O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 14 de maio de 2024

De "10 Anos à Frente" para 10 anos Atrás...

. 23 comentários

Penso que podemos todos estar de acordo que os ultimos 5 anos do SLBenfica foram de estagnação total. A prioridade foram os processos judiciais contra o SLBenfica a partir de espionagem empresarial que só em Portugal foi aceite, mas também os interesses do anterior presidente em saldar duvidas pessoais (recordo a denuncia que fizemos aqui no blog em 2014EXCLUSIVO: A "ligação" entre o BES, o Grupo Promovalor e o Benfica)... 

Se ha coisa que o NGB tem primado é por estarmos permanentemente a dar ideias e recentement no post Um ano e meio passa a correr e Rui Costa tem que agir JÁ! foram levantadas algumas que, no meu entender deveriam estar na agenda do Presidente. Podem ser estas, outras, pode aproveitar ideias e melhorar... faça o que entender, mas faça.

Uma das ideias que foi por mim sugerida, foi o rebaixamento do relvado para conseguir duas coisas:

1. Paineis publicitarios mais altos, porque isso dá maior visibilidade aos patrocinadores e, com isso, maior valorização para as receitas, especialmente dos direitos televisivos e/ou publicidade.

2. Ampliar o Piso 0, estimadamente talvez na ordem dos 5.000 lugares, pelo menos.

O conceito é relativamente simples e o tamanho do rebaixamento pode com o nivel de ambição que se quiser.

Actualmente os espaços à volta do relvado são ENORMES. Não é preciso aquele espaço todo. Dá para circular ali um automóvel e não é preciso.

Poder-se-ia reduzir bastante, até ao minimo necessario e com isso extender a bancada mais adiante. Para tal é preciso rebaixar o relvado para manter a visibilidade dos espectadores. Depois, consoante o modelo de arquitectura (mas acima de tudo de receita), pode estudar-se apenas uma ou duas linhas de paineis publicitários, porque porventura é melhor ter apenas um enorme (como no actual estadio temporário do Barça) ou duas linhas de paineis menores e reposicionar o angulo das camaras de televisão no estádio para que funcionem como uma "fusao" e assim visualmente funcionarem como um grande painel para determinados parceiros - à imagem do que tem o City no Ethhiad.

Não creio que fosse uma obra muito complexa. - haverá gente mais entendida que eu - e se arrancasse assim que o ultimo jogo na Luz fosse efectuado (como na semana passada) talvez até estivesse pronto antes do final do ano, recorrendo o SLBenfica a um campo emprestado por muito pouco tempo.

Querem ideias? Aí têm uma... mais adeptos, maior potencial de receita, modernização do estádio.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Especialmente de acordo com o ponto 2, actualmente o público está muito longe do relvado o que proporciona um ambiente de "mosteiro" em vez de proporcionar o "calor" do apoio dos espectadores e um maior respeitinho aos adversários!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No estádio antigo estava-se muito mais longe, mas é verdade que tinha outra escala e ambiente.

      Eliminar
  2. Senhor Professor14/5/24 16:16

    Rebaixar o Relvado e carissimo porque na concepcao original do estadoo, por baixo do relvado estao estruturasde acesso ao estacionamento do estadio.
    Custo impeditivo

    ResponderEliminar
  3. Com 10,000 RedPass á espera é importantíssimo a direção estudar como ampliar o estádio para não só igualar a procura mas também haver bilhetes disponíveis para os adeptos que não podem comprar Redpass. Um verdadeiro 4 anel (5 na presente numeração) seria espectacular e talvez na boleia do Mundial faz sentido estudar uma ampliação mais drástica.

    ResponderEliminar
  4. Porra, se já assim invadem o relvado para dar porrada a um fiscal de linha... Se fosse mais perto nem precisavam de se levantar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar dos irmãos ARRUACEIROS SuperDRAGAYS de nome CATÃO???Os jornaleiros da RTPretoriana tb levaram nos cornos...

      Eliminar
  5. OFF Topic pessoalmente acho que estamos todos bem lixados, ouve-se aqui e ali que o treinador vai ficar, lembro-me como hoje Fernando Santos. Se o Benfica no ano que vem tiver mais uma época dantesca, nós todos temos a obrigação de procurar consensos e tirar de lá o presidente. É para isto que as redes sociais também servem, criar ideias concretas e levá-las por diante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou a coisa corre muito bem, ou o Rui Costa tem uma vontade férrea. Acho que o Schmidt não dura até Outubro. Pode ser que eu me engane.

      Eliminar
    2. Considero Roger Schmidt um treinador limitado, talvez até mais do que Fernando Santos, mas pelo menos tem mostrado personalidade (uma personalidade de merda), bem diferente desse verme sem espinhas dorsal que várias vezes renegou o Benfica. Despedir Fernando Santos nunca poderá ser considerado um erro, nem que fosse no dia da final da Champions connosco lá e ele a treinador, despedi-lo seria sempre uma decisão acertada, o erro foi contratá-lo.

      Eliminar
    3. Não propriamente Mark Trencher. O erro inicial terá sido contratá-lo, porque nunca foi grande treinador, mas o erro secundário foi não o despedir antes de começar a temporada. É esse o paralelismo feito nos comentários.

      Eliminar
    4. Anónimo das 10:59, nem que fosse um Ancelotti ou um Guardiola, ter "cuspido" reiteradamente antes e depois de ser nosso treinador é razão suficiente para nunca dever ter vindo treinar o Benfica. Como treinador também o considero algo limitado, mas de treinadores limitados estamos nós calejados. Basta lembrar que há dois anos tivemos um Nélson Veríssimo durante meia época. Um verdadeiro crime lesa-Benfica para mim.

      Eliminar
  6. A ideia parece-me disparatada e os desenhos "técnicos" apresentados não fazem sentido. Como alguém já disse, debaixo do relvado não há "terra pra cavar".
    Independentemente disso a escala parece-me errada e no piso zero havia quem passasse a não ver um bocado do campo.
    Para além das questões de segurança, da necessidade de espaço para a organização do jogo, etc. Passar um automóvel é desnecessário até ser o GB a precisar da ambulância...

    5000 lugares no perímetro do campo parece-me fantasioso. Pelas minhas contas deve haver actualmente uns 800 lugares na fila de baixo. Ao baixar mais vai retirando cadeiras na curva, mas dou isso de barato. Precisava de 6 filas para chegar aos seus (pelo menos!) 5000. E a sua limitação não é a linha lateral, mas os cantos do campo. A cada 10 metros de avanço da bancada encurta 15 até à bandeirola. Não dava para meter nem metade disso.

    Ou seja, fazia-se uma "obra" para meter mais meia-dúzia de lugares e o Estádio da Luz ficar a parecer a Mata Real.
    Deixem as obras para os engenheiros, ou se for para "obrar" dessa maneira sugiro candidatarem-se a uma autarquia ou concorrerem para um gabinete de engenharia duma câmara municipal.

    ResponderEliminar
  7. Os delírios não param por estes lados até arquiteto és, tás preocupado com o guito quando com 200 milhões ganhaste uma liga e uma supertaça em 2 anos...

    ResponderEliminar
  8. fizemos não, fizeram que tu nunca fizeste ligação nenhuma a nada, mais uma vez a tentar lavar a imagens que nunca foste um bajulador do dono do palheiro.

    tudo soluções que podem e devem ser pensadas, mas mais uma vez não são esses os grandes problemas neste momento do clube e esses é que urge resolver estes são acessórios.

    ResponderEliminar
  9. é isto que vai fazer ganhar mais titulos? parece-me um artigo encomendado pela inútil e agarotada área de comunicação do SLB. e bem paga.

    ResponderEliminar
  10. para quando um artigo a justificar o que luisão e pedroa brazzzzzz auferem por mês? ou não se pode dizer mal?

    ResponderEliminar
  11. Tenho que acreditar que aquando do projecto do estádio terá sido considerado o aumento do mesmo em caso de necessidade.
    Onde e como compete ao projecto e a quem projectou.
    Ou em última instância a arquitectos que percebam da poda.
    A nós, simples adeptos, sobre este tema, só conseguiremos afirmar que o estádio está a ficar pequeno para a procura.

    ResponderEliminar
  12. Agora este cromo virou Eng. Civil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virou, a seguir vem o tratamento do relvado, exposição solar e a ementa dos croquetes no catering..

      Eliminar
  13. O Benfica clube actualmente não tem dinheiro para andar com obras grandes. A não ser que se pedisse mais dinheiro à SAD. Não pode falar em ter de vender os melhores jogadores e tectos salariais para depois gastar dinheiro em betão.

    Não obstante, para daqui a uns 20-30 anos, quando este estádio começar a ficar velhote, pode-se começar a estudar a hipótese de uma remodelação grande do complexo da Luz, repensando acessos, zonas comerciais, etc. A envolvente do estádio podia dar muito mais receita enquanto espaço de fruição, comércio, restauração, etc.

    O estádio foi construído há 20 anos segundo um conceito antigo de estádio de futebol com espaço e edifícios exteriores destinados a outros fins. Procurou-se fazer uma réplica mais pequena do que havia antes, com os pavilhões, piscinas, uma sala de convívio (que já não o é) e uns restaurantes. Acrescentou-se umas lojas grandes e o museu. Para isso o espaço disponível é pequeno, o que leva a um estádio também sub-dimensionado (com mais 10.000 lugares estava na mesma sempre cheio).

    A filosofia dos estádios que são construídos actualmente é mais a de um grande edifício/complexo para onde se entra e que tem um estádio integrado lá dentro, com a circulação a ser feita dentro do edifício.
    Para isso existe bastante espaço (excluíndo o estacionamento e o campo sintético ainda é maior que o Madison Square Garden ou a Allianz Arena), porque todos os outros serviços ficariam integrados na bancada, com a possibilidade de crescer mais 2 ou 3 pisos em altura. Obviamente isto seria uma obra faraónica (o estádio do Real Madrid vai custar 1000 M) e no caso do Benfica tem a concorrência inconveniente do Colombo mesmo ao lado.

    Uma alteração mais modesta seria reduzir a área do estacionamento à superfícia (a metade) ou construir um edifício comercial por cima. Podia-se inclusivé apanhar parte da zona onde ficam os autocarros e camiões das televisões, que salvo erro, não precisam ficar todos no exterior. Ou tirar a oficina de automóveis que há ali ao pé da rotunda do Alto dos Moínhos.

    Quanto a acessos, os do lado da 2ª circular são bastante deficientes. Isso não depende exclusivamente do Benfica, mas devia haver mais uma saída por debaixo da 2ª circular. A saída nos dias de jogo de milhares de adeptos pela entrada directa da 2ª circular, atravessando um parque de estacionamento á superfície, é uma aberração e admira-me que seja aceite por motivos de segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Erradamente mencionei o clube quando devia ter falado da Benfica Estádio.

      Eliminar
  14. DE BANANICE EM BANANICE ATÉ À BANANICE FINAL... Tal como o clube, responsáveis e a grande maioria dos sócios do Benfica, todos andam a "DORMIR" e a "AFUNDAR" como se quer fazer com o relvado neste artigo... Ou se arrepia caminho e se escolhe um Presidente à altura do Benfica e q ponha os INTERESSES do Benfica à frente de tudo e todos, e QUANTO + RÁPIDO MELHOR ou o Benfica nunca passará da cepa torta por onde tem andado nas últimas décadas... AGORA têm a palavra os sócios, q aliás já à muito q a deviam ter tido , mas preferiram ir no canto da sereia, ENXOVALHANDO Rui Gomes da Silva q teve a coragem de bater com a porta, tanto era o FARTAR VILANAGEM, e continuar com MAIS DO MESMO... DE ARRIPIAR E AFUNDAR qualquer 1

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking