Taça Andebol 1/4: Xico x BENFICA Qua 17 Fev 17h00m

Orgulho encarnado

O Xico Andebol ganhou a Taça de Portugal.

Desde há muito que é público que nenhum dos elementos do "7 Metros" nutre especial admiração por Paulo Faria, basta consultar os arquivos, no entanto, também há muito que por cá andamos e sabemos como é que os melhores árbitros condicionam resultados. Fazem-no sem serem precisas muitas exclusões, mas exclusões nos momentos certos; fazem-no sem que no fim fique na bancada a sensação de "roubo de igreja". Ou seja, os melhores, são também os melhores a camuflarem os erros, voluntários ou não. Por aqui, sabemos que Eurico Nicolau e Ivan Caçador são os melhores. Isto para dizer que também somos da opinião que o Sporting foi prejudicado, embora consideremos que a diferença de valia entre a equipa de Lisboa e o Xico Andebol deveria ser suficiente para que no final, esse prejuízo fosse diluído ou, na pior das hipóteses, que fosse necessário muito mais prejuízo para que o Sporting perdesse esta Taça de Portugal. Motivos para preferir o Xico ao Sporting? Apostamos que não faltarão leitores que expliquem isso mesmo...
Por outro lado, é impossível não dar mérito aos minhotos. Nuno Santos voltou a atrapalhar o Sporting utilizando um conjunto de jogadores debilitado, em final de época e sem grandes argumentos motivacionais. Aliás, Nuno Santos, parece-nos, é o grande e quase único obreiro dos feitos do clube, tendo como prenda o delapidar da equipa, para a próxima época. O técnico não é um virtuoso da táctica mas é um trabalhador; mais que isso, é um treinador que trabalha com o que tem. A Taça fica-lhe bem.

Mas esqueça-se a Taça e observemos o que ela deixa de herança. Antes de tudo, deixa um retatro fiel do estado do andebol nacional.
O Xico, abdicou da presença na Taça das Taças, não tem dinheiro. Logo, o Sporting lá irá à prova onde o ABC queria que os leões fossem pois, caso contrário ficariam fora da Europa, algum que não há memória de acontecer.
Assim, a distribuição de lugares seria a seguinte: FC Porto (Liga dos Campeões), Sporting (Taça das Taças), Madeira Sad (Taça EHF), Benfica (Taça Challenge), ABC (Taça Challenge) e Belenenses (Taça Challenge).
Seria, leu bem, pois a profunda crise em que o Belenenses mergulhou, uma vez mais, já o fez, tal como o Xico, abdicar do seu lugar europeu. O que cria novo problema: O Belenenses garante a presença na Challenge por ser o finalista derrotado na Supertaça Portimão. Ora, em busca do substituto, ter-se-ia que recorrer aos outros dois semi-finalistas, mas qual deles? Logo, a ideia torna-se impraticável. Assim sendo, há que buscar no campeonato o clube que ocupe a vaga do Restelo. Pela lógica será o próximo melhor classificado. Por isso vejamos:
Até ao sexto posto, todos irão. O sétimo é o S. Bernardo. Bom, mas os aveirenses não têm sequer dinheiro para pagarem ao plantel e, já se sabe, apenas terão a Liberty Seguros a patrocinar mais uma época, regressando depois ao "antigo clube" a equipa sénior e, veremos, se conseguirá orçamento para se manter pela 1ª Divisão. Em suma. O S. Bernardo não pode ir.
Passemos aos 8º classificado. O Águas Santas. O Águas Santas teria capacidade para ir à Europa, uma vez que é um dos quatro mais saudáveis clubes da actualidade, mas o orçamento é contado ao cêntimo e os reforços deverão ter deixado pouca margem para arriscar longas e caras viagens ao Leste. Na Maia, ou há dinheiro extra ou a Europa, só se forem obrigados.
O 9º é o Xico. Fora de questão.
O 10º é o SC Horta, que parece ter capacidade para aceitar o desafio.
Agora fica a questão. Onde é que já se viu um 9º ou um 10º classificado a ter lugar na Europa. Relembramos que o nosso campeonato tem apenas 12 equipas. Lá por fora, isto seria motivo de anedotas.
Assim, o mais provável é que Henrique Torrinha e a FAP, ocupem os próximos dias a procurar e a convidar equipas para, por favor, aceitarem o lugar na Challenge, uma vez que é necessário somar pontos para o ranking. E não será descabido pensar que a FAP até possa financiar, disfarçadamente, uma ida de um destes clubes.
Isto está bonito, não está?!


http://sete-metros.blogspot.com/

Crente

Como diziam aquelas moças simpáticas,
"Há coisas fantásticas, não há?"

Realmente, o andebol português está numa situação bem complicada.
Vale-nos que temos no Benfica um treinador de alto nível... :(

Covenant


modalidades SLB

Xico precisa de ajuda para renovar passaporte
APELO ÀS FORÇAS VIVAS DE GUIMARÃES 
 

 
O impasse diretivo mantinha-se e a assembleia geral teimava em chegar... a lado nenhum. Em junho de 2009, o Francisco de Holanda despedia-se do convívio entre os maiores do andebol nacional. No seu lugar haveria de aparecer o recém-criado Xico Andebol, fruto de uma cisão que resultou na transferência dos direitos de participação desportiva das suas equipas e na cedência das instalações desportivas.

Ana Paula Ferrão acompanhou a mudança e tomou as rédeas de um projeto que no último domingo viveu o seu primeiro ponto alto ao superiorizar-se ao Sporting na final four da Taça de Portugal, conquistando o troféu ao cabo de uns favoráveis 27-24, conseguidos à custa de uma exibição monstruosa. Mas apesar de toda a festa que os minhotos soltaram no Algarve, ficou no ar um sentimento de... perda. Tudo porque as limitações orçamentais ameaçam impedir a participação do Xico na Taça das Taças.

Ontem, um dia depois da tarde mágica de Tavira, Paula Ferrão confidenciou a Record que, afinal, a decisão não é irreversível. "Tudo o que dissemos foi a quente. A verdade é que não pensávamos em vencer a Taça. Só queríamos fazer o nosso melhor. Mas agora tudo terá de ser bem pensado. Temos de olhar ao valor desportivo que os nossos atletas podem retirar de uma participação nas competições europeias. Estivemos na Challenge este ano e foi uma experiência fantástica", explicou a dirigente, antes de sublinhar que a Europa não é a principal prioridade do clube. Pelo contrário:"O Xico tem de ser um clube formador. Este ano só queríamos evitar a descida. Conseguimos e ainda ganhámos a Taça. É um sonho."

Apelo

Paula Ferrão não esconde que serão precisos esforços conjuntos para conduzir o Xico no regresso à Europa. "Gostava que as forças vivas desta cidade apostassem em nós. As pessoas não fazem ideia de como o Xico Andebol promove o nome de Guimarães no estrangeiro", explicou Paula Ferrão, não escondendo uma certa rispidez na hora de agradecer uma felicitação especial:"Recebi uma mensagem do vereador do Desporto e talvez até tenha sido mal-educada. É que fizeram uma gala em que premiaram todos os atletas do concelho e esqueceram-se que o Xico ia jogar esta final four. Podiam ter esperado mais uma semana porque nós gostávamos de ter festejado em conjunto com os vimaranenses."


http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=bac88ffe-b378-45a5-9aab-c9111f7cc5ff&idCanal=00000084-0000-0000-0000-000000000084

Orgulho encarnado

Taça de Portugal Seniores Masculinos - estrutura da prova - época 2010/ 2011
O sorteio da 1ª eliminatória é no dia 20/09/2010, pelas 17h00, nas instalações da Federação, no Bairro do Alto da Ajuda, Rua 2, Vivenda 246 - Lisboa,
De acordo com o Comunicado Oficial 16, em anexo, informa-se:

1- Clubes Participantes:

1.1 – 12 Clubes PO.01
1.2 – 20 Clubes PO.02
1.3 – 31 Clubes PO.03
1.4 – Clubes Regionais que se inscreverem de acordo com:
- Data limite inscrição – 15/09/2010
- Taxa de Inscrição – 125 Euros

Eliminatórias, Clubes participantes e datas dos jogos

– 1ª Eliminatória – Todos os Clubes dos Pontos 1.2, 1.3 e 1.4 – 05.10.2010
– 2ª Eliminatória – Vencedores 1ª Eliminatória – 24.10.2010
– 3ª Eliminatória – Vencedores 2ª Eliminatória – 01.11.2010
– 1/16 Final – Vencedores 3ª Eliminatória - 01/12/2010
– 1/8 Final – Vencedores dos 1/16 Final e Clubes do ponto 1.1 (PO 1) – 08.12.2010
– 1/4 Final - Vencedores dos 1/8 Final – 05.02.2011
– 1/2 Final – Vencedores dos 1/4 Final – 28.05.2011
– Final – Vencedores das ½ Finais – 29.05.2011

O sorteio da 1ª eliminatória é no dia 20/09/2010, pelas 17h00, nas instalações da Federação, no Bairro do Alto da Ajuda, Rua 2, Vivenda 246 - Lisboa.

http://www.fpa.pt/

Orgulho encarnado

Taça de Portugal: Sorteio a 20 de Setembro
Equipas que militam no escalão máximo do andebol nacional entram em competição apenas nos oitavos-de-final
A sede da Federação Portuguesa de Andebol recebe no próximo dia 20 de Setembro o sorteio da 1ª eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio desta primeira fase da prova terá inicio às 17h00, numa competição em que as equipas que militam no escalão máximo do andebol nacional apenas entram nos oitavos-de-final, ou seja, apenas a partir de 8 de Dezembro.



1ª Eliminatória – 05.10.2010
2ª Eliminatória – 24.10.2010
3ª Eliminatória – 01.11.2010
1/16 Final – 01/12/2010
1/8 Final – 08.12.2010
1/4 Final - 05.02.2011
1/2 Final – 28.05.2011
Final – 29.05.2011

http://www.scn.pt/andebol/noticia.php?menu=9&id=zTU_hO_wUaI