CN Final J4: Sporting CP 85 - 101 SL Benfica, 11Jun. Dom. 19h00 *RTP 2*

Sporting CP 85 - 101 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Final
    Ronda
    Jogo 4
    Data
    Dom, 11 Junho, 2023, 19:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    RTP 2

     

    BICAMPEÕES NACIONAIS!

     

    O Benfica venceu o Sporting por 85-101, no jogo 4 da final do play-off da Liga Betclic.

     

     

    A equipa de basquetebol do Benfica é Bicampeã Nacional após ter vencido o Sporting por 85-101 neste domingo, 11 de junho, no jogo 4 da final do play-off da Liga Betclic, desafio que se realizou no Pavilhão João Rocha. O momento mais efusivo e emotivo da celebração do título aconteceu depois do dérbi, na Luz, no Pavilhão Fidelidade, onde os Bicampeões foram recebidos pelo Presidente Rui Costa e pelos adeptos benfiquistas.

     

    A formação da casa começou o encontro com um parcial de 5-0, mas o Benfica reagiu em força e colocou-se na frente por um ponto. Porém, o anfitrião acabou por conseguir a maior vantagem nos primeiros 10 minutos quando atingiu os 25-18. As águias responderam com um triplo de Diogo Gameiro e dois pontos de Ivan Almeida, no entanto, os verdes e brancos terminaram o 1.º quarto a vencer (28-23), beneficiando de maior eficácia nos lançamentos de três pontos (4/5 e 80% de acerto contra 2/6 e 33% de aproveitamento).

     

    No arranque do 2.º quarto, dois pontos de Toney Douglas e um triplo de Tomás Barroso colocaram o marcador numa igualdade a 28 pontos, dando um sinal de equilíbrio que se manteve quase até ao intervalo. É que, a quatro segundos do descanso, Toney Douglas averbou três pontos ao seu pecúlio, deixando as águias na frente (45-48).

     

    Nesta fase as duas equipas tinham os mesmos seis triplos (50% contra 37% de eficácia favorável aos da casa), os visitados tinham mais ressaltos (23 contra 19), mas o domínio nos lançamentos de dois pontos era das águias (11/27 e 50% de acerto contra 12/22 e 59% de eficácia).

     

    No 3.º quarto, o Benfica entrou forte e cavou uma distância de 11 pontos no marcador, a vantagem máxima registada até então no encontro (54-65). Porém, a reação do Sporting, beneficiando da ação de Travante Williams, possibilitou a recuperação, colocando os visitados na frente por um ponto no final do parcial (70-69).

     

    Mas o 4.º quarto das águias foi arrasador! Ainda que o anfitrião tenha iniciado o mesmo com quatro pontos, o Benfica, graças a um parcial de 0-15, colocou o marcador em 74-84, encaminhando o jogo e a conquista do Bicampeonato Nacional a cinco minutos do final da partida. Nem a exclusão de Ivan Almeida, a 4,24 minutos do final, alterou o rumo dos acontecimentos.

     

    A partir de então, jogando com a pressão do tempo e a experiência, os comandados de Norberto Alves geriram os acontecimentos e terminaram a contenda em grande com dois triplos de Betinho Gomes, fechando com um 85-101.

     

    As estatísticas, essas, traduziram a superioridade das águias, dominando nos lançamentos de dois pontos (16/42 e 38% de eficácia face a 22/36 e 61% de acerto) e de três pontos (12/33 e 36% de acerto contra 14/31 e 45% de eficácia). O único item em que o Benfica não se superiorizou foi nos ressaltos (44 contra 36).

     

    O Benfica alcançou assim o Bicampeonato Nacional, naquele que foi o 29.º Campeonato Nacional conquistado pelo Clube na modalidade, juntando ainda, em 2022/23, a Taça de Portugal.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Ganhámos e fomos a melhor equipa do Campeonato. Ficámos em 1.º lugar na fase regular, estatisticamente éramos claramente a melhor equipa, isto comparativamente com o Sporting. No ataque, na defesa, portanto precisávamos de nos manter serenos e ir jogo a jogo. Neste jogo 4, o fator decisivo era estar dentro do jogo e não deixar fugir o adversário. Estivemos coesos. Merecemos vencer, é um grupo fantástico. Sempre com grande disciplina. Treinamos homens antes de treinar o jogador. É um grande orgulho para mim. Os jogadores do Sporting obrigaram-nos a dar tudo o que tínhamos."

     

    Nuno Ferreira (treinador adjunto): "Estamos de parabéns! Tínhamos a convicção de que seria uma final extremamente difícil, isso ficou demonstrado. Ganhámos o jogo 3, o que nos deu de novo o fator casa. Mas o que queríamos era acabar o Campeonato no jogo 4, fomos uns justos vencedores. Este grupo é excelente, com excelentes profissionais e pessoas."

     

    Tomás Barroso (base/extremo e capitão do Benfica): "Fomos um grupo de rapazes que se tornou uma equipa ao longo do tempo, sabíamos que muito dificilmente alguém em cinco jogos nos conseguiria ganhar. É o culminar de muitos meses de trabalho, muita dedicação, muito sofrimento, momentos bons, momentos maus, mas, quando nos mantemos focados no nosso trajeto, as coisas acabam por acontecer da melhor maneira. Fizemos um grande resultado na sexta-feira [jogo 3]. Eu disse aos meus colegas que, se ganhássemos na sexta-feira, íamos estar a celebrar no domingo, e foi isso que aconteceu. Festejar é bom, mais um título que este grupo entrega ao Benfica. É um grupo que teve a coragem, a ousadia, a humildade e a capacidade de ganhar pelo Benfica e para o Benfica. Disse-o no ano passado, e felizmente tenho a possibilidade de o repetir neste ano: nós estamos aqui de passagem, o Benfica é para sempre!"

     

    José Barbosa (base): "Desde o início, sempre soubemos que tínhamos melhor equipa. Tínhamos de continuar o nosso processo, muita gente duvidou, mas apenas nos focámos em manter-nos sólidos e continuar a trabalhar. Os processos eram os corretos, fomos acreditando cada vez mais que éramos a melhor equipa, vencemos a Taça de Portugal e continuámos a acreditar que o Campeonato era possível. Não há dúvida de que somos a melhor equipa de Portugal, provámos isso, vencemos em casa do adversário, somos bicampeões e é um orgulho enorme fazer parte desta família."

     

    Aaron Broussard (base/extremo): "A nossa intensidade e abordagem foram muito importantes nesta decisão. Demos tudo o que tínhamos, nunca baixámos os braços nos momentos menos bons e conseguimos vencer. A vitória no jogo 3 deu-nos ainda mais confiança para o jogo 4. Fomos a melhor equipa ao longo da época."

     

    Diogo Gameiro (base): "Viemos para estes dois jogos com a mentalidade exata do que tínhamos de fazer. A vitória no jogo 3 foi muito importante para a nossa motivação e para a forma como encarámos este jogo 4. Queríamos fechar a final já hoje [domingo], entrámos concentrados, prontos para fechar o play-off e foi isso que fizemos de uma forma muito perfeita. Ganhou a melhor equipa, sem dúvida."

     

    Sérgio Silva (base/extremo): "A mística do Benfica é ganhar! Sai do Benfica campeão e volto para ser Bicampeão Nacional. Há 11 anos festejei um título de Campeão Nacional na formação, é incrível. Quando conseguimos impor o nosso ritmo, é muito que nos parem. Os adeptos do Benfica são incríveis. Trabalhamos para eles."

     

    Toney Douglas (base): "Enfrentámos as adversidades e conseguimos vencer. Estou muito feliz por termos conseguido. Os nossos adeptos são fantásticos, adoro cá estar."

     

    Terrell Carter (poste): "Estivemos sempre juntos, fomos desafiados. Aceitámos as dificuldades e conseguimos vencer. O jogo 3 foi decisivo, jogámos sempre forte. Temos um grupo que sabe a importância destes jogos decisivos. Foi fantástico este apoio dos adeptos, estão sempre a apoiar a equipa."

     

    José Silva (extremo): "Foi um ano de muito sacrifício, venho de uma lesão muito complicada. Prometi a mim mesmo que esta época ia estar dentro de campo a festejar o Bicampeonato. Fui um ano muito complicado, em termos físicos. Ganhámos os dois principais troféus e estivemos muito bem na Champions. Vamos para o Tricampeonato. Acho que vamos dar um passo em frente na Europa na próxima época."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/06/11/basquetebol-sporting-benfica-jogo-4-final-play-off-liga-betclic

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sexta, 5 Janeiro 2024

    Universo Benfica

    Força Benfica !



    ala esquerda

    Para ganhar... temos que correr mais que eles...


    Porque qualidade temos mais...1

    ForçadoBloqueio




    Rics

    Polícia agredido vai processar Travante e exigir indemnização.

    Caso bem grave. Não deve jogar mais nas finais. Digo eu, já espero tudo.

    Parabéns a todos os envolvidos que permitiram a que ele seja internacional português depois de tanta caldeirada, seja no Jamor, caso Fenner, mais esta agora.

    https://www.facebook.com/100064621156693/posts/pfbid0KCgXBYaLeyVt9D6REq2kVxNmvf1FRAKMMgcgq5mUuckCj4iEWDjL1UuZwRVr2Fojl/



    Espártaco



    Kurt Cobain 10

    Quer dizer o Ivan ficou suspenso por muito menos que esse drogado fez , e o travecas vai a jogo . corruptos do crl.