Entrevista a Rui Dias, técnico do Olivais e Moscavide

LuigiSLB83

http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=0&noticiaID=18040

Entrevista a Rui Dias, técnico do Olivais e Moscavide ao site sportugal.pt, onde fala sobre os jogadores emprestados pelo Benfica.

Acha que o Fernando Alexandre, o Hélio Roque e o Luís Zambujo podem vir a impor-se no Benfica?

Depende do espaço e oportunidades que lhes forem dadas. A capacidade de se impor ou não também tem a ver com o dar espaço para os miúdos se imporem. Penso que os três estão em momentos diferentes. O Hélio está mais pronto, mas tem uma coisa contra ele, que é a estrutura física, que não o ajuda. O Fernando está a caminhar no caminho correcto mas teve agora uma lesão que o impossibilita de continuar os trabalhos. O Zambujo veio com um pequeno toque e ainda não teve possibilidade de jogar, mas é um excelente jogador, com um bom futuro e uma grande capacidade. Estou ansioso por ver se em termos competitivos me pode dar o mesmo que me tem dado nos treinos. Se eles podem integrar ou não a equipa do Benfica, depende do espaço que for criado para isso. O Sporting cria esse espaço, neste momento 40 ou 50% do plantel vem da formação, no Benfica apenas 10 ou 15%. Acho que mais cedo ou mais tarde o Benfica vai caminhar no sentido de ter mais jogadores da formação no plantel.
O Fernando aposta mais no João Coimbra, mas o Zambujo, o Hélio Roque e o Fernando Alexandre também acho que começam a ter o seu espaço. Acho que mais um ano ou dois e deviam ter o seu espaço para concretizar os objectivos deles.

Os jovens benfiquistas que tem no seu plantel, em particular o Hélio Roque, têm futuro no futebol profissional de elevado nível, ou será quer a formação do Benfica não permite que os seus jovens atinjam o nível já visto em jogadores do Sporting, alguns com passagem pelo Olivais e Moscavide?

Primeiro temos que perceber o que é o produto Sporting. Neste momento, desde há dois anos atrás, foi a primeira geração que claramente saiu da Academia. Estão habituados às condições que falámos, sem pelados, com excelentes condições, é normal que tenham mais qualidade. O Sporting tem apostado nos mesmos treinadores para a formação, estão lá há dez anos, conhecem os miúdos melhor que ninguém. O Benfica ainda tem vivido alguns momentos avulso mas está a encontrar alguma estabilidade, treinam no Seixal e podem requerer a qualidade que o Sporting tem. O Sporting vive muito à base de um senhor chamado Aurélio Pereira, que consegue garantir, através do Departamento de Recrutamento, que os melhores jogadores vão para lá. O Benfica, com o nome que tem e um bom Dep. Recrutamento, poderá igualar o Sporting a nível de qualidade. Neste momento são jogadores que têm muita qualidade só, mas a nível de formação era exigido outro nível, que não estavam aptos para responder na altura em que foram chamados. O Paulo Bento pode chamar um júnior, e como já teve aquela qualidade de treino e intensidade de jogo, está apto a responder. O Benfica porque não tinha condições de treino tão boas não têm a mesma preparação que os jogadores do Sporting, mas penso que já mudaram isso e estão no caminho certo. Espero que assumam que aquele produto que estão a fabricar e a gastar dinheiro é para potencializar e têm que abrir espaço na equipa sénior para que isso se faça. Só me lembro de ter visto isso com o Camacho, que apostou no Manuel Fernandes, e pouco mais.

Aqui onde fala sobre os jogadores emprestados pelo Sporting...
http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=0&noticiaID=18038
http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=0&noticiaID=18039