CN Final J5: SL Benfica 3 - 0 AJ Fonte Bastardo, 06Maio. Sáb. 17h30 *BTV*

SL Benfica 3 - 0 AJ Fonte Bastardo

    Competição
    Fase
    Final
    Ronda
    Jogo 5
    Data
    Sáb, 6 Maio, 2023, 17:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    HISTÓRICO TETRA!

     

    Num Pavilhão n.º 2 da Luz em ebulição, o Benfica conquistou o quarto título consecutivo, ao vencer a Fonte do Bastardo, por 3-0, no 5.º jogo da final do play-off do Campeonato Nacional.

     

     

    O Benfica sagrou-se Tetracampeão de voleibol, nesta tarde de sábado, 6 de maio, após vencer a Fonte do Bastardo, por 3-0, no Pavilhão n.º 2 da Luz, no jogo 5 da final do play-off do Campeonato Nacional. Este é o 11.º título nacional da história da secção.

     

    Custou muito, deu ainda mais trabalho, mas já está. O Benfica é Tetracampeão de voleibol!

     

    Numa tarde de emoções fortes na Luz, a equipa de Marcel Matz foi recebida por uma multidão vermelha para aquele que era o jogo do tudo ou nada. No meio desse autêntico mar de Benfiquistas estava o Presidente Rui Costa, que fez questão de saudar e incentivar cada um dos voleibolistas do Clube.

     

    Com a mesma equipa inicial da partida do jogo 4, o 1.º set começou da forma como correram todos os sets desta final, ou seja, num grande equilíbrio. Ponto para uma equipa, ponto para outra equipa, e ninguém conseguia descolar.

     

    Até que, quando o set estava em 14-12, o treinador da Fonte do Bastardo pediu timeout, que foi aproveitado por... Marcel Matz. No reatamento, o Benfica entrou muito forte e, num ápice, colocou-se com cinco pontos de vantagem (18-13).


    Após nova paragem, a equipa açoriana esboçou uma reação e ainda conseguiu reduzir a distância para apenas um ponto (19-18). Contudo, esse foi o mote de que as águias precisavam para colocar uma pedra em cima do set, com seis pontos seguidos, fechando num 25-18, após 28 minutos (1-0).

     

    O 2.º set foi desequilibrado, principalmente devido à entrada arrasadora do Benfica. Foram quatro pontos seguidos (4-0), para gáudio das bancadas, que, a cada ponto, celebravam como se de um match point se tratasse.

     

    A Fonte do Bastardo – equipa que nunca se deu por vencida – foi à luta e conseguiu mesmo empatar o set (7-7). Ainda assim, as águias mantiveram sempre a calma e a clarividência, e nunca deixaram que a equipa açoriana ganhasse vantagem. Hugo Gaspar recuperava muitas bolas, e os encarnados mostravam-se fortíssimos no bloco.

     

    Até que... deu-se a fuga no marcador, e, rapidamente, o 7-7 transformou-se num 17- 11, com a Luz quase a ir baixo. Mais acesas as bancadas ficaram quando, ao fim de 25 minutos de set, uma bola da Fonte do Bastardo na rede ditou o 25-16 e o 2-0 a favor da formação de Marcel Matz.

     

    O 3.º set que se seguia era de título, como já tinha sido o do jogo 4. Talvez ainda escaldados pelo que tinha acontecido na última quarta-feira, as águias entraram muito concentradas e eficazes, e marcaram os três primeiros pontos do set.

     

    O Benfica estava forte e não deixava respirar a Fonte do Bastardo. Tanto assim foi que, à medida que os pontos iam caindo para um e outro lado, as águias iam conseguindo manter uma boa vantagem, como, por exemplo, quando o marcador assinalava 7-3 e 12-7.

     

    O jogo estava bom, o Benfica estava forte, e o público melhor estava. Quando o marcador traduzia um 17-11, parecia uma (rápida) questão de tempo até à festa do Tetra.

     

    Porém, o grande espírito e a qualidade da Fonte do Bastardo, aliados a alguma ansiedade da equipa do Benfica, permitiram uma aproximação dos açorianos, que apontaram cinco dos seis pontos que se seguiram. Com 18-16 no marcador, o set entrou numa toada de ponto, resposta e ponto.

     

    Ora, quando o jogo entra nessa toada, dificilmente não chega às vantagens. E assim foi. Nesse momento, com 24-24 no marcador, não foi preciso esperar muito até que o Pavilhão n.º 2 da Luz gritasse "campeões". Este era mesmo dia do Benfica!

     

    Os dois pontos que se seguiram foram pintados a vermelho e branco, fixando o set em 26-24, e o resultado em 3-0, após 32 minutos. O set mais longo foi também o mais saboroso, e o mais importante de toda a época.

     

    Luz completamente em ebulição, numa comunhão total entre público, jogadores, equipa técnica e o Presidente Rui Costa, que festejou efusivamente o triunfo. Afinal, o Benfica é Tetracampeão! Histórico!


    DECLARAÇÕES

     

    Marcel Matz (treinador do Benfica): "Primeiro tenho de felicitar a equipa da Fonte do Bastardo. Fizeram uma temporada consistente, jogaram bem e foi sempre difícil jogar contra eles. É um orgulho imenso trabalhar com este grupo. Os jogadores têm muito caráter e trabalham muito no dia a dia, independentemente do ponto da carreira em que estão. Agora, admito que houve alguma tensão de quarta-feira até hoje. A camisola do Benfica é muito pesada, mas esta equipa é muito experiente e, nestas horas decisivas, isso nota-se. A vontade de ganhar deles é muito grande e ultrapassa tudo. Agradeço aos jogadores, à minha família e a estes adeptos fantásticos que nos apoiam."

     

    Tiago Violas (distribuidor): "Com estes adeptos, torna-se muito difícil jogar contra nós em casa. Suámos muito a camisola, e estes adeptos dão-nos uma força extra. Hoje, foi mais um exemplo disso. Eles ajudaram-nos e fizemos uma grande exibição. O segredo foi manter o trabalho que temos feito e desempenhá-lo em campo. Com os adeptos fica mais fácil e tudo sai melhor."

     

    André Lopes (zona 4): "Tive uns meses para me preparar [para o fim da carreira], mas cheguei aqui e tudo mudou à conta da emoção do jogo, da vitória e do ambiente fantástico. Passei aqui quase uma vida, e acreditem que dei sempre tudo o que tinha pelo Clube. Não há muito mais a dizer. Agradeço o carinho de todos durante estes anos, fosse aqui, no Norte ou no estrangeiro."

     

    Japa (zona 4): "Não dá para descrever o que estou a sentir. É maravilhoso! Colhemos os frutos do trabalho que realizámos durante toda a temporada. Estamos muito felizes. Foi uma série longa, difícil, mas conseguimos conquistar o título. Foi bom poder dar este presente ao [André] Lopes. Seria muito triste para ele e para nós que ele se despedisse sem o troféu. Ele é um professor aqui dentro e ajuda-nos muito na quadra. Vamos sentir a falta dele na próxima época."

     

    Rapha (zona 4): "É um dia inesquecível. Tivemos muitas dificuldades nesta final, mas fomos melhores e conseguimos dar a volta. É uma temporada que se fecha com chave de ouro. O voleibol do Benfica é Tetracampeão, mas, nesta casa, eu já ganhei cinco títulos. Espero não perder nenhum enquanto aqui estiver, quero continuar a dar muitas alegrias aos Benfiquistas. Carrega, Benfica!"

     

    Ivo Casas (líbero): "É uma sensação fantástica! Quero dar os parabéns à Fonte do Bastardo, que fez uma grande época e valorizou imenso o nosso trabalho e a final. Estou felicíssimo por acabar assim, e amanhã [domingo] acordo Tetra! Também estou felicíssimo por dar este final de carreira ao [André] Lopes, que merece imenso. Se não é o melhor atleta com quem joguei, está no top 3. Não podia acabar de outra forma, com estes adeptos e com o pavilhão ao rubro. Acho que o mote desta equipa é trabalhar como se nunca tivéssemos ganhado e festejar como se fosse o último. Esta equipa nunca se cansa de ganhar. Queremos sempre mais."

     

    Hugo Gaspar (oposto): "Foi um grande campeonato. O adversário de hoje é muito duro e obrigou-nos a dar o máximo, mas demonstrámos que somos os mais fortes. Fechámos o Tetra em casa diante do público e das nossas famílias, o que é maravilhoso. Nos últimos anos, o voleibol conseguiu fomentar uma ligação fantástica com os adeptos. Eles sabem que podem contactar connosco pessoalmente nos treinos e nos jogos. E nós temos dado resposta a esse carinho com todos os títulos que temos ganhado."


    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/05/06/voleibol-benfica-fonte-do-bastardo-jogo-5-final-play-off-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sexta, 5 Janeiro 2024

    Universo Benfica

    Força Benfica !


    Smballs


    Joaquim Ferreira Bogalho

    Para ganhar. Não admito outra coisa. E depois renovar a equipa. Parece-me claro que é necessário.


    Joaquim Ferreira Bogalho


    Joaquim Ferreira Bogalho

    Selecciono os lugares números de sócio e cartões de cidadão e não dá para prosseguir

    emulate



    Mikaeil

    Presente!

    Espero que todos os que tiveram oportunidade de reservar bilhete, compareçam, efetivamente, no Pavilhão!


    modalidades SLB


    Crente


    TeamRocket37


    Amigo das modalidades

    Há uns anos nas finais com o Espinho, eu só queria ir a muitos jogos e em cada jogo ganhar 1 dos 2 primeiros sets, pois sabia que a partir daí o Miguel Maia estava rebentado, e o Espinho acabava.

    Não tenho dúvidas que os jogadores da Fonte sentem que se ganharem amanhã um dos 2 primeiros sets, que vão ganhar o jogo.

    Para nosso bem, tem que ser 3x0, enquanto sobra alguma força nas canetas.