O Basket do Benfica

jpmacedo

Para quem ainda não percebeu, o Projecto do Basket do Benfica está-se a iniciar este ano. Depois de vários anos em que tudo correu mal (com o Pedro Miguel na direcção as coisas não correram bem), este ano é suposto ser o primeiro ano de um grande projecto do nosso Basket, com um director-geral que, verdade seja dita, não deu provas no cargo (penso que nunca o desempenhou - excepção feita a uns 2 meses na época passada), mas com um treinador de créditos reconhecidos.

E como tudo o que se começa do princípio, não se pode exigir resultados no imediato! Os nossos jogadores nunca tinham jogado juntos, o nosso treinador nunca tinha treinado este jogadores, a maior parte dos jogadores que veste a nossa camisola nunca tinha representado o nosso clube. Por tudo isto é injusto pedir-se resultados já este ano. Eu, pessoalmente, não exijo o 1º lugar a uma equipa que se formou este ano. O objectivo é formar uma equipa regular, que consiga lutar regularmente pelo título, e por boas prestações europeias. É preciso dar tempo ao tempo.

Analisando esta época mais ao pormenor, o plantel sofreu imensos contratempos, que foram minimizados, mas essas compensações traduziram-se em novos contratempos. Este ano está muita coisa a correr mal fora do campo (Corey foi um falhanço, Xico gravemente lesionado, Tavares suspenso, Carlisle lesionado...), mas a equipa dentro de campo está-se a portar decentemente face a todas as contrariedades. Fomos à final da Taça da Liga, ficaremos em 2º na fase regular (apenas superados pela super-ovarense), e na Taça de Portugal fomos eliminados cedo, devido (lá está) às fortes contrariedades que sofremos. De qualquer das formas, está tudo em aberto no que à liga diz respeito.

Quanto àqueles que desejam o fim do basket, pergunto se também pediram o fim do futebol, quando tivemos 10 épocas sem conquistar o título.

jpmacedo

#1
Para os que se queixam das inúmeras contratações durante a época:

Corey foi um verdado fiasco e saiu. Jogador que já esteve na NBA, veio para ser a estrela da equipa. Nunca se adaptou à equipa e ao país. Naturalmente há sempre risco associados a estas contratações. Tivemos azar que fosse com o jogador de quem mais se esperava. Acabou por sair, naturalmente.
Para o seu lugar veio Geno Carlisle.

Chico Rodrigues lesionou-se com muita gravidade na primeira metade da época.
António Tavares foi suspenso por acusar mascarantes.
Para os seus lugares veio Patrick Sparks.

Patrick Sparks revelou alguns dotes, no meu ver, mas não era claramente o base que a equipa precisava.
Tyson Wheeler veio para o seu lugar.

Leroy Watkins e Ian Stanback revelaram-se insuficientes para a posição de poste. As contratações ao longo da fase regular servem para corrigir pormenores que falharam na planificação da época.
Assim, Brookes Sales veio ajudar os nossos postes.

Miguel Minhava lesionou-se na zona abdominal e tem feito alguns jogos lesionado.
Edson Ferreira, júnior, foi promovido à equipa principal para ajudar o nosso base principal.

Geno Carlisle lesionou na véspera da Taça de Portugal com alguma gravidade. Esperam-no 6 semanas parado.



Nuno_SLB

#3
Problema é que todos os anos é a mesma coisa, seja o fulano x ou y que esteja à frente da modalidade.

Enquanto não acabarem com este entreposto de jogadores num jogo em que o colectivo conta imenso, é complicado ganhar alguma coisa.

Quantos jogadores desta época irão ficar para a próxima ?

Acabem com a porcaria da troca dos jogadores....

anti_tripeiro

nunca pedir o fim de alguma modalidade no benfika kem pede o fim nao sabe as origens e historia do clube o benfica tem de ser ecletico sempre

Amigo das modalidades

a realidade do basket portuguÊs diz-nos que manter um americano 2 anos na mesma equipa consecutivos na nossa liga é raro. Há sempre uns que vão ficando, mas...

aguia voadora

 Concordo com esta análise só que estamo-nos a esquecer de que alguns problemas foram criados internamente. O Corey foi 1 fiasco...quem o contratou? O Leroy é 1 peso pesado (na acepção da palavra) e um jogador a menos. Quem o contratou? O Ian S. tem 36 anos, já se sabia ( com metade dos esforço e desgaste na "guerra" para a sua contratação e pelos valor que lhe pagam tinham trazido clara/ o Stempin...sei o que digo...). Agora deixou-se de falar em ano zero, passou-se a falr de ano 1. Ok ja subimos 1 degrau. Espero que fiquem c/ os jogadores portugueses para o ano (presumo que será o ano 2) pois os americanos passam por Portugal e os que ficam ja só chegam ao Benfica qd estão na linha descendente da carreira, logo são contratados pelo curriculo e ñ por aquilo que poderão fazer. Assim é difícil acreditar que o trabalho  dê frutos e que se trata de 1 projecto sustentado e c/ objectivos. Dizer que é o início do Benfica europeu é enganar (ñ propositada/ obviamente) os sócios.

Razzmatazz

A realidade do basket português é que é preciso tb um apito dourado para ver se estes tripeiros são menos beneficiados!!!!!

Esta arbitragem contra o Lusitânia é uma vergonha...e o Barroca a comentar tb!!!!! Até mete nojo...

jpmacedo

o Corey veio rotulado com estrela e ex-jogador da NBA. qualquer análise ao currículo dele permite dizer que ele é um jogador fantástico. e é. simplesmente não conseguiu provar isso no nosso clube. fez jogos em que mostrou um pouco da sua qualidade, mas não conseguiu ser regular. acontece. as contratações também se falham. mais ainda quando envolvem mudanças tão grandes na vida dos jogadores.

quanto aos postes, não sei porque motivo se começou a época com apenas 2 postes. é realmente pouco, mas se calhar a ideia do Henrique Vieira era apostar mais no jogo exterior e não sobrecarregar os nossos postes. no entanto, tivemos imensas contrariedades com os jogadores "de fora", e foi preciso apostar mais no jogo interior, e aí viu-se que o Leroy e o Ian são insuficientes e, naturalmente, colmatou-se essa falha.