EHF European League FG 1ª J: HBC Nantes 37 - 28 SL Benfica, 17Out. Ter. 19h45 *BTV *

Competição
Fase
Fase de Grupos
Ronda
1ª Jornada
Data
Ter, 17 Outubro, 2023, 19:45
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

DEMASIADO PENALIZADOR

 

No desafio da 1.ª jornada do Grupo A da EHF European League, no terreno do HBC Nantes, o Benfica foi derrotado (37-28).

 

No arranque da fase de grupos da renovada EHF European League, o Benfica foi derrotado pelo HBC Nantes (37-28) nesta terça-feira, 17 de outubro.

 

Em França, na 1.ª jornada do Grupo A, os encarnados enfrentaram o 5.º classificado da liga francesa, conjunto que na época passada atingiu os oitavos de final da EHF Champions League.

 

Diante de um rival com pretensões ao triunfo na competição, os encarnados evidenciaram algum desacerto ofensivo na fase inicial, uma situação penalizadora aproveitada pelos franceses.

 

Exemplo disso foi o livre de sete metros desperdiçado por Petar Djordjic, aos 7', quando o marcador assinalava 4-2. O remate do sérvio foi travado pelo guarda-redes Viktor Hallgrímsson.

 

Todavia, através de Ole Rahmel, as águias tiveram capacidade para equilibrar e empataram (4-4).

 

O Benfica deparou-se com uma defesa agressiva, somou algumas falhas técnicas e, mais uma vez, viu o guarda-redes internacional islandês travar um livre de sete metros apontado por Ole Rahmel.

 

Ao consentirem excessivos espaços no processo defensivo, as águias permitiram que os franceses dilatassem e alcançassem uma vantagem de quatro golos (13-9, aos 21'). A segunda exclusão de Alexis Borges, aos 27', foi outro fator que condicionou os encarnados, já que Ander Izquierdo também já fora sancionado com duas exclusões.

 

A perder por quatro golos ao intervalo (19-15), na segunda parte, Jota González fez uma troca na baliza: Gustavo Capdeville surgiu no lugar de Mike Jensen. E, nas ações atacantes, o Benfica apostou em dois pivôs em simultâneo (Alexis Borges e Paulo Moreno), arriscando com sete jogadores de campo.

 

A estratégia surtiu efeito! Com Capdeville em alta (em 8:25 minutos, defendeu quatro dos nove remates da equipa da HBC Nantes), os encarnados surpreenderam os gauleses e recuperaram (26-24, aos 41').

 

Porém, alguns momentos em que faltou concentração ditaram nova fuga dos franceses, os quais voltaram a ter quatro golos de avanço. A terceira exclusão de Paulo Moreno, aos 50', e consequente afastamento do capitão do Benfica do desafio, foi mais um golpe perante um rival que revelou criatividade nas ações.

 

A partir daqui, as águias evidenciaram pouco rendimento no ataque e o adversário dilatou a diferença no marcador (33-26, aos 55'). Com uma tarefa árdua pela frente, a tendência não foi revertida e o embate terminou com o desaire por 37-28, resultado demasiado penalizador para o que se passou em campo.

 

No sábado, 21 de outubro, o Benfica vira agulhas para o Campeonato Nacional. No jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase da competição, a realizar-se no Pavilhão n.º 2 da Luz, às 15h00, o ABC será o adversário.

 

DECLARAÇÕES

 

Jota González (treinador do Benfica): "Derrota justa. O nosso principal problema foi a defesa, que não funcionou. E, sobretudo, tivemos muitas exclusões que nos penalizaram. Estivemos muito tempo a defender com menos um elemento e até com menos dois. Quando mudámos, o 7 contra 6 funcionou bem, mas falhámos finalizações claras e sofremos golos de baliza a baliza. No final da partida, tivemos exclusões sem sentido, perdemos a concentração e isso fez com que a diferença no marcador, cujo resultado estava mais equilibrado, fosse muito maior do que deveria ter sido."

 

FICHA DE JOGO

 

Local: H Arena

 

Formação inicial do Benfica: Mike Jensen, Ole Rahmel, Bélone Moreira, Yoav Lumbroso, Ander Izquierdo, Miguel Sánchez e Alexis Borges

 

Suplentes: Gustavo Capdeville (J), Stiven Valencia (J), Paulo Moreno (J), Afonso Mendes (J), Rui Baptista (J), Filip Taleski (J), Demis Grigoras (J), Petar Djordjic (J) e Guilherme Carvalho (J)

 

Marcadores do Benfica: Alexis Borges (4), Ander Izquierdo (2), Miguel Sánchez (4), Ole Rahmel (6), Yoav Lumbroso (2), Petar Djordjic (3), Filip Taleski (2), Bélone Moreira (1), Paulo Moreno (2) e Demis Grigoras (2)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/10/17/andebol-jogo-hbc-nantes-benfica-1-jornada-grupo-a-ehf-european-league

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Sábado, 6 Janeiro 2024

Universo Benfica

Força Benfica !



Thorondor



GoldenState

Longe de ser um grande entendido em andebol, mas parece-me que o Nantes não está assim tão forte. Isto é, não é um bicho papão.

Que dizem os especialistas do forum sobre as nossas possibilidades para este jogo?

João Cardoso55

Citação de: GoldenState em 16 de Outubro de 2023, 18:40Longe de ser um grande entendido em andebol, mas parece-me que o Nantes não está assim tão forte. Isto é, não é um bicho papão.

Que dizem os especialistas do forum sobre as nossas possibilidades para este jogo?
Nantes não está mais fraco por acaso até acho mais forte

BlankFile

Não acredito na passagem à próxima fase da competição.

Surpreendam-me...

Savicevic

Jogo muito complicado, obviamente não somos favoritos e o normal será sair de lá derrotados. Mais a mais o Nantes já teve uma experiência traumática connosco, quando fomos lá empatar sem metade da equipa por causa do COVID.

Seja como for, o Nantes está com registos defensivos fracos esta época, até pelas características dos jogadores que têm (mais altos e pesados), podemos conseguir meter o nosso jogo no ataque. Mas sinceramente não estou a ver como é que vamos segurar os gajos na defesa.

Expectativas baixas, mas a ver como corre o jogo, o Jota conhece bem o adversário, pode ser uma vantagem para nós.

Rics

Espero estar enganado, mas ainda não estamos prontos para este nível.

Com muita pena minha, e vou ver o jogo na TV, mas hoje até a barraca abana.

GoldenState

Não acho que exista uma diferença assim tão significativa entre as equipas, mas não sou de facto um adepto super conhecedor da modalidade.

Pode ser que consigamos superar as expectativas da maioria.

Rui Nogueira


Savicevic

Citação de: GoldenState em 17 de Outubro de 2023, 14:16Não acho que exista uma diferença assim tão significativa entre as equipas, mas não sou de facto um adepto super conhecedor da modalidade.

Pode ser que consigamos superar as expectativas da maioria.

A única posição onde existe algum equilíbrio entre as equipas é na ponta esquerda. Em todas as outras o Nantes leva vantagem, numas mais clara que noutras, além da diferença no binómio altura/peso que lhes é claramente favorável.

João Cardoso55

Citação de: Savicevic em 17 de Outubro de 2023, 14:33
Citação de: GoldenState em 17 de Outubro de 2023, 14:16Não acho que exista uma diferença assim tão significativa entre as equipas, mas não sou de facto um adepto super conhecedor da modalidade.

Pode ser que consigamos superar as expectativas da maioria.

A única posição onde existe algum equilíbrio entre as equipas é na ponta esquerda. Em todas as outras o Nantes leva vantagem, numas mais clara que noutras, além da diferença no binómio altura/peso que lhes é claramente favorável.
a nível de guarda redes é semelhante