campeonato e 1 supertaça.

      Eliminar
    4. Um pouco de "catennacio" a todo o terreno e era top!

      Eliminar
  13. Vieira era um aldrabão que a partir de um determinado momento deixou de servir o Benfica para servir se do Benfica. Boicotou propositadamente o sucesso desportivo que o clube podia ter tido ( impossivel esquecer o ano em que podiamos ser penta ).
    O rui costa não me parece aldrabão, apesar de ter feito parte ate ao ultimo dia, do Vieirismo puro e duro. Sabia obviamente de todos os podres e de todo mal que se fazia ao Benfica. Porque nunca bateu com a porta? Porque olha primeiro para o bolso dele e só depois para o Benfica. Benfiquista dizem alguns...
    Não sendo aldrabão, é apenas um incompetente num cargo para o qual não tem vocação, muito menos quando tem a seu lado maioritariamente sanguessugas que como ele andam a chupar o sangue ao clube ha muitos e muitos anos.
    Foram os socios que quiseram isto, portanto agora não se queixem...

    ResponderEliminar
  14. mas então o lourenço coelho não era a ultima coca cola no deserto, agora pelo vistos já é um banana e pau mandado.

    e texto teu a mostrar aquilo que dizes agora que disseste contra o vieira mostra lá, pois não existe no fundo o que passas a vida com este posts que repetem sempre a mesma coisa é tentar lavar a imagem como se não tivesses anos e anos a dar lustro ao maior presidente de todos os tempo.
    e depois os outros é que são contorcionistas e cata ventos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking