O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 29 de março de 2024

SLBenfica: Dar lugar aos mais novos!

. 30 comentários

Em conversao com um amigo ontem olhavamos à idade dos membros da Direcção dos clubes, a propósito de Pinto da Costa falar em renovação da Direcção, que na prática mais não é do que lá meter nomes antigos do FCPorto, mas agora na Direcção. Onde é que já vimos isto? No SLBenfica de Rui Costa...

Fui ver e o Lourenço Pereira Coelho, com 50 anos é o mais novo, seguido do presidente da MAG da SAD e de Rui Costa com  52 anos. De resto todos os demais membros da SAD são da decada de 60 (e ignoro aqui o pelintra lá metido pelo Vieira, que tem 70 anos).

Se olharmos aqui ao lado para o SportingCP, a diferença é clarissima. Desde o Presidente que tem 44 anos (fará 45 este ano) até ao seu braço direito tem 41, Francisco Salgado Zenha e generalidade dos demais está entre os 40 e 50 anos (com pequenas excepções, obvias mas que não representam o nucleo duro de decisores). Isto é valido até nos orgaos sociais do clube.

Ou seja, o SLBenfica elegeu um presidente até jovem para o Clube (52 anos cumpridos hoje, muitos PARABÉNS ao Rui Costa), porém rodeou-se de uma estrutura caduca, com conhecimentos caducos e com perspectivas ligadas ao passado do futebol, da gestão e da liderança, o que se vê diariamente no Clube.

Uma das ultimas grandes transformações de liderança e estratégia ocorridas no SLBenfica foram aquando da entrada de Domingos Soares Oliveira na SAD em 2004... tinha na altura 44 anos, salvo erro. Trouxe ideias novas, estratégia e transformação.

No futebol, Jose Veiga trouxe do Estoril o Lourenço Coelho na altura com trinta e poucos anos e transformou a forma como se organizava o dia a dia do futebol.

Porém, passaram 20 anos e o SLBenfica continua a viver agarrado ao passado... o que eram 10 anos à frente, são hoje 20 anos atrás... o SLBenfica e principalmente a SAD tem que se renovar com urgência.

As ideias de há 20 anos, trazidas por José Veiga e que contruiram o ADN que continua a ser seguido por Lourenço Coelho não têm qualquer sentido. Rui Costa precisa rodear-se de gestores jovens, com novas ideias, com ambição e com capacidade de transformação e criação de valor.

ASSIM NÃO VAMOS LÁ!

Até se abrirem os olhos, carrega SLBenfica e vamos a mais uma vitória hoje!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Renovação é sempre importante, desde que traga mais valias.
    Importa-me mais a competência do que a idade.
    Até porque se formos pela questão da idade, então os grandes clubes europeus estão todos mal ( vê o caso do Bayern, City, Liverpool, Real) e compara as idades das pessoas que gerem o clube e o futebol.
    Que sejam competentes, e estejam à altura da grandeza e responsabilidade do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pq a competência dos que estão até assusta de tão boa que é… só que não

      Eliminar
  2. Bgb, os folares da Páscoa devem ter-te entupido o discernimento.

    É devido aos idiotas que desprezam a experiência e acham que a peste grisalha só atrapalha, é que temos um clube grande, quando desde há muito deixou de ser um grande clube, pejado de adeptos/sócios idiotas(claques) que não se importam de prejudicar o clube só porque sim.

    Se estás à espera que sejam novos dirigentes a resolver este em concreto, e muitos dos outros dos problemas existentes , é melhor comprares uma cadeira de baloiço nova.

    ResponderEliminar
  3. Já cá faltava a treta dos jovens empreendedores.... Enfim, já não há pachorra...!

    ResponderEliminar
  4. Florentino esteve 10 anos na formação do Benfica mas nào sabe rematar uma bola á baliza. O que é que ele aprendeu na formação?

    ResponderEliminar
  5. Custa-me dizer mas não jogamos um chávo. Estes jogadores no geral não prestam. Falham sucessivamente passes simples. Não se desmarcam. Não rematam. Só querem receber a bola nos pés e de preferência parados. E até falham penaltis
    Nunca ganharão nada. E também não deveriam ganhar os ordenado que ganham.

    ResponderEliminar
  6. É este o Benfica que vai atacar o resto da época?
    Que primeira parte é esta em que até eu marcava melhor um penalty?
    Contra a equipa com mais golos sofridos?
    Toques, retoques, passes, repasses 5 minutos a fazer meiinho no lado direito do ataque com jogadores soltos do outro lado?
    Votos para uma segunda parte de jeito!

    ResponderEliminar
  7. É urgente mandar o Cabral descobrir o caminho aéreo para o Brasil.
    E também vender o Schmidt ao liverpool

    ResponderEliminar
  8. Como é que é possível dizer que o turbin é um bom gr? Não há jogo em que ele não dê uma fífia de amador , mesmo em bolas altas e já deu mais frangos numa época que o vlachodimos em 5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa tinha sido falta do gajo do Chaves que lhe toca no braço esquerdo....ESCOLHE OUTRA.

      Eliminar
    2. mas o que é que esperas de um guarda redes de vinte e dois anos, que tenha a experiência de um guarda redes feito.
      deves ser mais um daqueles que acham que o que é bom são os putos.

      Eliminar
    3. Os GR de hoje em dia são péssimos no ar. Talvez seja pela evolução da morfologia para jogadores de 2 metros, ou por se dar preferência a jovens bons de pés.

      Há 30 anos qual era o GR de 2ª categoria que não ia lá acima e agarrava a bola meio metro acima da cabeça dos outros? Até o Quim apanhava aquela bola.

      Falta? Só de impulsão. Um GR na pequena área sobe com tudo, e quem não quiser levar com ele em cima sai da frente. Este gajo tem mais de 90 kg. Como se dizia na cavalaria, impera a lei do mais forte.

      Eliminar
  9. Marcos Leonardo é muito melhor jogador que o Cabral. Qual a dúvida sobre quem é que deve ser titular? É estranho que o Schmidt ainda não tenha percebido isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim porque o marcos leonardo contra o ranger e o casa pia jogou tanto mas mesmo tanto, que até assustou.

      Eliminar
    2. Para já nenhum me convence. Estranhamente, acho que a solução passa por jogar com dois destes marretas.

      Eliminar
    3. Ó João Carlos, contra o rangers não se jogou futebol tal era a chuva e o tipo de jogo . Foi mais uma batalha naval. Contra o Chaves não esteve bem mas foi o primeiro jogo a titular e não jogou pior do que o tengsted e o Cabral que já foram titulares e meia dúzia de jogos.
      Se é avançado para o Benfica precisa de jogar a titular meia dúzia de jogos. Para ver que é melhor que os outros dois bastam alguns minutos. Basta ver como toca na bola, como se desmarca e como domina a bola em espaços apertados. E nisto a diferença para os outros dois é da noite para o dia.
      Já agora o que é que o Cabral fez ontem nos 70 minutos em que esteve em campo contra a equipa mais fraca da liga e sem chuva?

      Eliminar
    4. não choveu contra o chaves deve ter sido ilusão optica minha a agua que vi cair do céu.
      contra o casa pia não foi o primeiro jogo a titular foi o segundo.

      o leonardo quando entra tem jogado bem, mais uma vez demonstrou isso, agora como titular não demonstrou ainda ser melhor que o arthur cabral.
      o arthur cabral quando tem entrado também tem entrado bem foi assim contra o guimaraes, tem a desculpa que contra o guimaraes não estava a chover e nem foi uma batalha naval, foi assim contra os austriacos e o casa pia.

      e já agora quantos jogos seguidos foi o arthur cabral titular, o tensgted não conta porque até o pringle era melhor que ele, a única sequencia dele foram quatro seguidos e nesses quatro ia com quatro golos seguidos depois o treinador decidiu que o melhor era jogar outro.

      e já agora eu não disse que o arthur cabral era melhor que o marcos leonardo, apenas que o marcos leonardo ainda não demonstrou que é melhor que o arthur cabral.
      e sim o marcos leonardo tem essas virtudes que diz agora resta referir os defeitos, pouca dimensão física, pouca capacidade de luta contra os centrais, e em determinados jogos isso é essencial.
      e o arthur um beneficio as bolas paradas com ele em campo somos muito mais perigosas e somos mais eficazes não apenas por aquilo que ele faz mas sobretudo pela atenção que lhe dão e a liberdade que é permitida aos outros jogadores.

      Eliminar
  10. Mais uma exibição de merda.
    Que vergonha de equipa.
    Nem penáltis sabem marcar
    Vergonhoso! Vergonhoso!


    Benfiquista a serio

    ResponderEliminar
  11. Faz tempo que não via um jogo inteiro da equipa para evitar alterações severas da pressão arterial negativa, ou seja, não por bons motivos.
    Hoje, tomei um calmante "mental" e consegui ver o jogo todo na esperança que, em face do ultimo sprint para o fim do campeonato, a equipa viesse com algo novo que desse confiança para o que falta.
    Nada!
    Um Di Maria inexistente que ainda conseguiu dar uma bola ao redes, supostamente de penalty e que esteve em campo quase até ao fim.
    Uma equipa que não desiste dos meiinhos, desta vez até conseguiu estar minutos nesse preparo no lado esquerdo do ataque como se estivessem num treino.
    Uma ineficácia nos centros para a área, sejam pelo ar ou pelo chão nunca encontrando o jogador que pudesse dar seguimento, ora saindo atrasados ora adiantados.
    3 (três) penalties falhados, todos devagar e denunciados.
    Ausência de remates enquadrados, muitos para as bancadas.
    Substituições tarde e a más horas, como sempre.
    Conclusão, nos próximos jogos não me convoco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. curiosamente das seis oportunidades que criamos em todo o jogo o di maria esteve em quatro delas, mesmo jogando mal, o mesmo não podem dizer o neres e o rafa o neres saiu ao mesmo tempo do di maria o rafa ainda lá continuou mas realmente o maior problema neste jogo foi claramente o di maria.

      Eliminar
    2. O Benfica este ano tem um problema a jogar contra equipas que joguem muito recuadas, com muita gente no meio e atrás da linha da bola. Acho que o problema não é a inspiração do A ou do B. Tem de haver dedo do treinador para encontrar maneira de desmontar estas defesas.

      Dito isto Rafa, Neres e Di Maria são jogadores "de ter bola". Como só há uma bola fica difícil "brilharem" todos. Acresce que Rafa e Neres são jogadores de engate, que ou jogam bem ou não fazem nada. É difícil montar uma equipa ou ataque eficaz com 3 jogadores destes em simultâneo, sobretudo com avançados que dependam deles para criar chances.

      Eliminar
  12. Roger Schmidt a maior vergonha a treinar o SLB desde sempre..por favor vai te embora para o teu país e não voltes mais nem quero ouvir o teu nome baza!

    ResponderEliminar
  13. Ajudem o João Neves que é o único craque que temos.

    ResponderEliminar
  14. lá vem o argumento idiota da idade, como se ser novo fosse sinonimo de qualidade.
    seja no que seja as pessoas são boas independente da idade que tem , mais quem é bom em novo ainda é melhor quando é mais maduro.
    por esse argumento idiota vai à maternidade que um recém nascido deve ser imediatamente nomeado para um cargo.

    o problema não esta na idade das pessoas, pode é estar no tempo em que já ocupam determinado cargo ou tempo que estão no clube porque não existe renovação de ideias, de pensamento e sobretudo começa a existir certos vícios independentemente da qualidade.

    e conheço tanto jovem com ideias de octogenário, alguns até fazem post em blogues, e tanto sexagenário com ideias de adolescentes.

    ResponderEliminar
  15. Que discriminação só com base na idade.

    Precisamos de renovar porque quem cá está, está há muito tempo sem mudar. Aí posso concordar. Mas também precisamos de um equilíbrio com pessoas mais experientes. É sempre preciso gente com uma nova perspectiva, mas também gente que impeça sermos um clube ao sabor do vento das modas.

    ResponderEliminar
  16. João Neves foi ontem o único adulto responsável a lutar contra o desleixo, a displicência, o laxismo e a negligência que grassam na actual equipa do Benfica.
    Mais uma vez, para não variar, assistimos a uma exibição frouxa e descolorida, e as dificuldades para se vencer o lanterna vermelha do campeonato, no Estádio da Luz, diz bem das fragilidades mentais e psicológicas que tolhem a cabeça e os neurónios da maioria dos jogadores, que no momento das decisões, discernem sempre mal e atabalhoadamente, como o provam as grandes penalidades infantilmente desperdiçadas, revelam, sobretudo, uma falta de jeito, mas o que ainda é pior, especulando nas entrelinhas, pode denunciar um erro ou uma falha propositadamente assumidos, porque das vacas sagradas que há no plantel pode-se esperar tudo e já nada nos surpreenderá.
    A dias de dois jogos importantíssimos com o nosso vizinho rival, que poderão decidir, favoravelmente ou não, as nossas hipóteses na Taça de Portugal e no Campeonato, há que dizê-lo, com toda a frontalidade e sem quaisquer pruridos, que a degradação competitiva do Benfica não se cinge apenas ao futebol, ela também já se estende ao resto das modalidades, em consequência de uma falta de cultura de exigência, cada vez mais acentuada e que tem encontrado chão fértil nas políticas do clube para se reproduzir, a ponto de se terem banalizado as derrotas e aligeirado as responsabilidades, acolhendo isso como uma fatalidade inevitável ou uma resignação aceite sem discussão.
    Quando olhamos para a pujança física e competitiva exibida pelo nosso rival vizinho do outro lado da segunda circular, por comparação com o futebol medíocre e inconsequente que o Benfica insiste em apresentar, mais preocupados ficamos quando facilmente percepcionamos, ainda que à distância de um prognóstico de mera adivinhação, que a revalidação do título já parece uma miragem e a defesa do segundo lugar umaminguada consolação para quem, no início da temporada, criou tantas e exageradas expectativas.
    A uma direcção sensata pede-se o recato da humildade e a probidade da competência e dispensa-se, de bom grado, o folclore espalhafatoso da vaidade e o foguetório tonitruante da soberba.
    Porventura já nos esquecemos - como é tão efémera a memória... - que o presidente Rui Costa não é mais que uma extensão do vieirismo, com os mesmos e terríveis vícios e efeitos, incapaz por si só, de alavancar as mudanças e reformas profundas que urge implementar no clube, para arrumar de vez com a teia de interesses instalados e a cultura de casta que se alimenta e beneficia deles.
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na mouche 😁👌👌👏👏👏

      Eliminar
    2. Concordo com o diagnóstico, temo pelo pelo desastre nos próximos jogos.

      Eliminar
  17. Vitor Sardinha30/3/24 18:02

    Mais um cata-vento que escreve neste blogue. Ainda há bem pouco tempo era defensor acérrimo de RGS para presidente. Que idade tem RGS?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking