Juvenis B: Benfica 0 - 2 Sporting

Rusty Ryan

Sport Lisboa e Benfica 0 - 2 Sporting Clube de Portugal

Sport Lisboa e Benfica: 1 - Ângelo Martins; 2 - Pedro Almeida (Cap.); 3 - Edson Silva; 4 - João Santos; 5 - João Duarte; 6 - Marco Grilo; 7 - Bruno Gaspar; 8 - Cafú; 9 - Miguel Herlein; 10 - Gonçalo Dias e 11 - Rui Silva.

Suplentes: 12 - Hernâni Abreu; 13 - Daniel Martins; 14 - André Costa; 15 - Fábio Lopes; 16 - Pedro Dias; 17 - Martim Águas e 18 - Malam Jaquite.

Treinador: Alexandre Silva.

Sporting Clube de Portugal: 1 - Rafael Veloso; 2 - Bruno Cardoso; 3 - Paulo Silva; 4 - Thomas Ravera; 5 - Rodolfo Simões; 6 - Hugo Airosa; 7 - Altair Júnior; 8 - João Mário Eduardo (Cap.); 9 - Alberto Coelho; 10 - João Carlos e 11 - Ricardo Esgaio.

Suplentes: 12 - João Gomes; 13 - Tiago Ilori; 14 - Afonso Figueiredo; 15 - Mateus Fonseca; 16 - Alexandre Costa; 17 - Wilker Bolonha e 18 - Michael Pinto.

Treinador: Nuno Lourenço.

26 de Outubro, 09h00m, no Seixal se jogou muito cedo o primeiro derby do dia, opondo os eternos rivais de sempre, na Categoria de Juvenis B, sendo que duas horas depois iria ter inicio os Iniciados A. Ambas as equipas apresentavam as suas tácticas habituais, 4-3-3: o Benfica jogava com Ângelo Martins na baliza; Pedro Almeida e João Duarte nas laterais direita e esquerda respectivamente, actuando Edson Silva no eixo direito e João Santos no eixo esquerdo da defensiva. Com três jogadores a meio-campo, que a defender colocava Marco Grilo mais recuado, Gonçalo Dias e Cafú, como Interior Direito e Esquerdo respectivamente, assumiram as missões ofensivas. Bruno Gaspar à direita e Rui Silva à esquerda, foram os principais apoios do ponta-de-lança, Miguel Herlein.
O Sporting, por seu turno apresentava o mesmo esquema táctico, actuava com Rafael Veloso na baliza, a defesa era composta por Bruno Cardoso e Rodolfo Simões nas laterais direita e esquerda, respectivamente, sendo que o eixo da defensiva estava entregue a Paulo Silva e Thomas Ravera. No Meio-Campo, o elemento mais recuado era Hugo Airosa, J. M. Eduardo e João Carlos repartiam as depesas ofensivas, enquanto que no ataque, a apoiar Alberto Coelho (Betinho) como elemento mais avançado, estavam os sempre endiabrados Altair Júnior e Ricardo Esgaio, o homem da partida, como vamos ver.

Pimeira parte do... Sporting

E assim foi este jogo, em que durante os 80 minutos em campo nunca teve uma equipa em campo que tenha controlado as operações do princípio ao fim, antes teve períodos de tempo em que ora o Benfica, ora o Sporting, iam dominado as operações de jogo. Foi mais feliz o Sporting, porque soube ser mais astuto em campo, e no futebol, quem não marca... sofre.
Exceptuando uma grande jogada do Benfica, entre Rui Silva e João Duarte, que o Guarda-Redes do Sporting evita o golo encarnado com uma grande defesa, todos os outros lances de perigo registados pertenceram todos ao Sporting, onde Ricardo Esgaio e Altair Júnior, sempre muito bem servidos por João Mário Eduardo, iam criando o pânico na defensiva encarnada.
Só Rui Silva consegui mostrar alguma magia para dar a volta aos acontecimentos, mas os seus restantes companheiros não acertaram o relógio com a mudança da hora, pois estavam muito longe dali. Sozinho, é impossível!
O primeiro golo do Sporting surge aos 19 minutos de jogo, por Ricardo Esgaio, a rematar á entrada da área, numa jogada de insistência, após um canto. Foram vários os lances protagonizados pelo Sporting, Altair Júnior dispôs de 2 ou 3 belas oportunidades para marcar, mas os remates acabaram por sair sempre por cima. Rodolfo Simões, lateral esquerdo do Sporting, era o marcador de serviço de bolas paradas, e ia sempre criando calafrios na área Benfiquista, com os seus tensos cruzamentos, normalmente sempre ao segundo poste. Final da primeira parte, onde o Sporting chega ao intervalo a vencer merecidamente.

Segunda Parte do... Benfica

Do intervalo veio uma equipa do Benfica transfigurada, a querer dar a volta ao jogo, mas com o Sporting sempre a dar luta, como é característico nas suas equipas jovens. Os laterais do Benfica foram fundamentais nesta subida, apoiando bastante o ataque, o que permitiram a Rui Silva (o mais inconformado) a derivar para o centro do terreno, criando muitos desequilíbrios. Gonçalo Dias começa também a aparecer no jogo e os lances de golo uns atrás dos outros.
O Benfica caía em cima do Sporting, o que levou alguns jogadores do Benfica a algumas entradas mais duras, com mostragem do cartão amarelo para João Santos (45') e Marco Grilo (49'). Altair Júnior leva também um amarelo, que devia ter sido mostrado a Hugo Airosa: aliás, esta equipa de arbitragem mostrou não estar ao nível deste jogo, como vamos ter oportunidade de ver. É desta forma que surge a primeira oportunidade de golo do Benfica na segunda parte, com Miguel Herlein á entrada da área, após boa jogada do Benfica. Se o Benfica estava em cima do Sporting, mais ficou com a excelente leitura de jogo que o Mister Alexandre Silva fez: faz entrar Malam Jaquite e Pedro Dias, saindo Bruno Gaspar e Marco Grilo. Logo a seguir, no seguimento de um canto, Edson volta a acertar no poste, sem que nenhum colega seu estivesse no sitio para a recarga. O Sporting faz entrar Mateus Fonseca e Michael Pinto.
Aos 61', o lance mais polémico do jogo: Rui Silva centra do lado direito ao qual Miguel Herlein responde com um remate de cabeça para o fundo da baliza. Lance claramente válido, que o fiscal-de-linha decidiu anular de forma incompreensível. Notou-se que o árbitro ainda hesitou, mas optou por seguir a decisão do seu colega. Este foi o lance chave da partida. O Benfica via o tempo passar e não marcava: Miguel Herlein falha dois golos escandalosamente, dentro da pequena área e como quem não marca, sofre... aos 72', num lance de contra-ataque, Ricardo Esgaio descaído para o lado direito do seu ataque, desfere um remate indefensável, sentenciando o jogo. Até lá, jogou-se muito atabalhoadamente, o Sporting limitou-se a gerir a partida, e o Benfica já não encontrou forças para a reviravolta. No Benfica ainda entraram Fábio Lopes e Martim Águas, mas sem qualquer lance de registo.

Final do Jogo: Benfica 0 - 2 Sporting, melhor em campo (Benfica): Rui Silva

Análise Individual

1. Ângelo Martins - Nos golos sofridos, nada podia fazer. Nos dois golos, Ricardo Esgaio ambas as vezes rematou de forma indefensável. Muito seguro nos cantos, agarrou sempre a bola. Merecia mais! (6);

2. Pedro Almeida – O pequeno grande Capitão é dos que nunca vira a cara á luta. É certo que apanhar pela frente jogadores como Altair Júnior e Ricardo Esgaio não é tarefa fácil, mas os extremos verdes foram bastante inteligentes na maneira como se movimentaram em campo. Bruno Gaspar nunca soube apoiar o nosso lateral direito. (7);

3. Edson - Num jogo em que devia ter-se exibido de outra forma, foi sempre muito lento e deu a sensação que estava completamente alheado da partida. Betinho ganhou-lhe praticamente todos os lances, fugiu muito da sua marcação, o que lhe dificultou e muito a sua tarefa. Sabe fazer muito mais e melhor. (5);

4. João Santos – Esteve melhor que Edson, mas mesmo assim facilitou muitas vezes. Tem de ser mais duro, jogando na sua posição, pois se não o for, nunca irá evoluir É um bom defesa central, precisa de ser mais trabalhado tacticamente. (5);

5. João Duarte – Ora aqui está uma agradável surpresa. Esteve bastante bem, subiu muito no terreno, sempre que apoiado por Rui Silva, fizeram miséria no lado esquerdo do ataque encarnado. Muito seguro, é impressionante vê-lo com a bola nos pés: não queima! Tem atitude. Os meus parabéns, tem tudo para se tornar num grande jogador. Na segunda parte decaiu um pouco e Ricardo Esgaio aparece sozinho no segundo golo, só por isso não leva melhor nota. (7);

6. Marco Grilo - Desilusão. O que se pode dizer dele é que não teve em campo. Muito pesado e lento, tanto na recuperação da bola como nas transições defesa-ataque, João Mário e João Carlos exibiram-se como quiseram. Claramente a mais no onze, melhores dias virão. (5);

7. Bruno Gaspar – Também passou completamente ao lado do jogo, nunca se soube soltar no jogo, e também nunca soube marcar Rodolfo Simões, pois foram várias as vezes que o lateral esquerdo verde centrou e rematou, como muito bem quis e lhe apeteceu! Não está com a garra e vontade do ano passado. (5);

8. Cafú – Um jogador da sua qualidade tem de fazer muito mais. Provavelmente ainda não saberá o que é jogar no Benfica, mas em campo tem de se deixar a pele e o suor. Muito trapalhão, falhou imensos passes, sempre que tentou sair com bola, lá estava Hugo Airosa ou João Mário Tem de trabalhar muitíssimo mais. (5);

9. Miguel Herlein – Se é verdade que lhe anularam um golo limpo (e um bom golo), se é verdade que acertou uma vez no poste, também é verdade que falhou cerca de 4 ou 5 oportunidades de golo, de concretização bem mais fácil que as duas anteriores. Agarrou-se muito á bola, pouco tabelou com os seus colegas! Herlein: sabes fazer muito mais e melhor. (5);

10. Gonçalo Dias - Tentar levar a equipa para a frente, lutou bastante, desmarcou-se. Algo fraco fisicamente, mas que compensa largamente em raça, nunca virou a cara á luta, e na segunda parte exibiu-se em bom plano. Foi dos que mereceu outro resultado. Saiu esgotado. (7);

11. Rui Silva - Foi dos que mais lutou e correu, e construiu lances de perigo. Foi o melhor do Benfica. É um incompreendido nas bancadas, mas para mim é uma alegria vê-lo jogar de águia ao peito. Se houve jogador que hoje tentou o tudo por tudo para sair do campo com os 3 pontos, esse jogador foi Rui Silva. Está mais maduro, espero que o Mister João Couto o trabalhe bem, pois a partir do momento em que ganhar mais físico, vai aterrorizar esses relvados por aí fora! Parabéns.(8);

Suplentes - Malam Jaquite (6), Pedro Dias (6) e Fábio Lopes (5) e Martim Águas (5)- Malam Jaquite, pelo pouco tempo que teve em campo, mostrou ser melhor opção para jogar a 9# do que Herlein. Muito lutador, tentou ao máximo inverter o balanço da partida. Pedro Dias não merecia ter começado no banco, esteve melhor que Cafú ou Marco Grilo. Sempre muito esclarecido, jogou simples e bem. Os outros dois, praticamente nada fizeram e pouco tempo tiveram em campo.

A rever certamente esta exibição, para se corrigir os erros. Nada está perdido!!!

Reportagem de Nuno Batista (Rusty Ryan), SerBenfiquista

Dre

perder 3 vezes com o sporting num fim de semana ? inadmissível .

Legacy

Eu pelo que vi, cafú até não teve muito mal...
O Rui Silva nalgumas situações foi demasiado individualista...

Boa crónica ;) Obrigado

zerui

Não devo perceber nada disto ou então há pressões para escreverem certas notas !!!!!!!!!!!!!!!
No próximo jogo vão ter a nota que o rui silva teve "o melhor" e para isso é só imitá-lo, o onze inicial vai faz o mesmo ,  fintar, fintar e cair e fintar, fintar e chutar não sei para onde assim vão ser onze ruis silvas em campo e  o capitão muito abaixo do bom e joao lado esquerdo deixou o joão mario no 1º golo cruzar e no segundo golo o esgaio passou por ele tão facilmente , tenho de tirar um curso de futebol.....................................................................................para entender estas crónocas.
   Valha- me Deus................................

pedro788

concordo , nao gostei da cronica , mas temos de respeitas as opinioes dos outros !   :flagglorioso:
Melhores dias virão !

Legacy

Não critiquem o trabalho do Rusty, a cronica está muito boa, e é de louvar o sacrificio ;)
Força Rusty!

Rusty Ryan

zerui e Pedro788, é por isso que somos muitos milhões, e não podemos ter todos as mesma opinião.
A minha preocupação é de vos trazer a crónica do jogo, os lances que todos vemos, mas as pontuações individuais são pessoais, de acordo com os meus critérios. E aí, não podemos estar todos de acordo.
Mas o mais importante, é que estão cá para as ler e participar. E na próxima semana, se correr tudo bem, lá estarei outra vez!
No caso do Rui Silva, é notório que neste momento é muito criticado nas bancadas, por ser demasiado individualista. O jogo dele se calhar só tem sentido se criar desiquilibrios, e para isso, ás vezes tem de se agarrar á bola. Eu vi pessoas logo nos primeiros minutos, ainda pouco o Rui Silva tinha tocado na bola, a criticá-lo logo. Mas eu pergunto: virmos o jogo que vimos, quem é que jogou hoje que podia causar esses desiquilibrios que falo?! Acham o Rui Silva inferior ao Altair Junior e ao Ricardo Esgaio?! Eu, na minha opinião, acho que não. Então, porque é que ele não joga, ou não tem jogado como eles?!
Depois, ainda pior, foi imensos, mas imensos adeptos que sairam dali balofos, com a barriga cheia de dizer mal dos miúdos e do Benfica. Gozaram com tudo e com todos. No jogo dos Iniciados, voçês deviam ter visto!
Faço as crónicas porque gosto do Benfica, dos miúdos e de estar aqui com voçês, mas ás vezes penso, muito sinceramente, quando estou no centro de estágios: "O que estou aqui a fazer". Há pessoas que não merecem! Mas as três partes que acima indiquei, merecem tudo. Mesmo com criticas...
Ao menos ganhamos hoje á Naval, Porto e Sporting perderam pontos...

Um Abraço a todos.
Viva o Benfica

:slb2:

nightcrowler

Bekambol

Citação de: Rusty Ryan em 26 de Outubro de 2008, 23:51
zerui e Pedro788, é por isso que somos muitos milhões, e não podemos ter todos as mesma opinião.
A minha preocupação é de vos trazer a crónica do jogo, os lances que todos vemos, mas as pontuações individuais são pessoais, de acordo com os meus critérios. E aí, não podemos estar todos de acordo.
Mas o mais importante, é que estão cá para as ler e participar. E na próxima semana, se correr tudo bem, lá estarei outra vez!
No caso do Rui Silva, é notório que neste momento é muito criticado nas bancadas, por ser demasiado individualista. O jogo dele se calhar só tem sentido se criar desiquilibrios, e para isso, ás vezes tem de se agarrar á bola. Eu vi pessoas logo nos primeiros minutos, ainda pouco o Rui Silva tinha tocado na bola, a criticá-lo logo. Mas eu pergunto: virmos o jogo que vimos, quem é que jogou hoje que podia causar esses desiquilibrios que falo?! Acham o Rui Silva inferior ao Altair Junior e ao Ricardo Esgaio?! Eu, na minha opinião, acho que não. Então, porque é que ele não joga, ou não tem jogado como eles?!
Depois, ainda pior, foi imensos, mas imensos adeptos que sairam dali balofos, com a barriga cheia de dizer mal dos miúdos e do Benfica. Gozaram com tudo e com todos. No jogo dos Iniciados, voçês deviam ter visto!
Faço as crónicas porque gosto do Benfica, dos miúdos e de estar aqui com voçês, mas ás vezes penso, muito sinceramente, quando estou no centro de estágios: "O que estou aqui a fazer". Há pessoas que não merecem! Mas as três partes que acima indiquei, merecem tudo. Mesmo com criticas...
Ao menos ganhamos hoje á Naval, Porto e Sporting perderam pontos...

Um Abraço a todos.
Viva o Benfica

:slb2:

Os nossos juvenis B, as nossas camadas jovens, continuam a merecer todo o nosso apoio benfiquista.... :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :flagglorioso: :flagglorioso: :bandeiraslb2: :bandeiraslb2: O0 O0 O0 O0

pedroslb78

O_Glorioso

Obrigado, Rusty, bom trabalho.  O0

Realmente, perder três vezes com os lagartrapos...  :-X  ::)

3kids

Este jogo não se pode colocar no mesmo saco dos outros dois derbys. Jogamos de igual para igual, falhamos na 1ª parte pq os jogadores talvez tenham entrado algo nervosos. Na segunda parte o Sporting não saiu do buraco, mandamos bolas ao ferro, falhamos bolas a 2 metros da baliza, marcámos um golo limpo...enfim...mesmo o 2ºgolo nasce de uma falta sobre o Rui Silva que o arbitro não assinala. Morremos na praia...a lagartada foi feliz neste jogo.

Mas não há uma superioridade evidente como nos iniciados e vamos disputar este campeonato com eles.

tiko

Ainda temos uma segunda volta, certo?

Vamos ver quem ri por ultimo.

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

JM21

Não gosto de perder com o Sporting!   :disgust: