Jornada Dupla dias 27 e 28

LuigiSLB83

Citação de: pcssousa em 28 de Outubro de 2007, 20:41

No final do jogo e em breves declarações (cerca de 30 seg...) ao serbenfiquista.com Henrique Vieira disse "estar muito satisfeito com este início de época" e que "espera maior apoio da massa associativa do Benfica, até porque já conquistámos o primeiro dos troféus em disputa esta época", e que "ninguém pense que a secção de basquetebol do Benfica está morta ou moribunda, muito longe disso..." 

Espero bem que sim

:slb2:

pcssousa

Citação de: danhel em 29 de Outubro de 2007, 12:04
Bela reportagem amigo pcssousa. Parabéns. Já agora, e uma vez que o amigo me parece ser um entendido, gostaria de lhe fazer três perguntas. A primeira é: "Pelo que viu este Gomez é realmente uma mais valia?" (vinha conotado como um triplista feroz). A segunda é:  "Qual o real valor desta equipa da Académica?" (40 pontos parece-me muito fraquinho) A terceira é: " O Henrique Vieira (glorioso capitão sim senhor) explicitou melhor o que quis dizer com "a secção não estar morta nem moribunda"? É que eu ainda não percebi o projecto do nosso clube para o Basquetebol, logo afirmações desse tipo ou são sustentadas (e apresentadas) num projecto de futuro, ou são ocas. Isto partindo do princípio que o nosso projecto não se esgota no círculo fechado do troféu António Pratas, Taça de Portugal e Proliga.
Um abraço e mais uma vez parabéns pela reportagem.

Vamos lá ver, quem é realmente o entendido do basket não sou eu, se calhar os mais indicados para esclarecer dúvidas relativas ao nosso basket serão o Manuel Costa e o Amigo das Modalidades... Mas vou tentar responder como sei...
Ora bem, quanto ao real valor da Académica, esta pareceu-me uma equipa fraquinha, que equilibrou mais ou menos nos 2 primeiros periodos, também devido ao "caseirismo" mais que evidente da equipa de arbitragem, tendo principalmente o árbitro de Coimbra sido parcialíssimo como poucas vezes ví num campo de basquetebol (e um academista que estava junto a mim comungou desta minha opinião, que contudo vale o que vale...), mas a realidade nua e crua é que dificilmente qualquer jogador desta Académica teria lugar no nosso plantel. Fiquei com a impressão clara que se tivessemos vontade para isso poderiamos ter construido um resultado humilhante para os academistas! relembro que na época passada a  Académica garantiu o último lugar de acesso aos play-off tendo sido eliminada pelo Guimarães que viria a conquistar o título.
Quanto ao Gomez e se ele realmente era o nº 12, como eu desconfiei e tenho quase a certeza, uma vez que reconhecí todos os outros, não fez nada de especial nem converteu nenhum triplo, diga-se a bem da verdade que se bem me recordo nem chegou a fazer nenhum lançamento para lá dos 6,25... (pode ser que tenha tentado um, mas não me recordo.
Quanto às palavras do Henrique Vieira, sinceramente transcreví literalmente tudo o que me disse e nem tive tempo de esclarecer mais nada, uma vez que para chegar à fala com ele, literalmente invadí o terreno de jogo no fim e embora ele se mostrasse algo disponível, eu não poderia permanecer lá durante muito tempo, como é compreensível. Assim sendo, não pude aprofundar o que me foi dito, mas o que ouví veio reforçar a minha ideia de que a presença na Proliga não passa de uma fase de transição e que em breve o Benfica poderá almejar a mais altos vôos...
De resto, penso imensa desculpa de não poder esclarecer de uma melhor forma!    

Manuel Costa

altos vôos ?

com a situação de penúria que existe a nível nacional, poucos conseguem satisfazer as exigências da Liga profissional, a Proliga vai ser a maior competição de clubes

pcssousa

Citação de: Manuel Costa em 29 de Outubro de 2007, 22:06
altos vôos ?

com a situação de penúria que existe a nível nacional, poucos conseguem satisfazer as exigências da Liga profissional, a Proliga vai ser a maior competição de clubes
Sim, mas se assim for, e eu acredito que sim, será necessáriamente uma proliga diferente da que temos agora ou seja com os melhores clubes e os melhores jogadores! Se daqui a uns tempos a Proliga for a máxima competição nacional e o Benfica a disputar, estará estão entre os maiores ou seja em mais altos vôos do que actualmente, em que quer se queira quer não, está a disputar uma competição menor, pois supostamente e pelo menos por enquanto a Liga continua a ser a o patamar mais elevado do basquetebol nacional, até por ser uma competição profissional, em contraste com o semi-profissionalismo da Proliga.
Estarei a falar bem ou nem por isso?

Manuel Costa

pcssousa

Citação de: Manuel Costa em 29 de Outubro de 2007, 22:31
teoricamente falando estás
Óptimo, é que ainda não desistí de ver novamente o Benfica campeão de Portugal! E quando falo de campeão de Portugal quero dizer vencedor da prova máxima do basquetebol nacional, pois já sei que se ganharmos a proliga este ano todos dirão que fomos campeões nacionais, pois esta é que é a prova da federação... não que esteja a criticar quem eventualmente o venha a fazer, mas é que quero ver o Benfica ser coroado novamente a melhor equipa deste país!
Tenho muita curiosidade de ver o que faremos na Taça de Portugal e se conseguiremos, de facto, bater o pé a equipas da Liga como eu espero e como já fizemos na pré-época! Em principio penso que teremos condições para tal...

4ever Red Devil

Acho que ninguém sensato considerará o Benfica "Campeão Nacional", esse será o vencedor da Liga.

Quando o Benfica vier á Maia vou fazer uma reportagem melhor que a tua pcssousa, está prometido... :tonge:

pcssousa

Citação de: 4ever Red Devil em 29 de Outubro de 2007, 23:06
Acho que ninguém sensato considerará o Benfica "Campeão Nacional", esse será o vencedor da Liga.

Quando o Benfica vier á Maia vou fazer uma reportagem melhor que a tua pcssousa, está prometido... :tonge:
oxalá que sim! é sinal que o pessoal está empenhado em fazer cada vez mais deste fórum um espaço impar entre a comunidade benfiquista!

danhel

Mesmo sem o citar outra vez obrigado pelas respostas amigo pscsousa. Foram esclarecedoras e, ninguém melhor que o meu amigo para as dar, nomeadamente em relação às duas primeiras, uma vez que esteve presente no pavilhão. Quanto à última também estou de acordo consigo, uma vez que espero que o Benfica volte a ser campeão nacional com acesso à TCE (ou prova similar) o que só acontece com o vencedor da prova máxima do basquetebol cá do burgo. Espero voltar a ver o nosso Benfica a bater-se contra os gigantes europeus em jornadas de exaltação clubística e expansão da marca por essa Europa fora. Creio que será inevitável a fusão da Liga e da Proliga, talvez até já para o ano. O campeonato da Liga não tem pernas para andar. Sem receitas de bilheteira, sem receitas de TV, com os clubes endividados e toda a gente a assobiar para o ar, mais dia menos dia aquilo vai tudo abaixo como um castelo de cartas. É preferível então voltar ao campeonato nacional. Profissional para uns, semi-profissional para outros mas acima de tudo honesto. E só entendo manutenção do basquetebol do Benfica na Proliga (e atenção que eu adoro basquetebol) se a curto prazo estiver equacionado esse salto qualitativo para o topo dos campeonatos nacionais.

Hugo Mig.L

pelicano

Nunca esteve em causa a honestidade...
Entendamos isto como um ano sabático. É a única forma simpática de colocar a questão.
Duvido que vá ver algum jogo esta época. Quem me conhece, sabe o que isto significa.

"Benfiquistas desde pequeninos"
http://pelicanobenfica.blogspot.com

SLB Glorioso Basquetebol
http://pelicanosaudade.blogspot.com

danhel

Quando referi a "honestidade" não quis pôr em causa a honestidade de niguém em particular mas a do prórpio sistema que permite falta dela. Estava a referir-me ao cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes perante os atletas, dos investidores perante os clubes e das organizações (federação e/ou Liga) perante todos. Por isso será sempre mais sério aceitar um campeonato simultaneamente profissional e  semi pofissional do que um profissionalismo  de meia tigela que invariavelmente acaba com equipas desistentes e incobráveis ordenados em atraso.

pelicano

As gentes do Basquetebol, Benfica à cabeça, sonhou, um dia, com uma modalidade transparente a nível organizacional. Cedo, alguém com a maior responsabilidade na criação da Liga teve a percepção clara de que as responsabilidades e obrigações decorridas dos regulamentos levariam a uma implosão que, anos mais tarde, como se verifica, aconteceria.
Nada disto está em causa, o que, ainda assim, não desculpabiliza a decisão que, do meu ponto de vista, foi vergonhosa.
Expliquei-o aqui: http://pelicanosaudade.blogspot.com
Daí eu afirmar que a forma mais simpática que nos podemos referir a esta época é "ano sabático"...

"Benfiquistas desde pequeninos"
http://pelicanobenfica.blogspot.com