Dúvida - Prospeção

CorDeSang2

A propósito da discussão sobre olheiros no fórum geral,

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=8553.0

O tigerwoods diz a certa altura

Citação de: tigerwoodss em 17 de Junho de 2006, 01:47Se leres os tópicos na área da formação descobres que o Benfica neste momento faz captações em muitos distritos do país, tem centenas de prospectores e muitos observadores (Pelo que sei só no distrito do porto são muitas dezenas de prospectores - apenas um exemplo), para além de dezenas de protocolos com clubes importantes a nível regional em todos os distritos do país.  

A minha dúvida, para quem me souber responder é:

Qual é o tipo de contrato estabelecido entre o Benfica e estas «centenas de prospectores»?

E além disso:

Que garantia tem o Benfica a) da competência destes elementos b) da sua motivação para descobrir as tais pérolas (o que é que eles ganham se as descobrirem) c) de que os interesses do Benfica são postos acima de quaisquer outros, pessoais ou de outros clubes?

Estas perguntas não dizem só respeito às camadas jovens mas à prospeção em geral. Em todo o caso, qualquer informação válida era bem-vinda.

Saudações Benfiquistas

tigerwoodss

#1
Citação de: CorDeSang2 em 17 de Junho de 2006, 16:24
A propósito da discussão sobre olheiros no fórum geral,

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=8553.0

O tigerwoods diz a certa altura

Citação de: tigerwoodss em 17 de Junho de 2006, 01:47Se leres os tópicos na área da formação descobres que o Benfica neste momento faz captações em muitos distritos do país, tem centenas de prospectores e muitos observadores (Pelo que sei só no distrito do porto são muitas dezenas de prospectores - apenas um exemplo), para além de dezenas de protocolos com clubes importantes a nível regional em todos os distritos do país. 

A minha dúvida, para quem me souber responder é:

Qual é o tipo de contrato estabelecido entre o Benfica e estas «centenas de prospectores»?

E além disso:

Que garantia tem o Benfica a) da competência destes elementos b) da sua motivação para descobrir as tais pérolas (o que é que eles ganham se as descobrirem) c) de que os interesses do Benfica são postos acima de quaisquer outros, pessoais ou de outros clubes?

Estas perguntas não dizem só respeito às camadas jovens mas à prospeção em geral. Em todo o caso, qualquer informação válida era bem-vinda.

Saudações Benfiquistas

a minha resposta é a seguinte:

A maior parte deles são apenas observadores que trabalham apenas como voluntários. Com eles o benfica tenta fazer uma base de observação que depois os prospectores (com contracto e pagos) verificam as informações dadas por eles.

Dando um exemplo concreto... um observador vai ver o jogo dos infantis do taipas contra o braga. Vê dois putos que lhe chamam a atênção e refere-os ao clube. O clube muito provávelmente pede a outro observador diferente para observar esses mesmos jogadores. Se o novo observador achar também qualidades a esse jogador será enviado um dos prospectores do distrito para observar as qualidades dos jogadores.
É claro que isto é um exemplo simplista, porque quando um jogador chama a atenção são feitas muitas mais observações.

Quanto à motivação....tens a de estares a trabalhar para o glorioso e a de subires na hierarquia. Por exemplo, um observador voluntário pode aspirar a prospector (remunerado) se os jogadores que referir forem sistematicamente reais mais válias. Um prospector pode aspirar a um cargo no centro de departamento se as suas observações forem sempre correctas.

É preciso não esquecer que por cima destes ainda temos o departamento central que normalmente faz sempre treinos de observação a todos os jogadores que ingressam no clube.
Assim a hipotese de alguém estar a promover algum interesse pessoal esfuma-se, porque para um jogador ser contractado tem de ter o aval técnico de muita gente.
Além do mais, os observadores que referirem jogadores sem a respectiva qualidade minima certamente serão marcados pelo clube.

O interesse em ter centenas de observadores a nível nacional é conseguir a maior quantidade de informação possível, permitindo assim descobrir bons jogadores nos clubes de bairro. por cima dessa informação haverão pessoas mais qualificadas e com mais experiência que vão verifcar as observações feitas e acima destes o departamento técnico.


espero ter ajudado a responder a algumas perguntas.

cumprimentos

CorDeSang2

Obrigado. Ajudaste com certeza.  :)

Mas ainda assim:

CitaçãoPor exemplo, um prospector voluntário pode aspirar a observador (remunerado) se os jogadores que referir forem sistematicamente reais mais válias. Um observador pode aspirar a um cargo no centro de departamento se as suas observações forem sempre correctas.

Existe mesmo um sistema estabelecido que preveja estas 'promoções'?

A minha insistência nisto tem a ver com o facto de a prospeção ser uma actividade muito importante, na minha opinião, e poder estar a ser prejudicada por um excesso de amadorismo.  :-X

É óbvio que o trabalho dos olheiros amadores é importante mas também é importante que exista uma boa estrutura capaz de o organizar e 'disciplinar'.

Como se transforma um simples 'treinador de bancada' em 'olheiro voluntário a quem se dá ouvidos'? Há uma seleção minimamente séria ou a transformação acontece por 'conhecimentos'?

tigerwoodss

#3
Citação de: CorDeSang2 em 17 de Junho de 2006, 17:30
Obrigado. Ajudaste com certeza.  :)

Mas ainda assim:

CitaçãoPor exemplo, um prospector voluntário pode aspirar a observador (remunerado) se os jogadores que referir forem sistematicamente reais mais válias. Um observador pode aspirar a um cargo no centro de departamento se as suas observações forem sempre correctas.

Existe mesmo um sistema estabelecido que preveja estas 'promoções'?

A minha insistência nisto tem a ver com o facto de a prospeção ser uma actividade muito importante, na minha opinião, e poder estar a ser prejudicada por um excesso de amadorismo.  :-X

É óbvio que o trabalho dos olheiros amadores é importante mas também é importante que exista uma boa estrutura capaz de o organizar e 'disciplinar'.

Como se transforma um simples 'treinador de bancada' em 'olheiro voluntário a quem se dá ouvidos'? Há uma seleção minimamente séria ou a transformação acontece por 'conhecimentos'?

não sei se existe realmente um sistema estabelecido conhecido por todos para as 'promoções', mas isso acontece.Sei de um caso concreto de um observador que tem feito boas observações(tinha indicado dois jogadores, e depois de um treino de observação com mais de 70 atletas do norte, os jogadores foram 2 dos 3 escolhidos para novo treino de observação), e já lhe foi feita a promessa de que em breve se tornará prospector. Neste caso em concreto não existe qualquer "connhecimento".


respondendo à tua pergunta de transformação do treinador de bancada em olheiro...

Primeiro, tenho a certeza, por experiência própria que o benfica não descura qualquer informação consistente que chegue ao departamento de prospecção do clube.
Por isso qualquer treinador de bancada se vir um jogador interessante pode avisar o clube que se encarregará de ver o jogador.
Quanto à transformação, penso que se alguém quiser ser voluntário pode ser depois de conversar com o clube. Mas repare que o benfica tem feito dezenas de seminários sobre estes temas em que os preços para observadores/prospectores é muito mais baixo e é aconselhada mesmo a sua presença.
Houve ainda há pouco tempo um com o tema: "selecção e desenvolvimento de jovens talentos" que foi bastante concorrido e teve oradores muito interessantes.

Apesar de todas estas medidas eu acho que os grandes talentos ofensivos (figos, rui costas, etc...) até conseguem ser descobertos pelo bebedo da taberna do clube de rua.... por isso é muito importante ter um grande número de observadores mesmo que tenham pouca formação.

cumprimentos

CorDeSang2

Muita classe na tua resposta.  :)

Já fiquei bastante mais esclarecido.

pedriouf

 Muito boa gente devia vir cá ler isto ...

nunomrf

Só queria fazer um reparo o Prospector é que é remunerado e o Observador é voluntário. Falo com conhecimento de causa. Observador nº 275.

tigerwoodss

pois...também soube disso há uns dias. Vou corrigir.

A proposito...se puderes falar comigo, agradeço.

cumprimentos

nunomrf

Tigerwoods se quiseres aparece no Estrela da Amadora e terei gosto em receber-te no meu gabinete! Um abraço

tigerwoodss

nunormf, tens uma mensagem enviada por mim.

Para quem quiser saber mais sobre a prospecção do clube tem um artigo de nome "camada jovens - projecto" no site:  http://vozesvermelhas.blogspot.com/

cumprimentos

Phil Anselmo

Os prospectores são pessoas que têm de preencher certos requisitos porque têm de ser pessoas que consigam avaliar o jogador de uma forma séria e rigorosa conhecendo as características a avliar em cada etapa e sobretudo conseguirem fazer um juízo de valor do atleta comparativamente aos atletas que já jogam no SLB. Depois há um elemento em cada zona ou distrito que coordena as observações que aí são feitas e que conhece e muitas vezes aponta os observadores que normalmente são pessoas que treinam clubes nos escalões de formação.

É axim k o departamento se está a organizar,as pessoas que estão à sua frente são competentes e o SLB será cada vez mais competitivo nas camadas jovens e voltarão a surgir bons valores vindos da formação.

Convém também que tem havido bastante cuidado na composição das equipas técnicas, algo que vinha sendo descurado andando o nosso grande SLB praticamente ao sabor da carolice

tigerwoodss

Phil, tudo o que disseste é verdade e concordo contigo que são necessários certos requisitos. Mas como disse em cima às vezes pode ser tão importante um prospector de qualidade como o dono da taberna do clube de bairro. Se o dono da taberna do clube de bairro souber que pode ir ver um jogo ao estádio da luz se indicar um jogador realmente bom, muito provavelmente se aparecer ali um jogador bom ele indicará primeiro que qualquer prospector.
Até porque como disse anteriormente, os grandes jogadores quando são muito jovens facilmente fintam meia equipa adversária nos clubes de bairro.
Aliás, é assim que ainda hoje o sporting faz grande parte da sua prospecção. Tem pessoas escolhidas nos clubes, que sabem que podem ganhar algumas regalias se indicarem bons jogadores.

Cumprimentos


alex_diabólico

Citação de: tigerwoodss em 30 de Junho de 2006, 16:34
nunormf, tens uma mensagem enviada por mim.

Para quem quiser saber mais sobre a prospecção do clube tem um artigo de nome "camada jovens - projecto" no site:  http://vozesvermelhas.blogspot.com/

cumprimentos


Como nos podemos tornar em observadores...

Phil Anselmo

Citação de: alex_diabólico em 07 de Setembro de 2006, 12:09
Citação de: tigerwoodss em 30 de Junho de 2006, 16:34
nunormf, tens uma mensagem enviada por mim.

Para quem quiser saber mais sobre a prospecção do clube tem um artigo de nome "camada jovens - projecto" no site:  http://vozesvermelhas.blogspot.com/

cumprimentos


Como nos podemos tornar em observadores...

Vê o último post no tópico captações e prospecção